Trocar um presente que não serviu ou que você não gostou, é certo? E outras regrinhas mais...


.
100 Layer Cake

Começou a época de dar e de receber presentes e o pior, de receber presentes errados. Quem nunca ganhou uma roupa que não serviu, um sapato que detestou a cor e outras coisinhas mais que são a maior saia justa? Pior do que ganhar o presente errado só mesmo quando você sente que deu o presente errado! Vamos conversar sobre os presentes de Natal e como se comportar diante das situações que você pode enfrentar...



1. Você precisa dar presentes para todo mundo?

Nesta época você gasta um absurdo com presentes, daí você dá conta que trabalha com “n” pessoas no escritório e todas são muito queridas. É claro que você gostaria de presentear todo mundo, mas não dá! Que tal entregar pessoalmente um carinhoso cartão de Natal para cada um de seus colegas de trabalho? É uma ideia simpática, barata e que vai demonstrar que você realmente se importa com as pessoas com quem convive.

2. Devo agradecer todos os presentes que eu ganhar?

Claro que sim! Uma notinha de agradecimento sempre é necessária e não mata ninguém! Você pode agradecer pessoalmente, ou por telefone. Pelamor ded’us, não me vá agradecer por whatsapp!
Você detestou o presente. Não faz mal, agradeça assim mesmo. O que vale é a intenção de quem deu e não o presente em si.

Quem deu o presente é uma pessoa que você não gosta e ainda por cima está na cara que esta pessoa não comprou o presente, apenas embrulhou qualquer tralha para ter o que dar. Agradeça assim mesmo, afinal você é uma garota muito bem educada, não é?

3. Pense em quem vai receber o presente e não em você que vai dar

Eu já caí muito neste erro de comprar aquilo que eu gostaria de ganhar e não aquilo que a pessoa presenteada gostaria. Pense na pessoa e não em você. Ainda que você ame hot pink, não compre aquela linda blusa nessa cor para a sua tia ruiva, pois ela não ficará bem nesta cor. Pense nas cores que ela costuma usar antes de comprar. Respeite o gosto das pessoas e não imponha o seu!

4. Presentes não são “olho por olho”

A não ser na brincadeira de Amigo Secreto, em que o preço dos presentes é estipulado previamente, não fique esperando receber um presente do mesmo valor que você deu para a pessoa. Eu sei que é meio constrangedor você dar um Louboutin para a sua irmã e receber uma chinelinha da Ipanema (nem da Havaianas!), mas faça cara de feliz e agradeça muito o mimo.

Você não comprou nadinha para sua prima de terceiro grau e ela apareceu com um presente lindo para você. Agradeça muitíssimo, não fique se desculpando, por favor!  No aniversário dela você terá oportunidade de retribuir à altura.

Você deu um presente maravilhoso para a sua best friend e ela não deu nadinha para você. Tudo bem, isto pode acontecer, ela não é obrigada a retribuir todos os presentes que você dá, mas se você sempre a presenteia e nunca ela retribui, está na hora de você se questionar se ela é mesmo a sua best friend.

Não se sinta pressionada a dar um presente caro, mesmo para alguém de quem você sabe que vai ganhar um presente caro. Limite-se as suas posses. Sua amiga é diretora executiva de uma multinacional e você sabe que o pacote vem do Shopping Iguatemi ou do Cidade Jardim. Calma, não se meta em dívidas desnecessárias, sua amiga não espera isto de você. Você sabe cozinhar bem? Que tal fazer biscoitos caseiros e embalar com todo carinho para ela. Ela vai adorar, vai sentir que você se lembrou com ela, e isto é o que importa.

5. Antes tarde do que nunca

Você esqueceu-se de comprar o presente de sua avó, ou até comprou, mas no corre-corre de final de ano acabou não entregando.

É melhor dar o presente atrasado do que não dar. Peça desculpas, sutilmente (não precisa fazer um discurso) pelo atraso.

6. Pessoas que fazem aniversário no Natal

Taí uma data que eu não gostaria de ter nascido, pois as comemorações do aniversário sempre ficam um pouco apagadas pelas comemorações do Natal. Tem um primo do meu marido que deu este azar.

Nós costumamos dar dois presentes, um pelo Natal e outro pelo aniversário, para a pessoa não se sentir prejudicada.

7. Não tenha medo de pedir uma lista de presentes para quem você vai presentear

Tem gente que a gente não convive tanto assim, embora goste muito! Se você tem dúvida do que a pessoa gostaria de ganhar, pergunte. Peça que faça uma listinha. No caso das crianças esta listinha é muito útil, pois nem todos os brinquedos são apropriados para a idade.

8. Presentes duplicados, presentes que não servem, presentes que você não gostou

Vamos dizer que você tenha ganhado uma sanduicheira e já tenha uma em uso na sua cozinha. Você não vai precisar de duas sanduicheiras, então tudo bem trocá-la por outra coisa na loja, mas se possível não deixe que a pessoa que deu o presente fique sabendo da troca.

Você ganhou uma blusa com estampa de gatos que você não gostou. Você pode embrulhar e dar de presente para a sua prima? Eu não faria isto! Primeiro, se você não gostou, por que sua prima vai gostar?  Outra coisa, presente é lembrança, mais do que o objeto em si, e quem repassa um presente está desconsiderando os dois lados, quem deu e comprou aquele presente com carinho, e quem recebeu o presente repassado, e não mereceu sequer que você escolhesse algo mais de acordo com a pessoa.

Para não ficar com a casa atulhada de tralhas, eu repasso o presente da seguinte forma, penso em alguém que sei que vai gostar daquele objeto e conto para a pessoa, pedindo discrição, que ganhei e não faz o meu estilo, se ela for usar, eu gostaria de dar para ela. Acho que é mais sincero assim.

Presente no tamanho errado é mais fácil de trocar. Neste caso você não precisa esconder do doador, mas procure trocar por algo igual ou parecido. Não vale ganhar um sapato e trocar por uma bolsa. Deixe claro que você gostou do presente e a troca é apenas para que possa realmente usar.



Você tem mais alguma regrinha sobre presentes que gostaria de citar? 


Beijinho da blogueira

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

17 comentários:

  1. Betty, vc sempre trazendo ótimas ficas, amei! Quero desejar a vc e sua família um Natal cheio de amor, alegrias, abraços, sorrisos e que Jesus esteja no coração de todos! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, Betty. Você poderia escrever para revistas femininas. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Betty!! Ganhar o que não gostou é complicado, por exemplo, decoração. Quanto à listinha de presentes, que na família fazemos entre as madrinhas para os afilhados, é interessante dar várias opções de preços, para não deixar a pessoa restrita a presentes caros. Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty, nós costumamos presentear todos da família, mas é uma lembrancinha mesmo, algo que foi penado na pessoa quando compramos e todo ano dá certo... eu ganhei uma blusa linda da Hering de amigo secreto, mas ficou grande e aí eu troquei por outra e falei para quem me presenteou, acho que não tem nada demais fazer a troca... eu não dou quase nada de decoração, a não ser que a pessoa peça pois é bem complicado... e perfume também segue este mesmo esquema... beijinhosss!!!

    ResponderExcluir
  5. oi Betty

    Natal é uma época mágica, mas tb uma época de gastos, temos sim que pensar muito bem antes de presentear os outros.
    Um Feliz Natal pra vc, com muito amor e paz.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty!
    Concordo com tudo isso. Comprei lembrancinhas para o pessoal do trabalho, tentei dar algo que fosse útil e combinasse com o estilo de cada um. Espero ter agradado.

    E ganhei mais presents de natal do que no aniversário no começo do mês. Gosto muito ^_^

    :**

    ResponderExcluir
  7. Gostei das regrinhas. Mas, quando ganho um presente e não gosto, se poder, vou trocar.
    Não dou presente para todo mundo. Para evitar isso fazemos amigo-secreto.
    E quando preciso dar algo, geralmente é um mimo. Este ano dei caixinhas com alfajours dentro.
    Bjs e ótimo Natal para vc.

    ResponderExcluir
  8. Betty dear, que post bom até para a gente replicar hihiiiiii aos amigos e familiares.

    Acabamos com essas questões no Amigo Oculto da família quando cada um teve que colocar 3 opções de lembrancinhas na lista. O coisa prática e boa de se fazer! Acabaram as dores de cabeça com tamanho, cores e o comprar. Cada qual ganha aquilo que elencou =0) e fica a surpresa, já que, foram 3 opções.

    beijos mais.

    ResponderExcluir
  9. Oi Betty,

    muito boas suas dicas! Eu posso lembrar ainda para quem pretende dar presentes que evitem coisas que precisem de tamanhos certos para quem vc não tem certeza de quanto veste. Nada mais desagradável do que dar um tamanho GG para aquela pessoa que está gordinha, lutando pra emagrecer... fica chato, né? E pior, vai que não serve? Imagine o constrangimento...
    Beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Muito úteis suas dicas. Creio que valem não somente para o natal, mas para todas as ocasiões em que ganhamos presentes.

    ResponderExcluir
  11. Minha nasceu no dia do Natal e é bem como você descreveu. Adorei as dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Excelentes dicas Betty. Hoje venho especialmente para desejar a si e a todos os seus familiares e amigos, um Natal muito Feliz e que o Novo Ano seja repleto de alegria, saúde, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  13. Aconteceu no amigo secreto amiga, a blusinha ficou grande, mas quem me tirou é totalmente desencanado, aliás tinha acabado de comprar hahahaha, fui lá e troquei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei as orientações! Menina, vc além de classuda é muito elegante!
    Bjãooooooo.

    ResponderExcluir
  15. Boas Dicasd!!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo