Jackie a primeira dama – um filme nada convencional

17 de fevereiro de 2017 23 comentários

Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Eu estava ansiosa para ver “Jackie - a primeira dama”. Primeiro porque tenho, assim como todo mundo, uma curiosidade sobre tudo que envolve os Kennedy. Depois, queria ver como a atriz Natalie Portman havia se saído no papel e, por último, queria me deliciar com os figurinos.


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Breve Resenha


Jackie - a primeira dama mostra as emoções da primeira-dama dos EUA, Jacqueline Kennedy, do momento do assassinato do marido ao lado dela num desfile em carro aberto até uma semana depois, quando recebe um jornalista em sua casa para uma entrevista.


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional

  

Porque assistir


Acredito que, assim como eu, você deve estar se perguntando como reage uma mulher quando vê seu marido levar um tiro na cabeça bem ao seu lado. Bem, embora nada agradável, a cena do assassinato foi bem construída. Mesmo quando pedaços do cérebro de John Kennedy aparecem, são na medida certa para não chocar mas também matam a “curiosidade”.

O diretor Pablo Larraín (o mesmo de “Neruda”) é conhecido por filmes pouco ortodoxos e é exatamente isso que você vai encontrar ao assistir Jackie - a primeira dama. O longa-metragem não é redondinho. É lento, com imagens do presente e do passado tão misturadas que é preciso ficar bem atenta nos detalhes e a protagonista, bem... do ponto de vista do diretor, ela é fútil, vaidosa, oportunista, ao meu ver, desprezível. Será verdade?


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Preste atenção


Jackie, algumas horas após a morte do marido, já pensa nela própria e se pergunta, em meio ao tumulto, se vai “ficar na miséria”. Sabendo que seu futuro havia mudado totalmente após aquele assassinato, ela começa a bolar uma maneira de aproveitar cada minuto que resta de seu “reinado” como primeira-dama. Foi criticada, inclusive, em usar os próprios filhos pequenos para exibi-los na imprensa mundial. Mesmo porque, o casal já era o foco de interesse de todos. E pelo visto, até hoje é.

Há momentos em que ela fala coisas sem sentido, como “por que esse quarto é tão silencioso?”, como se estivesse num devaneio. Em outros, em que conversa com o padre a quem procura conforto, confessa que teve vontade de morrer com o marido, mas diz de uma maneira tão plastificada que parecia falar sobre a novela das nove.


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Francamente, não gostei da atuação da Natalie Portman (ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz, mas deve perder para Emma Stone, de “La La Land”). Um colega crítico de cinema escreveu que ela “brilha” e “está perfeita”. Para mim, ao contrário, deixou a desejar. Melhor fez a Michelle Williams interpretando Marylin Monroe. Mas assisti a um vídeo da verdadeira Jackie e tenho de admitir que o jeito e a entonação da fala que a atriz apresentou no filme estão bem próximos da realidade. Ponto pra ela.


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Moda e figurinos


Claro que, em se tratando de uma cinebiografia, haveria reconstituição do figurino usado por Jacqueline Kennedy. Justamente por isso, muitas roupas não foram novidade, sobretudo o terninho Chanel rosa que ela usava no momento do assassinato. Mesmo assim, ganhou destaque e foi indicado ao Oscar de melhor figurino.

Há uma cena em que ela experimenta várias roupas em seu amplo quarto da Casa Branca em que podemos ver a elegância e bom gosto dela. Outro momento, ela está dançando em um baile e usa um modelo vermelho maravilhoso com uma capa longa, luvas brancas e pérolas. Impecável! Jackie, provavelmente, adorava pérolas, pois o acessório aparece em várias produções.


Jackie a primeira dama – um filme nada convencional


Enfim, o filme Jackie - a primeira dama está dividindo opiniões. Há pessoas que adoram, outras nem tanto. Encare esse desafio, vá assistir e me conte depois o que você achou do filme.







Todas as fotos são de divulgação do filme
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

23 comentários :

  1. Deve realmente ser um filme a ser assistido.Parece rico em detalhes e bela fotografia! Vou ver! bjs, chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica. Assista, sim. É sempre bom ver outro ponto de vista sobre uma mesma história. Faz a gente pensar. Bom fim de semana pra você também!

      Excluir
  2. Esse filme está na minha lista para assistir, estou curiosa para ver a atuação dela. O figurino é incrível <3.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian. Se você gosta de observar o figurino dos filmes, vai gostar desse. Elegância máxima, afinal, era a Jackie Kennedy! Um beijo

      Excluir
  3. Olha que legal...Uma colaboradora^^
    Arrasou!
    Eu quero muito ver todos os filmes do Oscar, ainda não tive tempo de ver nenhum, mas estou empenhada nisso.

    Fiquei curiosa sobre esse também.
    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Pois é, sou nova aqui. Espero que vocês gostem dos comentários sobre os filmes. Sexta-feira que vem tem mais filmes de Oscar. Não perca!

      Excluir
  4. Claro que os figurinos devem ser muito elegantes.Mas acho a Natalie muito menininha para o
    personagem,pelo menos eu acho.Mas quero ver o filme,com certeza.Adorei a resenha !
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Obrigada! Como eu disse, o filme não é linear, exige um pouco do espectador pela direção do Larraín. Vá assistir e diga depois o que achou. Um abraço!

      Excluir
  5. Ainda não vi Betty, assim que ver vou te dizer.Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise
    Confesso que não sou muito de ir ao cinema, mas alguns filmes despertam minha curiosidade, e este foi um deles.
    Ainda mais com uma resenha tão bem feita como a sua.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Célia. Muito obrigada! Que bom que gostou. Tomara que você goste do filme, tem cenas bem bonitas! Bom fim de semana!

      Excluir
  7. Muito legal este post! Parabéns para a Denise Egito. Pois é, também estou curiosa em relação ao filme, ao figurino, a atuação de Natalie Portman e a história toda que sempre teve reflexo no mundo todo sobre a familia Kennedy. Em março colocarei os filmes em dia. Até agora só assisti La La Land e amei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janeisa. Muito obrigada! Só tenha cuidado para não perder os filmes que mais quer ver, pois eles não tem ficado muito tempo em cartaz! Um beijo e bom fim de semana

      Excluir
  8. Este é um filme que quero ver com certeza, eu acho a Natalie Portman uma excelente atriz e torço por ela no Oscar!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti esse filme, adorei a sua análise. Gosto da atriz Natalie Portman, mas não sei se foi uma boa escolha pra esse papel... bem, vou assistir e tirar minhas próprias conclusões;)
    Parabéns pelo excelente post, até coloquei na minha lista de links favoritos da semana:)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liduh! Obrigada. Que bom que você gostou. Ouvi algumas opiniões sobre a escalação da Natalie para o papel. Uma das críticas que eu ouvi foi que ela é mirradinha demais para representar a presença forte da Jackie. Uns amam, outros detestam. Veja sim, depois comente aqui. Bom domingo pra você!

      Excluir
  10. Olá, Denise!
    Elegância e glamour nunca faltou para Jackie Kennedy.
    Adoro filmes, esse com certeza me agradará.

    Beijinhos, sucessos sempre ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa! Realmente ela era muito elegante. Bom filme pra você!
      Sucesso sempre! Obrigada <3

      Excluir
  11. Denise
    Amo tudo que envolve os Kennedy's ahaha Amei seu parecer sobre o filme, apesar de não tê-lo achado isso tudo, mas quero muito assistí-lo para ter minhas impressões.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sessão pra você!
      Um beijo e boa semana!

      Excluir
  12. Olá Denise, seja bem vida ao Gosto Disto!
    Parabéns pela análise do filme. Ainda não o assisti, mas gostei muito de como você fez a análise.
    O trailer está ótimo, nos provoca a assisti-lo.
    Beijos,
    Ana
    http://www.viagensebeleza.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana
      Muito obrigada! O trailer realmente está instigante! Depois nos diga o que achou!
      Um beijo pra você

      Excluir



SUBIR