Sobre racismo...

Foto via Zero Hora


Não sei se você viu ontem o barraco que a Glória Maria montou no Instagram devido ao comentário em uma foto. A Glória Maria postou uma foto com uma maquiagem no mínimo estranha, pois estava bem carregada, mais para Drag Queen do que para Glória Maria, e uma comentarista escreveu “Que susto!”. Pra que?!? A apresentadora deu um show, acusando a comentarista de racismo num destempero de arrepiar os cabelos. Você pode ver a discussão aqui.
Na terça-feira postei sobre a Cate Blanchett, e a escolhi não apenas por ser uma ótima atriz, mas também por ter um closet de fazer qualquer mulher sonhar acordada.
Ontem, em pleno fervo da voadora que a Glória Maria deu na comentarista, dei de cara com uma foto da Lupita Nyong’o, na página do blog no Facebook, bem no post da Cate Blanchett, com o seguinte comentário: “Vc gosta disso tb, ou é mais um site racista?” (sic).
Eu fiquei atordoada quando li e deletei, achei que o melhor era não comentar, mas conversando com o meu marido, ele achou válido que eu falasse a respeito de como as coisas estão sendo distorcidas em nome do racismo e outros “ismos”.
Eu não fiz um post sobre a Lupita Nyong’o porque ela é nova demais e ainda não está com uma carreira consolidada. Tenho até medo do Oscar precoce que lhe deram, pois quem gosta de cinema sabe que um Oscar pode ajudar muito na carreira de uma atriz, mas também pode atrapalhar e a Marisa Tomei, como a Lupita Nyong’o, foi laureada com um Oscar no início da carreira, o que quase acabou com a carreira dela. Quando uma atriz (ou ator) ganha um Oscar, o preço de sua atuação sobe muito e se não estiver com o nome consolidado no cenário mundial, pode deixar de ser contratada devido ao alto preço.
Ainda não assisti ao filme “12 Anos de Escravidão”, pois não chegou aqui em Bauru – SP, mas não perco por nada, quando chegar vou poder julgar se o trabalho da Lupita Nyong’o é ou não bom, mas você notou que falei em “o trabalho” e não “os trabalhos”, quando ela tiver trabalhoS para mostrar, se forem bons, talvez eu fale sobre ela por aqui, mas agora é muito cedo.
Nunca em minha vida fui acusada de racista e acho que não tenho um único fio de cabelo racista em todo o meu corpo, na mente então nem se fala, mas fiquei muito magoada com quem comentou na página do Facebook insinuando sobre um suposto racismo do meu blog; digo mais, fiquei com bronca desta pessoa e nem sei se ela é branca, negra, nipônica ou indígena, seja que raio ela for, eu não gostei de ler aquilo!
Não creio que seja uma boa política combater o racismo com ataques sem lógica alguma a quem não é racista e nem demonstrou qualquer traço racista no seu comportamento, seja você a Glória Maria ou a comentarista do Facebook, esteja certa que não ganhou e nem ganhará minha simpatia com este tipo de comportamento. Se você fosse minha amiga e estivesse aqui do meu lado, tudo o que eu teria a dizer para você é: “Menos, por favor, menos...”



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

51 comentários:

  1. Olá minha querida Betty!
    Concordo em gênero, número e grau com você, sabia? As pessoas, hoje em dia, independentes de quem sejam, apenas escutam palavras e expressões soltas no ar e já se valem delas como forma de ofender e acusar outros. Não tinha ficado sabendo desse caso da Glória Maria, mas visivelmente, ela ficou ofendida, já que não gostaram de sua maquiagem e resolveu passar para um argumento totalmente ilógico. Será que quando não gostarem da maquiagem de uma pessoa branca a justificativa também será preconceito contra o branco? O que mais me assusta, no final das contas, são os formadores de opinião jogando à torto e à direito imbecilidades (com o perdão da palavra) e que outros acabam comprando. E esse fato no seu Facebook, não pode ser visto como nada mais que lamentável... Onde é que esse mundo vai parar, hein!?
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    Layla da Fonseca | CoisadeMenina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layla,
      Acho que vc tem razão, pois creio que a pessoa que me julgou sequer leu o meu post, pegou no ar e jogou!

      Excluir
  2. Hoje em dia é tudo racismo , as vezes as próprias pessoas são racistas com elas mesmas, pq a pessoa é branca , negra , amarela, azul , verde , não importa acor se vc falar que a pessoa é feia ou uma make feia é racismo? gente tenho amigos de tudo qt é cor , tb não sou preconceituosa e nem racista , o racismo vem de dentro da própria pessoa , uma pessoa assim precisa de terapia já. adorei sua opinião ,
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que terapia ajudaria, mas uma pessoa como está é tão racista que o terapeuta teria que ser negro, pois senão não admitiria nenhuma opinião!

      Excluir
    2. Aqui vc foi racista, pois disse tem que ser negro? por quÊ

      Excluir
  3. Amiga isso acontece mesmo, porém o racismo existe dentro da pessoa, seja ela expressada pela cor que for num documento... se é visto assim pela parte burocrática, na vida real não tem nada a ver, acho que esse negócio de racismo já foi... o pensamento é retrogrado (até mesmo da Glória Maria que não entendeu o comentário e também exagerou nos argumentos), todos vivem lado a lado e ponto, sem nada disso de cor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem doida essa que colocou que vc é rascista. Faz tempo que frequento o seu blog e nem um momento sequer vc escreveu ou teve alguma atitude racista. Muito pelo contrário. Aqui não se comenta sobre isso, porque onde não tem racismo não precisa nem se comentar. A gente nota pelos post que vc escreve. Essa pessoa que falou isso não deve frequentar o seu blog! Não deve saber como vc é e como vc escreve e se comporta! Tadinha, digna de muita pena. Continue o seu belo trabalho de trazer informações de moda como sempre fez. E deixe esse povo para lá!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei passada! Se algum dia em minha vida emiti qualquer comentário racista ou tive uma atitude racista, juro que me auto-catigo ajoelhando no milho por 24 horas!

      Excluir
  5. Bato palmas para seu post Betty! Eu tenho a felicidade de conviver com pessoas cultas, cosmopolitas e por isso não escuto nenhum tipo de comentário racista há anos. Por isso, quando me falam de racismo eu pergunto: "Que??? Isso ainda existe?" Por isso me causou muito estranhamento você ter sido acusada de uma coisa dessas. E a troco de nada.
    Assista o filme quando tiver oportunidade, o filme é realmente muito bom. E delete não só do facebook como também da sua memória esse tipo de comentário.
    Um grande beijo

    apenastrinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não ouço um comentário racista a séculos! Graças aos céus!

      Excluir
  6. Ignorância e estupidez dessa pessoa q fez o comentário!

    ResponderExcluir
  7. Betty adorei seu texto ...
    Não vi o barraco da Gloria Maria ontem, mais concordo com vc que as pessoas estão generalizando o racismo ... Hoje vc não pode nem ao menos deixar de gostar "do trabalho" de um negro ... Pronto vc já
    é a pior pessoa do mundo ... Entre outras coisas que é melhor deixar para la ....

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br
    http://www.bijouxvintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada pode ser dito que não seja levado para o lado do racismo?!? Isto está ficandop estranho demais!

      Excluir
  8. Ola Betty, bem estou sabendo agora em seu post sobre o acontecimento com a Gloria Maria, mas o que quero expor a voce e que hoje em dia quando somos de opiniao contraria de muitas pessoas defensoras das causas promocionais somos rotulados com os ismos citados. Nao esquenta amiga, siga em frente e defenda suas ideias. Sou sua seguidora querida e abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jakeline,
      Nem opinião contrária eu manisfestei, fui atacada sem mais e nem pq! O pessoal está perdendo a medida!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi Betty, te acompanho desde o comecinho e vc nunca teve uma vírgula sequer de atitude racista por aqui, essa pessoa do comentário foi uma infeliz. E quanto à Glória Maria, pisou na bola! #nocomments Infelizmente hoje em dia as redes sociais viraram um ringue de luta de ofensas, ninguém mais pode ter opinião contrária que é inveja, recalque, gorda, feia...
    Aff! tá ficando chato né? mas o negócio é deletar e ignorar, não dar pano pra manga, pois é isso que elas querem, 15 minutos de fama.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celina,
      Eu queria ter deletado e ponto final, mas fazer o que? O sangue ferveu com a injustiça que esta criatura estava fazendo comigo!

      Excluir
  10. As pessoas andam exagerando. Qualquer crítica já é taxada de rascista, homofóbica, machista e preconceituosa. Quando a crítica é educada, ok; quando não é - o caso da Gloria Maria - não necessariamente indica rascismo ou preconceito. Só demonstra que a pessoa é mal educada, na minha opinião. Acho que estamos avançando muito na questão do respeito à diversidade, mas também parece que o discurso politicamente correto está descambando para a superficialidade e a intolerância. Triste.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dáfni,
      Acho que vc achou a palavra exata: intolerância.

      Excluir
  11. Oi Betty
    Bom, este episódio da Glória Maria desconhecia, não vou comentar; com relação ao seu, totalmente sem propósito o comentário dessa pessoa.
    Atualmente, tá uma chatice este negócio de racismo, não se pode falar nada, nem de brincadeira, que você corre o risco de ser processada, xingada, ameaçada, povo sem noção, viu.
    Adorei suas palavras, é isto aí.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisar nem falar!!! se você não fala também pode ser tida como racista por não falar!

      Excluir
  12. Oi Betty... eu nem sabia deste episódio da Glória Maria, mas acho lamentável que uma pessoa tão esclarecida aja desta maneira... esta pessoa que escreveu o comentário é ignorante e acha que o racismo está em toda parte... se for negra, ela mesma é racista pois enxerga discriminação em toda parte... fique em paz... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta acontecendo uma auto-discriminação e quem se auto-discrimina não percebe!

      Excluir
  13. Oi Betty, no meu trabalho muitas vezes percebo que aquelas pessoas que carregam bandeiras dizendo lutar contra perconceitos e “ismos” são as mais preconceituosas.
    Concordo com você quando escolheu a Cate, ela tem uma carreira consolidada e é elegantérrima. A Lupita é linda e ótima atriz, mas jovem demais, e precisa aprender muita coisa, como por exemplo a subir escadas usando um longo exuberante como esse. A forma como ela levantou a saia para subir as escadas para receber o prêmio foi muito deselegante. E isso não tem nada a ver com cor da pele.
    Bjs querida, não perca o sono por isso

    ResponderExcluir
  14. Ha Betty, concondo com vc virou moda dizer que foi vítima de racismo, mas uma branca falando isso pega mau!! porem eu sou mãe de uma negra, casada com um negro e rodeada de amigos negros e familiares tb, agora vc não pode chamar um negão de negão!! mas chamar alguém de branquela pode! bom vc sabe seu blog tem ibope, que tal arrumar uma confusão com vc para ganhar espaço na blogosfera!

    beijos e ta certinha menos bem menos quase nada...

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gélia,
      Eu fiquei com medo de falar, mas o problema é que todo mundo está calando a boca e a coisa está crescendo de um tanto que até quando você não faz nada é taxada de racismo (que foi o meus caso)! Nem tenho como agradecer as suas palavras. Tenho amigos negros e nunca tive problemas, agora só me faltava esta!
      Bjs

      Excluir
  15. Ai, Betty
    Acho que pode ter havido algum mal entendido de ambas as partes, não? às vezes , nos expressamos de uma forma e a outra interpreta de outra.. sei lá... Tem tanta gente idiota nesse mundo!
    Realmente, menos, muito menossssss
    Bjos.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sheyla,
      O problema não foi como eu me expressei, mas por não ter me expressado! Como se, por exemplo, eu fosse no blog de alguém que falou do Jared Leto e disse que como não falou do Di Caprio, então era preconceito contra italianos!

      Excluir
  16. Que coisa hein Betty?!!!
    Meu Deus?? Só porque fez um lindo post sobre a Cate e não sobre a Lupita??? Foi isso que entendi??
    Mas gente, o que é isso??? Realmente concordo que as pessoas estão exagerando horrores, não faz sentido querer ibope causando assim! Ultimamente nem podemos dar opiniões ou nos manifestar que a arte de descriminar aparece, coisa feia!! Mas mais feio é gente que não tem palavras inteligentes e prefere alfinetar.
    Também não conhecia a Lupita, fiquei sim encantada com o bom gosto dela na festa do Oscar, com algumas cenas que a vi fazendo no filme mas não podemos mesmo avaliar seu trabalho pois não conhecemos a fundo quanto o da Cate que sabemos ser primoroso.
    Mil beijos
    Ótima sexta!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      A Lupita é a figura fashion do momento, mas só a vi em roupas de festa, pois faz tão pouco tempo que surgiu que sequer fotos com roupas do dia a dia tem na net.

      Excluir
  17. Betty, estamos vivendo um ápice da hipocrisia, se elogiar uma loira é porque não gosta de negros?!! se disser que é hetero é porque odeia homo?! exageros de maquiagem assustam em qualquer um, mas na Glória é racismo?!! aff...difícil neh, seu post foi perfeito, como seria sobre o talento da Whoopi Goldberg por exemplo!
    Bjs querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      A Whoopi já teria aparecido por aqui se andasse bem vestida, mas neste quesito ela faz dobradinha com a Merryl Streep para ver quem arruma roupa mais inadequada para o red carpet!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cheni,
      Vc não devia ter removido o comentário. Achei válido!
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Betty,
      Eu achei que seria melhor assim, nem todas as pessoas poderiam entender e debate viraria uma roda viva... Seu blog é maravilhoso e continue assim, sempre haverá criticas e elogias. Boa noite!

      Excluir
  19. Não é a toa que os mais antigos dizem que este mundo esta perdido... já ouvia isso quando era criança de minha avó que havia nascido em 1900.
    A verdade é que as pessoas sofrem cada vez mais de fobias e, criam elas mesmas os tais 'ismos' , fiquei muito chocada quando soube , tempos atrás, que queriam proibir obras de Monteiro Lobato porque havia conotação 'racista' nos textos que citavam a tia Nastacia do sítio do pica-pau amarelo ...coisa de doido!
    E, o pior, infelizmente... os afro descendentes são sempre os primeiros a levantar a bandeira, ao invés de integrar, eles segregam, na maioria é claro, quando por qualquer palavra (seja qual for) já se acham vitimas de racismo, como fez a jornalista G.M, por exemplo... se ela falasse que a pessoa era muito sem noção e sem educação pelo comentário, já estava mais do que 100% certa, agora dizer que é racismo, já é mania de perseguição e, como eu disse, muitos são assim.
    Quanto a voce, manda o(a) admirador(a) ir achar o que fazer em casa, porque independente da raça, COR ou credo, sempre tem coisa pra limpar!
    Bom final de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia,
      Eu fiquei de queixo caído qdo vi que queriam rotular Monteiro Lobato de racista!!! Até onde iremos?
      Eu normalmente deixo comentários que não são favoráveis, desde que não sejam grosseiros, então, se eu fosse a Glória Maria, deixaria aquele comentário e provavelmente não diria nada. Já me aconteceu de fazer um post em que uma comentarista disse que o meu gosto era tão estranho que deveria estar no blog da Shame (qdo a Shame estava no auge) e eu deixei o comentário lá, era a opinião dela e eu respeitei.

      Excluir
  20. Olá Betty,

    gostei de ver que o maridinho opina e incentiva sua atuação no blogue! A meu ver, uma impertinência
    como esta não merece um grãozinho da sua preocupação flor! Gostei do que escreveu e ví como um desabafo diante desse comentário sem nenhuma causa. Quem acompanha o Gosto Disto! sabe e é o que vale, creia. Continue trazendo dicas e informações como sempre fez, dando-nos incentivo e
    conhecimento.
    Fique bem!

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Maridovsky adora o blog e gosta de me apresentar para os amigos como blogueira de moda! É o maior incentivador que eu tenho!

      Excluir
  21. Betty, bem colocado seu posicionamento.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Ridículo... Independente da cor da pele, somos todas da Raça Humana.
    Bom Fim-de-Semana!

    ResponderExcluir
  23. Betty querida,
    essa pessoa que te acusou não leu sua postagem ou entendeu mal, pois vc
    é super clara em suas postagens, escreve muito bem, por isso tem muitos
    seguidores e muitos comentários.
    Quem sente ofendido com racismo é porque tem a cabeça podre, eu sou super branca e
    um dia um negão me chamou de branquela, eu não pude chamá-lo de negão, pois ele
    iria se ofender, rsrs é uma piada, kkkkkk.
    Tem gente que é chamada de coalhada azeda só porque é branca e o negro não pode
    chamar de brigadeiro porque mete um processo nas costas da gente.
    Tem preconceito dos dois lados, rsrs.
    Dá até nojo esse tipo de coisas.

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de dizer,
    não importa a cor da pele e sim o que a pessoa tem por dentro.
    Deus não faz distinção de pessoas e p/ Ele somos todos iguais.
    Mas somos iguais mesmo, pois somos feitos de carne e osso e
    temos sentimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa,
      Eu tb acho que todos são iguais e devem ser encarados desta maneira, mas os queandam desigualando as coisas são os que acusam os inocentes de todos os "ismos"!

      Excluir
  25. Esse é precisamente o problema da Internet. Toda a gente se acha....
    O melhor é desvalorizar, senão enlouquecemos, nós sabemos das nossas convicções e opiniões...

    Abraços
    Lili

    ResponderExcluir
  26. acho uma bobagem tanta discussão por pouca coisa, não pode chamar de negro, de mulato, de gordo de magrelo, não pode falar nada que tudo e coisa de racista e de preconceituosa, que gente doida ne? bjs

    ResponderExcluir
  27. OI Betty
    Imagino como se sentiu..:( Triste ler uma coisa sem sentido algum. Certamente ela não conhece seu blog e não deve ter lido a postagem. Infelizmente esbarramos em pessoas com má intenção na internet.
    Soube do caso da Glória Maria, mas não li, pois ainda não tenho instagram.
    As pessoas estão perdendo a medida das coisas, escrevem o que querem, e interpretam as coisas baseadas em vazio e quando convém tiram proveito disso.
    Essa pessoa quis pegar carona, mas não reparou que estava no ponto errado..rsrs
    O importante é o que vc. é e não o que ela pensa!

    bjs e ótimo finde
    Paty

    ResponderExcluir
  28. Mandou bem! Racismo é coisa de gente burra e de burra você não tem nada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, não vou discutir se é racismo ou não é racismo ,porque o que mais me chamou a atenção é o fato de de todos os comentário concordarem com a senhora Betty Gaeta. me faz lembrar de Nelson rodrigues que dizia toda unanimidade é burra, me faz desconfiar da credibilidade deste blog e me vem a cabeça o clube da Luluzinha parece que todas as amigas, e parentelas da senhora Betty resolveram defende-la não vi ninguém com personalidade e autonomia para deixar um comentário discordando da senhora me desculpe mas este blog é mesmo sério ?

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo