10 autoras femininas que você deve ler – Dia da Mulher

8 de março de 2017 36 comentários

10 autoras femininas que você deve ler – Dia da Mulher


Resolvi comemorar o Dia Internacional da Mulher de uma maneira especial, pois sei que você que vem aqui é especial, então escolhi 10 autoras femininas pelas quais sou apaixonada, como não sou a única apaixonada por estas escritoras, então elas devem ser boas mesmo.

Nem todas estas escritoras são feministas, embora existam feministas nesta lista também, mas, de certo modo, todas são donas de uma literatura feminina inovadora.


Coloquei as autoras em ordem alfabética...


Agatha Christie


Agatha Christie (1890 – 1976)


Ela era britânica e era uma escritora completa, mas ficou mais conhecida pelo subgênero policial. Seus livros só perdem em vendagem para Shakespeare e para a Bíblia.
Muitas de suas estórias deram bons filmes, e embora ela seja lembrada pela imagem de uma senhorinha inglesa típica, de típica ela não tinha nada, pois se casou mais de uma vez e existe um período obscuro de sua vida, em que ela sumiu, e nunca disse por onde andou nessa época.

Como ela escreveu muitos livros, fica difícil apontar um, mas em todo caso, se você nunca leu nada de Agatha Christie, então comece com Assassinato no Expresso Oriente.


Emily Brontë


Emily Brontë (1818 -1848)


Eram três irmãs britânicas que escreviam: Charlotte, Anne e Emily. Emily Brontë ficou famosa por ter escrito O Morro dos Ventos Uivantes, mas pouco se sabe a respeito dela, pois vivia reclusa e evitava o contato com pessoas que não fossem de sua família.
Eu amodeio O Morro dos Ventos Uivantes, pois é um romance intenso, violento, cujo principal personagem masculino, Heathcliff, eu vejo como um psicopata, mas na época em que foi escrito, era um comportamento cabível.

Emily Brontë assinou este romance com um pseudônimo masculino, e devido a intensidade da escrita, quando foi publicado, acreditava-se que tinha sido escrito por um homem.


Elizabeth Bishop


Elizabeth Bishop (1911- 1979)


Ela era uma poetiza americana, mas também escrevia crônicas, cartas e contos. Elizabeth Bishop viveu no Brasil por mais de 20 anos e foi casada com Lota de Macedo Soares, uma arquiteta famosa, que foi responsável pelo projeto do Parque do Flamengo.
Eu li Uma Arte – As Cartas de Elizabeth Bishop, e recomendo muito, pois ela faz uma ótima descrição das pessoas com quem convivia na época.


Harper Lee


Harper Lee (1926 -2016)


Já andei falando sobre ela quando indiquei o livro Vá, coloque um vigia, e também falei sobre O Sol é para todos.
Ela é americana e a sua personagem principal, de ambos os livros, Scout é uma garota além de seu tempo, que se tornou uma adulta idem.
Harper Lee foi assistente de Truman Capote, que quando a viu criança, achou que que era um garotinho.


Isabel Allende


Isabel Allende (1942)


Isabel Allende é peruana e um de seus livros mais conhecido é A Casa dos Espíritos, pois virou filme com Meryl Streep e Jeremy Irons. O livro conta a história da saga de uma família, sendo que foi baseado nos poderes paranormais da avó da autora.
Li A Casa dos Espíritos e Eva Luna, que também é ótimo, e recomendo os dois.

Me sinto em falta com Isabel Allende, pois é uma escritora fantástica, que merece um Nobel de Literatura.


Jane Austen


Jane Austen (1775 – 1817)


Se eu tivesse que apontar apenas uma autora feminina como a minha favorita, escolheria Jane Austen. Eu li a obra completa dela, sendo que li e reli Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade.
Embora seus livros pareçam ingênuos e adocicados demais, na verdade eles levam a uma profunda reflexão sobre o comportamento de seus personagens, bem como da época em que viviam.
As feministas a apontam como sexista, já que o foco de seus livros é sempre o casamento, mas não dá para julgar uma escritora fora de sua época.


Lya Luft


Lya Luft (1938)


Lya Luft é brasileira. Ela é poetiza, tradutora, romancista e cronista. Conheci Lya Luft através do livro Perdas e Ganhos, um livro de crônicas que todo mundo andava lendo na época (2003), e só li porque uma colega de trabalho-me emprestou com altas recomendações. A-do-rei!
Lya Luft é uma observadora da alma humana e a gente consegue se identificar com o que ela escreve, pois suas crônicas retratam situações do dia a dia.


Marguerite Yourcenar


Marguerite Yourcenar (1903 – 1987)


Tenho um carinho especial pela Marguerite Yourcenar, pois minha chefe em São Paulo era uma pessoa muito culta e, no meu aniversário, me deu de presente Memórias de Adriano, um livro que conta a vida do Imperador Adriano. Na dedicatória ela me comparava a Adriano e aquilo me comoveu profundamente.
Esta pessoa saiu de minha vida e eu nunca mais a vi, mas o livro ficou e até hoje guardo, com muito carinho, devido a dedicatória.
Memórias de Adriano não é apenas uma biografia, mas sim um romance, pois Adriano foi apaixonado por Antinoo, um adolescente 34 anos mais novo que Adriano, e que se suicidou. Marguerite Yourcenar trata o assunto de forma delicada e envolvente.
Marguerite Yourcenar era belga de língua francesa.


Simone de Beauvoir


Simone de Beauvoir (1908 – 1986)


Das escritoras feministas, ela é o top. É uma autora muito importante, se não a mais importante da Literatura Feminina do século 20.
Era parisiense e nasceu e morreu em Paris, embora tenha rodado o mundo todo. Ela foi companheira de Sartre e viveu com ele um relacionamento aberto.
Ela não gostava de ser classificada como filósofa, mas era, como também era romancista, ensaísta, contista.

Dela eu li A Convidada e O Segundo Sexo, mas confesso que não acho a sua escrita envolvente, embora seja uma leitura obrigatória.


Virginia Wolf


Virginia Woolf (1882 – 1941)


Ela é inglesa e um dos nomes mais respeitados da literatura inglesa. Ela nasceu no meio literário e se casou no meio literário. Como romancista era perfeccionista.
Conheci Virginia Woolf através do livro Orlando, um livro que não é fácil, pois a marcação de tempo é confusa ou apenas alegórica, e Orlando troca de sexo se transformando em mulher, sem dor e nem muita explicação lógica. No início não gostei, achei o livro até meio piegas, mas tive a sorte de ter um amigo que amava Orlando e me mostrou todas as nuances que eu não estava conseguindo ver.
Depois de Orlando li Mrs. Dolloway e Ao Farol. Não sou apaixonada por Virginia Woolf, mas gosto e gosto muito.

💗💗💗


Ficaram faltando muitas autoras femininas de peso, mas este post ficaria imenso e eu achei por bem não dar um chá de cansaço em você, mas deixo aqui a pergunta: Que escritora você colocaria nesta lista para homenagear o Dia da Mulher?

💗 Feliz Dia Internacional da Mulher 💗




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

36 comentários :

  1. Muitas eu li!Mas Agatha Christie foi a que eu mais li na minha adolescência.
    Bjs e feliz dia das mulheres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Agatha tb foi a minha leitura de adolescente. Acho que todo leitor passa pela fase Agatha.
      Bjs

      Excluir
  2. Uma linda selecção Betty.Umas treis como:Harper Lee ,Marguerite Yourcenar e Elizabeth Bishop não conhecia.Obrigada por partilhar, feliz dia por aí, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bishop não é tão conhecida quanto as demais, mas suas cartas são envolventes, bem dia a dia, vale à pena ler.
      Bjs

      Excluir
  3. Que lindas dicas!!
    Já conheço a escrita da Agatha, Emily e Jane!
    Tem tempo que quero ler algo da Simone...

    Acho que só faltou a Clarice ^^

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica a da Clarice! Leia Simone, ela é indispensável, embora não seja minha escritora favorita.

      Excluir
  4. Excelentes mesmo! Não importa quanto tempo passe, sempre vou amar Agatha Christie e Lya Luft.
    Posso incluir uma 11ª ? Carolina Maria de Jesus. Brasileira,pobre,fez só até a 2ª série e escreveu livros sobre a condição da mulher pobre no Brasil. seu 1º livro, Quarto de Despejo sempre será um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já anotei e esteja certa que vou procurar para ler. Ela é mega famosa, mas como não li, não lembrei do nome.

      Excluir
  5. Betty, que post original de Dia da Mulher! Agora a pouco comentava com uma amiga que tava sem saco pra essas mensagens mais do mesmo e me deparo com alguém que pensa algo inteligente para o dia de hoje!Amei!
    bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      Fiquei em dúvida se colocava este post ou não. Daí pensei: Sim, confio nas minhas leitoras e sei que tenho público para isto.
      Chega de cor de rosa, ainda que seja rosa choque!
      Bjs

      Excluir
  6. Betty
    òtimas dicas, puxa, eu já li quase todas hahah Isabel Allende, ainda falta!! Amei muito o post e tudo mais.

    Beijinhos doces!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla,
      Vc vai amar a Isabel Allende. Quero ler Paula, o livro que ela escreveu sobre a filha falecida.
      Bjs

      Excluir
  7. Adoro essa mulherada inteligente .

    bjokas e um feliz dia=)

    ResponderExcluir
  8. Amei a lista! Aprecio todas e para mim a mais marcante foi Harper Lee com o seu livro O Sol É Para Todos com a narrativa da pequena Scout já dando seu grito de liberdade naquela época. Jane Austen e as irmãs Bronté também entram no meu Hall da fama e , claro, minha conterrânea Lya Luft daqui de POA.
    Beijos e um feliz dia pra todas nós!
    www.janeisatomas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que vc e conterrânea da Lya! Adoro ela!
      Bjs

      Excluir
  9. Ola Betty
    querida venho te desejar um feliz dia das mulheres.
    conheço quase todos essas autora,e quero acrescentar a essas lista quatro autoras que eu amo muito,a italiana Sveva Casati Modignani,Maria venturi,tambem italiana, mas nenos famosa, mas que tem livros lindos, tem um que fala da dificuldade de lidar com a velhice dos pais, muito comovente.
    Catherine Dune,amo o livro dela a metade de nada.que fala do divorcio depois de uma vida juntos.
    e Camilla Läckberg, para quem ama o gênero policial, leio todos os seus livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Amei as indicações! Vou procurar saber mais sobre estas autoras.
      Feliz Dia Internacional das Mulheres para vc tb.
      Bjs

      Excluir
  10. oi Betty, parabéns pelo nosso dia, parabéns por ser uma mulher guerreira e determinada, pois é esta imagem que você me passa.
    Quanto às autoras, confesso de forma envergonhada, que não as conheço, com exceção da Lya Luft e Agatha Christie, no entanto, fiquei interessada na obra de algumas delas, quem sabe um dia eu consiga ler.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E já conhece bastante, pois a maioria das pessoas não conhece nenhuma.Todas são importantes, mas a Elizabeth Bishop não é muito conhecida no Brasil. Guarde esta listinha e quando os seus filhotes deixarem, você começa a ler.
      Bjs e um dia internacional da mulher maravilhoso para vc!

      Excluir
  11. Todas maravilhosas Betty! Estou lendo uma autora maravilhosa atualmente, Cristina Sánchez-Andrade, considerada uma das vozes femininas mais poderosas da literatura espanhola. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Vou procurar saber mais sobre ela, ainda não conhecia.

      Excluir
  12. Sou fã de muitas e me repetiria por mencionar a escrita espetacular delas por frases e frases, mas queria tocar em um ponto meio polêmico, não querendo ser polêmica...
    Estudiosos acusam a Beauvoir de pedófila, né? Não desmerecendo a obra da autora e suas lutas, mas fico imaginando: como pode?
    Admiramos tanto a escrita de alguém e os pensamentos apresentados no papel, "O Segundo Sexo" que o diga, e depois descobrimos que a sua vida não era tão, digamos, correta como imaginamos, né? Que louco!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela,
      eu não sabia disto e fui procurar dados. Realmente ela pode ter sido pedófila nos termos de hoje, mas não dá para julgar uma pessoa fora do seu tempo. Na época da Simone, na maioria dos países, um homem poderia se casar com uma menina de 14 anos sem nenhum espanto. Ela era uma mulher...
      Gostei de vc ter levantado a questão e vou me aprofundar mais. Obrigada.
      Bjs

      Excluir
  13. Das que você citou, Agatha Christie foi a que mais li, de nome conheço todas, mas somente a Isabel Allende, Jane Austen, Lia Luft e Emily Brontë eu já li livros delas.
    Eu acrescento à sua lista- Rosamunde Pilcher, autora inglesa, muito boa, sou fã, tenho todos os livros dela, alguns já li uma três vezes.
    Adorei este post, falou em livros... aquele seu post de algum tempo atrás, indicando livros, já me rendeu boas horas de leitura, comprei alguns daqueles.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa,
      Todo mundo fala da Rosamunde Pilcher e eu me sinto em dívida com ela, pois nunca li nada dela, mas ela está na minha lista. O problema é que vão me faltar anos nesta vida para ler tudo que eu quero, eu teria que viver uns 300 anos, isto desde que não lançassem mais nenhum livro interessante.
      Bjs

      Excluir
  14. Betty, execlente postagem para homenagear as mulheres, parabéns! De nome conheço todas, mas li apenas algumas, minha preferida sem dúvida é Jane Austin, li toda sua obra, maravilhosa!
    Bjo e feliz dia da mulher, todos os dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a Jane e queria que ela tivesse escrito muito mais!
      Bjs

      Excluir
  15. Betty, amo ler e já tive o prazer de ler obras de Jane Austen e Emily Bronte. Inclusive guardo o livro "O Morro dos Ventos Uivantes" que li quando ainda fazia faculdade.
    Excelente post! Parabéns por este dia tão especial!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi isabel,
      Eu digo que amodeio O Morro dos Ventos Uivantes pq me envolvo tanto, mais tanto, que fico nervosa e esgotada quando leio.
      Bjs

      Excluir
  16. Betty querida,
    Parabéns pela excelente postagem num dia tão especial para todas nós!
    Eu confesso que não conhecia algumas das autoras que você citou, eu li
    A Cidade das Ferasde de Isabel Allende.

    Felicidades hoje e sempre!
    Bjoos ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi Betty,
    Feliz Dia da Mulher!
    Adorei a seleção.
    Na minha lista em primeiro lugar estão Clarice Lispector e Adelia Prado, que junto com Guimarães Rosa formam a minha Santíssima Trindade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Betty... li a maioria dessas autoras e amo de paixão Jane Austen e Agatha Christie!!!
    Eu incluiria a J.K Rowling que foi ousada em escrever um romance de aventura mágico como Harry Potter, além dos livros policiais que está escrevendo agora... gosto também da Diana Gabaldon, autora da série Outlander- A Viajante do Tempo, sua escrita é fantástica!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Olá Betty, amei este post! Algumas autoras ainda não conheço, porém tem umas que são as minhas queridinhas como Jane Austen, Agatha Christie, Emily Bronte aliás amo as irmãs Bronte, Isabel Allende.
    Bom, deixo aqui minha contribuição : A Vida Secreta das Abelhas, Sue Monk Kidd / Ann Radcliffe pioneira do romance gótico / Poetisa Florbela Espanca / Amada Cecília Meireles / Alice Walker com a obra A cor púrpura / Mary Shelley escreveu Frankenstein, um clássico e a mais inspiradora Cora Coralina.
    Feliz dia, mês e ano afinal somos mulheres o tempo todo, bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Leio livros de variadas escritoras excepcionais.
    Porém, desta lista li de apenas duas e, de outras duas apenas assisti as adaptações para fimes.
    No entanto, sou fissurada em Aghata Christie, leio e assisto tudo que foi escrito por ela!

    ResponderExcluir
  21. Agatha Christie é a autora que mais leio pois li todos os seus livros e sempre acabo relendo mais de uma vez.

    ResponderExcluir



SUBIR