Ouvindo críticas – Transformando limão em limonada


.
Ouvindo críticas
Doniaz


Se tem uma coisa que não sei fazer é criticar alguém, ainda que a pessoa esteja precisando de uma crítica construtiva. Meu medo de magoar é maior do que a vontade de ajudar. Até hoje não encontrei ninguém que recebesse bem uma crítica, daí o meu medo procede!

Como todo mundo, eu também não gosto de ser criticada, e já recebi umas críticas bem maldosas, daquelas que a pessoa não quer ajudar nadinha, quer mesmo derrubar a gente. Sabe que até mesmo destas críticas ferinas dá para tirar coisas boas?  Toda crítica tem lá um fundinho de verdade, então orelha em pé e aproveite da maldade de seu crítico a seu favor.

Vou citar um exemplo para você entender. Eu montei este blog com todo carinho, desde o comecinho. Tenho o maior cuidado com o que eu escrevo, com as fotos que escolho e sempre que possível coloco a procedência das fotos aqui, para divulgar o fotógrafo. Um dia, uma blogueira, supostamente anônima, mas eu sei quem é, me atacou dizendo que meu blog era só um apanhado de fotos kibadas.

Claro que deu bronca, também não sou santa, né? Mas daí parei para pensar e vi que o “Gosto disto!” era um blog sem nada de especial. Era só um blog como tantos outros blogs. Foi aí que comecei a montar looks com peças nacionais. Eu sei lidar bem com programas de imagens, mas até então não tinha usado esta habilidade no blog. No momento em que usei, comecei a criar um diferencial.

Eu também colocava poucas frases no blog, escrevia muito pouco, até que um dia arrisquei e comecei a falar no blog, como estou fazendo agora, e as pessoas começaram a gostar do que eu escrevia! Mais um diferencial para o blog.

Agora estou fotografando mais e pretendo aumentar o número de fotos tiradas por mim no blog.

Hoje o “Gosto disto!” é um blog diferente dos demais blogs de moda ou de variedades femininas e eu devo muito à víbora que me atacou dizendo que era um blog de fotos kibadas.


Então aqui vão minhas dicas de como aproveitar bem uma crítica, seja ela construtiva ou não.

1. Ouviu uma crítica e não gostou, respire fundo e engula este sapo. Não revide, lembre-se que o revide não leva a lugar nenhum.

2. Dê um tempinho para a bronca passar e pense e repense no que a pessoa falou. É verdade o que ela disse? É ao menos parcialmente verdade? Por exemplo, se alguém falou que você está gorda, então suba na balança e veja se está mesmo. Se é verdade, então está na hora de começar a controlar a boca, se não é verdade talvez as roupas que você esteja usando não estejam favorecendo você.

3. Achou o ponto verdadeiro na crítica que recebeu, então reaja e comece a tomar providência. Sabe aquela história de um limão fazer uma limonada? É sua chance!

4. Você não tem ideia da sensação boa que dá quando você toma uma limonada bem geladinha na frente de quem criticou você por maldade. Lembre-se que os mafiosos estavam certos quando diziam que “vingança é um prato que se come frio”. Será que existe melhor vingança do que o sucesso?



O que aconteceu com a blogueira que quis acabar comigo? Acho que está desistindo de ser blogueira, pois seu blog está precisando ser atualizado faz tempo e eu só sei disto porque me lembrei dele, e fui pesquisar, quando comecei a escrever este post.  



Beijinho da blogueira

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

45 comentários:

  1. Tudo se resume em um uma palavra:inveja.Ter um blog como o seu,Betty,não
    é fácil e qualquer um percebe.Só pelo fato de você o manter atualizado diária
    mente,já vale.Mas o conteúdo é ótimo também!
    Parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito0 legal te ler e até "inimigos" nos ajudam a crescer,não é? Boas tuas dicas! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. oi Betty,

    adorei,
    se soubermos aproveitar as críticas só temos a melhorar...
    muito bem colocado!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O normal é a pessoa ouvir a crítica e deixar de lado. Useaseu favor.

      Excluir
  4. Querida Betuy,eu amo seu blog e seu do trabalhoq eu tens para criar um post.
    Sempre nos atualizando com o que é de melhor na atualidade da moda!
    Sobre a critíca,penso exatamente como voce,morro de medo de magoar e não critico.
    Ontem minha professora de yoga,chamoiu-me em particular e me disse:
    Aceite seu limite,quando voce o aceitar voce vai avançar..eu diferente de não gostar de criticar,eus eu aceitar a critica e reflito muito sobre ela.Lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      A reflexão leva ao crescimento. Eu preciso perder o medo de criticar qdo é para ajudar.

      Excluir
  5. Adorei!
    Você precisa escrever mais Betty, seus textos são maravilhosos e verdadeiros.
    É maravilhoso ver seu crescimento.
    Eu também ainda não aprendi a receber críticas. Quando isso acontece a primeira reação é revidar. Sou dessas. kkkk Um dia eu aprendo e tomo essa limonada bem geladinha.
    um beijo no seu coração.
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não revido, pelo contrário, fico com a orelha em pé! Sempre dá para aproveitar. Eu não escrevo mais pq nem sempre vem uma ideia boa e não quero escrever para tampar buraco. Procuro escrever aquilo que pode ser útil, que vc e as demais leitoras gostem de ler.

      Excluir
  6. Oi Betty,

    Adorei este post, gosto muito quando você faz posts mais autorais e fala de suas experiências.
    Seu blog é realmente diferente da maioria dos blogs de moda e variedades femininas, tanto que eu adoro!
    Sabe, embora eu goste de me cuidar e de estar bonita, sempre tive um certo preconceito com relação a blogs de moda e beleza, desculpe a franqueza, achava que eram superficiais e fúteis, até conhecer você e seu blog.
    Quanto às críticas, acrescentaria um detalhe: tente ver o que há por trás daquelas palavras. Inveja, medo, raiva, etc….e se conseguir identificar o sentimento da pessoa e perceber que é uma questão dela e não sua, simplesmente delete a crítica. Agora, se houver algo que puder aproveitar, ótimo, vamos fazer limonada, mousse de limão, bolo de limão e vão ficar uma delícia!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Sabe que muita gente me diz isto, que não ia nos blogs de variedades femininas pq achava fúteis e que mudaram de ideia ao ver o meu? Isto é um senhor elogio!!! Obrigada! Vc não tem ideia do quanto isto me faz bem!

      Excluir
  7. Bom dia Betty...
    Que tapinha com luva de pelica, kkkkkk, valeu por todas nós.
    Suas fotos ficaram lindas, adorei o hotel, fiquei doida pra conhecer e irei em breve...Felicidades linda,bjusss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou das fotos do hotel. Poços é lindo por inteiro e vale a visita.

      Excluir
  8. Não conheci seu blog antes, Betty. Só sei que atualmente ele é ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Great post.
    Good advice and observation, too.
    p.s. Nothing better than fresh squeezed lemonade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Betty,

    isso é um exercício, e lidar com críticas é sinal de maturidade. Temos que aprender isso é pra vida, pois em todas as áreas isso pode (e deve) acontecer!
    Beijos,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Acho que é maturidade mesmo e eu demorei para amadurecer, ser mais centrada.

      Excluir
  11. As críticas são fundamentais. São desafios que a gente necessita para a nossa construção.
    Sou dessas, que faço do limão uma limonada. E adoro criticas sejam elas construtivas e destrutivas.
    E a vida tai para provar quem nós somos.
    beijos, saudades do seu cantinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Para falar a verdade, eu não gosto de críticas, mas aprendi a não revidar e me agarrar a elas para transformar tudo em algo melhor, então, azar de quem me critica querendo me derrubar, pais aí vou eu!

      Excluir
  12. oi Betty

    A gente precisa pensar em toda critica que a gente recebe, filtrar o que é saudável e analisar.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  13. Betty darling, oi...

    Adoro ler suas crônicas e resenhas. Já te disse isso e é a mais pura verdade.
    Concordo contigo. Temos que ter maturidade para separar joio de trigo e fazer das críticas um trampolim e não um sofá (sentar e ficar ali). A isso, eu pelo menos, chamo de crescimento emocional.

    Só discordo quando crítica vira ofensa. Aí o entendimento precisa ser outro exatamente porque as nomenclaturas são díspares. Critica não vem atrelada de racismo, preconceito, ideologias, fanatismo, etnias, ódio ou vingança; vem como uma ideia para que o outro perceba fatos que não enxerga.

    Acho teu Blog único e voce é culta, inteligente e fica longe de jabás (descarto Blogs onde percebo isso) e monta looks Betty totalmente acessíveis a todas nós, nossos closet e nossos estilos.

    Beijos mais minha queridona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Longe de mim racismo e outros ismos, mas quando vejo que é uma crítica construtiva, ou mesmo invejosa, pego o lado bom e trato de aproveitar a deixa.
      Vcs andam me elogiando muito e assim eu vou ficar insuportável!!!
      :D
      Bjs, lindona, e mais uma vez: obrigada.

      Excluir
    2. Queridona, vc sabe que eu não falho minhas vindas aqui.
      Agradeço, de verdade!, o dia que me deparei com teu Blog e percebi uma pessoa bacana por trás dele e não apenas alguém que queria fazer alguma coisa para preencher tempo & espaço.

      Admirei e admiro sua luta, sua história e sua dedicação diária ao Gosto Disto. Vejo sempre nos posts temas de cultura, lazer, empreendedorismo, ética, história e beleza.
      Se eu não for te elogiar, eu seria a errada. "Ce" merece, menina. BJKs

      Excluir
  14. Betty, eu não sei criticar,mas recebo as críticas numa boa.Claro que estou falando de críticas educadas e delicadas, mas com aquelas que vem com grosseria...fico arrasada.Recebi uma vez também um comentário de uma blogueira...foi quando fiz minha primeira Tilda, segui o modelo e ela ficou pequenininha, uma blogueira fez um comentário irônico dizendo"não sabia que havia Tildas desse tamanho, de que livro vc copiou?"Fiquei triste,pois ela fazia Tildas maravilhosamente bem e eu, nunca tinha feito, estava achando a minha tão linda!Engoli em seco e nunca mais fiz nenhuma.Mas lendo o seu post, vi que poderia ter feito outras e aperfeiçoado,quem sabe um dia eu tente.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro,
      Está na hora de recomeçar ou começar sua confecção de Tildas! Espero ver muitas Tildas no seu blog.

      Excluir
  15. Betty, eu sou uma pessoa positiva ou tento ser a maioria do tempo, hahaha. Portanto escuto críticas com a cabeça aberta sim, mas ás vezes a gente não está em um bom momento quando as ouve, daí fica difícil digerir :(
    No começo do meu blog eu também fazia isso, pegava várias imagens de decoração e colocava todas num post só, os posts ficavam gigantescos, rsrs. Acho que todo mundo que começou há anos atrás, na mesma época, talvez tenha feito isso em algum momento. Mas também fui mudando e o blog mudando comigo, hoje gosto muito mais dos posts pessoais, com fotos minhas, sinto que as pessoas gostam mais também. É como você falou, cria um diferencial.
    Mas olha, que uma vez, uma blogueira conhecida veio pegar no meu pé em off, lá no facebook. Ficou incomodada quando eu postava fotos sem crédito. Nõ, não eram fotos dela. Foi meio chato e autoritário da parte dela. Me soou como amargura virtual. Mas deixei pra lá, hahaha.
    Bjs e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elza,
      Quem nunca postou um montão de fotos de uma vez nunca foi blogueira iniciante!!! Acho que todo mundo já caiu neste erro.
      Eu procuro colocar a autoria e origem das fotos, mas nem sempre dá. Agora, se alguém vier me cobrar, sem ser o autor das fotos, sou capaz de parar na hora, só de birra.

      Excluir
  16. Betty, eu adoro ver seu blog, desde a primeira vez que vez que o vi, e olha que já tem um tempinho...Este mundo é mto estranho e pode ser muito cruel com as pessoas, principalmente com pessoas que se expõe como nós.... Eu amei suas dicas, e vou guardá-las...beijos

    ResponderExcluir
  17. Olha só que engraçado, hj tava olhando sua pagina no Facebook que sigo ha algum tempo e o blog tb e tava exatamente pensando no cuidado que vc tem com eles e seu bom gosto.
    So um adendo : se alguém te chama de gorda, ainda que vc esteja gorda, isto nunca vai ser uma critica mas sempre uma ofensa. Critica seria se a pessoa dissesse" Vc esta se alimentando mal" ou "Tem que ter uma atividade física" ou coisa parecida.Bj!

    ResponderExcluir
  18. É verdade Betty, ninguém gosta de receber críticas. Ainda mais quando são críticas maldosas, feitas só para deixar a gente triste. Mas gostei da dica de avaliar o quanto de verdade tem nas críticas e trabalhar para melhorar, sempre!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Betty
    Você está certa ao afirmar que não sabemos lidar bem com as críticas, eu sou assim, e muitas vezes acho que a pessoa está certa, principalmente quando é meu marido. E por causa das mesmas já fiz limonada, mousse, bolo de limão, penso que me ajudaram a crescer e mudar para melhor, logicamente.
    Com relação ao Gosto Disto, em especial Betty Gaeta, são espetaculares, inteligentes, divertidos, antenados, você nem imagina como já me ajudou, falo isto sem intenção de te bajular, adular e afins.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs vão me deixar convencida!!! Tenho que me conter!
      :)

      Excluir
  20. Oi Betty!

    É verdade, ninguém gosta de ser criticado...e concordo que muitas vezes, dependendo de como é dita, a crítica serve de uma forma positiva. Eu tenho a péssima mania de ser muito crítica, mas tento guardar boa parte, nem tudo pode ser falado e muitas vezes nem deve. Sei que já magoei algumas pessoas falando sem pensar, então hoje tomo mais cuidado.
    E eu, é claro, não gosto de ser criticada. Mas tem algumas pessoas que eu respeito e entendo, acho que o fazem de uma forma suave e "construtiva".

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re,
      Eu sou muito crítica comigo mesma! às vezes, eu mesmo me magoo.

      Excluir
  21. Perfeito Betty, é isso mesmo. Temos que tirar proveito até mesmo das criticas que levamos. Tento fazer sempre isso. Lógico que não é nada bom escutar uma critica, mesmo sendo verdade! Dói e muito. Mas como vc disse, respire fundo e se acalmar é a melhor arma.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  22. Betty,
    Não tem como não ser criticado neste mundo, a pressão vem de todos os lados.
    A receita é saber ouvir, pensar e ser forte para continuar, sempre melhorando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Betty, eu aceito críticas, mas sei separar as maldosas e olha que blogueira sofre né? no trabalho eu ouço muito a minha coordenadora, ela fala mesmo, mas eu sei que é para me ajudar e repenso depois as minhas atitudes, acho que é maturidade, há uns 20 anos atrás eu não aceitaria tão fácil, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogueira sofre mesmo!Ficamos muito expostas!

      Excluir
  24. Olá Betty,
    tem críticas que são bem vindas, mas tem umas que nos deixa pra baixo. Já aconteceu
    muito comigo, tento tirar proveito ergo minha cabeça e bola pra frente, rsrs. Mas ser criticado
    dói é terrível!
    Adorei a foto das garrafinhas,linda e inspiradora!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  25. Oi Betty,

    adorei o papo de hoje, excelentes dicas!
    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  26. Oi Betty,

    Bem feito para a bobona invejosa, vou seguir as dicas para quando encontrar uma bocuda por ai.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  27. Ola Betty
    Adorei o post. E concordo plenamente. Hoje também estou numa onda de mudança, com o tempo , a experiência e as criticas podemos nos tornar muito melhores. Eu gosto muito do seu blog e acho que você tem muito bom gosto e faz óptimas postagens. Parabéns e continue.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Betty,
    Falando aqui de Lisboa.

    Gostei muito de seu post, como aliás é habitual. Quem me dera já ter chegado ao seu patamar de receber "na boa" criticas, pois é minha linda não sou de criticar se alguém (amigo) me pede opinião eu tento ser honesta sem magoar ... sabe aquela da amiga que já está prontinha e te pergunta : está tudo bem não está? ela já está afirmando aí não tenho coragem de a deitar abaixo. Se a pergunta é feita antes aí eu digo o que gosto e ela faz o que bm entende. Mas eu detesto criticas até porque a mior critica sou eu própria. Mas tudo vai da forma e de quem avança um destes dias queria colocar um quadro que eu amo na entrada de minha casa (hall) mas esta casa tem umas paredes de hall mínimas aí perguntei a uma amiga/vizinha : olha estou a pensar por es te quadro aqui e mostrei e ela diz-me eu punha na outra parede é maior e vai-te valorizar o quadro, aceitei e ficou realmente muito melhor, mas o outro espaço já tem em minha cabeça e em papel uma mandala que amo, marido não aprecia mas desta "temos pena" mas vou levar a minha avante . Quando me refiro a que não gosto de criticas são mais para o pessoal , aceito bem se me dizem que aquela roupa ficava melhor de outra forma, até porque estou a precisar de fazer uma dieta , aliás já estou fazendo mas está difícil. Betty importava-se se eu postasse parte de seu texto lá no face, quem sabe alguém está precisando de suas dicas.
    Sigo seu "Gosto disto" já nem sei há quanto tempo há menos tempo lá no face. Tudo de bom por aí para si e seus amados.
    da amiga Júlia

    ResponderExcluir
  29. "Que os meus inimigos vivam o suficiente para assistir às minhas vitórias!". É este o lema, também não gosto de guardar rancor, nem descer baixo para "responder" a quem não merece, mas críticas ninguém gosta de ouvir e tendo ponta de verdade ou não, se forem evitadas, evitam-se também sofrimentos desnecessários. Eu também detesto que me critiquem e não faço críticas, nem que me peçam opinião. Não gosto, não acho necessário e mesmo construtivas deixam sempre uma pontinha de tristeza. Muito interessante a perspectiva de tentar tirar algo positivo de uma crítica, além do mais, só mostra inteligência, auto estima e valor. Bom post!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo