Como ter um cabelo bom

Short HairCut



Esta crônica está nascendo devido a uma procura que apareceu em minhas estatísticas do blog: “Como parecer ter cabelo bom”. Pelamordedeus!!! Não tem nada mais racista e preconceituoso do que o tal “cabelo bom”!

Pra início de conversa, não existe cabelo bom ou ruim, existem cabelos crespos, ondulados e lisos, o que vai determinar se o seu cabelo é bom ou ruim é a maneira que você vai assumi-lo como ele é.

Eu tenho um cabelo que para mim já foi irritantemente liso. Já tentei até permanente para dar jeito nesta vassoura, mas tudo o que consegui foi que meu cabelo caísse e o que me restasse na cabeça fosse um cabelo que parecia ter sido alisado a ferro quente.

Hoje convivo muito bem com a minha vassoura e a maioria das mulheres acham a minha juba linda. É certo que trato um bocado do meu picumã com óleo de argan e 1001 produtos para cabelos, fora a tinta que uso de 15 em 15 dias na raiz, pois desde os 18 anos estou grisalha e não me incomodo nem um pouquinho e sempre brinco: “Se d’us me deu o desgosto de ter os cabelos brancos muito cedo, também me deu a alegria de mudar de cor”.

Para falar a verdade fico bem melhor com as cores de caixinha do que com a cor original do meu cabelo, que era castanho escuro e me deixava um tanto Morticia Adams, afinal sou branca demais e o contraste não me favorecia nem um pouco.

Ando namorando um cabelo rosa, mas minha enteada disse que se eu aparecer com cabelo rosa não sai mais comigo. Eita enteada mais clássica!

Esta história de cabelo bom vem do fato de que no Brasil de antigamente separavam os brancos dos negros pelo cabelo, afinal todos nós somos um tanto morenos. Se você tinha cabelo liso era branco, se tinha cabelo crespo era negro. E toca alisar cabelo!

Quem é que disse que cabelo crespo, ou vamos no popular “carapinha”, é feio? Eu acho lindo! Tem coisa mais bonita do que uma boa carapinha revolta? Não estou falando para você sair por aí desleixada, mas sim para assumir o seu cabelo crespo e tratá-los muito bem, como trato bem do meu cabelo liso. Cabelo crespo bem tratado é tão bonito quanto cabelo liso bem tratado, o que não dá é para lutar contra a sua natureza.

Assim como aprendi a aceitar o meu cabelo liso, você pode aceitar o seu cabelo crespo e aprender a amá-lo como é.

Vou contar um segredo que ninguém ainda contou para você, seu cabelo é bom, muito bom, e só deixa de ser bom se você alisá-lo artificialmente e encrespá-lo da mesma maneira.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

55 comentários:


  1. Betty,

    Só fiz as pazes com meu cabelo recentemente... A progressiva tirou o volume(eu simplesmente odiava), hoje adoro eles bem domados e com quase nenhum volume.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou muito amiga de progressiva e gosto um bocado de cabelos volumosos, mas acho que o importante é ser feliz com o cabelo que se tem.

      Excluir
  2. Gostei disto :)
    Dar valor ao que temos e não estarmos sempre a queixar ;)

    ResponderExcluir
  3. oi Betty,

    é isso valorizar o que temos,
    sem querer disfarces,
    quem tem liso assuma,
    e os crespos idem,idem,
    todo cabelo é bom...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty já faz um tempinho que assumi meus cabelos cacheados e não me arrependi, gosto deles assim e de vez em quando faço uma escova para mudar, meu marido adora meus cachos e diz que se apixonou por mim por causa dos meus cabelos, rsrsrs Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o seu cabelo lindo! Cachos são lindos!!! É certo que cachos precisam ser tratados para serem bonitos, bem como o cabelo liso precisa de trato. Sem trato, todo cabelo é ruim.

      Excluir
  5. Oi Betty,

    que saudades do seus posts que são sempre ótimos. Concordo plenamente com você,
    acho cabelo enroladinho lindo, aliás, acho todos os cabelos lindos, o que define a beleza
    realmente é o cuidado.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire,
      Estou com muita saudade de vc! Não estou conseguindo visitar todos os blogs por conta de uma tendinite no braço direito.

      Excluir
  6. Oi Betty
    Amei o post.
    Eu também já desencanei com problemas em relação ao meu.
    Resolvi assumi-lo e estou bem feliz rsrsrs.

    Tem postagem nova no A Moda In Foco
    Confere!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Linda! Todo o cabelo bem tratado é lindo! O meu é crespo! Amo cachos, mas um liso natural (ou artificialmente natural-kkk) também é lindo. Bjos

    ResponderExcluir
  8. Betty, amei o post! Já tive meus momentos de achar que meu cabelo é ruim, mas até que aprendi a cuidar e hoje gosto demais dele. Não incentivo ninguém a fazer alisamentos ou químicas que mudem a estrutura do fio, porque às vezes o arrependimento pode ser grande.


    Bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, quando tentei encrespar o meu cabelo, me arrependi e muito, pois deu tudo errado!

      Excluir
  9. Eu amo meus cachos bety e cuido muito bem para valoriza-los, acho legal cada vez mais armados. Amo cabelo black e todo tipo de cabelo é bonito. Cada vez mais vemos moças com caras e looks iguais tipo Barbie...parecendo robôs, a diferença que é legal! Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta cara de Barbie foi imposta pelos americanos e não é legal! Até qdo vamos querer nos moldar como Barbies?

      Excluir
  10. Betty, concordamos nisso: cabelos bem tratados são lindos! Quando eu era criança, me lembro de estar vendo o fantástico com meus pais na sala e estava passando uma entrevista com um cara bem loiro estilo gringão. Daí teve uma hora que mostrou a mulher dele, que era artista plástica, me lembro bem - a mulher era uma mulata esguia com um cabelo lindo estilo black power, mas brilhoso e bem tratado. Ela usava uma faixa de cabelo e um vestido fluido que a fazia parecer uma deusa. Fiquei apaixonada por ela e pela sua beleza natural e bem aceita, segura de si, sabe?
    Enfim, tudo isso pra dizer que a beleza vem de dentro pra fora. O cabelo será bonito se vc pensar e agir de acordo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma garçonete no restaurante que frequento que tem um cabelo black power que eu não canso de elogiar. Ela é linda! Ela sabe que é linda!

      Excluir
  11. Uau! Arrasou Betty!
    Um cabelo bem tratado é sempre lindo, viva a diversidade e abaixo a ditadura da progressiva!
    As mulheres ultimamente estão todas iguais…com aquele cabelo alisado à força….acho muito feio, você bate o olho e vê na hora que é um liso artificial.
    Adoro cabelos encaracolados, meu cabelo é liso demais, preto e grosso como o de uma oriental,
    se você com cabelos castanhos se achava Mortícia, imagine eu branquela com aquele cabelo preto quase azul….quando era mais jovem tentei de tudo para vê-los encaracolados, mas nem permanente pegou…Aprendi a amar meu cabelo como ele é, fui a um cabeleireiro visagista que me ajudou muito, pois encontrou um corte que ficou ótimo com meu tipo de rosto e hoje acho meu cabelo lindo!
    Parabéns pelo post, ser bela é ser quem vocÊ realmente é.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo: "Ser bela é ser quem você realmente é".

      Excluir
  12. Meu cabelo é como filho...tem personalidade , tem vida própria. Se for pra rotular diria que é um liso fuá, daqueles que possui um traço de bipolaridade.Aprendi a aceitá-lo do jeitinho que "ele" quer ser e viver. Agora aparece acompanhado com uns "indivíduos brancos" ..que na minha santa ignorância sempre tiveram fama de más companhias. Um dia aprendo a aceitar também...enquanto isso dá-lhe tinta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri,
      Será que eu tinjo pr eu tenho cabelos brancos? Acho que não, pois me divirto tanto mudando de cor...
      Sempre brinco que meu cabelo tem auto-determinação, pois faço cacho, fica lindo e qdo olho ele está lá ao natural, em menos de uma hora de sair do cabeleireiro.

      Excluir
  13. Eu já fiz permanente, ficou horrível!Já fiz progressiva, fiquei com cara de vaca lambida...meus cabelos são ondulados,agora eu mesma faço escova em casa com secador e quando não estou a fim, uso preso, num rabo de cavalo.Pinto a cada 15 dias, e casa, o salão me tirava uma manhã inteira e mais uma grana que em fazia falta.Só vou ao salão em ocasiões especiais, quando preciso ficar mais arrumada!Cabelo é assim mesmo, a gente vive querendo mudar!Faz parte da alma feminina!bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu andei dando um jeito no cabelo em casa, pois o $ andou curto, mas ainda vou ao salão de 15 em 15 dias.

      Excluir
  14. Betty,
    eu pinto meu cabelo desde os 16 anos, rsrs.
    Cabelo tem que ser limpo e bem cuidado, independente de ser liso ou crespo.
    Amei a foto, um cabelo crespo bem cuidado é bonito demais, os cachos ficam lindos.

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez que tingi o cabelo, eu tinha 10 anos! Comprei tinta com minha mesada e pintei escondida de minha mãe, mas é uma história tão longa que daria um post.

      Excluir
  15. o meu é estilo "egoísta", fica do jeito que quer e não adianta eu me matar pra mudar que não resolve, por isso , deixo ele assim, desse jeito imaturo e egoista mesmo, tem dias que acorda lindo parecendo comercial de shampoo, tem dias que se irrita e parece uma vassoura velha,, fazer o que ne?: bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do "egoísta"! Ele faz o que quer...
      :D

      Excluir
  16. Cabelo ruim abandona a gente.O meu está em queda livre.

    Bjs,Betty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem assim é ruim. Meu marido sempre foi calvo, agora resolveu passar a máquina no cabelo e ficou ótimo. Finalmente ele está feliz com a solução que arrumou.

      Excluir
  17. Betty,
    Levei um susto com o título do post. Na hora resmunguei: O que é cabelo bom? Como disse, é aquele bem tratado, independente da textura dos fios. Quando tiver boa da tendinite, visite no face o grupo de "Crespas e Cacheadas".
    Beijocas e melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da dica do "Crespas e Cacheadas". Fale a verdade, tem algo mais racista do que o termo "cabelo bom"? Eu até me arrepio qdo ouço ou leio algo assim.

      Excluir
  18. Ameeeeeeeeeeeei a crônica Betty!
    Mulher nunca tá satisfeita e adorei como você colocou que "você se conformou com seu cabelo liso".

    Realmente o cabelo crespo dá mais trabalho, porém, dá o maior charme!

    Por essas e outras que sou sua fã!
    e espero que venham aqui buscar mais dicas de cuidados com o cabelo, do que dessa forma mal colocada mesmo.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei o título pensando nas pessoas que ficam procurando dicas para ter o tal "cabelo bom". Espero que elas leiam este post e vejam que são lindas como são, que não existe cabelo ruim.

      Excluir
    2. Oi Bárbara,
      Esqueci de dizer... continuo sendo sua fã, só não estou visitando as amigas por conta da tendinite.

      Excluir
  19. oi Betty, a verdade é uma só: ninguém está feliz com o que tem!!! Meu cabelo também é liso e aos 11 anos de idade, pasme, 11 anos, a doida da minha mãe fez permanente em mim, ficou bom (acho) e, por isso, repeti a loucura por mais duas vezes, as quais não tiveram o mesmo sucesso, eu fiquei parecendo uma poodle. Mais recentemente, eu fiz uma progressiva, me diga pra quê se o meu cabelo já é liso? Como diz a minha irmã: "não tem onde gastar dinheiro..." Na verdade tudo não passa de crise de baixa estima com tentativas frustadas de melhorar.
    Pra mim, cabelo bom é um cabelo bem hidratado, independente se é crespo ou liso.
    Mas... ultimamente eu estou almejando um cabelo ondulado (kkk).
    bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb queria um cabelo ondulado, de preferência estilo Gisele, mas o meu teima em vassourar!

      Excluir
  20. Oi!
    Maravilhosa postagem!
    Ajudará muitas pessoas a fazer as pazes com seu cabelo!
    Cabelo bem tratado, sedoso, cheiroso é tudo de bom!
    Seja liso, enrolado, curto ou longo é o nosso cabelo!
    Parabéns pelo post!
    Tenha uma maravilhosa tarde!
    Com carinho

    Blog- Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
    Fan Page Femme Digital

    ResponderExcluir
  21. O Betty que belo post, bem do jeito que eu gosto!
    Meu cabelo tem dia que é bom comigo, já tem dia que ele é mau.
    Fazer o que ja tive cabelão de fiz tanta quimica que virou cabelinho e dai????
    agora faço o que posso para conserva los na cabeça kkkkkkkkkkkkkk
    E os brancos ja achei 2 ...tenho 33 espero achar mais só na proxima decada ! e viva o cabelo cheio de personalidade
    Bejuzzz
    Gi Almeida
    www.todas-amam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi,
      Acho 2 cabelinhos brancos aos 33 anos!!! Eu comecei a tingir para valer aos 17 para 18 anos, de tanto que mexiam comigo na escola por conta dos meus cabelos brancos!

      Excluir
  22. Oiiiii Betty, estranhei o título mas depois que li amei sua crônica. Meus cabelos são naturalmente crespos, nem pixaim demais e nem liso, meu pai tinha cabelos lisos e minha mãe cabelos ondulados e minha vó tinha cabelo bem pixaim, eu sai uma mistura que não me agrada deixar ao natural, lavar e deixar secar sozinho sabe?! por mais bem tratado ele não fica ao meu gosto, por isso sou totalmente dependente de escova e babyliss e às vezes chapinha, mas não me importo nenhum pouco de ter que fazer isso, só não me rendi ainda à progressiva com formol porque tenho medo, prefiro investir em bons cremes para tratamento e continuar a fazer escova (sou ótima nisso) e depois babyliss.
    Amei sua nova foto do perfil do face, está linda.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celina,
      Se eu lavar e deixar secar ao natural, o meu fica liso, mas fica sem brilho, só no dia seguinte é que ele toma a forma que eu quero, então eu passo a chapinha e ele começa a brilhar no mesmo dia, não tenho paciência de ficar esperando.
      Estou precisando trocar a foto do FB de novo, pois escureci o cabelo.

      Excluir
  23. Comecei a alisar meu cabelo por causa do volume já que eu nunca tive nem um cacho sequer.... agora estou tentando começar a deixá-lo natural...espero começar a gostar!

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Betty, meu cabelo é liso e totalmente natural por enquanto (arranco os brancos às vezes), confesso que sou preguiçosa para salões.
    Achava lindo os ondulados na adolescencia, até que descobri que permanente não deixa o cabelo ondulado....
    Acho lindo os cabelos afros.... admiro muito!! Apesar de achar que devem dar um trabalhão!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que os afros dêm trabalho, mas ficam lindos!

      Excluir
  25. Oi Betty
    Particularmente gosto de cabelos lisos, portanto estou satisfeita com os meus; em compensação minha filha mais velha tem os cabelos bem cacheados, finos e ralos, ela odeia, desde os 15 anos que ela faz relaxamento, e depois com o aparecimento das escovas progressivas, ela virou adepta, tá sempre reclamando das madeixas é uma freguesa constante no salão.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que briga com o cabelo a vida toda!
      :)

      Excluir
  26. Cabelo é parte super importante do corpo. E tratá-lo é essencial.

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Fale a verdade, todas nós temos cabelo bom, basta aceitar e amar o cabelo que tem.

      Excluir
  28. Concordo! Eu tento cuidar do meu, mas é complicado! É um liso armado e eu nem sei mais o que fazer, mas daí a chamá-lo de cabelo bom ou ruim não né?! hehehehehehe

    Gostei do texto! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Adorei! primeiro confesso que fiquei assustada, sendo negra e tendo uma foto de uma crespa e esse titulo, mas entrei e entendi. Sim, não tem essa de cabelo bom e sim cabelo saudavel cuidado seja eele liso ou crespo ou cacheado. =*


    beijos

    www.pequenalouise.blogspot.com

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo