Como comprar menos e melhor






Eu sempre disse que compro muito, compro o que não preciso, mas que nunca tinha enfiado o pé na jaca ao ponto de comprometer o meu cartão de crédito. Pois agora eu cheguei lá! Quando eu dei por mim, vi que estou com 19 itens comprados a crédito pendurados no meu cartão e pesou ao ponto de eu ter que tirar dinheiro de aplicação para cobrir o cartão de crédito para não cair no cheque especial. Então sentei e conversei com o meu marido para descobrir onde o barco está fazendo água. Em tempos de crise econômica é hora de mudar de hábitos e repensar os gastos.
Eu comprei menos bobagens este mês e para conseguir fazer isto tive que elaborar uma estratégia para comprar menos e melhor. Não quero dizer que virei a santa do consumo e mereça ser canonizada, mas descobri umas dicas aqui e resolvi adaptá-las para mim.

Se você está precisando comprar menos e melhor, talvez estas dicas sirvam para você também.


1. Você precisa realmente o que está comprando?

Antes de comprar pare para pensar. Se for uma blusa, por exemplo, você não tem nada parecido com ela no seu guarda-roupa? Vai usá-la com que?  Se você está precisando de um novo casaco de inverno, saia e compre o casaco, mas não agregue a essa compra um cachecol que não vai usar, um par de botas de uma cor estranha. Compre o necessário e só.

2. Você pode comprar por menos?

Uma voltinha no shopping Center é uma tentação. Você sempre encontra o que precisa, mas nem sempre pelo melhor preço. Eu tenho brecado um pouco as compras em lojas de shopping. Entro, experimento e antes de comprar, vou para casa e consulto na internet para ver se encontro por menos. Vamos dizer que eu quero um sapato da marca X, sei que sapatos de marcas famosas são tabelados, mas existem cupons de desconto na internet que faz com que sua compra reduza em 10% ou mais. Eu já consegui comprar usando cupons de desconto aqui na net e baixar o custo em 35%.

3. Você pode pagar?

Aqui que mora o perigo, pois com cartão de crédito e através de financiamentos sempre achamos que podemos pagar tudo, basta dividir em trocentas parcelas. Cuidado!!! Se você está querendo trocar seu carro, é mais negócio poupar este dinheiro até poder comprar, do que se jogar num financiamento absurdo. No Brasil os juros são ferozes.

4. É uma compra por impulso?

A maioria das minhas compras era por impulso. Estou aprendendo a lidar com isto da seguinte forma: gostei e quero, mas não compro na hora. Deixo para comprar dois dias depois. Se ainda estiver querendo aquela coisa depois de 48 horas, é porque realmente preciso e quero muito. Normalmente o chilique de comprar passa neste período, passa até antes.

5. Você pode conseguir de graça?

Eu nunca fiz isto, mas gostei da ideia proposta pelo artigo que inspirou este post. Vamos dizer que você está precisando de um vestido especial, pois vai ser madrinha de casamento. Você já tem um vestido, pois foi madrinha há pouco tempo, mas não vai repetir o mesmo, pois muitas pessoas o viram.  Que tal procurar sites, blogs ou grupos de troca na internet? Você pode trocar o seu vestido com uma amiga, uma parente ou mesmo na internet com alguém que esteja em situação parecida com a sua.
Isto vale também para eletrodomésticos, coloque o seu semi-novo, que não está sendo usado à disposição de quem precisa e troque por algo que a pessoa tem e você quer.


Como você faz para comprar menos e melhor? Estou aceitando dicas para viver estes tempos de crise.


Beijinho da blogueira

Imagem via tumblr, desconheço a autoria.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

37 comentários:

  1. BOM DIA, COLEGA BETTY!
    ÓTIMAS DICAS, É ISSO AÍ: QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA. :)
    CARA MOÇA...
    VENHA VER MINHA POSTAGEM NOVA. SE ENCANTE COM MAIS UMA LINDA RESTAURAÇÃO FEITA POR MINHAS HUMILDES MÃOS.
    SUA VISITA E COMENTÁRIO ME SÃO SEMPRE ESPECIAIS. VOU GOSTAR DEMAIS!
    TENHA UMA LINDA QUINTA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  2. oi Betty,

    aqui em casa adotamos uma medida que tem se mostrado eficaz:
    o cartão de crédito somente para emergência,
    compramos somente a vista,além de podermos ganhar descontos surpreendentes nos faz pensar se precisamos realmente,ou é melhor ter aquela sobra de dinheiro na mão...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô,
      Eu não tenho conseguido descontos comprando à vista. As empresas parecem fazer de tudo para jogar a gente no cartão de crédito!

      Excluir
  3. Excelente post, Betty! Eu também sou compradeira mas sempre me planejo para gastar o que eu posso, sem me endividar.
    Sei que é uma dica difícil para muitas pessoas mas eu tenho uma que eu acho muito importante: não parcelar compras no cartão.
    Deixe para comprar quando estiver com o dinheiro e pague de uma vez, de preferência barganhando desconto. Eu sei que é difícil mas eu tive que me acostumar com isso pois sempre fui autônoma então tinha mês que eu tinha dinheiro e mês que não tinha...

    Beijos,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Eu caí no canto de serei do cartão, aquela história de pontos. Comprei uma m´quina de costura só com os pontos. Tem gente que consegue viajar só com os pontos do cartão de crédito e foi nesta que pisei na jaca.
      Agora só a vista. Chega de pontos! Chega de cartão de crédito!

      Excluir
  4. Bom dia querida Betty!
    Aprendi muito com a vida e nesse tempo de crise o melhor é economizar.
    Quando eu compro é só a vista cartão de crédito só se for p/ uma emergência e
    espero não usá-lo.


    Beijinhos e sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre deixei as aplicações para emergências, mas cheguei num ponto que as aplicações estão cobrindo dívidas dos cartões de crédito.

      Excluir
  5. Muito bom teu post! Temos que comprar, pensando, não por impulsos! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty, eu já enfiei o pé na jaca também, mas depois que fiquei meses sem comprar nada eu aprendi a me controlar, não compro por impulso, penso bem antes de fazer qualquer compra e andei comprando algumas promoções pela internet que valeram a pena... e nesta época meio inverta da economia do país é bom economizar mesmo... um super beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as promoções do ano passado foram boas, deste ano serão ótimas, pois as lojas não estão conseguindo vender nada. Vamos ter que saber esperar pelas promoções. Estou aprendendo a comprar nas épocas certas também.

      Excluir
  7. POis é, por isso e por outras que aderi a essas dicas a algum tempo.
    Bom feriado e bom fim de Semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty
    Nestes tempos difíceis que estamos vivendo temos que aprender a controlar nossos impulsos
    Já faz um bom tempo que deixar de usar o cartão de crédito. Só compro à vista. Se não tenho o dinheiro é porque não podia mesmo comprar naquele momento
    Beijos e bom feriado

    ResponderExcluir
  9. oi Betty

    Se a gente usa compras para satisfazer carências sabemos o grande impacto que haverá.
    Portanto sempre é bom pensar antes de gastar.
    Gastar é bom demais, mas tb pode ser prejudicial se vc não conseguir frear.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,
      Em épocas de carência, tb compro, mas a verdade é que tenho prazer em comprar em qualquer época, até mesmo nas épocas de calmaria.

      Excluir
  10. Oii Betty!
    Que dicas valiosas! fiquei com vontade de anotá-las e colar na porta do meu guarda roupa rs...
    até que eu não sou muito de comprar por impulso, mas dias atrás acabei vacilando :-( o tal cartão de crédito faz a gente pensar que o dinheiro tá sobrando (até a fatura chegar né?)
    bjs
    Té mais!

    www.detalhesquevejo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia,
      Agora estou me controlando e bem, mas houve um tempo que 80% das minhas comprasw eram por impulso. Até acertava, às vezes, mas em outras... bem, muitas vezes coloquei roupas com etiquetas no s meus desapegos, sem uso nenhum.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Betty!
    adorei o post! Tem muitas coisas aí que consigo implementar em minha vida...e outras que ainda lutam contra mim.

    Eu até fiz um post lá no blog a respeito de como me control. Principalmente, é questão de foco.

    Tenho três cartões de crédito mas só uso dois. Vou cancelar um deles em breve, um dos que uso pois o limite é alto. Além disso, eu não saio com a carteira cheia de cartões que não vou usar, ou que não devo usar. Só levo comigo o cartão da conta corrente se estiver sem dinheiro vivo e precisar usá-lo numa emergência ou imprevisto, ou, coloco uma pequena quantia de dinheiro na carteira para não passer qualquer sufoco na rua.

    Mas isso porque tenho foco na compra do meu imóvel. De que me adiantaria sonhar, lutar e brigar tanto com a vida se eu não disciplinasse meus gastos?

    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Eu vi este post no seu blog e gostei muito. Eu não saio com dinheiro algum na carteira, só cartões.
      Bjs

      Excluir
  12. Dicas de ouro! Eu faço muito isso de não comprar e ir pra casa esperar pra ver se passa (ou desligar o pc quando a compra é online). Geralmente funciona. Outra coisa que faço é esperar promoções realmente boas, e no caso das roupas japonesas que uso, procuro muito em sites que vendem second hand :D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Betty! Quando vejo algo (numa vitrine) que gostaria de comprar, me comprometo a só fazer a compra depois de ter namorado o produto por três dias. Em geral, a vontade passa. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí que tenho feito atualmente. Geralmente a vontade passa, não passa?

      Excluir
  14. Oi Betty adorei as considerações menina eu mesmo vivo pendura srsrsr nossa tenho que ser mais controlada srsr .

    ResponderExcluir
  15. Oi Betty, eu me previno dos impulsos deixando o cartão de crédito em casa. Nunca ando com ele. Se eu encontrar algo que realmente precise ou deseje, então volto outro dia com o cartão para comprar.
    Mas tem coisas que às vezes furam meus bloqueios: os livros e coisas cheirosas tipo óleos essenciais, por exemplo.
    Quando dou por mim, já foi...
    Bom feriado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Eu só ando com cartão, nunca com dinheiro, pois assim não compro "comidinhas perigosas", os tais porcaritos. Qdo tinha $ na bolsa era um docinho aqui, um cafézinho ali...

      Excluir
  16. õlá Betty,saudades ,a um bom tempo que não comento ,mas sempre gosto de ver as amigas mesmo sem elas saberem rsrsrsrs bom agora estou voltando ,adoro blogar pra mi m é meu diario vittal ,mas andava desanimada de fazer postagens,problemas da vida do dia a dia .
    gostei muito desta postagem,sou consumista ,não nego ,o pior é comprar e guardar no armário ,até mesmo esquecer que comprou ,isto já me aconteceu ,principalmente estes dois ultimos anos ,e tenho mais problema ,quando entro na TPM,NÃO Á RIVOTRIL QUE TiRA MINHA ANSIEDADE ,tudo quero ,tudo é lindo ,uma alegria momentanea ,depois acaba aquela adrenalina ,os cartões começam a chegar ,é um sufoco ,estes dois ultimos meses estou me segurando ,como andamos melhorando um pouco o sobrado ,gastei o que podia e mais um pouco ,para não comprar prefiro não sair principalmente shopping,porém compro bastante na net ,onde foi minhas ultimas compras ,concordo com você têm muita coisa mais barata ,mas precisa pesquisar ,as vezes o frete não compensa a compra ,é isto ,não estamos em tempo de compras os juros subiram muito ,melhor é poupar ,mas também não estou confiando em bancos para economias ,este governo de hoje não é mais confiavél ,vai que dar uma de presidente collor e rouba toda economia dos brasileiros como já aconteceu ,vi muita gente chorar principalmente os mais humildes com suas poupanças roubadas .exelente seu pos de hoje ,bom feriada e meu carinho ........meireandakk(blog meu cantinho no sobrado) bjkzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire,
      Eu sempre pesquiso o frete e hj tem muitos sites com frete free.
      Tb já comprei e esqueci no armário, mas quero corrigir isto. Nunca mais quero vr meu armário lotado de coisas que não uso ou uso apenas uma vez.
      Que bom que vc voltou.

      Excluir
  17. Oi Betty,
    Não é fácil, a gente vê tanta coisa linda pra comprar kkk. Uma época abusei demais nas compras e aprendi bastante. E não repito o abuso de jeito nenhum. Hoje antes de comprar penso muitooo. Com o curso de corte/costura já faço algumas peças desejadas além do método de customização. Ameniza o desejo de sair comprando tudo que se vê.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou aprendendo a costurar, mas para mim parece que arrumei só mais uma maneira de gastar, embora esteja adorando.

      Excluir
  18. oi betty, gostei mt das dicas! a gente acaba comprando MUITO desnecessariamente, nao sabe nem o q tem direito no guarda roupa e acaba usando sempre as msms coisas; devemos urgentemente aprender a fazer compras mais conscientes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse muito, pois eu acabo usando sempre as mesmas coisas tendo um guarda-roupa cheio. Tem um estudo sobre a porcentagem do guarda-roupa que a gente realmente usa, e sei que é bem pequena, mas não me lembro quanto.

      Excluir
  19. Oi Betty
    Dicas muito boas, - raramente compro por impulso, roupas, bolsas, sapatos; contudo, objetos e acessórios para casa, às vezes compro sem pensar, na loja tá lindo, tem todo um layout bacana, fico empolgada, mas quando chego em casa, não dá certo, não me agrada, não combina com os outros objetos, é uma tragédia. Preciso melhorar neste quesito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mais contida com coisas de casa, mas algumas vezes não resisto, pois brilham nas vitrines.

      Excluir
  20. Oi Betty,
    Sou bem controlada com gastos. Não uso cartão e nem cheque. Pago só com dinheiro e mesmo assim só quando preciso

    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo eu crescer quero ser como vc, mas por enquanto estou treinando.

      Excluir
  21. Oi Betty já fiz posts no Brasil do be dandy divas úteis sobre como saber comprar e compactuo contigo estas dicas. Meu maior trunfo é não me deixar levar por impulso, Penso, reflito muito e quando vou ao shopping tenho no meu blog de notas aquelas peças que realmente preciso, ou seja, focar sempre no que se precisa e não no que se quer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá minha querida Betty!
    Amei as dicas, de vez em quando, a gente passa dos limites, né!?
    Layla da Fonseca | Coisa de Menina

    ResponderExcluir
  23. Isso é uma nova aprendizagem pra mim, fiquei seis meses sem comprar nada, mas bastou rer um dindim extea que o cartao ja ta funcionando. Bjs

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo