25 hobbies ou passatempos muito bacanas

15 de fevereiro de 2017 16 comentários

25 hobbies ou passatempos bacanas


Continuando o post da semana passada sobre como encontrar um hobby, fiz uma lista de 25 hobbies bem bacanas e um deles poderá se tornar o seu passatempo favorito.

Mesmo que você já tenha um passatempo, consulte esta lista, pois você pode descobrir um outro passatempo interessante ou mesmo incrementar o passatempo que já tem.

1. Jardinagem


Não precisa ter um jardim imenso e nem um quintal onde caiba um pomar para se dedicar à jardinagem, até mesmo num apartamento dá para cultivar uma hortinha vertical.

2. Artesanato


Você não precisa gastar uma fortuna e nem começar com algo muito elaborado. Dê uma olhada nas mais de 1.000 ideias sobre Artesanato que existem no Pinterest.

Se você quiser dar uma olhada no Pinterest do Blog, lá você vai encontrar as pastas em ordem alfabética, com ideias para Artesanato, Bonecos de Pano (com receitas), ideias para fazer com Botões, Caixinhas de Fósforo, Faça você mesmo (com tutoriais lindos) e muita coisa mais.


25 hobbies ou passatempos bacanas


3. Culinária


Eu não sei cozinhar e o meu projeto deste ano é aprender a fazer alguma coisinha na cozinha. Quero saber fazer bem uma ou duas receitas, para servir e me sentir orgulhosa de ter feito.

Existem vários blogs de culinária e eu recomendo muito o blog Quitutes da Andréa, pois sei que ela faz as receitas e todas as fotos são dela. Outros blogs confiáveis são o Vivendoe Aprendendo e Abóbora Menina.

4. Monte um blog


Este blog aqui, que você está lendo, foi criado para ser um hobby. Não vou contar minha história, mas se você ainda não sabe então leia Sobre mim e o blog.

Montar um blog basiquinho é bem fácil, depois que você tomar gosto e jeito pela coisa, pode contratar um web designer para deixar o blog de uma formato mais prático e fácil para os seus leitores.

5. Origami


Adoro origami e já fiz um cursinho para aprender, mas é mais fácil aprender aqui na net. Dê uma olhada neste site Como Fazer Origami e divirta-se!

6. Viagens


Viagem é sempre um ótimo passatempo, mas não é barato e nem todo mundo tem tempo suficiente para viajar. Se você é uma privilegiada que pode viajar, então aproveite, comece a curtir deste os preparativos, como a escolha do local para onde quer ir, até o pós, quando você vai organizar os álbuns com fotos da viagem e vídeos.

7. Dança


Eu não danço nada! Ando tomando coragem para aprender dança de salão, pois meu marido dança bem e eu não consigo acompanhar.

Dançar sozinha ou acompanhada, faz bem para a alma e para o corpo, pois serve como exercício.

Se você gosta de dançar, reserve um dia da semana para ir a locais que tenham música e pista de dança e sacuda o esqueleto!


25 hobbies ou passatempos bacanas


8. Academia


Eu amo academia e exercícios físicos. Adoro me exercitar, me superar nas atividades físicas e, ao sair, tomar um banho morno, que termino com uma ducha fria, mas nem sempre foi assim.

Todo mundo vai para a academia visando uma mudança física, melhorar a saúde, mas ninguém começa exultante, sabendo que vai sentir dor e cansaço. Com o tempo a gente vai aprendendo a gostar e acaba se viciando.

Hoje a academia é um hobby, não mais uma obrigação, e eu não saberia viver sem.

9. Clube de Leitura


Aqui na minha cidade não tem nenhum Clube de Leitura, mas conheço uma blogueira, a Adriana Balreira, que frequenta um Clube na cidade onde mora, Fortaleza. Sempre que ela fala das atividades do Clube de Leitura que frequenta, fico sonhando com um em minha cidade. Tem coisa melhor do que ler e ter com quem trocar ideias sobre o livro que leu? Num Clube de Leitura existe uma troca de conhecimentos e uma interação muito gostosa entre leitores.

10. Desenho


Eu desenho bem, e fazia um século que não desenhava, pois tive um problema grande com minha mãe, que não aceitava a ideia de ter uma filha artista, então joguei a toalha e jurei que nunca mais desenharia. Há uns meses atrás minha filha me rodeou de um tanto que acabei pegando lápis e papel e desenhando. Eu sempre achei que já tinha perdido a mão para o desenho, mas descobri que continuo desenhando bem.

Foi um susto para o meu marido que desconhecia esta minha habilidade.

Se você gosta de desenhar, então aproveite este dom, não deixe que ninguém faça você desistir dele.

Eu falo em desenho, mas vale também para pintura e escultura. O bom desenhista é bom pintor e bom escultor, pois não existe pintura ou escultura sem a base, que é o desenho.

Lápis e papel bastam para desestressar e criar lindos desenhos.

11. Eventos gratuitos


Se você não anda saindo de casa porque não quer gastar, saiba que isto é apenas uma desculpa, pois em todas as cidades existem ótimos eventos gratuitos, como shows de música, exposições de fotografias e pinturas, mostras e outras coisas mais.

Procure se inteirar da agenda cultural da sua cidade. Algum evento vai interessar a você.

12. Voluntariado


Já fui voluntária em uma creche da Igreja onde eu frequentava. Só parei porque minha mãe ficou doente e, este horário que eu dispunha para a creche, começou a fazer falta para cuidar dela. Voluntariado é muito gratificante. Eu escolhi ser voluntária em creche porque já tinha sido proprietária de uma escola maternal e me dou bem com crianças.

Procure uma área de voluntariado com a qual se identifique. Sempre estão precisando de gente em escolas, em abrigos de animais, em albergues, em cozinhas comunitárias, etc.


25 hobbies ou passatempos bacanas


13. Escrita


Descobri que escrever é muito bom depois que montei o blog. Eu já tinha tentando escrever antes, mas não me envolvia o suficiente. Hoje, quando sento na frente do teclado para escrever um post, tenho que tomar cuidado para não escrever demais.

Escrever deixa a alma levinha e se você estiver com um problema, pode servir como terapia.

Você já deve ter lido aquela frase “Dance como se ninguém estivesse olhando”, pois bem, “Escreva como se ninguém fosse ler”. Se solte e deixe o seu coração sair pelos seus dedos.

14. Aprenda a tocar um instrumento


Eu desafino até tocando campainha, então tocar um instrumento mais me estressa do que desestressa, mas se você tem jeito para música, aprenda um instrumento, pois é uma forma de expressão que alegra a todos que estiverem do seu lado.

15. Sudoko ou palavras cruzadas


Passatempo baratinho e que faz bem para a mente. Tanto o sudoko como a palavra cruzada são exercícios ótimos para a memória e ambos deixam a cabeça bem longe dos problemas do dia a dia.

16. Fotografia


Sempre que eu falo em fotografia aqui no blog, alguém diz que não tem máquina, só a do celular, e eu vou contar uma coisa, a máquina fotográfica do celular basta. Vejo tantas fotos mal tiradas com máquinas potentes que dá até medo! Fotografar não é apenas buscar nitidez, mas procura por ângulos criativos, uma luz favorável, um tema que agrade, e para estas coisas pouco importa a potência da máquina.

Já tive uma máquina profissional, mas sou melhor fotógrafa hoje com a minha câmera do celular, do que era com a Nikon.

Existem dicas e mais dicas aqui na net, leia, aprenda e arrisque seus cliques.

Se você pegar gosto pela coisa, daí sim vale à pena investir numa máquina. Não faça como a maioria das pessoas que primeiro compra a máquina e, sem saber nada de fotografia tira fotos da mãe, dos filhos, do namorado, todo mundo com cabeça grande e pés pequenos, por não ter a mínima ideia de ângulo fotográfico.

Acho que gente de cabeça grande e pés pequenos é o que mais tem no instagram e no FB.


25 hobbies ou passatempos bacanas


17. Ciclismo


Sabe aquela sua bicicleta empoeirada que está jogada no quarto de despejo (encare a verdade, ela não está guardada, ela está JOGADA)? Que tal tirar o pó, calibrar os pneus e levar a bike para dar uma voltinha?

Comece dando um giro pelo seu bairro e assim que tomar gosto, procure por uma turma de ciclismo. Existem várias na minha cidade, o pessoal se reúne e encara longos trajetos juntos.

18. Caligrafia


Tem uma blogueira que em seu texto de apresentação diz que caligrafia é o seu hobby. Não vou colocar um link para o blog dela, pois ela nunca postou nada sobre este hobby e nem fotos de caligrafia, mas não deixa de ser um hobby muito interessante e que pode render um extra, muita gente contrata calígrafos para escreverem em convites de casamento, batizado, noivado e outros.

Existem mais de 200.000 publicações com a tag caligrafia no instagram. Visite e se inspire.
Quem sabe o seu passatempo não esteja na ponta de uma caneta?

19. Faça uma coleção


Já tive várias coleções, mas como tenho uma propensão a ter T.OC. (transtorno obsessivo compulsivo), achei melhor abrir mão delas, pois em vez de ter um passatempo, acabava sempre numa obsessão, do tipo de ter que ter determinado objeto e ficar ansiosa por ele.

Se você não é como eu, e graças a d’us a maioria das pessoas não é, analise as coisas que você gosta. Se você compra sempre uma determinada revista, você pode transformar os exemplares em uma coleção, colocando em ordem cronológica ou separando por artigos interessantes.

Olhe a sua volta e veja quais os objetos que andam se repetindo, eles podem ser o começo de uma coleção.

Quando eu era criança, ia na casa de uma amiga de minha mãe, e ela tinha várias cristaleiras lotadas de xícaras de porcelana. Todas eram maravilhosas! Além de comprar xícaras onde as encontrava, passou a trazê-las das viagens que fazia e as pessoas, sabendo que ela gostava, começaram a presenteá-la com xícaras. Aquela coleção me encantava.

20. Curso de teatro


Eu nunca fiz teatro ou curso de teatro, mas dizem que é ótimo para os tímidos, pois obriga a pessoa a interagir com os outros. Eu sou tímida e deveria fazer, mas a ideia não me agrada.

Seja você tímida ou não, se um dia pensou em ser atriz e deixou de lado este sonho, um curso de teatro pode ajudá-la a chegar mais perto daquele sonho da infância. Ainda que o curso dê em nada, vale pela interação e pelas amizades que você vai fazer.


25 hobbies ou passatempos bacanas


21. Música


Música é o hobby de todo mundo. Nunca vi ninguém dizer que não gosta de música, mas vá além.

Meu marido é apaixonado por jazz e descobriu na internet uma fonte inesgotável de jazzistas famosos e cantoras apaixonantes. Apresentei a ele a Nina Simone, e ele enlouqueceu! Se apaixonou pela Nina Simone perdidamente!

Ele coleciona cantoras de jazz, e antes gravava as músicas em CDs, agora as músicas estão em pen drives. Tudo é catalogado em ordem alfabética.

Se você gosta de música deve ter um tipo de música que você gosta mais. Que tal colecionar músicas ou cantores de um determinado gênero e se tornar uma expert no assunto?

22. Curso de maquiagem


Eu adoro maquiagem e já fiz vários cursos, mas apenas dois deles valeram à pena, os outros eram apenas enganação para vender produtos de uma determinada marca.

Um curso de maquiagem, além de divertido, é muito útil, pois saber se maquiar é um trunfo para o dia a dia. Qual é a profissional que vai trabalhar de cara lavada? Se você não está pretendendo fazer carreira como nadadora ou professora de natação (professora de natação pode e deve ir trabalhar sem maquiagem) é melhor saber se maquiar, ainda que seja só um pouquinho.

Maquiagem é uma descoberta pessoal, faz bem para a autoestima e ajuda a fazer amigas. Já maquiei tanta gente que perdi as contas. Sou boa nisto.


23. Filmes


Eu conheço gente que não gosta de ir ao cinema, só não entendo este tipo de gente. Adoro filmes! Já fui colecionadora de filmes e tenho mais de 400 DVDs. Na época do Megaupload baixei muitos filmes. Pena que prenderam o dono do portal. Era pirataria, mas era tão bom!

Mas agora existe a NetFlix que é baratinha e faz a alegria de qualquer cinéfilo. Eu assisto pelo menos um filme por semana, seja na NetFlix, seja no cinema e curto acompanhar premiações do Oscar e outras.

É um ótimo passatempo, pois além de aumentar sua cultura, faz a vida ficar mais bonita, mas intensa.


25 hobbies ou passatempos bacanas


24. Esmaltes


Tenho muitos esmaltes, mas minha filha tem bem mais! Minha filha é colecionadora de esmaltes famosos, como os da Chanel, da Dior, mas é uma colecionadora sem preconceitos, pois tem esmaltes baratinhos, de marcas nacionais, junto com os de griffe.

Se você gosta de esmaltes, saiba que eles são um ótimo hobby. Veja a Margareth, do blog UnhasSempre Coloridas, e comece já a esmaltar suas unhas de todas as cores possíveis.


25. Marcenaria


Marcenaria é coisa de mulher, sim senhora! Que tal encarar um serrote e começar a fazer lindas peças para a sua casa?

Meu pai era o Rei do Fogo de Palha. Fogo de palha é aquele fogo que pega fácil, faz uma chama brilhante e acaba logo. Assim era o meu pai, ele inventava moda, começava a fazer e deixava de lado.  Uma vez ele resolveu fazer as molduras dos quadros de casa. Comprou tudo que precisava. Tirou as molduras velhas de mais de 30 quadros, jogou tudo no lixo e começou a fazer molduras novas. Fez uma e desistiu.

Quando vi que ele não ia dar conta da empreitada, tomei a tarefa para mim e aprendi na raça a serrar madeira, lixar, encaixar e outras coisinhas mais.

Não consegui fazer todas as molduras, mas fiz umas 10 e fiquei muito orgulhosa o meu feito.

Marcenaria é um passatempo que requer técnica, força, paciência, mas é muito gratificante ver as peças tomando forma.


⭐⭐⭐

Você colocaria mais algum hobby nesta lista? Qual?





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

16 comentários :

  1. Que legais e muitos deles eu faço... Vale a pena! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. adoro varios desses hoobies como ler, desenhar, fotografia, bloggar etc ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana Betty e muitos deles são meus passatempos preferidos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo bordar, estou um pouco parada por conta do ape, mas ainda faço uma coisa ou outra :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Betty. Alguns dos hobbies citados já faço. Os meus prediletos são artesanato, palavras cruzadas e ler. O blog também é um hobby delicioso.
    Eu acrescentaria : Fazer aulas de canto efazer algum esporte de aventura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty... uma lista muiiito legal... desses eu já danço, assisto filmes e coleciono caixinhas e passarinhos, rsrsrs... Fotografia eu também adoro e eu gostaria de ter um Clube da Leitura aqui na minha cidade, já fiquei pensando em eu mesma montar um... Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  7. Quantas dicas preciosas querida Betty!
    Se todo mundo tivesse uma ocupação, alguns hobbies, com certeza muitos não teriam depressão.
    Eu penso como vc, não entendo esse tipo de gente que não gosta de ir ao cinema.
    Gosto de tudo que me faz bem, que me deixa de alto astral.
    Adoro ouvir uma boa música, pratico atividades físicas, o meu tempo é super preenchido, o dia é pequeno pra mim, voa.
    "Cabeça vazia, oficina do diabo." Eu concordo com esse ditado.

    Obrigada por indicar o meu blog, você é muito fofa, nos ajuda sempre!

    Deus te abençoe a cada dia mais, sucessos sempre!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa lista. Eu tenho muitos desses hobbies e o problema é tempo para me dedicar a todos eles, mas quando dá para fazer um pouquinho já fico muito feliz. Eu também fico impressionada com que não gosta de cinema. Adoro ver filmes toda semana. Eu conheço uma pessoa que não gosta de ver nenhum tipo de filme porque acha que são longos demais. Ir ao cinema para ela é um martírio.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa boa Betty! Tenho vários desses hobbies e esse post me inspirou a correr atrás de vários novos!

    ResponderExcluir
  10. Ótimas sugestões!Mas o que eu gosto mesmo é do artesanato e,claro,teclar,criar minhas manipulações digitais...
    bjs,Betty!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!!
    As dicas são todas maravilhosas, espero que ninguém busque fazer tudo ao mesmo tempo para não se sobrecarregar. Acho muito legal que tenhamos um hobby...artesanato tem um tempo que não faço...mas nas minhas férias mês que vem vou tentar meditar!
    Não será um hobby, quero criar um hábito!

    E arrasou aqui: "Hoje a academia é um hobby, não mais uma obrigação, e eu não saberia viver sem."

    Eu penso, sinto e faço EXATAMENTE assim!

    :**

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty
    Morri de inveja de você agora, quando afirmou que ir à academia é um hobby e não uma obrigação.
    Você deixou dicas pra todos os gostos e algumas eu já faço, nem sei se podem ser chamadas de "hobby".
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Betty, quanta coisa legal!
    Adorei saber que você desenha, quem sabe um dia mostra seus desenhos prá nós?
    Eu curto quase todos os da lista, meu dia precisava ter 40 horas pra poder fazer tudo o que gosto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Betty, bom dia! Que ótimas dicas para se encontrar um hobby! O meu nem precisa dizer, né?! Rsrs. Adoro cozinhar! A cozinha é o lugar onde passo a maior parte do meu tempo! Adoro escrever também, procuro anotar tudo aquilo que me vem à cabeça, o bloco de notas do meu celular está cheio de anotações e por causa desse hábito acabei criando o Fotos e Prosas. Também não entendo as pessoas que não gostam de cinema! Eu adoro, sempre estou vendo um filme.
    Muito obrigada por citar o Vivendo e Aprendendo, é muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido, fico imensamente feliz e agradecida! Deus te abençoe!
    Grande beijo! Feliz quinta-feira! ❤❤

    ResponderExcluir
  15. Quantas ideias para ocupar da melhor maneira o nosso tempo disponível.
    Utilizo duas delas, o blogue e a fotografia.
    Beijinhos
    MAria

    ResponderExcluir
  16. Oi Betty, destes 25, faço muitos! Tenho um blog que amo fazer e comecei por hobbie como vc., participo de um clube de leitura há 5 anos, viajo muito, adoro e vejo muitos filmes, faço coleção de gatos (agora dei uma parada, já estava demais), danço, faço academia e para este ano estou a procura de um trabalho voluntário. Quando eu voltar para Porto Alegre depois do Carnaval, irei me mexer. Beijos!

    ResponderExcluir



SUBIR