Livro, um presente perigoso!

Imagem via tumblr, desconheço a autoria.


Só de ler o título do post você deve estar pensando que estou louca, mas não estou. Vou provar para você que livro pode ser um presente perigosíssimo se quem dá não tem noção nenhuma de quem vai recebê-lo.

Minha filha é uma ótima presenteadora de livros, pois nunca errou nenhum dos títulos dos livros que me presenteou. Meu marido também é um bom presenteador, mas ele faz uma pesquisa de campo antes de me presentear com um livro, com medo de que o mesmo empoeire na estante. Mas eu tenho uma amiga que já me presenteou com os piores livros do mundo!

Quando um livro é bem escolhido e dado com carinho, ele pode marcar a vida de uma pessoa para sempre. Ganhei de minha chefe, em São Paulo, o livro “Memórias de Adriano”, com uma dedicatória simples e curta, que até hoje trago no meu coração.

Vamos lá, algumas regrinhas que vão fazer de você uma presenteadora inesquecível (no bom sentido, é claro)...

1) Conhecer bem quem vai ganhar.

Se você conhece bem a pessoa vai saber se ela gosta de ler ou não. É a primeira regra para presentear um livro: Só dê livros para quem gosta de ler. Eu conheço várias pessoas que não gostam, pode parecer um absurdo para você que ama livros, mas esses não-leitores existem. Respeite-os.

Ainda que a pessoa a ser presenteada adore ler, talvez ela não esteja disposta a saber como se prepara uma boa feijoada e só vá até a cozinha para colocar pratos congelados no micro-ondas. Hello!!! Esta pessoa não vai gostar de ganhar um livro de culinária.

Preste atenção no que a pessoa gosta no seu dia a dia, pois lá você encontrará dados preciosos sobre o que ela gostaria de ler.

2) Preste atenção no que a pessoa está vivenciando no momento.

Eu pesquisei no Google para ver se me lembrava do nome do livro, mas não me lembro, sei apenas que é um livro de capa dura, azul, cujo autor lutou contra o câncer e perdeu. Antes de morrer ele escreveu um livro sobre a sua luta. Acredite se quiser, quando eu estava fazendo minha quimioterapia e sendo assistida por uma psicóloga para não desmoronar emocionalmente (eu não fui uma paciente resignada e nem religiosa, fiz parte da turminha dos revoltados que queria quebrar tudo), uma amiga me deu este livro de presente! Eu acreditando que poderia vir o melhor para mim no final do tratamento e ela me deu o livro cujo autor morreu de câncer! Quando abri fiquei transtornada e acho que ela percebeu, mas não deu para disfarçar. É claro que não li o livro. Tratei de dar de presente para outra amiga que veio aqui em casa e me perguntou se eu estava lendo. Expliquei a situação e ela levou o livro para ela.

NÃO SE DÁ LIVRO SOBRE MORTE DEVIDO AO CÂNCER PARA QUEM ESTÁ COM CÂNCER!

Escrevi em maiúsculas para deixar bem claro.

Não dê livros de como preparar chocolates para uma chocólatra que está vivenciando uma reeducação alimentar.

Não dê  livros de como ser feliz após o divórcio para uma amiga que está pensando em separar do marido.

E por aí vai... Saiba se aquele momento é o certo para presentear determinado livro.

3) Evite livros religiosos ou com ideologias políticas, alimentares e outras.

Você já deve ter notado que eu não falo de política e nem religião aqui no blog, porque são assuntos polêmicos e cada um tem a sua opinião, a qual merece respeito.

Eu não sou a pessoa mais religiosa do mundo e passo por fases, em algumas épocas estou mais espiritualizada, em outras não. Pois bem, a mesma pessoa que me brindou com o livro sobre câncer, me deu de presente um livro de cunho espiritualista, ou nem isto, pois na verdade, o autor no tal livro, fez uma compilação de um monte de estorinhas que ele encontrou na internet. Não li um texto por lá que eu não tivesse lido e 80% deles são textos um tanto místicos e de qualidade bem duvidosa.  Estou ficando com muito medo de receber livros desta minha amiga!

Eu sou vegetariana e não me importa nem um pouquinho que você não seja, mas vamos combinar, você não me dá um livro de como preparar um bom churrasco que eu não dou um livro sobre o vegetarianismo para você, está bem?

Outra coisa, “O Capital”, de Karl Marx, não é um livro para que está pretendendo investir na Bolsa de Valores, ok?

4) Você deve ser um bom leitor  para saber o que está presenteando.

Se você gosta de ler, deve gostar de receber e presentear livros. Se tudo o que você lê na vida são revistas sobre celebridades, não ouse comprar um livro porque gostou da capa ou porque o vendedor indicou como ótimo para presentear a uma amiga. Nem sempre o vendedor sabe o que está dizendo e a tendência é ele empurrar o best seller  do momento, que pode não ser do agrado de sua presenteada.

5) Não presenteie aquilo que você não leu.

Dê preferência para presentear algo que você já leu e gostou. Sabe aquele livro que você lê e pensa que sua amiga iria adorar ler? Este livro tem tudo para fazer sucesso nas mãos da presenteada. Este é aquele livro que tem tudo para se tornar inesquecível para quem ganhou.

6) Cuidado ao repassar um presente que você ganhou.

Assistindo ao programa “Saia Justa”, foi perguntado qual foi a maior gafe que tinha vivido em um “Amigo Secreto” e a Barbara Gancia contou uma que nunca mais vou esquecer.

Os jornalistas recebem muitos livros das editoras como brindes e a Barbara Gancia tinha que dar um presente de amigo secreto. Olhou para a estante e escolheu um livro de Carlos Drummond de Andrade que estava lacrado no plástico e embrulhou para presente. Na hora da revelação do amigo secreto, o presenteado abriu o livro, tirou o lacre e lá estava um carimbo na primeira página: “Cortesia da Editora”.

Tá bom, você ganhou um livro e não gostou do título, do autor ou do gênero, dê para uma amiga perguntando se ela gosta, deixando claro que você ganhou de outra pessoa. Nunca, em hipótese alguma repasse um presente que você ganhou e não gostou, principalmente um livro. Se você não gostou, por que outra pessoa vai gostar? Presentes são para agradar aos presenteados e não para você se livrar de tralhas que estão na sua estante.

7) Sempre coloque um dedicatória.

Eu amo dedicatórias e nunca me desfaço de um livro que tenha vindo com dedicatória, pois a dedicatória faz com que o livro ganhe a personalidade do presenteador e mostra a importância do presenteado. Não precisa escrever um romance na primeira página, basta alguma palavrinhas carinhosas e o livro vai ganhar um brilho especial.


Depois destas dicas, você nunca mais correrá o risco de fazer de um livro um presente perigoso.


Você já está participando do Sorteio de um Modelador de Cachos - 4 anos do blog? Se não, então clique na imagem e participe.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

49 comentários:

  1. Super concordo! Já ganhei livros que me marcaram e ao mesmo tempo ganhei livros que até hoje nunca terminei de ler! rs

    Eu acho que acontece quase o mesmo com indicações de livros! Tive uma professora de português na escola que me indicou o melhor livro que eu já li até hoje e me marcou muito! E isso é muito legal, pq sei que ela indicou um livro que ela leu e gostou e eu gostei muito também!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty,
    Post perfeito.
    Acho que a única pessoa que presenteio com livros é a minha mãe, porque conheço muito bem o gosto dela, e nunca errei rs
    E também uma amiga!
    Sem ler, fica complicado, sabe-se lá se tem algo que 'mexa ' com a pessoa lá pelo meio..

    Eu sempre coloco uma dedicatória.
    bjs
    Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  3. Resolvi falar com uma amiga sobre o fenômeno do livro Crepúsculo na época de seu lançamento. Pois então... achando que eu queria lê-lo,me presenteou com ele no meu aniversário. Claro que ela notou meu desapontamento. Mas...
    Bjs,Betty!

    ResponderExcluir
  4. Perfeitas dicas e adorei a que temos que ver o momento atual da pessoa! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Não poderia estar mais e acordo com as suas dicas. Adoro ler e sempre me oferecem livros...mas alguns, bem, estão a criar pó na estante confesso!
    Beijos**

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa, nos aniversários dos meninos e também no Natal, a gente sempre dá um livro junto com os presentes, para assim sempre incentivar o hábito da leitura e ficamos felizes pois eles adoram receber esse presente. Mas ainda são pequenos, portanto a gente sempre acerta, vamos ver quando eles crescerem, hahaha
    Bjs e ótimo dia pra vc

    ResponderExcluir
  7. Adoro ganhar livros, mas já ganhei uns que não gostei.
    Bacana o post.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty,

    minhas filhas também sempre me presenteiam com livros que amo ou que devo conhecer. Através delas, tive ótimas indicações. Mas concordo contigo: sem conhecer bem a pessoa que vai receber o livro, é um baita risco. Como disse lá no facebook, os cartões presente de uma boa livraria são uma excelente opção, caso se saiba que o presenteado gosta de ler.

    Contudo, receber um livro de alguém que te conhece, sabe do seu gosto e ainda por cima acerta na escolha, é simplesmente maravilhoso. É um presente que demonstra uma proximidade gostosa.

    Beijos,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  9. Certíssima Betty, certíssima. Nada mais constrangedor a ambos (quem dá o presente e quem recebe) uma saia justa em um momento que não cabe tal constrangimento.
    Presente não é algo "donner pour donner"; precisa ter carinho e apreço, cuidado mesmo, para que esse momento seja eterno e positivo.

    beijo grande =0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Eu adoro dar presentes,e fico estudando o que pode ou não agradar uma pessoa. Qdo acerto fico mega feliz.
      Bjs

      Excluir
  10. Boas dicas gostei, mas nunca dei livro de presente também nunca ganhei, ,acho que um livro quando lido se a pessoa gostar pode até formar ou mudar opiniões.
    BJO....

    ResponderExcluir
  11. Nossa Betty! Que post interessante!
    Tenho total noção de que não posso dar livros para as pessoas que não são leitoras (ainda bem). Mas já dei muitos livros que ninguém leu. Lembro que dei A menina que roubava livros para meu pai, logo que foi lançado, e ele não leu não sei por que.... acabei pegando o livro da casa deles e amei!
    O maior costume aqui em casa é presentear as crianças com livros (nos aniversários, na escola etc.). Claro que procuramos escolher livros infantis com critério... acredito ser um bom presente!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty
    Ótimo post, dicas muito interessantes.
    Eu sou ávida por livros, tenho um irmão que se aproveita deste fato e me presenteia sempre com livros, não espera data específica, não, ele mora no Rio e sempre que vem a Minas me traz um, eu acho ótimo, ele já conhece meu gosto literário e nunca errou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo ler e queria muito ter amigas que gostassem também de ler para poder presentear com livros. Mas isso não ocorre e acabo nunca comprando livros e nem nunca recebendo livros... Ou se recebo são livros que nunca leria. E olhe que é mega fácil dar livros para mim, pois nunca escondi o fato de AMAR literatura russa, então é só pegar qualquer autor russo de qualquer época e me dar que irei amar. Mas não, me dão livros de auto ajuda que ODEIO!!! Misericórdia!!! O povo não sabe mesmo dar livros como presente. Desistir de dar...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Adorei as suas dicas e concordo com o que escreveu é importante observar o momento que a pessoa presenteada se encontra. Minha filha é louca por livros e sei bem o quanto é importante observar estes detalhes.
    Super bjks ♥
    Blog Carioca Básica

    ResponderExcluir
  15. Adoro ganhar livros e adoro presentear também! Sempre achei um presente fácil, mas gostei das suas reflexões e acho que tem razão! Livros podem ser perigosos! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oi Betty

    eu gosto de ganhar livros, e a parte mais linda para mim é a dedicatória.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  17. Não poderia deixar de comentar né? ;-) Bem colocada as regras para se presentear com um livro. Já ganhei centenas e me identifiquei com menos de dez rsrsr. Prefiro doar a repassá-los como presente. Parece que a energia fica impregnada (coisas de booklovers) E quando penso em comprar para dar de presente ...é como perfume a pessoa precisa ser muito íntima . beijos

    ResponderExcluir
  18. Graças a deus até hoje só um livro eu não gostei...rs...o restante que ganhei gostei de todos.
    Ótimas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Betty! Ótimas dicas! Eu sou uma amante de livros e adoro recebê-los, mas já ganhei muitos livros que nada tinham a ver comigo ou com temas sobre os quais não gosto de ler rs. Outra coisa que vez ou outra acontece é alguém me dar um livro que já possuo ou li.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Betty, adorei suas dicas, evitam muitas saias justas…
    Que chato o que você passou com essa amiga, ela pode até ser bem intencionada, mas completamente sem noção.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  21. Eu sigo sempre estas regrinhas e nunca errei...mas já ganhei um livro muito chato que não me agradou.BJS.

    ResponderExcluir
  22. Betty,
    com essas dicas não tem como errar.
    Assuntos religiosos, time de futebol e política ninguém se discute e não
    é assunto p/ blogs mesmo, a não ser que o blog tenha a ver com esses temas, rsrs.
    Ganhei um livro no natal de uma amiga, ainda não li pois não me interessou, rsrs.

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post!

    Eu já ganhei um livro que achei que seria legal, pq era do Sidney Sheldon (escritor que amo), porém era uma autobiografia... e eu não curto muito biografias... li o livro, mas sinceramente nem me lembro qual foi o fim dele.

    Quase não ganho livros de presente, prefiro mil vezes comprá-los pra mim! :)


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  24. Oi Betty!

    verdade, verdadeiríssima!
    Amo livros, amo ler!
    Mas realmente não é qualquer coisa que nos interessa, ou às vezes não é o momento mais oportuno...
    Eu ganhei um livro recentemente, Meu pé de laranja Lima...a mocinha nem me escreveu uma dedicatória, mas eu vou ler mesmo porque é uma história conhecida...mesmo assim, ainda não encontrei o momento.

    Gostei muito do post.
    E realmente, ador quando vem uma dedicatória...torna a leitura ainda mais fascinante.

    ResponderExcluir
  25. Ahhh! Voltei pra dizer que ameeeeei o post anterior!
    Aliás, amo a combinação e tem tudo pra virar A moda!

    só não comentei porque acessei pelo celular, e tinha muita foto pra carregar, daí acabou o pacote diário da internet e não consegui comentar...x.x
    mas isso porque o pacote da OI é fuleiríiiissimo!

    :**

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro ganhar livros! felizmente nunca aconteceu de ficar insatisfeita, pois sou uma leitora muito eclética. Agora essa sua amiga hein, é muito sem noção rs!

    ResponderExcluir
  27. já ganhei vários e adorei todos porque as pessoas sabem que sou bem eclética pra leitura e bem persistente tambem , mas dar de presente , somente pro meu chefe , porque ele tem o gosto parecido com o meu, tanto e que um dia eu dei um e ele tinha acabado de comprar o mesmo.bjs

    ResponderExcluir
  28. Adorei querida! A mim já me ofereceram livros que não gostei nadinha :/


    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  29. Realmente tem pessoas e pessoas para receber livros. Minha filha vive me presenteando com livros ,pq ela ama eu já sou bem diferente..kkk
    Obrigada pela visita
    Ótima quarta-feira para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  30. Com as dicas que deste amiga, nunca mais correrei esse risco.
    Adorei teu post Betty...essa tua amiga heim?
    bjus!

    ResponderExcluir
  31. Super dicas, adorei todas!
    Tenho o costume de dar livros, mas só quando conheço bem a pessoa e procuro saber bem à respeito.
    Dizem que livro é um bom presente, de fato é, mas como você disse, é preciso ter MUITOS cuidados!!

    Um beijão

    http://tovintage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. hahahaha to rindo muito! Sou leitora compulsiva mas evito dar livros porque sei que a maioria não divide minha paixão. Mas eu fiz uma dessa coisas: dei um livro de como ser feliz depois do divórcio a uma amiga que estava se separando!!! kkkkkkkkkk Mas juro que foi de boa intenção! Rs

    adorei seu blog!

    apenastrinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Só presenteio com livros, pessoas que conheço. Esta semana mesmo presenteei duas amigas com livros, e sei que os livros que elas receberam amaram, pois as conheço de longa data e sei o tipo de leitura de cada uma.
    Bjs, Betty. Ótima 5ª feira pra vc.

    ResponderExcluir
  34. Nunca dei livros de presente pra ninguém, não tenho amigas leitoras. Eu já tive fases de ler muito, muito mesmo, mas já há algum tempo que não leio mais. Que eu me lembre só ganhei dois livros na vida, do meu pai e do meu marido, mas eles acertaram, pois me conhecem bem. Gostei muito do seu post e concordo com tudo, um livro pode sim, ser um presente perigoso e marcar pelo lado negativo.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  35. Betty,
    Só uma vez dei presente de amigo secreto um livro que por sinal estava lendo e gostando, na época era o Código da Vinci e a pessoa pediu de presente.
    Big Beijos
    Lulu on the sky | Vote no blog para o premio Top Blog | Acerte Bolão do Oscar

    ResponderExcluir
  36. Livro é algo muito pessoal e só se dá quando a gente sabe que realmente é aquele título que a pessoa quer. Ao escolher um presente, temos que pensar no gosto de quem vai receber e não no nosso. Já ganhei livros que não tinham nada a ver comigo e doei para uma biblioteca.

    ResponderExcluir
  37. Adorei o título do post, curti demais suas dicas. Eu ganhei um livro no último amigo secreto que participei, mas foi um livro que eu escolhi e gostei mto. É assim que tem que ser.
    O que vc contou no post e eu já passei e acho que mtas já passaram por isto (mas não tem nada a ver com ganhar livros) é qdo estamos grávidas e sempre aparece um "espírito de porco" pra contar da fulana que perdeu o bebê, da outra que teve um filho sem os braços e por ai vai, rsrs...totalmente sem noção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Ótimo post, Betty! Eu tb considero o livro um presente perigoso. Porque todos sabem que gosto de ler, já ganhei cada livro mais esquisito que o outro, nada a ver comigo. Suas dicas são preciosas e acho que serão úteis a muita gente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  39. Yo encuentro un lindo regaló un libro pero hay que saber que se regala y a quién se regala

    ResponderExcluir
  40. Ótimas dicas! Eu me tomo por exemplo... amo ler, mas tenho minhas preferencias, então não é qualquer livro que me agrada. O mesmo vale quando presenteio alguém. Só não erro com uma amiga minha, que tem os mesmos gostos que eu, rs. Parabéns pelo post, Betty!
    bjo
    roarteestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Dicas realmente preciosas, Betty:) Existem vários presentes "perigosos", né? Perfume é um deles;)
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  42. Oi Betty,
    Adorei as dicas! Fez um "me ligar", pois adoro dar e receber livros!
    Também já ganhei vários livros que nunca li!
    Só dou livros para as pessoas que conheço bem, pois tenho mais chances
    de acertar na escolha!
    Beijo carinhoso para você!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  43. "... mas eu tenho uma amiga que já me presenteou com os piores livros do mundo!"
    Será que ela é sua amiga mesmo!?!?

    ResponderExcluir
  44. Olá Betty.
    Gosto muito de ler e livros são um presente que adoro receber. Gostei muito das dicas, são bem pensadas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  45. Oi Betty... eu sou uma adepta de presentear com livros e acho que sempre acertei, rsrsrs e gosto de receber também... beijosss!!

    ResponderExcluir
  46. Estou tentando ler um livro por mes, e estou adorando..beijos

    ResponderExcluir
  47. Gostei desse post. Concordo com tudo.
    Dar livros é um coringaa mas pode te arruinar.

    beijos

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo