Os cães abandonados de Poços de Caldas


.
Annabel Chaffer



O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Albert Einstein


Quem me conhece sabe que eu adoro Poços de Caldas, mais pelo meu marido que é apaixonado pela cidade, mas realmente é uma cidade muito bonita e supostamente cuidada. Vou falar algo aqui que já deveria ter falado há algum tempo, mas sempre achei que o fato só incomodava a mim. De repente me conscientizei que o que acontece em Poços de Caldas incomoda a todos os turistas, exceto aos poços caldenses, que parecem ter se acostumado com o problema e sequer parecem notar.
A cidade é linda, limpa, segura, com gramados bem aparados, flores coloridas nas praças, uma decoração de Natal maravilhosa, mas entre tudo isto existem cães abandonados carentes por comida e por carinho. Eu sempre fico no Palace Hotel e a voz dos hospedes era geral.  Acho que não tinha ninguém que não estava compadecido com a situação dos animais. Mas pude ver que os turistas dos demais hotéis também estavam com o coração partido de ver o que acontece por lá.
Os poços caldenses resolvem o problema dos cães que estão incomodando em suas casas abandonando-os nas praças, quero pensar o melhor, que fazem isto acreditando que os cães vão ser adotados pelos turistas, pois sabem que estes ficam comovidos diante de tanta dor e abandono, só que eles não podem arcar com os problemas causados pelos donos dos cães.
Eu, por sorte não vi, mas uma turista comentou que uma cachorrinha no cio foi cercada e por mais de 20 cães abandonados na praça principal de Poços de Caldas e todos puderam assistir a um verdadeiro estupro coletivo de uma cadelinha que definhava sob o peso de cães muito maiores do que ela. As pessoas não sabiam o que fazer e muitos turistas choraram ao ver a cena triste.
Diante dos horrores dos cães abandonados em Poços de Caladas não quero ser mais uma que se cala diante do mal. Não tenho muito a fazer, mas ainda tenho este teclado em frente do meu computador que não me deixa calar. Não quero continuar a viver num mundo perigoso onde as pessoas fazem mal aos animais e outras se calam e tratam de esquecer. Meu coração não me deixa esquecer. Sei de muitos turistas que vão evitar Poços de Caldas por causa da tristeza dos cães abandonados, mas eu não quero abrir mão de uma cidade que poderia ser linda.

Já que apresentei o problema, vou apresentar as soluções. Aí vão elas:

1. Está na hora da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas fazer uma campanha de conscientização junto aos moradores para que não abandonem os seus animais. Acho que os padres e os pastores podem ajudar a sensibilizar aos fieis. Palestras em escolas também podem ser úteis. Cartazes alertando aos munícipes que abandono de animais é crime devem ser colocados nas praças para atemorizar aos infratores.

2. Está na hora da Polícia Civil agir e enquadrar os criminosos (não vou ser boazinha e continuar chamando quem abandona um animal de infrator, porque é mais do que isto) no artigo 32 da Lei 9.605/98. B.O. nestes criminosos e inquérito policial bem feitinho para que o judiciário possa processar estes FDPs (desculpe-me, estou tão revoltada que não consigo pensar em quem faz algo assim como sendo algo melhor do que um FDP, mas na verdade nem as prostitutas merecem um filho como este).

3. Que o judiciário não engavete os inquéritos por ser um crime com pena menor, mas sim aplique a lei. Melhor um desinfeliz deste na cadeia por três meses do que solto e pronto para aprontar mais uma e mais outra. Que cada criminoso seja punido e que sirva de lição para que este horror de abandono de cães deixe de ser um hábito em Poços de Caldas.

4. A Prefeitura Municipal, que já se acostumou com o abandono dos animais deve voltar a enxergar o horror e recolher os cães abandonados em um canil municipal bem montado, castrando todos os animais e encaminhando para adoção.

Sei que isso é possível porque aqui em Bauru, onde eu moro, existe o Bosque da Comunidade, local que por algum tempo foi descarte de gatos não queridos por seus donos e, num trabalho conjunto de governo e população, incluindo algumas ONGs, tais animais foram recolhidos e castrados. Quem tem a funesta idéia de abandonar um animal no Bosque da Comunidade hoje, tem que pensar duas vezes, pois existem outdoors avisando que esta prática é crime e como tal será punido.

Se a Prefeitura de Poços de Caldas alegar falta de verba para tanto, que economize nos fogos de final de ano, na decoração de Natal ou até mesmo na conservação dos jardins, mas que faça alguma coisa pelos pobres cães abandonados, antes que os turistas abandonem Poços de Caldas devido ao seu descaso quanto aos animais.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

33 comentários:

  1. Vi o mesmo problema em Passa Quatro - MG em 2013. Tive uma péssima, PÉSSIMA impressão da cidade por conta disso, e não recomendo o passeio a ninguém. Me incomodou muito mesmo não somente a quantidade de cães de rua mas o estado em que eles estavam, muito malnutridos, maltratados. Fiquei mal, não aproveitei nada da viagem. Não falta dinheiro, falta vontade. Escrevi um post no meu blog sobre isso assim que cheguei de viagem. Se for do seu interesse coloca esse adendo no seu post - pois muita gente não lê os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Isadora,
      Gostaria de ler o post sobre os cães abandonados no seu blog, mas não encontrei o link. Será que vc poderia me passar?

      Excluir
  2. Respostas
    1. É muito triste mesmo, mas pode ter solução.

      Excluir
  3. Pô, isso parece que nunca vai ter solução porque a culpa é do povo podre sem educação nenhum! Dá vergonha ver o que o povo faz! Acabei de chegar da caminhada e constatei a linha férrea desativada, virando lixão de camas, sofás e é de arrepiar. Tudo culpa desse povo mal educado, podre de preguiça. Desculpe-me! Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos numa terra sem governo! Está na hora de começar a cobrar soluções de nossas autoridades. Aqui em Bauru a linha férrea também está virando depósito de lixo.

      Excluir
  4. oi Betty,

    acho que tão cedo não vou voltar a Poços,cenas como essas que você descreveu,eu não posso ver...
    fico sem entender como existem pessoas capaz de tanta crueldade,e outras que tem a capacidade de ignorar...
    muito triste!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não consigo mais ignorar... Dói muito ver tanto descaso!

      Excluir
  5. oi Betty

    Ontem vi uma reportagem de abandono de um cachorrinho, tudo foi filmado, e a mulher que abandonou alegou que o fez pq o cachorro era da ex do marido, e todo dia ele saia para passear. Enciumada achando que ele estava tendo um caso com a ex, abandonou o bichinho.
    Foi até para delegacia.
    Agora me pergunto: precisa fazer isso?
    Pq as pessoas decidem ter animais depois não querem mais?
    Na verdade os animais deveriam ser castrados, isso já ajudaria muito.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,
      Sei de alguns casos em que os criminosos foram processados por terem sido pegos por câmeras de segurança de prédios e identificados. Dá para dar um basta, se o poder público se interessar.

      Excluir
  6. OLà Betty
    espero que logo tomem providencia,
    porque animais abandonados è um problema serio.

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Vc sabe o que fizeram com os gatos de Roma? Da primeira vez que fui para Roma, nos anos 90 eram milhares de gatos. Desta vez sumiram!

      Excluir
  7. Thanks for your post.
    And oh . . . such a great dog face!
    Love 'em.

    ResponderExcluir
  8. Este é o link para o post que escrevi sobre Passa Quatro. Mencionei os cães abandonados. http://doraquevedo.blogspot.com.br/2013/06/passa-quatro-mg-turismo-ecoturismo-e.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora,
      Ótimo post. Já deixei um comentário por lá com uma sugestão.

      Excluir
  9. Betty,
    que horror isso que está acontecendo em Poços de Caldas! Uma cidade tão linda. Mas acho que deve ser mal de todas as cidades do Brasil. O povo pegar os animais para criar e depois desiste e joga no meio da rua. Absurdo isso.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Aqui em Bauru o problema parece ter sido resolvido, e este problema de abandono parece mais intenso em cidades de turismo.

      Excluir
  10. Betty, bacana de sua parte colocar a atenção, o foco sobre um assunto tão sério, mas que fica, por vezes, somente no ambiente dos Ongs e da Causa Animal.
    Tenho a máxima e absoluta certeza que no momento que a sociedade de Poços de Caldas (desculpe-me por não saber o gentílico de lá) cobrar ao Poder Público, da Prefeitura principalmente, que algo seja efetivado, as coisas tendem a tomar novos rumos.

    Assim como voce fez aqui em seu Blog, a sociedade da cidade deve cobrar uma melhor atuação da Secretaria Municipal do que anda acontecendo (ou não acontecendo).

    Brasileiro precisa, vez por todas, começar a entender que não é apenas eleger alguém a um cargo e c'est fini. O trabalho desse político precisa ser vigiado e cobrado concomitantemente.

    Cidadania também perpassa em cuidar daqueles seres sencientes que não tem voz, vez ou Advogado de plantão. Mas que tem Direitos como qualquer outro ser vivo.

    Beijos mais e vamos ficar de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mandei este post para a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, para a Câmara, para ONGs, Centro de Zoonoses e vários jornais de lá. Espero que eu consiga algum resultado. Estou na torcida!

      Excluir
  11. Que tristeza isso Betty. Nada pior do que ver isso acontecendo com bichinhos indefesos, né? Aplaudo a sua atitude, espero que os moradores de Poços de Caldas se comovam e mudem essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esperança. Os moradores de Poços de Caldas parecem desconhecer o problema que está bem debaixo do nariz deles!

      Excluir
  12. Faz muito tempo que não vou a Poços de Caldas, uma cidade tão linda sendo cena de filme de terror, pobres cães! Digno da sua parte iniciar, de alguma forma, um protesto contra este horror! Tomara que tudo se resolva da melhor maneira possível!
    Grande beijo! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida, pois não quero riscar Poços de Caldas do meu mapa, como muitos turistas estão fazendo. Quero voltar lá e ver que o problema foi resolvido.

      Excluir
  13. Ah,Betty,não sei se isso é muito mais frequente em Poços,por ser uma cidade turista,mas isso acontece em todo lugar,infelizmente!Fico de coração partido!


    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      Aqui em Bauru, parcialmente, resolveram o problema. Os problemas se agravam se ninguém toma providências.

      Excluir
  14. Que triste, Betty!! Não sei como alguém pode abandonar um animal!! Conheço pessoas que adotaram e depois simplesmente se desfizeram dos bichinhos!! Jamais abandonaríamos nosso Nico!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb conheço gente assim. Quero acreditar que animais são anjos que Deus coloca no nosso caminho, a maneira que você os recebe e trata aqui na terra,será recebido e tratado por eles quando não tiver mais uma vida terrena.

      Excluir
  15. Nunca visitei Poços, mas já ouvi vários elogios de amigos que já foram, parece ser uma cidade muito boa, uma pena isso acontecer, e pior ainda, uma pena isso acontecer em tantas cidades pelo Brasil, me dá um aperto no coração saber que existem pessoas que abandonam cães porque simplesmente estão cansadas deles, ou por achar que dão trabalho. Eles são uns amores, são mais carinhosos que muitas pessoas ai e merecem serem bem tratados, meu medo é a prefeitura tomar uma medida errada, como uma carrocinha que maltrate (ou até mate) os animais, já ouvi falar muito disso, muitos cães não chegam até os abrigos, e muitas vezes nem existem vagas nesses abrigos... espero que a situação resolva, de uma forma que seja boa para os moradores e os animais.

    Adorei seu blog! Muito bom o post, é um alerta importante. Estou te seguindo!
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris,
      Quando disse que iria fazer um post a respeito, várias pessoas em Poços de Caldas (turistas) levantaram esta questão: se eu falasse talvez piorasse a situação. Daí eu ter mostrado o problema, mas também as soluções.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Brigadim, Dáfni. Não dá para ficar calada.

      Excluir
  17. Nossa Betty!
    Pra chamar tanta atenção deve ser uma situação caótica mesmo!

    Que legal a sua iniciativa, de usar o recurso possível que você tem para promover uma mobilização. Espero que a Prefeitura de Poços de Caldas não permita mais que isso aconteça, porque o descaso com os animais É CRIME SIM!

    :***

    ResponderExcluir
  18. parabens Betty, que post maravilhoso, mais esta situacao nao acontece so em Pocos de Caldas e em geral, eu amo os animais e so de pensar nesse caso que voce expos ja fico com os olhos cheios de lagrimas e o coracao partido, e uma pena que ainda existem animais que abandonam esses seres indefesos, pois nao deveriam ser chamados de humanos,e revoltante, mais e com iniciativas como a sua que quem sabe outras pessoas comecem a se conscientizar e um dia todos esses fieis companheiros possam ter um lar e carinho. bjs e parabens.

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo