10 dicas de como se tornar indispensável no trabalho

6 de janeiro de 2017 15 comentários

Como se tornar indispensável no trabalho



Diante da crise econômica que o país está enfrentando ter um emprego se tornou um luxo e conservá-lo mais ainda. Existem dicas que podem ajudar você a conservar o seu emprego ou a transformar o seu contrato temporário em um emprego definitivo, para isto você deve se tornar indispensável no trabalho.

Se você foi contratado temporariamente para o final de ano ou está vendo o quadro de empregados de sua empresa sendo reduzido, então veja como se tornar indispensável na empresa.



1. Dê o melhor de si


Não faça corpo mole, ainda que janeiro seja um mês mais parado no comércio, na indústria e mesmo nos escritórios, faça o melhor que puder, procure serviço, não fique parada. Empregada sem função é uma forte candidata ao desemprego.


Como se tornar indispensável no trabalho


2. Seja organizada


Saiba onde estão suas coisas e as coisas da empresa. Seja organizada, faça com que as demais pessoas precisem de você para saber onde estão as coisas, seja um objeto, um documento, uma ordem de serviço. Organização pode transformar você num ponto chave da empresa.


3. Ofereça ajuda onde for necessário


Vamos dizer que você tenha sido contratada como balconista em uma loja, onde existem várias balconistas, mas a faxineira faltou, então se ofereça para varrer a loja e tirar o lixo das lixeiras. Está faltando gente para fazer o cafezinho, corra e faça. Faltou gente no escritório, então se ofereça para ajudar nos serviços administrativos.

Seja útil, mostre que você é cooperativa.


Como se tornar indispensável no trabalho


4. Peça para fazer treinamento


Muitas empresas oferecem treinamentos para os funcionários ou cursos motivacionais e nem sempre são bem recebidos, pois estes cursos são feitos fora do horário comercial. Não é raro os treinandos trabalharem a semana toda e ter o domingo preenchido por um treinamento, então muita gente procura fugir.

Não fuja! Peça para fazer treinamento. Uma funcionária treinada ou motivada tem mais valor para a empresa. A empresa que gastou para treinar uma funcionária, não vai mandá-la embora por nada.

Compartilhe o que aprendeu no treinamento com os seus colegas de serviço que não puderam ou não quiseram estar presentes, isto vai ajudar você a conservar seu emprego.


5. Sempre diga sim!


Seja positiva. Quando pedirem para você fazer algo, diga sim, pois ninguém vai pedir algo impossível de ser feito. Arme o seu maior sorriso e desempenhe a sua função com boa vontade.

Seja positiva, não se transforme na reclamenta do escritório, pois os mal humorados são os primeiros a entrarem nas listas de demissões.


Como se tornar indispensável no trabalho


6. Seja multifacetada


Tem gente que acha que como foi contratada para trabalhar no escritório, não pode servir como recepcionista, pois isto é desvio de função. É desvio sim, mas se aproveite disso. Quanto mais funções você desempenhar, mais indispensável você será no trabalho.

Seja adaptável e dance conforme a música, ou seja, desempenhe a função que a empresa está precisando naquele momento.


7. Mantenha-se atenta


Quando a gente começa num emprego novo está ansiosa, atenta a tudo a nossa volta, mas o tempo vai roubando isso e a gente vai se acomodando. Não se acomode, mantenha-se atenta.

Se o técnico de informática for implantar um novo programa no computador que você usa, pergunte tudo que for possível, aprenda!

Aprenda com os colegas de trabalho e também com você mesma. Errou uma vez, aprenda com o erro.
Não sabe usar planilhas do Excel, aprenda com os tutoriais que existem on line.


8. Seja independente


Se pedirem para você fazer determinado serviço, então faça. Pesquise, procure informações e entregue o melhor que puder ser feito.

Ser independente é fazer com que confiem em você e no seu trabalho. Mostre que você não depende de supervisão para desenvolver um serviço bem feito.


Como se tornar indispensável no trabalho


9.Aceite ajuda


E se pedirem para você fazer algo que você não sabe ou não domina tão bem? Então peça ajuda. Não é demérito algum pedir ajuda de um colega ou de um superior, o importante é que o serviço fique perfeito.


10.  Anote as críticas, obtenha feedback


Ser criticada é chato, muito chato. Você deu o melhor de si e o resultado final não agradou ao seu chefe. Escute o que ele ou ela tem a dizer e peça para anotar as críticas. O fato de anotar as críticas mostra que você recebe de maneira positiva o que dizem e não toma aquilo como perseguição.

Vamos dizer que o seu chefe estava realmente sendo áspero ou injusto, o fato de anotar as críticas e aceita-las vai desarmá-lo e fazer com que olhe para você de maneira positiva.


Colocando estas 10 dicas em prática eu garanto que o seu emprego só deixará de ser seu quando você for promovida para um cargo mais alto ou for convidada a assumir um cargo melhor em outra empresa, pois você será uma funcionária indispensável no serviço.

Beijinho da blogueira

Fotos em ordem alfabética: @intelnego@oliviapalermo@uxdesignmastery
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

15 comentários :

  1. Betty, nada mais importante que um emprego mantido nessa atual fase que vivemos, não é? Ótimas dicas! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Dicas preciosas Betty, este é o caminho. Me senti tão especial quando minha chefe e as colegas do trabalho me disseram você é indispensável aqui. E foi assim que conquistei meu espaço. Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito boas, uma coisa que gosto de fazer sempre é pedir feedback, é muito bom saber o que o outro lado pensa e espera de você.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  4. boas dicas, no caso aqui o trabalho suga TANTO que dificil nao seguir td isso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Betty e sem dúvidas são essenciais!!
    Adoro pessoas organizadas!

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona, arrasou nas dicas, hein!? Amei :)

    ResponderExcluir
  7. Betty
    Ótimas dicas.. ahahahaha... Mas, às vezes nem sempre tudo isso adianta!! Mas, ajuda bastante, em todo e qualquer trabalho !

    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez não adiantou para mim também, mas pelo menos me demitiram com uma culpa imensa para colocar no meu lugar um protegido que não tinha qualificação para o cargo.

      Excluir
  8. Oi Betty, estas dicas são excelentes e se isso não for suficiente, aí já não é culpa nossa.
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderExcluir
  9. olá Betty
    Excelentes dicas, mesmo não trabalhando há muitos anos, lembro-me dos meus empregos e modéstia às favas ou à parte, as nove dicas eu sempre procurei seguir e fazer o melhor, só a décima, é que não tinha maturidade na época para adotá-la, ao invés de anotar as críticas ou no mínimo concordar com ele, eu me debulhei em lágrimas. Esta firma era a mesma daquela minha colega Maria,"noiva" do Edgar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amiga as vezes nem fazendo tudo isso da certo... posso dizer que fiz, e muito mais estrategicamente falando, mas a Néctar esta em crise, parece que a EN também, porque desde que não posto mais conteúdo lá, não teve mais por ninguém ... :/ ano difícil.

    Perdi dois negócios nesse furacão!! Mas ainda espero que melhore!!

    Beijão
    Amo seus textos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Acho que tudo está indo mal on line.Estou mantendo blog pq não criei para ganhar $, mas ele dava um extra bom antes da crise. Hoje eu pago para blogar.
      Bjs

      Excluir
  11. Verdade, Betty!
    Manter o emprego nesse tempo de crise é um milagre ou um luxo.
    Adorei as dicas, super preciosas!

    Bjos ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty... dicas muito legais, na escola onde trabalho (que tem um diferencial pois fomos selecionadas para trabalhar lá) duas Professoras foram dispensadas e agora pensando nas atitudes das duas durante o ano passado, elas não se encaixavam na maioria destas dicas, mesmo sendo boas profissionais... que pena!
    \Beijosss

    Beijosss

    ResponderExcluir



SUBIR