Como lidar com comentários maldosos on line


Como lidar com comentários maldosos on line


Faz tempo que eu não levo uma bordoada federal aqui no blog ou no facebook (uso muito pouco o twitter), mas já levei. Se você tem um blog ou é muito ativa em alguma rede social, seja ela qual for, se ainda não levou uma bordoada na internet, então espere, pois mais hora, menos hora vai levar.

Ter um blog é se expor e tem gente que parece ficar de tocaia para dar chibatadas em blogueiros, youtubers e outros.

Então vamos lá... Você acordou toda contentinha, está com um post ótimo on line, daqueles que você pesquisou muito para fazer e vem um desgraçado com um comentário maldoso estragar o seu dia.

Como lidar com isto?


Como lidar com comentários maldosos on line

  
1.  Ignore e delete

Enquanto você deixar o comentário maldoso no blog, facebook, twitter, etc., aquilo vai ficar incomodando. Então tire logo.

Só não delete um comentário maldoso na internet se você tiver uma empresa ligada ao blog, pois daí você está lidando com um cliente e pega muito mal ignorar um cliente, mas não vou falar de  empresas ou lojas virtuais por aqui, vou deixar isto para os marqueteiros de plantão.

2.  Cuidado, não se exponha demais

Toda blogueira está exposta, queira ou não. Se você ama privacidade, então evite ter um blog, um canal no youtube, um perfil no instagram, mas não é porque você está mais exposta do que o normal que você precisa se soltar e transformar sua vida em uma casa de paredes de vidro.  Então se contenha:

a. Não conte tudo que você faz.
b. Não chore pitangas on line.
c. Não mostre tudo que você compra.

Pare para pensar... Você bateria na casa do seu vizinho que mora a 100 metros de sua casa para dizer que tropeçou e quebrou o dedão do pé? Não, não é mesmo? Então porque você vai colocar isto no facebook onde alguém que mora 500 km de você pode ler?
Tá bonito o seu dedão fraturado? Se não está, então não fotografe e coloque aquele batatão roxo no seu perfil do facebook. Quem procura acha e quem se expõe demais também.


Como lidar com comentários maldosos on line


3. Procure descobrir quem escreveu o comentário negativo

O comentário maldoso está incomodando você de um tanto que você não consegue esquecer. Então procure saber quem escreveu. Talvez o problema não esteja com você, mas sim com quem escreveu a maldade.

Já me aconteceu de uma garota colocar comentários horríveis em mais de um post do meu blog, por não concordar por eu estar dizendo que tal roupa ficava melhor em mulheres altas.
Fui ver quem era a tal comentarista e descobri que ela tinha um blog sem seguidores (sim, algumas blogueiras são tão mal sucedidas que conseguem).
Em cada comentário que ela deixava no meu blog, ela implorava para as pessoas irem ao blog dela e segui-lo.
É claro que deletei todos os comentários, mas fiquei com pena daquela garota. Ela realmente precisava de ajuda e não era sendo maldosa que iria conseguir.

4. Coloque as coisas na perspectiva correta

Quantos comentários você tem no blog? Quantos são os comentários maldosos?
Os comentários maldosos são minoria! É a tal pedrinha no sapato que incomoda, mas ainda assim é só uma pedrinha, dá para jogar fora e continuar caminhando.


Como lidar com comentários maldosos on line


5. Não entre numa discussão com essa pessoa

Já vi gente travar brigas imensas no facebook devido a um comentário maldoso.  Dizem que no twitter é pior ainda, mas como uso quase nada, nunca assisti a uma briga por lá.
Já vi lavação de roupa em blog também, mas não vale à pena.

Tinha uma blogueira que sempre vinha no meu blog, quando eu ainda estava no começo, e ela era um doce, muito educada. Eu retribuía às visitas, mas estava ficando cada vez mais difícil fazer, pois ela escrevia textos imensos, melosos, piegas, muito mal escritos.  Eu detesto colocar comentários genéricos, por não ter lido o que a blogueira escreveu, daí passei a evitar o blog.
Eis que senão quando, estourou o maior escândalo que eu vi na blogolândia. Aqueles textos não eram dela. Ela copiava os textos de um blog que ela seguia e gostava. A blogueira plagiada armou o maior escândalo na internet. Fez a plagiadora acabar com o blog, sair do facebook, pedir desculpas publicamente em todas as redes sociais.
Fiquei pasma! Então quem escrevia aquelas porcarias não era ela!!! Eu teria vergonha de copiar e mais ainda de escrever.
Final da história, hoje nenhum dos dois blogs existe mais. Pior do que o plágio foi a briga!


6. Você nunca vai agradar a todo mundo

Por mais que a gente faça nunca vai conseguir agradar a todos e na internet menos ainda. Sempre alguém vai discordar do que você disser e isto é normal. Muitas vezes vi coisas em blogs com as quais não concordava.  Se eu não gosto, eu caio fora, mas tem gente que não age assim e alfineta.
Uma coisa é discordar, o que é saudável, outra coisa é alfinetar. Deixe a alfinetada de lado e siga em frente.


Como lidar com comentários maldosos on line


7.  Não se deixe abalar

Eu já vi um blog acabar porque a blogueira se deixou abalar por um comentário maldoso on line. Era um blog de maquiagem e a blogueira não era bonita, mas sabia se maquiar como poucas pessoas. Aprendi muita coisa por lá. Infelizmente uma maldosa comentou dizendo que a blogueira tinha uma “fuça muito feia e que nada ajudava” (algo assim, me lembro bem do termo “fuça”).
A blogueira perdeu o pé e começou o chororô on line. Por mais que as frequentadoras do blog dissessem para ela não ligar, dois ou três posts depois ela parou o blog e hoje ele não existe mais.

8. Dê a volta por cima e volte melhor

Eu já andei contando aqui que, no começo do blog, recebi um comentário pra lá de maldoso, mas que no fundo serviu para que eu criasse o diferencial do blog.
Alguém criticou como anônimo (mas eu sei quem foi), que o meu blog não passava de um amontoado de fotos kibadas. Não era verdade, pois sempre trabalhei com fotos liberadas ou divulgando a autoria ou origem das fotos, mas até então era um blog que seguia o padrão normal dos blogs. Depois desse comentário maldoso é que vi que meu blog era muito parecido com todos os blogs e comecei a criar looks usando programas de edição e digitalização de imagens. Eu não conheço nenhum blog brasileiro que trabalhe do modo que eu trabalho as imagens e isto fez com que o blog ganhasse um diferencial e começasse a crescer.
Até hoje agradeço ao comentário maldoso do suposto anônimo.

Se você recebeu um comentário maldoso na internet, use-o a seu favor, reverta em seu benefício, como eu fiz.
Não tem maior vingança do que o sucesso.


Espero que o post ajude a você e a todas as pessoas que já foram injustiçadas na internet.


Beijinho da blogueira

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

40 comentários:

  1. Já recebi um ou dois. Ninguém gosta, mas ele não era dirigido a mim.Era em geral, , mas totalmente fora do tema do post.Isso incomoda mesmo! Mas temos que pensar nos outros tantos e tantos que são legais e nos agradam ,nos deixam felizes! Vamos que vamos! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a tal pedrinha no sapato. Incomoda, mas é só uma pedrinha, é tirar e seguir em frente.

      Excluir
  2. Já recebi comentários maldosos e até ameaças. Eu deletei. Mas quando o comentário ajuda a denegrir a imagem de quem escreveu faço questão de deixar no blog para que outras pessoas leiam o que aquela pessoa teve coragem de escrever. Afinal quem se expôs foi ela. E em pouco tempo ela se enforca na própria maldade
    Mas com pedrinhas ou não vamos seguindo não é? Os maldosos de plantão que se cuidem. A melhor tática é ignorar o besteirol
    Um bom dia Betty
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está on line está exposto e blogueiras ainda mais! Se a gente for parar por causa de gente maldosa os blogs não existiriam. Duvido que alguém não tenha sido vítima das falsianes de plantão.

      Excluir
  3. Olá Betty! Venho aqui e gosto do seu blog! Não comento sempre,mas sempre venho. Li seu texto todinho e é assim que entendo que tem que ser um blog.Gostei! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim, Maria Alice. Adoro qdo alguém que nunca comenta resolve dar uma forcinha e comentar.
      Bjs

      Excluir
  4. Betty, que bom que o comentário maldoso ajudou vc a melhorar o blog! Realmente suas edições e montagens de imagens são ótimas!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadim. Eu preferia ter aprendido de forma mais branda, mas aprendi.

      Excluir
  5. Adorei Betty! As criticas nos encomodam e é neste momento que melhoramos!
    Isto mesmo,ignorar e deletar rápido! Você está cada dia melhor na diversidade e nas montagens,continue,seu blog nos ensina todos os dias.Com 5 horas de diferença,o seu blog é o primeiro blog Brasileiro que leio e adoro começar meu dia com suas dicas de beleza,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      Adoro passear pelo seu quintal belga. É tão lindo!

      Excluir
  6. Bom dia, colega Betty!
    Gostei das dicas. Já passei muita raiva com alguns comentários e simplesmente marquei como spam, bloqueei no blogue ou bani da página. Não dou pano pra manga mas não faço questão de gente que não me agrada. Prefiro mil vezes ficar com um público pequeno mas que seja de qualidade. ;)
    Linda tarde pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só marco como spam quem vem fazer propaganda no blog. Tem gente que quer seguidores, gente que vem falar do canal do YouTube em posts que não tem nada a ver com isto, gente que quer vender produtos, estes eu marco como spam, assim não ficam se propagandeando.

      Excluir
  7. Os comentários maldosos dependem muito do nosso estado de espírito, né? Se estou bem, segura de mim, não me afeta tanto, mas se estou em um período mais vulnerável, me dá uma 'abalada" sim, rs. Uma vez recebi um que dizia de um erro de português que eu tinha cometido. O estranho foi que o post tinha texto, fotos, conteúdo e tudo o que a pessoa viu foi uma palavra sem pontuação correta. Achei desnecessário apontar isso. Mas como você falou, estamos muito expostas á críticas e julgamentos. Temos que ter serenidade para ignorar a negatividade!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive críticas por causa da grafia de uma palavra, que foi digitada erroneamente, pois as letras ficavam próximas no teclado. Eu me incomodei na época e fiz um post a respeito, pois a pessoa falava que gostava de mim em um comentário pra lá de maldoso, no qual afirmava que eu estava assassinando a língua portuguesa.
      Críticas maldosas incomodam, para mim sempre, e independem do meu estado de espírito.

      Excluir
  8. Olá!
    Que otimo q um comentario maldoso , teve um lado positivo e ajudou você a melhorar o blog!
    Comentários maldosos costumam me afetar, costumo ficar bem encucada.....
    Mas como você disse nunca vamos agradar a tdos!
    Bjos
    LadyMoio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb fico encucada, mas por pouco tempo.

      Excluir
  9. Oi Betty,
    Como sabe comecei o blog a pouco tempo e até agora não tive nenhum comentário maldoso. Adorei suas dicas, sou muito discreta nas minhas redes sociais e por lá por enquanto tudo bem. Se um dia passar por isso já sei qual postura tomar. Obrigada por passar sua experiencia para nós!
    Bjs querida❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sortuda! Mas prepare-se pois quanto mais um blog chama a atenção, mas ele se torna alvo das Falsianes.

      Excluir
  10. Olá Betty!
    Eu já recebi um comentário maldoso, rebati o comentário, depois deixei pra lá, não vale a pena.
    Infelizmente a gente não agrada todo mundo, fazer o q?
    Achei super maldoso o comentário que você citou sobre a blogueira, “fuça muito feia e que nada ajudava." Ninguém é tão feio, cada um tem o seu jeito e estilo.
    Obrigada pela informações, adoro seu blog, sou fã!

    Beijinhos, sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário foi pra lá de maldoso, mas o blog era ótimo e esteja certa que ela estava incomodando mais por ter um blog de qualidade do que por ser feia ou bonita. O duro foi que ela se abalou de um tanto que acabou com o blog.

      Excluir
  11. Tive pouquíssimos comentários maldosos na minha vida virtual, mas eu acho que é por dosar mto bem meu nível de exposição. Eu não publico este tipo de comentário, não vou ficar dando audiência pra este tipo de gente e...a vida segue.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixo os comentários no aberto, para facilitar a vida das comentaristas, então corro perigo. E já fui vítima de comentário maldoso no facebook também. Mas estes comentários maldosos são a minoria.

      Excluir
  12. Oi Betty
    Seu blog é ótimo, maravilhoso, é claro que se percebe a diferença em relação aos demais.
    Como meu bloguito é pequeno, não ouso muito, ainda não recebi comentários maldosos ou críticas. No Facebook vez ou outra não aguento certos comentários, às vezes nem são dirigidos a mim, mas preciso rebater a crítica, mas deixo passar muita coisa, não vale a pena.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa,
      Eu vi vc rebatendo um comentário sobre religião no meu perfil e achei sensacional. Eu gosto muito da Vera e fui criada junto com ela, por isso segurei para não rebater, mas acho que ela estava pra lá de errada em criticar o meu credo e ainda querer impor o dela.
      Obrigada, amiga, vc fez o que eu queria ter feito.

      Excluir
  13. Betty,
    Post maravilhoso,como sempre! No meu blog, resolvi não escrever nada, só colocar fotos. No facebook, de vez em quando tem umas engraçadinhas, mas ignoro.
    Beijos, Zilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilma,
      A crítica maldosa que fez eu mudar o blog foi numa época em que eu só colocava fotos, escrevia muito pouco. Quem quer criticar arruma motivos de qualquer jeito.

      Excluir
  14. Oi Betty!
    Já recebi comentários no meu blog, que me deixaram muito triste. Criticaram o meu jeito de ser, meus posts. Primeiro fiquei triste, mas depois deixei pra lá... Não vale a pena,
    pessoas assim, não merecem nem um pouquinho da nossa atenção.
    bjus, e parabéns pelo post!
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, como vc, não ganho praticamente nada com o blog. Prestamos um serviço gratuito e procuramos dar o melhor de nós, então dói muito um comentário maldoso, pois a nossa maior paga é o reconhecimento pelo nosso trabalho.

      Excluir
  15. Nossa já aconteceu comigo, por isso no meu blog sempre deixo os comentários na moderação, mas eu simplesmente ignoro, mas sempre leio e tiro algo de bom se for critica, ou algo que me faça uma pessoa melhor, nada é em vão, desculpe o sumiço andei meio ocupada este mês,mas vim te deixar uma beijoka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha,
      Eu tentei deixar comentários com moderação, mas atrapalhava muito os anônimos, então fico de olho, se o comentário for muito ofensivo, eu tiro, se for só uma opinião diferente da minha, eu deixo.

      Excluir
  16. Oi Betty! Meu comentário sumiu! Rsrs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Betty!Vamos de novo. Na época do meu blog, fiz um post sobre site de namoro. Falei que os homens postavam fotos sem noção, até 3x4. Aí um cara deixou um comentário grosseiro (a carapuça deve ter servido) e começou a falar de mim de maneira irônica dando meu nome e sobrenome nos blogs que agente visitava. Foi um período difícil porque fiquei com medo da coisa virar uma bola de neve. Mas fiquei na minha, ignorei, sumi dos blogs, até que ele me esqueceu. Depois disso, passei a ter mais cuidado com o texto e, de certa forma, isso me bloqueou. Beijos carinhosos, Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior experiência que tive on line foi no orkut.Eu frequentava uma comunidade sobre beleza, que era uma homenagem ao Dia de Beauté. A comunidade ia super bem, e cada uma dava a sua contribuição. Entrou um garota nova, chamada Elis e convidou todas nós para conhecer a comunidade dela. Passei a frequentar, mas era muito fraquinha.
      Depois de um tempo, tudo que colocássemos na comunidade Dia de Beauté ela copiava e colava na comunidade dela, como se fosse de autoria dela.
      Eu simplesmente falei que achava estranho uma comunidade fazendo uma cópia da outra.
      Esta garota fez um escândalo no orkut! Me perseguiu muito. Não sei nem como ela conseguiu fazer a coisa crescer daquele tanto, pois a comunidade dela não tinha nem 30 membros!
      Fiquei um tempo com medo de gente como ela, mas nunca me apareceu uma segunda. Gente maldosa sim, mas louca como ela, só ela, embora tenha tido uma stalker, mas este é outro caso, a pessoa queria a ser eu.

      Excluir
  18. Oi, Betty. Muito bom seu blog de hj. Não tenho blog, mas sigo alguns_( o seu é o meu preferido, nos temas que aborda) e realmente está cada vez melhor e mais diversificado. Nota-se bem que é feito com muita dedicação, e com elevado nível artístico e de conteúdo. Bjs. O segredo é mesmo esse-- não ligar,e superar. Abraço, M João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jó,
      Críticas a gente recebe em qualquer profissão e ser blogueira nem é uma profissão para mim.

      Excluir
  19. Oi Betty... eu já recebi comentários maldosos, alguns eu rebati, outros eu deletei, teve um imenso falando de uma festa de aniversário que eu fiz, a pessoa falou de mim, da decoração da festa, do meu marido, dos meus amigos, até dos meus filhos, este eu fiquei muito irritada, coloquei o moderador de comentários e sempre que tinha desta pessoa eu deletava, não sei quem foi mas tenho minhas suspeitas, não desisti, contornei e continuo com os Blogs... acho que isso sempre vai existir pois tem muita gente infeliz e invejosa... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  20. Betty, muito pertinentes as tuas dicas!
    Favoritei este post para usar em caso de necessidade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Betty, dias desses uma pessoa (do sexo masculino) deixou um comentário discordando de tal dica (de culinária) que eu dava, que não fazia sentido, blá blá blá... Eu respondi com a maior educação do mundo e não é que ele voltou e começou a me ofender? Achei o cúmulo! Era apenas uma dica, o leitor não é obrigado a segui-la, cada um faz da maneira que achar melhor, não é verdade? Que ele não concorde com a dica eu até aceito, mas me ofender? Ele nem me conhece, não sabe da minha vida pra falar de mim! Afff... fiquei chocada!!! Mas a melhor maneira mesmo de lidar com isso é não dar importância, deletar o comentário (foi o que eu fiz) e seguir adiante! Você tem toda razão quando diz que a maior vingança é o sucesso! Mas, graças a Deus em 6 anos de blog, foram bem poucos mesmo os comentários maldosos!
    Adorei as dicas, Betty! É isso aí! Desculpe-me pelo desabafo!
    Bjão, ótima continuação de semana! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si,
      Sabe que esta é a segunda vez que vejo uma blogueira de culinária reclamando. Uma blogueira esqueceu de colocar o tempo de forno e uma fulana fez um escândalo. Ela pediu desculpas e corrigiu. Pensa que a fulana se acalmou? Nadinha, aproveitou para deitar e rolar. Tem gente que não merece estar na net e em nenhum lugar. Infelizmente sempre tropeçamos em alguns tipos assim.
      Bjs

      Excluir
    2. Nossa Betty, que absurdo uma pessoa se aproveitar de um erro (bobo) da outra, uma falta de respeito e caridade! Essas pessoas agem assim porque devem ser amarguradas, infelizes, mal amadas... Que Deus tenha piedade delas porque a vida não vai ter, por isso o melhor mesmo é ignorar que a vida vai se encarregar do resto! Sejamos felizes!
      Obrigada pela amizade e carinho! Bjs! ❤️

      Excluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo