Birdwatching em Gonçalves, sul de Minas Gerais



Eu não sabia o que era Birdwatching, mas quando descobri achei mega interessante e resolvi fazer um post sobre viagens para poder compartilhar com você. Birdwatching trata-se basicamente de uma reunião de um grupo de pessoas que se dedicam a viajar ao redor do mundo em busca apenas de observar e escutar o canto das mais diversas espécies de aves, além de apreciar a natureza.




No Brasil, o Birdwatching ainda é considerado novidade. Com números tímidos, a prática vem conquistando seu espaço e atraindo cada vez mais admiradores, já que o país conta com cerca de 1800 espécies de aves ao longo de todo seu território.




Com isso, começaram a procura de locais que fazem parte da rotina e do habitat das aves. A cidade de Gonçalves, localizada ao sul de Minas Gerais, já atraía inúmeros turistas devido a sua gastronomia, boas pousadas e clima de montanha. Atualmente, o município tornou-se mais uma opção de Birdwatching.
Graças a suas áreas de preservação ambiental, com montanhas, pedras e cachoeiras, é possível encontrar pontos ideais para a observação das aves. Tanto que Gonçalves acabou se tornando uma referência para prática, trazendo eventos e reuniões dedicados ao assunto.




Há alguns anos a cidade promove a exposição “Aves de Gonçalves”, que com o auxílio do conselho de turismo local e do Clube de Observadores de Aves, traz um interessante evento nos quais são expostas fotografias feitas por praticantes do Birdwatching, bate papo entre os membros do clube e visitantes, além de passeio fotográfico pela cidade para observação das aves.




A atividade interessa tanto quem já faz parte da mesma, quanto a quem está conhecendo. Gonçalves possui muitos trechos a serem explorados, para apreciar tanto a paisagem quanto as espécies que as habitam. Atraindo assim também os moradores da região, que se interessam pelo Birdwatching e por conhecer algo novo que, mesmo próximo, estava passando despercebido.




Para chegar até Gonçalves basta dirigir pela rodovia Dutra até a altura da cidade de Taubaté, onde é feita a subida da Serra da Mantiqueira pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Então é preciso entrar para a cidade de Santo Antonio do Pinhal e seguir pela SP 50 sentido sul de Minas Gerais. Para saber maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Gonçalvesbasta acessar o site do Roteiro de Turismo.


Eu conheço muito pouco de Minas Gerais, mas depois de saber do Birdwatching em Gonçalves, fiquei interessada em conhecer. Você já tinha lido algo sobre Birdwatching? Conhece Gonçalves?



Fonte das imagens: Roteiro de Turismo
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

26 comentários:


  1. Betty,

    Nunca tinha ouvido falar do Birdwatching nem na cidade de Gonçalves... Vontade de conhecer os dois.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty!
    Meu comentário sumiu, sei lá...se duplicar, é por isso. Adorei a postagem e também nunca tinha ouvido falar...bárbaro! quem vai gostar muito é meu filho mais velho , que ama pássaros e conhece a maioria pelos nomes...bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi em outros lugares e acho uma oportunidade maravilhosa. Lindo post, fotos e informações! beijos,tuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty, não conhecia este lugar e esta apreciação da natureza, acho bem interessante também, na semana que vem estaremos em Campos do Jordão, passaremos por Taubaté, pena que a nossa viagem já está cronometrada, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Betty!
    Sou mineira mas não conheço Bento Gonçalves, adorei a sua postagem,
    fotos lindas e ótimas informações!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty!

    aaahhh eu não conhecia essa arte/atividade. Gostei, acho mega prazeroso quando visto desta forma. Afinal, apreciar e sentir a natureza não tem preço em benefícios para nós, não é mesmo?!

    E não conheço MG, um dia irei conhecer sim.

    P.S.: sobre seu comentário lá, eu também reaproveito algumas...ahuahuahua
    sou ambientalista, então também busco alternativas sustentáveis. Adorei saber que na verdade você tem é peninha do meio ambiente!

    :**

    ResponderExcluir
  7. Betty, nunca havia ouvido sobre isso, gostei mto...Obrigada por sepre trazer boas coisas para nós..beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse contato com a natureza. Relaxante e cheio de paz.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  9. Eu e meu marido somos fãs de pássaros, embora não conheçamos tão a fundo. Adorei o post!
    Beijos,

    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Que projeto lindo amei.
    Quelida não sei que perfume é este mas que me enjoou isto sim
    Ótima 4ª feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Betty dear, oi!

    Conheço a expressão 'birdwatching' e conheço Gonçalves de reportagens em TV, mas infelizmente ainda não conheço a cidade pessoalmente (sei que tem ótimas Pousadas e corredeiras para quem adora esporte de aventuras).
    Observar pássaros é algo encantador, que transcende a expressão e coloca todo apreciador muito conectado à natureza e ao Mundo Natural.
    Reforço aqui que é uma experiencia para lá de enriquecedora. Ouvir e ver pássaros na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia (minhas experiências nesses biomas) faz qualquer um refletir sobre sua responsabilidade com a fauna e com o meio Ambiente.
    Já há,inclusive, birdwatching urbano! Eu faço direto aqui em casa e onde puder mais.

    Post lindo <3 e beijos mais.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Betty!
    Nunca tinha ouvido falar nesse termo birdwatching e é interessante pessoas que viajam ao mundo justamente pra isso. Dá uma paz tão grande ouvir o canto dos pássaros
    big beijos

    ResponderExcluir
  13. oi Betty, nunca havia ouvido falar sobre birdwatching, achei interessante. Também não conheço a cidade Gonçalves-MG, fiquei curiosa e com vontade de conhecer (vou pra Campos de Jordão e São Bento daqui um mês e pelo jeito estas cidades ficam próximas). Quem sabe eu não dou uma passadinha por lá, vai depender da boa vontade do meu marido (kkk) bjk

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante Betty, pra mim que gosto muito de pássaros, natureza...seria um sonho participar de um Birdwatching. Nunca tinha ouvido falar, mas gostei muito!
    Boa tarde amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  15. Oi Betty, amei o post!
    Adoro Birdwatching, meu marido pratica e sempre o acompanhamos. Numa ocasião ficamos rodeados por dezenas de beija flores curiosos voando e parando diante de nós, como se quisessem nos conhecer…foi lindo! Já estive em Gonçalves há alguns anos. Uma cidadezinha muito acolhedora e com a natureza bem preservada. Tem muitas cachoeiras e tem um haras onde alugamos cavalos para passear pelas montanhas. É muito, muito fria! Meu filho amou a cidade, disse que um dia queria morar lá.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Oi Betty,

    não conheço e nem sabia dessa informação sobre Gonçalves, achei muito
    interessante. Observo muito as diversas espécies de pássaros que aparecem
    aqui no meu quintal. Tem amarelos, vermelhos, pica-pau, e até um azulado que
    me encanta. Acho que iria gostar muito de conhecer Gonçalves e sair junto com
    pessoas para observar essas criaturinhas maravilhosas.

    Bejim.
    qu

    ResponderExcluir
  17. Nossa Betty, que lindo, adorei, é dádiva de Deus observar todas essas maravilhas. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito de conhecer, Betty!! Amo passarinhos e temos 3 comedouros aqui em casa. Infelizmente as especies são limitadas, meus favoritos são o bonito-lindo e a saira- militar. Eu e meu filho mais velho estudamos as especies que por aqui aparecem.
    Gostaria muito de fazer bidwatching!!
    Adorei a postagem! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  19. Betty, obrigada pela partilha, eu nunca tinha ouvido falar, acho interessante, a foto de início está
    uma beleza, parabéns, beijo

    ResponderExcluir
  20. OI, Betty
    Eu já tinha ouvido falar, as apenas e projetos de pesquisa de faculdades e tal.. Mais um grupo que viaja por ai, conhecendo os pássaros, deve ser muito, muito legal!!
    Vc sempre compartilhando coisas legais e inusitadas. Valeu!!

    Mil bjokas,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  21. Ai que delícia! Eu bem queria fazer parte de um grupo desses! Que sonho a primeira imagem!

    ResponderExcluir
  22. Betty, nunca ouvi falar, que bom que dividiu conosco...deve ser divino participar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Betty,já tinha lido sobre o birdwatching e visto em filmes mas, não sabia que já tinha no Brasil.Quanto à nossa ''querida Minas'',você está perdendo por não conhecê-la bem.É uma terra acolhedora e com uma gente amável demais!!!!!!!!!!!!!Venha até BH e dali vá conhecer outros lugares.Por exemplo,a região do Lago de Furnas,moro pertinho,que é fantástica.Querendo vir,lhe dou dicas ,ok?Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Betty eu não conhecia a cidade nem sabia o nome desta atividade, mas sabia dos grupos de observação.
    Ah, eu adoraria participar de um , amo passarinhos, mas sou um pouco medrosa com o mato, rs

    bjus, boa noite

    ResponderExcluir
  25. Eu não sabia desse Birdwatching aqui tão perto de mim... que lindeza!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo