As Musas de Hitchcock - The Hitchcock's Goddesses

3 de setembro de 2013

Alfred Hitchcock foi um cineasta considerado como o Mestre do Suspense e hoje, mais do que na época em que estava na ativa, é considerado como um gênio, pois é um diretor que você assiste o filme por causa do nome dele e não por causa dos atores que trabalham no filme. Mas Alfred Hitchcock não era uma pessoa fácil de lidar e tratava os atores como gado (não fazia segredo disto).
Ele elegeu várias musas durante a sua carreira, e tinha um fetiche por loiras lindas e inatingíveis, um tanto geladas.
Hitchcock se apaixonou por várias de suas musas, embora fosse casado (sua mulher, Alma Reville, parecia não se importar).
Aí estão as principais musas de Hitchcock...



Musas de Hitchcock - Joan Fontaine

Joan FontaineRebeca, A Mulher Inesquecível (1940) e Suspeita (1941)



Musas de Hitchcock - Ingrid Bergman

Ingrid BergmanQuando Fala o Coração (1945), Interlúdio (1946) e Sob o Signo de Capricórnio (1949)
Hitchcock não fazia segredo da paixão que tinha por Ingrid Bergman e tentou controlá-la como fazia com todas as atrizes pelas quais se apaixonava, mas ela não tinha um gênio fácil e ele não podia com ela. Hitchcock se sentiu trocado quando ela se casou com Roberto Rossellini.




Musas de Hitchcock - Marlene Dietrich

Marlene DietrichPavor nos Bastidores (1950)



Musas de Hitchcock - Grace Kelly

Grace KellyJanela Indiscreta (1954), Disque M para Matar (1954) e Ladrão de Casaca (1955)
Grace Kelly não foi apenas uma musa de Hitchcock, mas sim a sua grande paixão, a maior paixão de sua vida. Quando ela se casou com o Ranier de Mônaco e se tornou princesa, ele ficou arrasado e procurou alguém que pudesse substituí-la nas atrizes dos filmes seguintes.


Musas de Hitchcock - Doris Day

Doris DayO Homem que Sabia Demais (1956)
Hitchcock desfazia de Doris Day, a tratava muito mal. Ela se encaixava no perfil das musas de Hitchcock, pois era loira, mas só isto não bastava, ele gostava de mulheres misteriosas e não com sensualidade explícita, como Marilyn Monroe.



Musas de Hitchcock - Vera Milles

Vera MillesO Homem Errado (1957)
Outra musa de Hitchcock vítima de sua paixão. Em Hitchcock (Filme), Vera Milles foi representada por Jessica Biel e dá para sentir a tensão que havia entre ela e Hitchcock. Vera Milles estava escalada para protagonizar Um Corpo Que Cai, mas ela engravidou e teve que ser substituída por Kim Novak.



Musas de Hitchcock - Kim Novak

Kim Novack: Um Corpo que Cai (1958)


Musas de Hitchcock - Janet Leigh

Janet Leigh: Psicose (1960)
Janet Leigh foi judiada por Hitchcock também, mas ela se tornou famosa com o filme Psicose, principalmente pela cena do chuveiro. Em Hitchcock (Filme) dá para ver como ela foi escolhida para o papel e também como era o relacionamento de Hitchcock com ela.



Musas de Hitchcock - Tippi Hedren

Tippi HedrenOs Pássaros (1963) e Marnie, Confissões de Uma Ladra (1964)
Tippi Hedren foi totalmente dominada por Hitchcock. Das musas de Hitchcock, Tippi Hedren foi a que mais sofreu nas mãos dele. No filme Os Pássaros, Hitchcock substituiu os pássaros mecânicos por animais de verdade e ela saiu um bocado machucada da cena. 
No filme A Garota (2012) é mostrada esta relação de Hitchcock com Tippi Hedren. Eu assisti a este filme e recomendo muito, sempre passa na TV a cabo.
Tippi Hedren é mãe de Melanie Griffith (esposa de Antonio Banderas), que já era nascida quando Os Pássaros foi filmado.

Dos filmes de Hitchcock eu assisti Janela Indiscreta, Psicose e Os Pássaros na TV, mas gostaria muito de assistir aos demais. Estes filmes que citei aqui são alguns dos que fazem parte da filmografia de Alfred Hitchcock, que é bem mais extensa do que isto.

Você já assistiu algum filme de Hitchcock? De qual gosta mais?




Todas as fotos são de divulgação de filmes, desconheço as autorias.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+


SUBIR