Cinco coisas para parar de acumular


Acumuladores compulsivos


Não sou uma acumuladora compulsiva, mas meu marido é e, apesar de morarmos em uma casa grande, às vezes parece pequena devido às coisas acumuladas.

Eu não sou de acumular muitas coisas porque me desapego com relativa facilidade, pois me sinto menos culpada quando dou uma limpa nos armários e sapateira, mas ainda assim têm algumas coisas que se a gente não cuidar, começam a acumular em qualquer casa.

Veja as cinco coisas que você deve parar de acumular:

1. Caixas

Eu tenho por hábito jogar fora todas as embalagens dos produtos que compro, mas o meu marido guarda todas. Eu já entreguei que ele é um acumulador. Mas quem nunca guardou ou guarda aquela caixa linda de um presente que ganhou? Agora me conte: o que você pretende fazer com ela?

Na verdade guardamos caixas de presente porque achamos bonitas e também porque achamos que poderá aparecer uma chance de embalar algum presente com elas. Esqueça, jogue fora! A caixa vai fazer feliz um catador de recicláveis e vai abrir um bom espaço na sua casa. Quando precisar embalar um presente, compre uma caixa nova. Sabia que caixas de presente não custam tão caro assim?

2. Revistas

Tenho amigas que colecionam revistas e mais revistas de moda, decoração e viagens, e sequer as abrem para reler. Se você vier na minha casa e gostar de alguma revista, fique à vontade, pode levar, é toda sua. Minha filha e minhas amigas levam as revistas que gostam e eu adoro doar. De tempos em tempos ponho fora um monte de revistas e os catadores de recicláveis fazem a festa.

Se você gostou de um artigo, então tire e guarde aquela página em uma pasta com plástico e doe as suas revistas. Você vai se sentir mais leve quando deixar de acumular revistas que nunca vai reler.

3.  Sacolas de papel de lojas e sacolas de plástico de supermercado

Eu estou com um monte de sacolas de lojas, pois a funcionária de casa acha elas lindas e não tem coragem de jogar fora, para piorar, ela me convenceu que podem ser úteis! Acho que ter uma meia dúzia de sacolas de papel guardadas pode até ter certa utilidade, mas, mais do que isto, é puro acumulo de coisas desnecessárias.

Não faça como eu e se livre das sacolas de papel. Ponha um pouco de juízo na sua cabeça e veja que elas não vão ter nenhuma utilidade.

Aqui no Brasil não vingou a lei que proibia sacolas de plástico nos supermercados, e eu confesso que torci para que não desse certo, pois uso estas sacolinhas de supermercado para colocar lixo. Quando suspenderam as sacolas plásticas dos supermercados passei a comprar saquinhos menores para colocar nas lixeiras. Existem os defensores das sacolinhas e os que são totalmente contra o uso das mesmas, mas não é disto que estou falando aqui, estou falando em acumular coisas e uma destas coisas são as tais sacolas de supermercado. Se eu nunca mais pegar uma sacolinha no supermercado, ainda assim terei sacolinhas para colocar lixo por uns três anos, mas algo me faz pegá-las compulsivamente, como se fosse surgir novamente a lei que as proibiu e todas as minhas lixeiras fossem ficar nuas. Preciso me controlar com estas sacolinhas de plástico e acho que este mal atinge a maioria das pessoas.

Se você tem sacolinhas de supermercado guardadas dentro de sacolinhas de supermercado, tomando espaço na sua casa, então é hora de se perguntar se precisa de tantas sacolinhas assim e pare de pegá-las no supermercado. Leve a sacola retornável e controle-se!


Acumuladores compulsivos


4. Canecas

Eu já sofri da maldição das canecas. É algo assim como um filme de terror, um dia você vê uma caneca que é tão bonitinha que leva para casa e quando você dá conta tem trocentas canecas em seu armário da cozinha com pouco ou nenhum uso, só ocupando espaço. Doe todas as canecas sem uso para uma instituição de caridade e nunca mais passe perto das prateleiras das lojas que vendem canecas, para não cair em tentação.


5. Restinhos de produtos de beleza

Sei bem como é isto, a gente compra um creme novo e deixa aquele restinho do antigo em um canto. Na verdade nunca vai usá-lo e ele só vai perder a data de validade. Adeus utilidade. Para não acumular restinhos de produtos de beleza só compre produtos novos quando os antigos tiverem terminado, ou então doe aquele restinho para uma amiga ou para a funcionária de sua casa, quem sabe ela não esteja precisando experimentar algo que para ela vai ser novo.

Eu coloquei aqui aquelas coisas que eu vejo acumulando na minha casa e na casa das amigas, mas têm algumas coisas que eu acumulo e não sei se as outras pessoas têm o mesmo hábito de acumular. Eu acumulo touquinhas de banho de hotéis. Trago todas que colocam no bainheiro durante a minha hospedagem. Outra coisa, adoro canetas de hotéis e tenho um monte, pego todas em todos os hotéis por onde passo.

Tem mais alguma coisa que você esteja acumulando e gostaria de parar? Qual?



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

38 comentários:

  1. Olá Betty, eu aprendi a desmaterializar quando vim viver cá pela Europa . Faço arrumação no armário de roupas 2 vezes ao ano quando musa as estações e tudo q n usei separo para doar.N guardo embalagens; canecas tenho muitas pois amo por uma mesa bonita, mas sempre condizente com minhas louças. Aprendi q só o essencial me faz valer a pena,mas meu marido assim como o seu acumula,um trabalho duro p mim fazer ele despegar. Lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ser assim, mas ainda acumulo algumas coisinhas.

      Excluir
  2. Betty, por conta de fazer artesanato vou guardando sacolas e mais sacolas, faço cartões, bookmakers e confesso, sou acumuladora deles mesmo! Mas tenho parado de fazer e andei fazendo uma faxina grande nelas! Deois de ler Marie Kondo, me estimulei mais ainda, meu negócio é organizar e desapegar! Cremes e mais cremes vencidos, suei para desapegar-me deles! Beijos amadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho material de artesanato acumulado também, mas é que tenho a esperança de voltar a fazer.

      Excluir
  3. Eu não gosto de acumular muitas coisas aqui em casa não, mas confesso que essas sacolas de lojas, eu sou culpada, rs. Elas vem tão lindas da loja, são boas e resistentes e eu sempre penso: um dia posso usá-las sim, hahaha
    Mas elas ficam lá paradas, sem uso, essa é a realidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi pacotes de presentes feitos com partes de sacolas de lojas, ficam lindos e ainda por cima é uma maneira de reciclar. que ver se adoto no Natal deste ano. Fica aqui a ideia.

      Excluir
  4. Atualmente caneca tb é minha maldição. Não compro mais. Mas minha filha de 9 anos ADORA comprar qualquer coisa que tenha como brinde copos ou canecas. Mas é só ela dar uma esquecida que eu dou um fim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não compro mais canecas, ando me controlando, mas ainda não tive coragem de doar.

      Excluir
  5. Oi Betty!! Caixas e sacolas são um problema mesmo. Canecas já passei muitas para frente. O meu problema talvez são os restos de tecidos, mão sei o que fazer com eles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou com um monte de restinhos de tecidos. Ando pensando em fazer fuxicos com eles para usar em algum tipo de artesanato.

      Excluir
  6. Sou uma pessoa que consegue acumular muita papel e coisinhas. Depois, me dá uns 15 minutos e jogo tudo fora. Daqui a pouco me arrependo de ter jogado fora! kkkkkk. Ultimamente tenho acumulado muitas caixas!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro caixas e embalagens de presentes, então acumulo um bocado de caixas, mas tenho colocado fora as que ganhei de outras pessoas. Chega desta história de reaproveitar.

      Excluir
  7. Hello querida!
    Eu detesto quando os cremes ou qualquer outro produtos seja de beleza ou higiene estão
    chegando ao fim com restinhos eu jogo tudo no lixo, rsrs.
    Sacolas de papael eu tenho mania de guardá-las, rsrs.

    Beijinhos, sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
  8. Betty, minha filha.. eu não acumulo nada disto kkkkk , bem quase virava uma acumuladora de sacolas de plástico, mas passou....
    Ainda bem, deste mal estou salva!!

    Bjokas e boa quarta,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua! Eu tenho que me controlar muito.

      Excluir
  9. Amei!!!
    Eu acumulo sim canecas e sacolas de papel! Porque né?
    Vamos ver se depois de teu post eu consigo me libertar, hahaha!

    Bjus, Bjus amore!

    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.com
    Insta: @alinesalaitarte

    ResponderExcluir
  10. Oi Betty!
    Concordo! Fora as canecas e sacos de supermercado, são itens que também costumo guardar! Eu sou adepta da sacola retornável e sempre me policio quando vejo uma caneca linda!!
    Roupas e bijuterias também são algo que acabamos por acumular, pois não usamos aguardando uma ocasião e essa oportunidade de usar a tão venerada peça, nunca chega.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não coloquei roupas, sapatos e bijus, pq fiz aquela enquete e descobri que a maioria não é consumista como eu. Qdo me baixa o santo, compro como se não houvesse amanhã. Daí me arrependo e começam os desapegos. Tenho até vergonha de confessar isto.

      Excluir
  11. Oi Betty,

    tenho o habito de acumular papeis de presente, tenho os que ganhei e os que compro na papelaria.
    Tenho tambem milhares de panos de natal, pequenos, medios, grandes. Toalhas de Mesa, forrinhos e panos de prato. Enfeites entao nem se fala, tenho milhares, para o desespero de mamae. E fico querendo usar todos no natal, e se bobear, coloco ate nas caminhas dos meus cachorros.

    Bejim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tinha mania de guardar os papeis de presente que ganhava, ela colocava entre o colchão e o estrado da cama para não estragar.

      Excluir
  12. Tenho muitas canecas., mas uso todas e só compro quando quebra para repor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com tantas canecas que se fosse usar uma diferente por dia, demoraria mais de uma mês para usar todas.

      Excluir
  13. Olá Betty,

    Faço uma limpeza geral nessas coisinhas umas duas ou três vezes no ano... Tinha um baú cheio de revistas e vou doar todas ou inventar arte! Livros.. caixas eu uso para guardar coisas especificas.. as que não uso eu faço algo.. e as sacola, bem eu as guardo para alguma ultilidade.. Acumulo tudo que você citou mas cada uma tem uma ultilidade, então né, nada me atrapalha!

    http://fazendoamodamoderna.blogspot.com.br/2015/11/meu-desaparecimento-no-blog.html

    Visita lá, obrigada.. Parabéns pelo seu trabalho! Beijos♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a gente só acumula estas coisas pq acha que vai ter utilidade, mas será que vale à pena guardar tanta coisa?

      Excluir
  14. Olá Betty!!!
    Sou super fã dos seus posts!! Um melhor que o outro!!
    Aqui em casa, o meu marido é da patrulha do "joga fora", não dá pra bobear com quase nada, pois ele joga no lixo sem dó...então, nem posso dizer que tenho a chance de ser uma acumuladora...
    Mas pensando bem...eu guardo os restinhos de produtos de beleza, pois sempre fico naquelas de guardar a embalagem pra lembrar de comprar de novo...rsrsrs
    Beijinhos e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou precisando que o seu marido dê umas aulas para o meu, pois aqui eu jogo fora e daí vejo que a coisa retornou para onde esta: ele pegou de volta!

      Excluir
  15. Oi, Betty. Eu guardo boas sacolas de lojas e volto e meia uso para levar coisas quando vou visitar minha mãe. Ou para dar coisas para doação. As sacolonas de lojas de departamento, por exemplo, uso para doar lençóis e toalhas, coisas grandes, sabe? Eu me seguro para comprar canecas, realmente, elas são fofas, sobretudo aquelas com desenhos estilo Lady Like, que são a minha cara. Mas parei com isso. rsrsrs Eu guardo caixas de presentes quando percebo que são úteis para minha organização lá no quarto de serviço. E são mesmo! Por coincidência, nesta sexta, por ser feriado dia 20 aqui no Rio já combinei de fazer uma limpa no quarto de serviço. Também adoro desapegar. Mas tem uma coisa, Betty: já me precipitei e doei bolsas e roupas que depois senti falta. Então, agora aguardo até dois anos para jogar fora (foi uma dica que li na internet). A regra dizia: se você não usar aquele objeto por dois anos, não precisará mais dele. Beijos carinhosos, Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sigo esta regra dos 2 anos para desapegar, especialmente com roupas, sapatos e bolsas.

      Excluir
    2. Exatamente com essas coisas que eu sigo essa regra =) Beijos

      Excluir
  16. Olá Betty
    As sacolas de plástico uso para lixo, assim mesmo reduzo o máximo possível, faço compra de mês no supermercado e levo trocentas sacolas retornáveis.
    Canecas eu não gosto, quando ganho alguma, planto suculentas.
    As revistas de decoração guardo por um ano, depois coloco para a coleta seletiva.
    Já as caixas bonitas de presentes fico com uma pena de jogar fora, algumas aproveito para guardar objetos na despensa ou no quartinho de despejo.
    Não sou de acumular coisas.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que me controlar para não acumular, mas estou indo bem.

      Excluir
  17. Oiiiiii tirando as canecas e os produtos o resto guardo td rsrs adorei seu poro, como sempre divino bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Betty
    Eu acumulo papéis. Como professora acabo guardando muitas coisas... livros, apostilas, papeis coloridos, folhas de eva e mais coisas porque estou sempre precisando mas muitas coisas são desnecessárias e acabam é ocupando espaço. Faço uma limpeza no final do ano mas quando vejo meu armário de materiais escolares está cheio de coisas que não preciso kkk
    Suas dicas são ótimas e foi muito bom para repensar nossos acúmulos
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  19. Oi, Betty. Aqui em casa sempre tem muitas canetas. Como meu marido recebe muitos representantes durante a semana, ele sempre volta pra casa com canetas promocionais. Outro dia juntei tudo, tinha mais de 100, coloquei em uma caixa e levei pra faculdade. Deixei em uma mesa com um bilhetinho "servez-vous". Beijo, Greyce.

    ResponderExcluir
  20. Oi Betty.
    Tenho conseguido desapegar de algumas coisas. Revistas, parei de assinar e doei a maioria. Só fiquei com as artesanato e as sacolas plasticas também uso na cestinha de lixo. Os retalhos de tecido acumulo muitos porque sempre compro mais para as encomendas. Porém me dei um prazo para acabar com eles até o carnaval. Kkk. Vamos ver...
    Boa tarde! Bjo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Betty... tinha tanta coisa acumulada, mas quando nos mudamos eu joguei muiiita coisa fora e agora não tenho mais nada acumulado aqui... por enquanto, como diz o meu marido, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Betty,

    Hoje eu só guardo as sacolinhas de mercado para colocar lixo, tento não acumular nada...exceto livros!
    Bjs

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo