Sou vegetariana

Sou vegetariana
Imagem via tumblr - digitalização Betty Gaeta



(mais um post renascido das cinzas do antigo blog)

Algumas pessoas que frequentam o blog sabem que sou vegetariana. Não sou uma vegetariana purista, ou seja, vegana, pois sou ovo-lacto-vegetariana. Eu não como carne, de nenhuma espécie, peixes também são feitos de carne e aves, então estão fora de meu cardápio.

Nem sempre fui assim, mas acho que foi uma evolução natural em minha vida.

Quando eu era criança, devia ter por volta de 8 anos, eu ganhei um porquinho que chamei de Chico. O porquinho era muito lindo, amigo, até que foi crescendo muito e meus pais o levaram para o sítio. O Chico não se adaptou bem, pois não estava acostumado a ficar no chiqueiro e nem a comer lavagem.

Um dia eu estava almoçando e tinha bisteca de porco na mesa. Minha mãe me disse:
- Sabe quem você está comendo? Você está comendo o Chico.
Eu cuspi longe o que tinha na boca e caí num pranto convulsivo. Apesar da pouca idade, tomei consciência de que estava comendo um ser a quem eu amava. Tinham matado o meu amigo! Escrevo isto chorando até hoje.

Depois disso comecei a dar trabalho para comer carne. Se eu via um frango frito na mesa eu tinha consciência de que eu estava comendo uma coxa de frango, uma asa de frango, enfim eu sabia que estava comendo um defunto! Eu sabia que um ser vivo tinha sofrido!

Fui eliminando carnes e mais carnes de meu cardápio, até que restaram os peixes e os frutos do mar, mas eles também sentiam dor, eles também tinham direito à vida.

Tenho vontade de comer carne?
R: Nenhuma.
Tenho deficiências nutricionais?
R: Nenhuma.

Quando passei por quimioterapia, meu médico ficou preocupado se o meu nível de plaquetas não cairia mais do que o dos outros pacientes e eu conseguiria aguentar o processo. Não só aguentei como fui a única paciente da clínica que não teve que suspender as quimios até que o organismo se recuperasse.

Tem mais, um dia, meu gineco cismou que meu colesterol estava alto e me encaminhou para um endócrino. O endócrino confessou que só tinha lido sobre vegetarianos, mas nunca tinha visto um paciente vegetariano e, para a surpresa dele, meu colesterol estava alto, mas era o colesterol bom que estava alto! Minha pressão é de 10 X 6, e não tenho tontura nem nada, pois o organismo dos vegetarianos tem pressão mais baixa que o normal. Não existem vegetarianos hipertensos.

Eu não como carne porque respeito à vida. Não como porque não preciso de carne para viver. Adoro bezerros pastando, vaquinhas com olhares mansos e confiantes nos humanos, adoro aves voando, peixes nos rios, galinhas com pintinhos. Gosto de vê-los e os amo como são, então por que vou comê-los? Por que acho gostoso? Hoje nem acho mais, pois sei que as pessoas não gostam de carne, gostam do tempero, ninguém ousaria comer carne sem temperar, é insuportável tal prática para não carnívoros.

A única coisa que me incomoda no vegetarianismo são as demais pessoas, achando que vão me agradar, fazerem pratos especiais para mim.

Quer me convidar para um churrasco? Pode ficar à vontade. Eu vou e como salada, pãozinho, molho a vinagrete e, se não tiver nada disto, tomo cerveja. Quando vou a um churrasco, vou para ver e conversar com as pessoas que estão lá. Não vou pela carne ou qualquer outra comida, afinal, sou como a maioria das pessoas: estou enfarada de comida e como por pura gula, não sei o que é fome desde o dia em que nasci.

Eu poderia dar trocentas razões para você se tornar vegetariana, sendo algumas pessoais, outras humanitárias e até mesmo globais e ecológicas. Mas não vou fazer isto. Acho que cada um tem sua própria consciência e chegar ao vegetarianismo é uma conscientização que se processa aos poucos.

Espero um dia ver você do meu lado, este lado verdinho que vivo, mas se você não vier, vou continuar a gostar de você da maneira como você é, afinal sou casada com um onívoro e mãe de uma. Espero que você possa gostar de mim comendo salada, assim como eu gosto de você comendo churrasco.

Se você tiver qualquer dúvida ou crítica, estou aqui para responder...


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

50 comentários:

  1. oi Betty,


    não sou vegetariana,
    mas não como carne vermelha há muitos anos,
    mas estou aprendendo a ficar sem o frango e o peixe também,vamos ver se consigo...
    ah, quanto aos churrascos com amigos,também passo bem com uma saladinha...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais fácil do que a gente imagina. Vc vai se sentir mais leve.

      Excluir
  2. Amei! Eu também sou ovo-lacto vegetariana, casada com um onívoro e mãe de outro (que só conheceu a carne aos 8 anos de idade quando foi a uma churrascaria com a família de um amiguinho).
    No começo eu fazia como você, quando convidada para um churrasco, para não desagradar aos amigos eu ia e ficava na saladinha. Só que com o passar dos anos eu não consigo mais ir a churrascos, o cheiro ca carne queimada me dá um mal estar terrível, sem falar que o espírito da festa: reunir para comer carne, não dá mais para mim…Quando alguém me convida eu agradeço o convite e explico. Em geral as pessoas entendem. Depois acabo convidando para um almoço vegetariano bem caprichado e as pessoas ficam impressionadas, porque a maioria acha que nossa dieta é monótona, que só comemos saladas e legumes, mas não é verdade. Faço pratos deliciosos e variados, só que sem a carne.
    bjs querida, parabéns pela linda postagem
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheiro de carne queimada não me aborrece, mas não consigo passar perto de açougue, pois o cheiro de sangue me incomoda.

      Excluir
  3. oi Betty

    Sua amiga aqui é carnívora kkk, mas não me entupo de carnes.
    Admiro seu estilo de vida que é mais saudável com certeza.
    Nem gosto de pensar no sofrimento que os bichinhos passam para gente ter uma refeição.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,
      Existem pessoas que comem carne e também têm ua dieta saudável, tanto em um como em outro caso é preciso saber balancear a dieta, pois conheço vegetarianos que se entopem de carboidratos e ficam anêmicos.

      Excluir
  4. Durante muito tempo eu não comi carne, por pura falta de vontade. Eu olhava e simplesmente não queria. Depois de um tempo, não sei porque, voltei a gostar. Mas eu, no seu lugar, depois do episódio do Chico não iria olhar nunca mais pra um bife.... Que dó!
    Beijos, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Chico foi um fato definitivo em minha vida, ao menos ele serviu para algo maior do que o almoço de um único dia.

      Excluir
  5. Bom dia Betty..
    Eu nao sou pq nao posso deixar de comer ovos e frango..bebe leite...
    mais carne vermelha ja nao como desde que tinha uns 12 anos...
    Mais as vezes queria ser sim vegetariana..mais aos poucos vou ver se vou deixando de consumir alguns alimentos...
    Beijos e bom feriado!
    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já não come carne vermelha, já está no caminho para se tornar vegetariana.

      Excluir
  6. Oi Betty! Não é de hoje que falo que, se eu tivesse vergonha na cara, virava vegetariana. Tenho uma amiga vegetariana que deixou de comer carne desde que viu matarem um carneiro. Acho que surtaria se vivenciasse algo como o que a tua mãe fez contigo quanto ao teu porquinho. Foi simplesmente cruel, mesmo acreditando que tua mãe não tenha tido má intenção. Não gosto de leite nem de ovos, mas não os abandonaria pelos derivados (oi, doces! oi, queijos!). Também prefiro carne branca à carne vermelha, mas... É, ainda sou fraca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia,
      Não se sinta culpada, acho que vegetarianismo é uma escolha que vem aos poucos. Vc já está conscientizada, não come carne vermelha... tem tudo para chegar ao vegetarianismo, mas não se force, pois todos que se forçaram não conseguiram. Acho que vc vai chegar lá, é só uma questão de tempo.

      Excluir
  7. Betty que bacana! Fui 100% vegetariana por 3 anos e depois acabei voltando a comer carne, sobretudo os peixes crus da culinária japonesa. Mas, confesso, sinto falta da disposição e da saúde que eu tinha quando era vegetariana, tenho pensado muito nisso. Beijo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      As últimas carnes que deixei foram peixes e frutos do mar, pq gostava muito. Se você está comendo mais peixes e frutos do mar, está no caminho para se tornar vegetariana. Espere a Maluzinha chegar e depois vc pode optar com maior tranquilidade.

      Excluir
  8. Betty olá...
    Assim como voce, o que me levou ao Vegetarianismo e hoje Veganismo foi o puro sentimento de ser justa aos animais e a mim mesma como ser Espiritual.
    Não apenas falo do aspecto de saúde e de ser possível a todo e qualquer um abandonar o uso e a exploração animal, mas minha conduta melhorou mais do já era.
    Hoje sou uma pessoa melhor politizada, tenho aversão absoluta à mentiras, trucagens e fofocas e sei que todo esse up-grade, por assim dizer, veio da minha capacidade em entender que os animais tem tanto a viver seus direitos quanto eu!

    Repeitindo o assim como voce, sou daquelas que tem amigos e parentes que comem carne e eu frequento suas casas e amo todos sem fazer apologia ou me tornar uma ecodesagradável rsrsrsrssr
    Levo minha conduta onde for; quem me conhece dos comentários aqui já leu "como eu não uso nada animal..." e entendo que a propaganda é a alma da Causa Animal. Go Vegan =0D

    Beijos mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não me tornei vegana pela dificuldade que isto poderia me causar em viagens, mas acho que um dia ainda chego lá.

      Excluir
    2. Betty, desencana disso porque hoje em dia tem até prato vegano onde Judas perdeu as botas. Te garanto. Se esse for um incentivo, pode começar por esse item, já que, já fui a lugares onde pensei que iria passar fome e... me deliciei com pratos veganinhos.

      Te confesso que largar do leite foi um sacrifício hercúleo. Mas hoje bebo leite de arroz e amo.
      Fica a dica e meu incentivo. Bjks =-**

      Excluir
  9. Olá Betty
    Gosto de carne mas não sou doidinha por ela, passo muito bem se não tiver carne no almoço, e muitas vezes faço e nem como.
    Peixes e frutos do mar eu tenho horror, não gosto mesmo, desde criança.
    Curto mais um franguinho assado ou peito, como por exemplo num estrogonofe, é muito bom.
    Minha filha mais nova, Flávia, abandonou todo tipo de carne durante sete anos e não teve problema de saúde, contudo, devido à profissão que ela escolheu - gastronomia-, ficou muito complicado o radicalismo, então ela voltou aos peixes e aves, carne vermelha ela continua firme na decisão.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa,
      Tenho certeza de que a Flávia vai voltar ao vegetarianismo, pois é uma ramo da gastronomia pouco explorado e muito interessante.

      Excluir
  10. Adoro carne,Betty.Mas invejo quem não gosta!

    Bjs,Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, eu nunca consegui gostar mesmo de carne, comia por obrigação, então foi fácil virar vegetariana.

      Excluir
  11. Não sou vegetariana, Betty, mas gostaria muito de ser. Só que, desde criança não gosto muito de verduras...Aí começa a complicação. Sei que comer carne vermelha não é saudável, então, prefiro carnes brancas, como o peixe e o frango. Quem sabe um dia, abolirei de vez os 'defuntos'? Tomara que sim!
    Bjs. Feliz feriadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje como qse todo tipo de verduras, frutas e legumes, mas já fui mais seletiva com eles e não comia uma grande parte. Acho que meu paladar mudou com o tempo.

      Excluir
  12. Não sou vegetariana Betty, mas eu não gosto e quase não como carne vermelha Betty. Adorei ler teu texto amiga, fiquei com uma peninha do Chico...e de você. Gostaria de ser assim como você, gosto tanto de animais, não sei como tenho coragem de comê-los. Vou te contar um episódio...Uma vez que estava passando uns dias em Belém-PA, na casa de um primo, na época do Círio de Nazaré. A cidade fica em festa, e tem como tradição comer um prato chamado Pato no Tucupi...Pra encurtar a história, fui ao mercado comprar o pato, ele era lindo, todo branquinho...Mataram o bichinho, e quem disse que eu comi, de jeito nenhum... Eu disse que se visse o bichinho vivo, não conseguiria comê-lo. Me
    gozaram muito por isso...
    Desejo a você Betty e a sua família uma Feliz Páscoa!
    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria das pessoa se visse como os animais sofrem para morrer, não comeriam carne também. Segundo Paul McCartney, os matadouros deveriam ter paredes de vidro, assim ninguém mais comeria carne.

      Excluir
  13. Oi Betty , não sou vegetariana .Gostei do seu relato e me fez pensar mesmo. Legal saber sobre as informações ligadas à saúde. Tenho uma dúvida sim : mesmo não comendo , vc prepara carne , aves , peixes ?
    Claro que é diferente , mas sinto bem oque vc disse sobre o churrasco , quando vou em alguma festa que tem bebidas . Eu não bebo , nem marido , soamos evangélicos , mas não bebemos por escolha e por gosto mesmo. Aí quando vamso em algum festa com bebida , as pessoas falam baixo : eles não bebem !
    Ou nos olham com pena rs ! Acho que devem achar que sofremos ... mas trata-se de escolha .
    Bjs
    Espero que me responda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati,
      Eu tb não sofro pela minha escolha, e além de não comer carne, bebo muito pouco.
      Para falar a verdade eu não cozinho nadica, sou uma negação na cozinha. Durante a semana como de marmita e no final de semana em restaurantes. Meu marido se arrisca na cozinha à noite, e daí ele faz a linguiça na grelha e outra coisinhas mais.

      Excluir
  14. Estou a caminho de ser uma ovo - lacto - vegetariana! Estou hospedando meu sobrinho que é e estou parando de comer. Não consigo ainda, pois fui daquela que tinha que ter carne no almoço e jantar, e ai, se não tivesse! Já fico sem ela e pretendo parar de vez! Um abraço e parabéns pela atitude! Isso é Vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      Acho que ser vegetariano é uma boa opção, mas tem que ser consciente, não pode ser uma opção por modismo, como muita gente tenta.

      Excluir
  15. pois olha amiga, não sou mt da carne , mas o peixinho eu gosto, no final eu gosto das pessoas pelo que elas sao e representam para mim e não pelo que elas comem, tb não sou de ficar regulando a comida dos outros, já basta a minha que tenho que ficar cuidando...se a pessoa ta bem, ta feliz, vou me incomodar com o que ne???? beijos ótima pascoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última carne que eu deixei foi peixe, pois era a única que eu não comia por obrigação, mas por gosto, mas também não regulo ninguém.

      Excluir
  16. Não sou vegetariana, mas apoio totalmente a iniciativa. O meu consumo de carne é mínimo e pretendo chegar lá. Gostei do post e fiquei triste ao ler a história do Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do Chico era qse certeza que eu me tornaria vegetariana...

      Excluir
  17. Betty,
    vc já tinha contado a história do seu porquinho e sempre que eu como carne de porco
    me lembro de vc, rsrs. Um dia quem sabe eu deixo de saboreá-la pois não me faz bem.
    Quando me convidam p/ um churrasco ou outro evento eu não vou por causa da comida
    tbm, eu vou p/ conversar, dar risadas.
    Gostei muito do seu texto, é um aprendizado a mais pra mim!

    Desejo a vc e a sua família uma Feliz e Santa Páscoa!
    Bjs,
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale a verdade, em um churrasco, a comida é só uma desculpa para a gente ver quem a gente gosta, não é?

      Excluir
  18. Betty, eu também tive uma história parecida com a sua, tive uma porquinha chamada Cacilda,a amava muito...mas, infelizmente a mataram.Chorei muito, saí de casa , no dia fatal e lembro até hoje...Mas eu não deixei de comer carne, até tentei, mas fiquei anêmica. Hoje, eu como poca carne, muito pouca, acho que não sentiria falta dela.Te admiro por sua força de vontade.bjs querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô,
      Não é força de vontade, eu não gosto mesmo, então é fácil passar sem carne.

      Excluir
  19. Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoremos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.
    Ótimo final de semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth,
      Uma Páscoa maravilhosa para vc e para os seus.

      Excluir
  20. Oi Betty , também sou vegetariana. Desde cedo também não pegava bem com essa coisa de comer 'alguém' que eu tenha conhecido mas, não foi de pequena que parei com o consumo de carnes , foi na adolescencia. Falo para as pessoas o seguinte: pense que voce esta consumindo um cadáver"

    É desagradável ouvir isso? Pode ser mas, não é mentira tá certo?
    Eu sou feliz sendo Verde! ;)

    Feliz Ostara, que seja abençoada!
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Betty,
    Segurei as lágrimas. Pois estes dias vi um relato de uma colega do trabalho que não come carne e depois que eu soube o motivo... nossa!... Ela estava em um evento que tinha animais sendo mortos... ela ficou horrorizada e não comeu carne... nem ovo ela come porque um certo dia quando quebrou um, tinha um pintinho dentro... Nossa. Muito lindo!
    Eu tenho vontade... mas não tive nenhuma experiência forte que me fizesse parar ainda.

    Mas a sua história me emocionou, que você continue cuidado dos animais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Vc acredita que hoje estava conversando com um amigo e falamos sobre isso, pois ele é vegetarianos, nao come nenhuma carne, nem ovo...gostei de ler seu texto beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve ser vegano, eu sou menos purista, ainda não cheguei lá.

      Excluir
  23. Oi Betty... eu até tentei parar de comer carne vermelha, foi somente por uma ano, aí não aguentei, rsrsrs eu tenho uma aluna da hidroginástica que tem 83 anos e é vegetariana há mais de 40 anos, ela tem uma disposição invejável, uma pele linda e é uma fofa... para se pensar, rsrsrs beijosss e uma maravilhosa Páscoa!!

    ResponderExcluir
  24. Não sou vegetariana, Betty, gosto de carne, mas tenho muita pena dos animais também. Esses dias fomos pescar.... fico com um bocado de pena dos peixinhos!! Quem sabe um dia...
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Betty! Acabei de conhecer teu blog e qual não foi a minha surpresa lendo esta postagem, pois a impressão que tive, foi de estar lendo meus pensamentos. Sou ovo-lacto-vegetariana também e penso exatamente igual a respeito de duas coisas que escreveste: não gosto quando querem fazer algo especial para mim porque não como carne, também vou aos churrascos pelo encontro e pela confraternização e não pela comida. Infelizmente, confraternizam com animais mortos mas assim como tu, acho que o vegetarianismo ou veganismo é uma filosofia de vida que tende a crescer e cada um tem a sua hora para entender isso, não adianta forçar. Esclarecer e informar sobre a crueldade do consumo de carnes, leite e ovos é uma coisa mas impor e declarar guerra, tô fora! Nunca tive um porquinho e sinto muito pelo Chico, mas estou prestes a morar num sítio e quem sabe, um dia, quando conseguir diminuir a quantidade de cães e gatos, sonho em ter porquinho, galinhas, cavalo (já tive dois, aqui em Porto Alegre mesmo)... Já estou seguindo teu blog. Um grande beijo, prazer em conhecer teu blog e uma boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  26. Oi Betty, eu gostaria muito de parar de comer carne, acho que o ser humano precisa evoluir e deixar os outros animais em paz. Mas para isso eu preciso fazer uma reeducação alimentar pois não sou muito fã de vegetais. Espero um dia conseguir. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Betty, já estava com saudades de vir aqui e acompanhar sua ideias. Aliás, os comentários dos seus post são sempre complementares. Enriquece muito. Não sou vegetariana, mas confesso que estou a caminho. Minha ideia de viver simples tem se estendido para várias ramificações da minha vida. Posso passar semanas e até meses sem comer carne e não sinto falta. Vou chegar lá.
    Saudades de você. bj yvone

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo