Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


Já levei muita bordoada na vida e da vida, mas acho que tenho algumas qualidades e entre elas eu aprendo, não apenas com as adversidades, mas também com as pessoas à minha volta. Sou mega observadora. Já me deparei com pessoas e situações que achei muito bacanas e, como gostei que agissem assim comigo, resolvi incorporar algumas atitudes na minha vida e pode estar certa que são atitudes que podem mudar a sua vida, a vida das pessoas que a cercam e fazem de você uma pessoa melhor, consequentemente fazem um mundo melhor a sua volta.

Aí vão algumas atitudes surpreendentes que podem mudar a sua vida...

1.  Quando alguém lhe pedir um favor, mesmo antes de saber o que é diga: Será feito

Quando alguém está precisando de sua ajuda e vem até você pedir um favor, ela nunca vai pedir algo impossível, na maioria das vezes é muito fácil para você fazer, e quando muito é algo de complexidade média. A pessoa que precisa pedir um favor se sente constrangida por estar incomodando, poder ser inconveniente, então quebre este mal estar dizendo que será feito antes mesmo de saber o que será pedido. Pode apostar que não será nada difícil.

Aprendi isto com um médico que era conhecido de minha mãe. Um dia, ao ter que pedir um favor para ele, antes mesmo que eu dissesse o que eu precisava, ele respondeu: Será feito. E fez isto com um sorriso no rosto. Eu me senti acolhida naquele momento. Depois disto passei a incorporar o será feito em minha vida, e pode estar certa que mudou a minha e a vida das pessoas a minha volta para melhor.


Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


2.  Se alguém realmente gostar de algo que você está usando, dê de presente

Sabe quando uma amiga mostra entusiasmo por uma bijuteria que você está usando ou uma roupa? Que tal dar de presente esta bijuteria para ela? Pare para pensar: Você gosta tanto desta bijuteria assim? Usa muito? Esta bijuteria vai fazer você ou ela mais feliz? Tire já a bijuteria e dê de presente para a sua amiga. Se for uma roupa, é claro que você não vai tirar, mas chegando em casa, mande para a lavanderia e peça para entregarem lavadinha na casa dela. Ela não usa o mesmo número que você? Então compre igual para ela, no tamanho dela, e dê de presente.
A sensação de poder dar, melhor ainda “doar”, algo que você sabe que vai fazer outra pessoa feliz é poderosa. Essa pessoa jamais vai esquecer de você e um gesto simples como este vai incorporar você na história de vida desta pessoa, aquela história que ela vai contar para os filhos e netos.

Eu aprendi isto com a minha tia, em um jantar. Ela estava usando um conjunto de pulseira e brincos em cristais coloridos e eu me entusiasmei de um tanto que não pude deixar de elogiar. Imediatamente ela tirou os brincos e a pulseira e colocou em mim, dizendo que ficariam melhores em mim do que nela. A moda passou e as tais bijuterias seriam um tanto over hoje em dia, mas eu as guardo em uma caixinha, pois a atitude de minha tia foi deliciosamente surpreende e amorosa.

Já tive oportunidade de fazer o mesmo por duas vezes. Fiquei sem um colar de elos dourados e sem uma presilha de cabelos, mas fiz duas pessoas felizes e acredito que fiquei muito mais feliz do que elas.


Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


3. Quando receber um comentário maldoso, agradeça

Tem gente que é chata e vive criticando todo mundo, dá vontade de mandar para aquele lugar, mas pare e pense, se você for agressiva, o que vai ganhar com isto?

Tem mais, todo comentário maldoso, se incomodou é porque tem um fundinho de verdade. Por exemplo, se alguém diz que você engordou, pode ser que você tenha engordado mesmo, ou pode ser que a roupa que você esteja usando não tenha caído bem. Então pare e ouça.

Se você realmente engordou diga para a pessoa: “Obrigada, eu engordei mesmo, mas já que você falou, vou tomar providências para perder estes quilinhos a mais”. Não comece a se explicar que você engordou por que está estressada, ou porque está tomando um medicamento que retém líquidos, deixe para lá.

Vamos dizer que você não tenha engordado, diga: “Obrigada por falar, meu peso não aumentou, mas acho que esta roupa não está me caindo bem”.

Ao agradecer, você desarma a pessoa maldosa, faz com que ela tenha que guardar a viola no saco e além do mais, toda crítica, por pior e mais irritante que seja, tem o seu lado construtivo, reverta este lado a seu favor.


Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


4. Diante de uma crítica, ainda que injusta, pergunte à pessoa: O que você gostaria que eu fizesse?

Quem trabalha com outras pessoas sempre está sujeita a entrar em atrito com os demais . É impossível agradar a todos, e tem gente que nunca vai gostar da gente, por mais que se faça para ser agradável. Erros acontecem e você, assim como todo mundo está sujeita a errar. Sabe aquele dia que seu superior chama para a sala dele e pede para você fechar a porta e sentar? Você sabe que vem bronca. Deixe-o falar o que tem que falar. Não se coloque na defensiva. Não tente se explicar. Assim que ele mostrar o que está pegando, pergunte: O que você quer que eu faça?

Esta pergunta o que você quer que eu faça? é poderosa, pois por mais que a pessoa esteja nervosa, vê que você está aberta para atendê-la  e, por incrível que pareça, o que a pessoa deseja é sempre menos do que a bronca que deu. Esta é outra frase que desarma qualquer má vontade.

Aprendi esta deixa com uma pessoa que não era uma pessoa digna de elogios, mas sabia defender a sua empresa como poucos, e hoje está milionária. É mais negócio você perder alguns trocados para satisfazer um cliente insatisfeito, do que deixar que ele saia de sua empresa falando horrores do seu serviço ou atendimento.
Não crie inimigos, mas sim aliados.

5. Ao pedirem um empréstimo em dinheiro, não empreste, doe a metade da quantia

Eu já andei falando sobre isto aqui no blog, mas não custa reforçar. Quando um amigo chega no ponto de pedir dinheiro emprestado para você, saiba que ele realmente está precisando. Ninguém pede dinheiro emprestado se não precisar muito. É realmente uma situação constrangedora. Eu já passei por isto e tive que pedir dinheiro emprestado para minha mãe. Mesmo sendo filha única, me sentia uma fracassada por ter deixado chegar naquela situação.
Emprestar dinheiro sempre gera constrangimentos, e Shakespeare já dizia que ao emprestar dinheiro você perde o dinheiro e o amigo. Então não empreste. Dê, mas não dê todo o dinheiro.
Se a pessoa me pede dinheiro emprestado, e eu tenho, eu dou a metade da quantia pedida e deixo claro que não é um empréstimo, é uma doação. Desta forma eu facilito a vida da pessoa, não corro o risco de perder uma amiga, o constrangimento do débito não existe.  Fica a critério da pessoa me pagar ou não, quando ela puder (até hoje ninguém me pagou, mas deixa para lá, ninguém precisa pagar por presente).


Atitudes surpreendentes que podem mudar sua vida


 6. Se ofereça para fazer serviços abaixo da sua capacidade

Todo mundo quer subir na vida, todo mundo quer ser melhor do que é e se vê melhor do que é.  A faxineira sempre sonha estar sentada na mesa do escritório em que você está, a copeira, que serve o seu cafezinho no escritório, sempre almeja o lugar da recepcionista, no mínimo.
Se você pedir para o seu estagiário fazer um serviço complexo, ele vai ficar mega satisfeito e dar o melhor de si. É natural das pessoas quererem mostrar a sua capacidade para mais.

Agora eu vou contar um segredo, eu já subi na vida e na carreira, me oferecendo para serviços menores.

Sabe aquele dia que a copeira faltou e todo mundo está sem café no escritório? Pegue os seus pezinhos calçados no salto 10 e o seu terninho de griffe e vá para a cozinha. Surpreenda todo mundo fazendo melhor café que já tomaram. Sirva mesa por mesa.

A faxineira não veio? Pegue um saco de lixo e esvazie todas as lixeiras do escritório sem que ninguém peça para você fazer isto.

É surpreendente quando alguém toma a iniciativa de fazer um serviço que ninguém quer fazer por considerar abaixo da sua capacidade.

Quando eu era estagiária no fórum,muitas vezes me ofereci para fazer os serviços do boy que tinha faltado, e para o espanto dos promotores e juízes, distribuí correspondências nas salas montada num salto alto. Ao me formar, é claro que se lembraram do meu nome para um cargo de direção.


E você, tem alguma atitude surpreendente que incorporou na sua vida e que melhorou tanto a sua vida quanto a das pessoas ao seu redor?


Beijinho da blogueira

Fotos: 2- @instants_plasiris, 5- @localfoodvibes; todas as demais são fotos liberadas pelo Canva e manipuladas por mim.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

34 comentários:

  1. Oi, Betty! Eu adorei as dicas! Às vezes o que faz a diferença é uma simples mudança de perspectiva. Adotei duas coisas na minha vida que são muito simples mas que acho que têm um efeito profundo no meu dia a dia e, consequentemente, de quem está ao meu redor: a primeira é agradecer pelo dia e por tudo que tenho e recebo nessa vida como primeira coisa do dia. Isso me coloca em um estado de espírito positivo para iniciar o dia. E a outra, que vi em uma palestra da monja Jetsunma Tenzin Palmo, é desejar para todas as pessoas que encontro pelo caminho que sejam felizes. Não que eu fale isso diretamente para as pessoas, mas desejo mentalmente, o que costuma mudar minha atitude em relação à pessoa - especialmente se estivermos tendo algum problema - o que também transforma a atitude dela comigo. Infelizmente não sou uma iluminada para conseguir por isso em prática todos os minutos do meu dia, mas eu tento rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa,
      Esta segunda, vou adotar já! Gostei da ideia.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Betty, que lindo post! E eu estava precisando compreender mesmo algumas situações atuais do lado de cá, e o finalzinho da postagem deu uma ajudada.

    Bom, eu geralmente peço que a pessoa me diga qual o favor, "pode pedir". Mas gostei dessa abordagem proposta e vou investir nela. Já dei um frasco de perfume de bolsa a uma amiga, pois quando ela me abraçou sentiu e amou meu perfume (Her Golden Secret - Antonio Banderas), aí dei a ela o que estava na bolsa, sem usar ainda.

    Ela amou! E isso me deixou muito feliz! Também achei muito interessante dar os brincos porque a pessoa gostou...quando fazemos isso numa atitude de carinho é tão prazeroso!

    Uma coisa muito importante! Doar o dinheiro pedido emprestado...essa mesma amiga do perfume me pede emprestado pequenas quantias e sempre me paga. Mas conheço a necessidade dela. A partir de agora vou doar.

    Um super beijo pra você e espero que aquelas coisas que andam saindo do eixo por aí, se restabeleçam logo!

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Pode estar certa que com esta doação do perfume, você entrou para a história de vida dela. quem recebe um gesto deste, nunca esquece.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá Betty,
    interessante seu post, nos leva a diversas reflexões e atitudes que podemos ter diante de situações diversas.
    Agradecer uma crítica, creio que seja o mais difícil, principalmente quando a mesma é injusta. Pensando da forma como colocou, penso que seja válida a tentativa.
    Fazia tempo que por aqui não passava, já estava com saudades!
    Um grande beijo ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior coisa que se pode fazer é responder a uma crítica maldosa, vc dá força para a língua ferina. surpreenda esta pessoa, agrdeça. Agradecer é, de certa forma, puxar o tapete.

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, como sempre.
    Somente o "será feito" é que tenho minhas restrições, pois tem amigo e parente que enche a gente de pedidos de favores e já tenho tantas atribuições. Mas na medida do possível eu não nego um favor, tenho que fazer de coração alegre.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, se a gente parar para pensar, quantas vezes se nega um favor? Eu nunca neguei, então pq não me adinatar?

      Excluir
  5. Betty
    Grandes dicas, adorei! Eu sempre faço os favores que me pedem e sempre faço de bom grado, nunca reclamei mesmo. Nisso de se colocar no lugar do outro, abaixo hierarquicamente, isso eu faço muito e não vejo nenhum problema nisso... sempre trate os abaixo de você da mesma forma que você trata seus superiores. às vezes, comprimento os garis e eles ficam tão felizes, que parece que sou uma rainha kkk Coisa boba, mas que muita gente os acha invisíveis.
    Você é muito linda e adorei esse post!!

    Bjokas,
    Blog: DMulheres
    DMulheres no Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente vai mesmo fazer um favor, então pq não se adiantar e dizer que será feito? O efeito desta frase é fantástico.

      Excluir
  6. Oi Betty
    Excelente postagem, dicas muito proveitosas pra adotarmos em nossa vida.
    Meu marido é mestre em adotar a segunda dica, se alguém falar que gostou de algo perto dele, ele logo faz o desapego. Houve uma vez que ele fez isto com um objeto meu, eu tinha um certo apreço, eu fiquei super sem graça em comentar que era meu e deixei passar, quando a pessoa foi embora eu dei-lhe uma bronca, mas ele não se emenda, no fundo ele tá certo, e eu acabei adotando esta ideia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo li sei comentário, me lembrei que meu pai fez isto com um disco que era meu. Eu tinha acabado de comprar, uma pessoa gostou, e ele deu! Eu nem conhecia a pessoa!!! Tb fiquei broqueada.

      Excluir
  7. Olá Betty,fantástico post.Eu tenho este mesmo pensamento que você.
    Lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Não tem um dia que eu não venha aqui para me surpreender com seus posts maravilhosos e atuais...Amei cada ponto citado aqui e confesso humildemente que já fiz alguns, vc é simplesmente linda...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha,
      Linda é vc! Mas me deixou curiosa... quais vc já fez?

      Excluir
  9. Adorei o post Betty, as dicas são ótimas! O "será feito" é que é um pouco difícil... Eu gosto muito de ajudar, de fazer alguma coisa por alguém, fico feliz mesmo! Gosto mais de dar que receber. Mas tem gente que abusa né?
    bjus amiga, boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yves,
      Acho que tive sorte, pois nunca me pediram algo abusivo, que eu tivesse que negar.

      Excluir
  10. Ótimas dicas, Betty!Concordo com todas elas.Levar à vida na leveza é bem melhor.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Confesso que fiquei surpresa, mas achei lindo, embora também há coisas que já
    adotei, mas aprendi mais, obrigada Betty, bjs amiga

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post Betty,
    Eu já dei um anel que eu gostava muito para uma amiga que teve essa mesma reação, ela gostou tanto que meu primeiro impulso foi de presenteá-la, nunca precisei doar dinheiro pois nunca tive pedidos de empréstimo, acho que tive sorte neste aspecto, rsrs... O favor sempre faço de bom grado, enfim acho que tenho atitudes surpreendestes e nem sabia disso.
    Bjs❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line,
      São atitudes que fazem um mundo melhor, esteja certa disto.

      Excluir
  13. Uma coisa comum a todos as sugestões é a gentileza, né Betty? Um mundo mais cheio de gentilezas, é o que a gente anda precisando.

    ResponderExcluir
  14. Betty querida, ameeeei!
    As dicas são tão sábias! Como a vida ficaria melhor se todos as seguissem...
    E não são difíceis, na verdade são simples, basta ter o coração aberto.
    Acho que a única que eu não sigo é a número 2. Nunca tive essa idéia...
    Vou experimentar quando surgir a oportunidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sensação de poder doar algo que alguém gostou é muito boa, fara a surpresa que a pessoa tem. Não perca a oportunidade quando ela surgir.

      Excluir
  15. Oi Betty... um costume que tenho e que acho que me faz muito bem é sempre elogiar alguém, todos os dias... algumas dicas que você postou são bem interessantes, não sei se conseguiria realizar todas... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Betty!
    Ser agradável não custa nada, pelo contrário a gente brilha sem saber!
    O "Será feito" levarei comigo!

    Beijinhos, fique com Deus! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vc vai gostar de usar, pois já que a gente vai mesmo fazer o favor, então se adiante e nem pergunte o que é.

      Excluir
  17. Voltei!!!! Então o do favor, nunca nego, não usava a frase que vc colocou mas sempre dizia clarooooooo, o de dar, faço isso direto semana passada dei um colar que estava usando pra minha cunhada, o dinheiro eu nunca cobrei, rsrs

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhh e ja fiz muito café e limpei minha mesa 😊

    ResponderExcluir
  19. Nossa, uma coisa a dizer sobre este post: O B R I G A D A !!! Estes ensinamentos são preciosos e são pra vida toda, atemporais!!! Obrigada mesmo! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Interessante, a de pergunta "o que você gostaria que eu fizesse", ao receber uma crítica acho que foi a melhor, porque realmente desarma quem criticou e dá a possibilidade de a pessoa ao mesmo tempo reparar ou reformular a crítica de uma maneira mais gentil. Bks
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir
  21. Quando professora universitária fiz muita faxina na sala dos professores, Betty. E a uma aluna que gostou demais de um anel eu o ofereci como presente. Anos mais tarde ela me disse que passou também a presentear as pessoas que demonstravam gostar de suas bijuterias, pois achou transformador o ato. Bacana, né?
    Abração!

    ResponderExcluir
  22. Betty, vim avisar que um pouco desse texto acaba de entrar como semente por lá! Podes ver aqui:

    http://canteiroqueunesementes.blogspot.com.br/2016/08/53-semente-vem-da-betty-gaeta.html

    Espero gostes! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Betty.
    Bem a Chica escolheu para o seu canteiro de sementes.
    Aqui bela receita para NÃO deixar de ser feliz, diferente de para ser feliz.
    Gosto deste desprendimento de certas reações em nome de melhor para nós, e sei que custa pouco viver à luz de algumas dicas acima.
    Gostei de vir.
    Meu abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo