Empregada Doméstica sim! Com muito orgulho e dignidade!


Empregada Doméstica sim! Com muito orgulho e dignidade!



Eu conheço a Cida Souza do Facebook e não sei bem quem começou a seguir quem, mas a Cida chamou a minha atenção pelas fotos que tira de sua casa, que são de muito bom gosto. A Cida é a rainha do azul e branco, então tudo dela é muito clean, gostoso de olhar.

Mais tarde fiquei sabendo que a Cida trabalha como empregada doméstica e daí nasceu a curiosidade: Como é que ela consegue ter uma casa tão arrumada sendo que ela passa o dia fora? Tem mais, a Cida é uma mulher bonita, cuidada, está sempre com as unhas feitas! Onde ela arruma tempo para isto tudo?


Então resolvi perguntar, pois sei que a maioria que lê o blog também trabalha e vive enrolada com o tempo gasto com as tarefas domésticas e as profissionais.


Gosto Disto: Desde quando você trabalha com empregada doméstica? Trabalhou em outro serviço antes? Em que?
Cida Souza: Eu já trabalhei em outras profissões anteriormente. Fui operadora de máquinas e caixa de supermercado, mas eu me encontrei mesmo foi como empregada doméstica e é o que faço até hoje.

Gosto Disto: Você trabalha como mensalista em uma única casa ou trabalha como diarista em mais de uma casa?
Cida Souza: Hoje, para ter uma vida tranquila trabalho como mensalista em três apartamentos. Dois deles eu vou intercalando todas as manhãs; segunda, quarta e sexta em um, e terça e quinta em outro, das 06:00 horas até às 12:00 horas, e o terceiro entro às 12 :00 e vou até 20:00 ou 21:00 horas.

Gosto Disto: Você é registrada?
Cida Souza: Sou registrada sim, em todos os empregos de empregada doméstica que trabalhei. Só que no momento sou registrada somente em um.

Gosto Disto: Quantos dias por semana você trabalha?
Cida Souza: Eu trabalho 5 dias por semana, de segunda a sexta.

Gosto Disto: Que horas você acorda pela manhã?
Cida Souza: Meu celular desperta as 3:50 horas da manhã.

Gosto Disto: Que horas você entra no serviço e que horas sai?
Cida Souza: Eu entro no trabalho as 6:00 da manhã e saio por volta das 20:30 da noite ou mais tarde quando é preciso.

Gosto Disto: Que horas você chega em casa?
Cida Souza: Meu horário de chegada é de acordo com o horário que saio do trabalho. O mais tarde q cheguei em casa foi por volta das 22:30 horas.


Empregada Doméstica sim! Com muito orgulho e dignidade!


Gosto Disto: Como você faz para deixar sua casa linda e organizada se trabalha o dia todo? Tem alguém que ajude você nessa arrumação?
Cida Souza: Na minha casa são três pessoas adultas e cada um tem sua função.

Meu marido cuida das três cachorras, faz a cama, pois exijo a cama feita todos os dias e coloca o lixo pra fora. Minha filha faz o jantar, o suficiente para sobrar pro almoço.

Eu sou a única que trabalha fora, mesmo assim ajudo na organização da casa. Aqui em casa tudo que tiramos do lugar, colocamos.

Eu limpo o banheiro todos os dias, na hora do banho, antes de ir para trabalho.

Tomou banho, pendure a toalha. Penteou o cabelo, guarde a escova ou pente. Escovou os dentes, nada de deixar a pia suja de creme dental.

Eu chego do trabalho penduro a bolsa no lugar, coloco o sapato no lugar. A regra da casa é: tirou – colocou, usou – guardou, desta maneira fica tudo organizado e limpo.

Gosto Disto: Você já teve problemas com preconceito por causa da sua profissão?
Cida Souza: Já tive sim. Em um grupo do Facebook, uma integrante disse que minha casa não poderia ser minha. Como sou empregada doméstica, só poderia ser a casa da patroa e que jamais uma empregada doméstica teria uma cozinha como a minha. Na época eu mandei fotos de meu marido de cuecas, fotos nós dois deitados, fiz isso para sacanear e me diverti muitoooo.

 Teve uma outra que perguntou qual a minha profissão, quando respondi, ela recuou e disse que tem nojo de domésticas, porque domésticas lavam banheiros. Eu nem respondi. Não quis perder meu tempo com alguém tão pequeno, mais fiquei imaginando como seria a limpeza do banheiro da casa dela.

Nada disso me deixou abalada, eu sou empregada doméstica e sou muitoooo bem paga para fazer o que gosto!

Gosto Disto: Você tem filhos? Algum deles seguiu a sua profissão?
Cida Souza: Só tenho uma filha de 31 anos, que não trabalha fora por falta de coragem, e que me ajuda na organização da casa.

Gosto Disto: Você já teve problema com algum empregador?
Cida Souza: Graças a DEUS até hoje nunca tive problemas com nenhuma patroa.


Empregada Doméstica sim! Com muito orgulho e dignidade!


Gosto Disto: Você está sempre bonita, cuidada, maquiada e com as unhas feitas, em que horário você consegue se cuidar?
Cida Souza: Normalmente eu agendo a manicure aos sábados, no período da manhã, para ficar mais tempo com as unhas arrumadas. Aproveito e faço tudo: pé, mão e escovo os cabelos.

Gosto Disto: Nos finais de semana, o que você faz para se divertir?
Cida Souza: nos fins de semanas minha casa fica cheia o tempo todo. Eu recebo muitos amigos para tomar café da manhã e almoçar. Saio para dançar, como tenho muitos amigos, sempre tem algum dando festa, quando não tem nada, fico em casa, curtindo meu cafofo.

Gosto Disto: Você costuma tirar férias? O que faz em suas férias?
Cida Souza: Minhas férias sempre são no final do ano. Este ano vou viajar para o Paraná, mas eu prefiro mesmo é ficar em casa !!!


Empregada Doméstica sim! Com muito orgulho e dignidade!


Gosto Disto: Quando você se aposentar, pretende continuar trabalhando na mesma profissão para aumentar a sua renda?
Cida Souza: Na mesma profissão eu não sei, mas pretendo trabalhar sim. Sou muito consumista não posso ver uma xícara e pratos que já quero comprar. Tenho loucura por louças. Quando eu era criança eu morava com minha avó, na roça, lá nossos pratos e copos eram as latas; as latas de goiabada eram os pratos, as latas de extrato de tomate eram copos ou xícaras. Quando as latas ficavam enferrujadas mudava o sabor dos alimentos, era muito ruim, por este motivo tenho essa mania de pratos e xicaras.

Gosto Disto: Qual o seu maior desejo na vida?
Cida Souza: Comprar outro carro. Fui assaltada há 5 anos atrás e levaram meu carro. Até hoje o dim dim não deu para comprar outro !!

Gosto Disto: Que conselho você daria para quem contrata uma empregada doméstica?
Cida Souza: Eu tenho três patroas e para uma delas eu trabalho 3 vezes por semana, somente no período da manhã. Esta patroa me trata muitoooooooo bem. Se algum dia ela não tivesse mais condições de pagar o meu salário, eu seria capaz de trabalhar para ela de graça e faria tudo com muito amor e carinho, como se estivesse sendo paga. O conselho é trate bem quem trabalha para você e terá uma aliada para toda vida.



A Cida, nesta entrevista, me ensinou que não importa qual seja a sua profissão, você deve amar o que você faz e ter orgulho do seu desempenho.

Eu não sei onde você trabalha, em que você trabalha, mas tenho certeza, que assim como a Cida Souza, também tem problemas com horários, tem que equilibrar casa e profissão, como qualquer mulher, mas sendo organizada, tudo é possível e pode ser prazeroso.

Obrigada Cida, pela lição de vida que me ensinou e por ter confiado em mim o bastante para expor um pouco da sua vida aqui no blog. 


Beijinho da blogueira

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

49 comentários:

  1. Adorei conhecer a Cida e ela realmente deu um show um exemplo de como se organizar e como conseguir vencer o tempo. Tantos apenas reclamam e nada fazem,...Adorei! bjs, às duas,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cida é fantástica e por ser tão especial é que eu pedi que ela desse a entrevista.

      Excluir
  2. Lindeza!! A Cida ė show! Adoro a cozinha dela e os pratos ali servidos. Hummm! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila,
      Que prazer ver vc por aqui! A Cida está trazendo um pessoal que nunca comenta! Poderes mágico da Cida!

      Excluir
  3. Adorei conhecer a Cida, além de linda é caprichosa.
    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe caprichosa nisto! Queria ser a metade do que a Cida é em organização.

      Excluir
  4. Cida vc arrasou!! Parabéns!!
    Eu tive uma emprega que trabalhou em minha casa por 14 anos, ele saiu e ainda hj somos grandes amigas. Outra coisa, eu nunca chamei empregada doméstica de "secretária", afinal não tenho escritório pra ter secretária, não é mesmo? Pra que vergonha do nome de uma profissão que é digna como outra qualquer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cida é mega profissional e sabe que não existe vergonha em trabalhar.

      Excluir
  5. Oi Betty,
    A Cida com toda sua simplicidade consegue passar uma grande lição. Fazer com amor não importando o que se faça e ser feliz! Amei a entrevista!
    Bjs❤

    ResponderExcluir
  6. Olá Betty.
    Parabéns pela nova tag.
    Você começou com pé direito. Uma história maravilhosa e um exemplo lindo a ser seguido.
    A Cida prova que a felicidade e o amor próprio independe de qualquer rótulo.
    Parabéns a Você por ter sempre esse olhar tão limpo e crescente que nos transmite tanta boa informação e nos acrescenta e Parabéns a Cida por ser uma Guerreira exemplo para todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito da Cida e achei que valia à pena trazê-la para cá para que mais gente a conhecesse.

      Excluir
  7. Tenho um imenso orgulho de ser irmã desta mulher guerreira. Amooo vc Cida Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas nós amamos.
      Bjsm Néiah e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Para mim, é uma honra imensurável ser amiga da CIDA SOUSA. Eu a conheci através de uma amiga nossatem comum, e justamente na ocasião foi devido à um comentário de um alguém muito pequeno, este alguém que a CIDA refere na entrevista. Fiquei revoltada com isso... Comecei à seguir CIDA, nos tornamos amigas e EU criei no Facebook o grupo "Tudo Azul" em homenagem a esta pessoa iluminada, riquíssima de espírito e honestidade. CIDA SOUSA é uma pessoa carismática, a mais carismática que já encontrei na minha caminhada virtual... e olha... minha
    caminhada virtual é antiga.
    À CIDA SOUZA todo nosso reconhecimento, gratidão, respeito e amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Cida é fantástica e tem um bom gosto admirável.

      Excluir
  9. Que linda a cozinha da Cida! E que exemplo de pessoa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Puxa que belo exemplo! E eu que só vivo enrolada com o tempo... Quando eu crescer, quero ser igual a ela rsrs
    Adorei a entrevista Betty e conhecer a Cida... Que cozinha mais linda, amei!
    bjus amiga, boa tarde!

    ResponderExcluir
  11. Acho que toda mulher deveria, em alguma época de sua vida, trabalhar como doméstica. Acho enriquecedor todo o aprendizado que adquirimos nessa profissão. Eu já trabalhei como doméstica e trago até hoje em dia todas as noções de higiene, limpeza, arrumação, companheirismo e lealdade que devemos ter. Muito do que sou hoje, devo a cada patroa que tive. Bela profissão, assim como é bela a Cida. Bjs Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo todas nós somos domésticas,pois mesmo quem tem uma funcionária em casa, mais hora menos horas, acaba pegando no batente, mas nada se compara ao trabalho de uma profissional, como a Cida, que sabe o que faz e faz bem feito.

      Excluir
  12. Que satisfação em poder estar lendo essa entrevista. Cidoca,essa negra de alma azul é digna de aplausos. Tenho muito orgulho de ser sua amiga.Ser empregada doméstica nunca foi vergonha para ela e bem deveria ser para ninguém. Tem muita gente com diploma de Dr. que não tem dignidade de colocar o rosto onde a nossa Cida coloca seus
    pés. Amodoro essa mulher !! A rainha do azul , da organização e dos bailes. Beijosssss mil !!Élvia Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, ela tem a alma azul!!! A Cida me chamou a atenção, inicialmente, pelas cores que usa na decoração de sua casa.

      Excluir
  13. Oi, Betty. Você se saiu uma ótima jornalista, hein... rsrs Perguntas pertinentes e bem elaboradas e a entrevistada foi franca e simpática! Que lindas as fotos da casa dela, tem razão de ter orgulho! Muito boa a entrevista! Parabéns à Cida pelo caráter, pela força, energia de quem acorda às 3h50 da manhã e ainda curte os fins de semana para dançar! Está de parabéns! Cida é um exemplo! Beijos carinhosos, Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Eu estava com medo de me meter a entrevistadora, pois não tenho formação em jornalismo, mas daí pensei: pergunte como se ela estivesse na sua frente. Pergunte aquilo que vc gostaria realmente de saber. Acho que por ser a primeira entrevista, até que me saí bem.

      Excluir
    2. As melhores entrevistas são feitas de perguntas objetivas e respostas sinceras e, neste caso, as duas fizeram a sua parte. Palavra de jornalista! rsrsr Levaram nota 10.

      Excluir
  14. Que linda essa postagem e que linda a Cida!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Betty,
    Amei a entrevista com a Cida! Gente igual a gente, que ama o que faz!
    Beijo carinhoso para você e para Cida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que pensei, é gente como a gente, profissional, pouco importa a profissão que tenha.

      Excluir
  16. A Cida é 10! 👏👏👏👏👏
    Empregada doméstica é igual a qualquer profissão, se elas cobrassem um salário
    alto jamais sofreriam preconceitos e seriam mais valorizadas.
    Coisa feia preconceito com profissões, cada profissional tem a sua utilidade.
    Eu sou professora, formada em pedagogia, já trabalhei em escolas, hoje em dia
    cuido da minha casa que amo!
    Cida querida, você é uma guerreira, acorda de madrugada para ganhar o pão de cada
    dia, eu nunca mais vou reclamar por acordar às 7:00 horas da manhã.
    Parabéns Betty pela entrevista a Cida pelas respostas!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cida não ganha mal, e ganha por algo que gosta de fazer.

      Excluir
  17. Ahh, precisamos de mais Cidas nesse mundo hahah Um exemplo a seguir!! Que linda mulher, uma honra conhecê-la nem que seja virtualmente. Betty, vc arrasou, sua linda!!

    Beijos no coração!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
  18. Oi Betty
    Estou encantada com a cozinha da Cida, que belezura e capricho; mulher bacana, bonita, batalhadora.
    Um espetáculo a entrevista e uma beleza de post, Betty.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cida é uma pessoa muito interessante e única. É um orgulho ter ela aqui no blog.

      Excluir
  19. Betty, boa noite!
    Já sigo a Cida no Face há um tempo, e com tantos percalços que tive nos últimos tempos. nem me atentei para a sua profissão, o que não iria fazer a miníma diferença, já que me interesso mais pelo conteúdo que as pessoas postam, e essa lindona tem para dá e vender rsrsrssr.
    Betty, parabéns! Ameiiiiiiiii a entrevista, só fã de mulheres como vcs que não tem medo e vai a luta.
    Um grande bjo para as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei sabendo que ela é empregada doméstica devido a polêmica do preconceito, até então não sabia.

      Excluir
  20. Oi Betty,
    Que mulher admirável! Ah se todas pensassem como essa Cida. Acho que organização é tudo em uma casa, por mais humilde que ela seja.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeu sou tão bagunceira. Queria ter a metade da capacidade de organização da Cida.

      Excluir
  21. Bom dia,
    Conheci a Cida num grupo do facebook, e sempre me inspirou muito. Muito bom conhecer mais um pouquinho da sua rotina, e saber que por aqui ela vai inspirar muita gente também.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  22. Betty, Amei o post e a Cida. Parabéns pela lição de vida. Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi Betty, adorei conhecer a Cida. É uma pessoa especial e tem muito bom gosto. Todos os trabalhos são dignos desde que a pessoa se orgulhe e goste de fazer o que faz. Outro dia ouvi uma pessoa contando que a filha de 20 anos foi trabalhar na roça porque não encontrava emprego na cidade. A situação não está fácil, ainda mais para jovens sem formação, porém quando a pessoa tem força de vontade encontra uma saída. É muito importante que a valorização comece dentro de casa, e que todos aprendam a nunca menosprezar ninguém. Muitos querem um bom emprego e salário alto, mas isso não é tudo na vida. A paz de espírito, os momentos com a família e a consciência tranquila são muito mais valiosos. Está acontecendo um "movimento" contrário atualmente: muitas pessoas estão deixando cargos importantes para correr atrás de sonhos, montando pequenos negócios e botando a mão na massa, fugindo do stress e pensando na felicidade. A Cida com certeza é um exemplo para todos nós. Beijo para vc e para ela.

    ResponderExcluir
  24. GENTE QUE GENIAL! FANTÁSTICO!
    Acabei de chegara qui e já arrasou, amei o post muito verdadeiro e na simplicidade que achei, me encantou!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  25. Oi Betty, muito legal contar a história da Cida, uma das muitas mulheres batalhadoras deste Brasil... só estranhei ela falar que a filha tem 31 anos e não trabalha, mas cada um é cada um né?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  26. Adorei conhecer a Cida, Betty !
    A cozinha parece cômodo de casa de boneca, muito linda!
    Fiquei pensando na mulher que disse "ter nojo", ela deve ter nojo de europeu tb, né? pq aqui na França, pouco importa a conta bancaria, todo mundo faz a faxina da propria casa (tirando os que são extremamente ricos, aqueles 2 ou 3% da população).
    bjo,
    Greyce

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, Betty, amei a entrevista com a Cida e apaixonei pela cozinha!
    Não gosto de quem discrimina, a Cida tem um astral lindo e é isso que faz a diferença.
    Felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  28. Cida é fantástica! Nunca a vi triste e nunca me encontrei com ela e fiquei sem receber uma palavra carinhosa, um sorriso genuíno!
    Ela é ela! Simples e transparente!
    Verdadeira!

    ResponderExcluir
  29. Quando eu crescer, quero ser a Cida!!! Se garante demais!!! Ela é linda, parece ser generosa e muito de bem com a vida!
    Beijos!
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Voltar ao topo
© Gosto disto!
Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Elaine Gaspareto
imagem-logo