Milão: A Capital da Moda Italiana



Milão: A Capital da Moda Italiana


Este ano não deu para viajar, pois minha saúde pegou pesado comigo, como você já sabe, ainda estou vivendo um pós-cirúrgico bem chatinho, mas em 2016 estou querendo voltar para a Itália e escolhi Milão para falar um pouquinho da cidade para você. Tenho certeza que você vai amar Milão, pois Milão é a cidade da moda italiana.
Milão não é tão conhecida pela sua história, nem seus monumentos e pontos turísticos, embora tenha referências muito bacanas como majestosa catedral, o palácio da família Sforza, ou o famoso teatro Alla Scala. 
Em matéria de arte, não deixe de ver “A Santa Ceia”, de Leonardo Da Vinci, que é um mural pintado no refeitório do Convento Dominicano, na Igreja de Santa Maria delle Grazie, mas compre os ingressos antecipadamente; depois do livro “O Código Da Vinci”, o local ficou bem concorrido.


Milão: A Capital da Moda Italiana


O  forte mesmo é a moda.
Comece pelo Retângulo Dourado (Quadrilátero d'Oro) que é a zona mais chic para fazer compras. Localizado no centro de Milão, onde se encontram as lojas das melhores marcas e os estilistas mais prestigiados. As principais ruas do bairro são a Via della Spiga, a Via Montenapoleone, a Via Sant’Andrea, e a Via Manzoni.  É neste local que se encontram as principais lojas da Prada, Armani, Dolce & Gabbana, Cavalli, Missoni, Trussardi, Chanel, Versace, Moschino, Hermes, Louis Vuitton, Valentino, Ralph Lauren e Byblos, só para citar alguns exemplos. Uma sugestão: almoce no restaurante japonês que se encontra dentro da enorme loja do Armani, na Via Manzoni, puro charme.



Milão: A Capital da Moda Italiana


Se desejar uma alternativa ao Retângulo Dourado, então vá pelas ruas da Galleria Vittorio Emanuele, que pode ser considerado o mais antigo shopping do mundo. Esta galeria, construída entre 1865 e 1877 dentro do estilo Art Nouveau, está repleta de boutiques de pequenas marcas de família e lojas de designers em crescimento.



Milão: A Capital da Moda Italiana


Uma história: durante 20 anos existiu nesta galeria um McDonalds. Mas em 2012 a gerência do espaço ­ que é propriedade da cidade de Milão ­ se recusou a renovar o contrato de arrendamento, procurando elevar o nível do comércio por ali. A Prada ocupou o espaço, mas a empresa norte-americana ficou furiosa e processou a cidade em 24 milhões de Euros, depois de oferecer refeições gratuitas aos seus últimos cinco mil clientes. No fim tudo acabou em bem. A cidade encontrou um espaço alternativo para o McDonalds, que retirou o processo judicial.



Milão: A Capital da Moda Italiana


Também existem museus de moda. Em Milão encontrará o Palazzo Morando, propriedade de famílias nobres da cidade, até 1945, quando a condessa Lydia Caprara Morando Bolognin doou à cidade. Em 2010 o departamento de trajes do museu do palácio Sforza foi transferido para aqui e reunido com a coleção do Museu de Milão, criando uma exposição muito chic. Para além das exibições permanentes há sempre algo de novo acontecendo. Até agosto, por exemplo, esteve aberto ao público o espaço "Fashion as Social Energy".



Milão: A Capital da Moda Italiana


O Armani Silos é o museu privado de Giorgio Armani. Fica na zona de Tortona, e, claro, é dedicado às criações Armani. Cerca de 600 dos seus trabalhos, desenhados nos últimos quarenta anos, podem ser admirados ao longo dos quatro pisos do edifício, que ocupam um total de 4500 metros quadrados.



Milão: A Capital da Moda Italiana


E um segredo bem guardado? O bairro de Brera. Não tão famoso como o Retângulo Dourado ou Galleria Vittorio Emanuele, esta zona da cidade tornou-­se o coração da Milão das artes e dos criadores. Apesar de não hospedar o número de grandes marcas, lá se encontra a principal loja de Calligaris ou os joelheiros de alta classe como Manfredi, Argenteria Dabbene, a loja de acessórios de Angela Caputi Giuggiù ou o paraíso dos acessórios em couro de Giòsa Milano. Na boutique Luisa Beccaria, poderá encontrar por lá Angelina Jolie ou Nicole Kidman, que sempre usam as maravilhas confeccionadas em seda que são desenhadas neste espaço. Se você conhece alguém que faça ballet, então poderá comprar sapatilhas de dança, produzidas neste bairro pela família Spelta desde 1957. Há muito mais, mas o melhor será explorar e descobrir, se deixar surpreender pelas maravilhas que se ocultam neste bairro.
Existem tours temáticas que você poderá fazer em Milão. Por exemplo, a Milan Fashion Tour custa cerca de 60 Eur., dura duas horas e meia e, todos os sábados, a partir das três da tarde, promete colocar a visitante em contato com o mundo real do famoso retângulo dourado.
Para chegar a Milão poderá encontrar os vôos pelos melhores preços na rumbo. Quanto à hospedagem, não precisa se preocupar. Milão é uma cidade grande que oferece inúmeras opções de hospedagem, para todos os gostos e todos os bolsos.
Melhor época para ir? Primavera. O Inverno em Milão pode ser muito rigoroso, e o Verão terrivelmente quente.




Beijinho da blogueira

Imagens: 1- Cruzamundos, 2- Italia, 5- Leak & Teap, 6- Armani Silos foto divulgação; 7- Calligaris.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

20 comentários:

  1. Um lindo registro Betty. Feliz dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Show de imagens cidade maravilhosa
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Betty my dear... Espero, fervorosamente, que nos esbarremos lá. Quem sabe não dou essa sorte?!
    Adorei o post (e eu desconhecia a história da lanchonete do palhaço).
    beijos mais.

    ResponderExcluir
  4. Hello, Betty!
    Bela postagem, gostei muito das fotos e do seu relato, obrigada
    por compartilhar conosco!

    Bjs, sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
  5. Show, Betty! Você conhece e sabe e o mais bacana você partilha! Abração e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty, muito legal estas dicas... nossos planos incluem uma viagem pela Europa daqui uns 5 anos, só eu e o maridão, rsrsrs as dicas já foram anotadas... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  7. Everything is grand in this great city . . . the cathedral, the galleria, and especially the shopping.
    You are in "your element", for sure.
    xo

    ResponderExcluir
  8. Adorei as imagens, muito principalmente porque já estive nesses locais maravilhosos.
    Essa galeria Vittorio Emanuele é o must.
    Bjs, Betty.

    ResponderExcluir
  9. Betty também amei Milão, fomos para lá em 2013 e foi uma viagem sensacional, onde estendemos para o resto da Itália. É uma cidade que respira arte, cultura e moda. Faz parte daquele circuito que tem que se voltar sempre. É se oportunizar e se reciclar. Bjs
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir
  10. Oi minha quelida, espero que esteja melhor e ótima.
    Já viajei muito ,mas o lugar que menos gostei foi a Italia e lá fui por 5 vezes.
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 5ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Bacana demais, Betty, ótimas e preciosas informações e dicas.
    Estive próximo a Milão, na minha viagem do ano passado, Lago de Como, fica só uma hora de distância, mas não deu tempo de ir lá.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  12. Que bacana Betty!
    Não conheço Milão e está na minha lista de desejos; agora o desejo ficou mais forte ainda. Belas imagens e texto sedutor...bjs

    ResponderExcluir
  13. Ai... me deu vontade de conhecer. Preciso conhecer a Itália, conhecer as minhas origens.
    Belas fotos, Betty.
    bjk

    ResponderExcluir
  14. Um lugar realmente imperdível para quem ama moda! Adorei os seus destaques Betty ~ fiquei chocada com a história do McDonald's, que loucura!

    ResponderExcluir
  15. Lindo Betty, outra cultura, outros costumes, tentando manter a qualidade, mas é difícil!
    A modernização é agressiva, vai entrando devagar, quando menos se espera, já está instalada.
    Deve ser maravilhoso para você, que é antenada em moda, estar nessa cidade, 2016 já está aí, para matar a saudade e ficar por dentro das novidades...
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  16. Um luxo só! Essa é mesmo a capital da moda;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Milão foi a primeira cidade da Europa que meu amor me levou .Encantadora! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Milão é tão lindaaa! Queria ter ficado mais tempo lá quando visitei!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  19. Oi Betty, alguma dica de onde comer?

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo