Como ser uma pessoa criativa e Resultado do sorteio de 5 anos de blog


.



Este post nasceu de um bate-papo via facebook com uma das seguidoras do blog, pois ela me perguntou como eu fazia para ter um blog com conteúdo e sempre ter assunto novo todos os dias. Já tinham me perguntado isto antes, sobre como eu arrumava tanto assunto. Como eu sou maníaca por listas, tratei de parar para pensar e listar de onde vem minha criatividade.
Talvez minhas dicas possam ajudar você a ser criativa também, e criatividade não serve apenas para blogar, mas sim para tudo que você fizer na vida.


1.  Faça listas

Você nestas alturas já notou que eu adoro listas. Eu faço listas de tudo, e não só aqui no blog, mas na minha vidinha também: lista do que eu tenho que fazer na próxima semana, lista de assuntos para o blog, lista do que eu gostei numa determinada coleção de um estilista, listas e mais listas.
Listar as coisas ajuda a pensar, a ordenar os pensamentos.

2. Leve um caderno com você aonde for

Eu tenho uma agenda na qual eu anoto não apenas o que eu tenho que fazer, mas também as idéias que tenho durante o dia. Se tenho uma ideia, já corro para anotar, pois idéias fogem de maneira muito rápida e você pode perder uma ideia boa em questão de segundos.
Também anoto frases que li e gostei. Algumas frases dos posts de sábado nascem daí.

3. Tente a escrita livre 

Se você começar a montar um post ou escrever um e-mail, faça sem se preocupar com os erros de digitação, erros de gramática e até mesmo com o sentido. Escreva livremente, e só depois corrija e dê a forma final. Se você ficar se preocupando com a forma perderá a fluência e fluência não se aprende na escola, aproveite quando ela está presente.

4. Comece a trabalhar mesmo sem ter uma boa ideia

É a tal da história: O passarinho é feliz por que canta ou canta por que é feliz? Se você começar, a criatividade virá. Nem sempre a primeira idéia é a melhor, mas depois que você começar, as idéias irão se suceder.

5. Faça pausas

Se você não está conseguindo fazer algo, dê um break. Vá tomar um café, medite na geladeira, mas só curtindo a luz e o geladinho, sem comer nada. Às vezes não adianta forçar. Dê uma paradinha que a criatividade virá.

6. Obtenha feedback

Se você tiver conhecimento tudo vai ficar mais fácil.
Eu não tenho conhecimento formal sobre moda, mas leio a Vogue mensalmente de capa a capa, além de uma ou duas revistas de moda cujos assuntos de capa me interessaram.
Não perco o lançamento de livros sobre moda e estilo. Quem quer falar de algo, tem que saber do que está falando.
Outra coisa, eu lido muito bem com imagens, então quando sento para criar um post, já tenho meio caminho andado quando abro o programa de imagens. Imagine se eu não tivesse conhecimento para lidar com o photoshop? Eu ficaria patinando com as ferramentas e não chegaria ao final do post.
Então, feedback é tudo!

7. Colabore

Quando você ensina algo a alguém, de certa forma está aprendendo. Eu não sou uma boa professora, quero que a pessoa aprenda na hora, então procuro colaborar como eu posso: divulgando os trabalhos das amigas blogueiras.
Na medida em que eu presto atenção no que uma blogueira está fazendo e resolvo divulgar, o prestar atenção já me ensinou muito.

8. Não desista

Se você quer fazer algo e a criatividade estiver falhando, continue tentando, pois ela virá. Desistindo é que você nunca vai chegar lá.

9. Pratique

Para escrever bem, você tem que primeiro escrever. Para fotografar bem, você tem que primeiro fotografar. A perfeição vem com a prática.

10. Permita-se errar

Errou? Não desista, corrija e vá em frente. Errar faz parte do processo de criar. Quem não erra não cria.

11. Assuma riscos

Assumir riscos é sair da zona de conforto e a criatividade só existe fora da zona de conforto. Quando eu disse para o meu marido e minha filha que iria falar sobre aborto no blog, os dois foram da opinião de que eu iria mexer em vespeiro, e foi isto mesmo, mas eu arrisquei e toda a minha adrenalina foi colocada no post sobre aborto, porque eu sabia que era o certo a fazer, ainda que nem todos concordassem com o meu posicionamento.
Criatividade não existe para quem fica em cima do muro.

12. Quebre as regras

A gente passa a vida seguindo as regras que nos impõem e nem se dá conta disto, mas a criatividade está além das regras. Enquanto você seguir as regras sem se questionar sobre o que está fazendo, não será criativa, mas sim medíocre. Quando falo em medíocre, não vai nenhuma crítica aí, falo em medíocre dizendo que você vai ficar na média e a média não é criativa.

13. Não force

Tem gente que cisma com algo e mesmo que esteja na cara que não vai conseguir, fica forçando.
Tem uma frase de Einstein da qual eu gosto muito: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
Se não está dando certo, arrume outra maneira para fazer, mas não force, não bata na mesma tecla.

14. Pare de tentar chegar à perfeição

Isto é um bocado duro para mim, pois eu sou perfeccionista. Deixei de fazer muitas coisas na vida por achar que o que fazia não estava bom o suficiente. Já desmanchei uma blusa de tricô todinha porque descobri que tinha um ponto errado numa lateral e depois não tive coragem de recomeçar a tal blusa.
Tenho recitado para mim como um mantra: Você não precisa ser perfeita.
Depois de aceitar as pequenas falhas, meu trabalho começou a fluir melhor.

15. Divirta-se

Cada post para mim é uma alegria, um divertimento. Como eu me divirto postando, então sempre tenho um prazer imenso de postar.  O que a gente faz com alegria, faz melhor e fica bem mais fácil de fazer.


Você se considera uma pessoa criativa? Tem algo que faça para a sua criatividade vir a tona? 


Quem ganhou o sorteio foi : Naíze Liliane Setti.
Já encaminhei um e-mail para a vencedora e estou aguardado contato.
Parabéns Naíze Liliane!!!



Imagem via tumblr, desconheço a autoria.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

32 comentários:

  1. Betty, suas dicas são valiosas! Você é sempre generosa e acho que isso também reflete no blog! Também tenho um caderninho que carrego comigo sempre, anoto as ideias sempre. Quando estamos nos divertindo, as coisas fluem e uma ideia puxa a outra. Eu também me divirto demais com meu blog. É um canal para essa criatividade toda que está aqui dentro e também um impulso para continuar criando.
    Linda Páscoa pra você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Betty! Menina, amei o post! Hoje aprendi mais um pouquinho sobre a arte de blogar, amei as dicas, super valiosas para pessoas inexperiente assim como eu!
    Desejo um lindo dia e uma feliz e abençoada páscoa junto a sua família! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Betty, é sempre muito bom aprender cada vez mais, obrigado pelas dicas! Pena que não ganhei o sorteio... rsrsrsss... beijos!!

    http://lindamodafashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty, eu acredito que sou uma pessoa criativa, rsrsrs minha mente funciona muito rápido e meu marido me fala sempre que não consegue me acompanhar... amei as dicas e acho que estou no caminho certo... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Betty!
    Identifico-me plenamente com a sua "aula"!
    Posto quase diariamente e - tantas vezes!!! - olho para o teclado sem ter ideia sobre o que vou escrever. Não querendo parecer presunçosa, creio que é o desfio da página em branco de que falam os escritores.
    Sucesso para você, que bem merece.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o seu post. Assim como vc, eu também faço listas de tudo, carrego uma agenda pequena onde anoto o que me vem à cabeça e que possa nascer daí um post para o blog, também não tenho formação em moda, mas sou curiosa, gosto do assunto, tenho bom gosto e estudo muito e a vontade de compartilhar é muito interessante porque de certa forma, o blog não é só moda, é comportamento e muitas vezes estamos ajudando muitas pessoas e isso é o que me motiva. Parabéns Betty pelo Gosto Disso e que venha muitos e muitos posts novos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi Betty

    Para ter criatividade a gente precisa buscar paz interior, e é engraçado qdo uma coisa vem sempre traz mais com ela rs...
    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,
      As vezes, em épocas de turbulência, eu criei mais, muito mais! Este blog nasceu de um câncer de mama e da Doença de Alzheimer de minha mãe.

      Excluir
  8. Ótimas dicas! Realmente são todas muito valiosas..
    Cada item que você colocou foi muito bem detalhado, adorei!
    Um beeijo

    http://dicasparatodas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Betty
    Sim,eu me considero criativa !
    Amo uma listinha e faço assim também,escrevo todos os projetos,dentro e fora de mim!
    Uma coisa que aprendi muito depois do acidente é respeitar meu limite,otimas dicas,lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  10. oi, Betty!

    Eu nunca levo um caderninho, e quando levo, nunca abro para anotar as ideias. Resultado: ja perdi muitas que poderiam ter me ajudado nas minhas pesquisas. Preciso aprender a "criar habitos". bjo

    ResponderExcluir
  11. Betty,
    Adorei o seu post. Eu tento me divertir fazendo os meus posts. E ainda não consigo fazer sob pressão, por obrigação. Faço quando tenho vontade. E essa de anotar, faço isso no celular, pois não tenho um caderninho para anotar as ideias que vão surgindo.
    Boas dicas
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty, adorei as dicas!
    Parabéns pelo blog e também à feliz ganhadora do sorteio.
    Bjs e uma Feliz Páscoa pra você e sua família

    ResponderExcluir
  13. Betty queridona, as dicas são tão, tão assertivas. É bem por aí.

    Beijos mais já de Páscoa.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ótimo post, adorei as dicas!!!
    Eu sou igual a VC, faço lista de tudoooooo!!
    Meu marido fica louco...mas é o jeito que eu consigo me organizar e me senti segura, kkkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  15. Oi Betty!
    que maravilha de post!
    Eu não sou nadinha criativa, e quando estou sem inspiração prefiro nem passer lá no blog...muitas vezes quero fazer um desabafo, mas aí não publico...porque não vale a pena lter uma blogueira que só sabe reclamar da vida.

    Enfim...
    Parabéns à vencedora do sorteio!! *\o/*
    :**

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh eu amo estar aqui, vc é muito criativa mesmo....Adorei o post....Eu não me acho tão criativa assim, mas até que tento...rs beijos

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Betty, eu também adoro listas. Elas me ajudam a me organizar e o mais importante, realizar todas as coisinhas que me disponho á fazer :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post Betty, as tuas dicas são importantíssimas!
    Me considero uma pessoa bem criativa, e faço os 2 primeiros itens da tua lista. Adorei o as dicas do terceiro, vai me ajudar bastante amiga.
    Parabéns a vencedora!
    bjus!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Betty!
    Adoro suas dicas, aprendo muito com vc!


    Bjs e sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
  20. Todas essas dicas sobre blog são muita válidas, eu sempre levo minha agenda para anotar as ideias que eu tenho para postagens do blog ou novos contos para o meu livro.

    ResponderExcluir
  21. LInda !! adorei suas dicas :) muito obrigada colocarei em pratica .

    ResponderExcluir
  22. *-*
    Ótimas dicassss!
    Amo fazer listas e levar caderninhos comigo heheeh

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  23. Olha Betty, não me considero uma pessoa criativa, contudo, nos últimos tempos tenho tentado desenvolver isto, pesquisando, vendo experiências de outros e focado mais no que está ao meu alcance, sei das muitas limitações que tenho.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Ótimo Texto. Ideias maravilhosas.

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas!!! Também adoro fazer listas para tudo na vida! :)

    ResponderExcluir
  26. Ola bom dia! amei as dicas, essa de levar o caderninho para onde for para anotar então é d+, por que muitas vezes já tive ideias que depois escapuliram, então amei as dicas, e parabéns para vencedora!!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Betty, adorei as dicas! Eu tbm anoto tudo, tenho um caderninho para cada blog e tbm faço anotações no bloco de notas do celular, fora isso, leio e pesquiso bastante principalmente sobre culinária, qdo alguém me pergunta algo que não sei, vou em busca da resposta e estas vem sempre com mts detalhes, sou péssima em resumos, rs.
    Parabéns a vencedora!

    Bjs e um ótimo dia! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  28. Meus parabéns à ganhadora!

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas, vão me ser muito úteis.
    Obrigada e assim que chegar lhe envio fotos.
    Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo