Todo mundo tem o estilo Chanel e nem sabe

21 de março de 2017 14 comentários

Estilo Chanel


Se você usa camiseta, roupa de malha, calça comprida, então tem o estilo Chanel, pois foi Coco Chanel que primeiro usou o jersey para fazer roupas femininas. Antes de Chanel, camiseta, principalmente camiseta listrada, era roupa de estivador. Também foi Chanel que transformou a calça comprida numa roupa feminina. Então, ainda que você não ligue nadinha para moda, esteja certa que tem o estilo Chanel.


Não vou falar sobre Chanel no sentido biográfico, existem filmes, já teve espetáculo na Broadway (tem aquele filme mais recente com Audrey Tautou: 'Coco antes de Chanel', inúmeras biografias, enfim... vou mostrar apenas seus icônicos estilos, suas roupas simples e ao mesmo tempo tão sofisticadas. Ela mudou o mundo da moda, diversificou, desbravou em uma época tão difícil para uma mulher. Nasceu em meio a pobreza, foi criada em um convento...Talvez isto a tenha tornado uma profissional extremamente exigente, queria sempre dos seus funcionários o esmero, a quase perfeição nos menores detalhes. Vou publicar alguns, mas são centenas de modelos!


Estilo Chanel


1. Vestido de Jersey


Particularmente conhecida por seus designs inovadores sportswear, Chanel usou malhas, como jersey ou malha tweed, com grande vantagem. Aqui, neste exemplo, ela criou um vestido que é inconfundivelmente elegante e completamente prático, com elementos de construção que servem a fins decorativos e funcionais. (modelo criado em 1924)

2. Camisa de Jersey


Neste exemplo, Chanel usa jersey listrado para criar uma camisa esportiva dramática e desenvolta. Ela propositadamente projetou o vestuário em viés para criar linhas diagonais, ângulos e interseções. O laço no pescoço refere-se a uma vestimenta de marinheiro, apenas um dos exemplos da classe trabalhadora de homens de que ela tirou a inspiração. (modelo criado em 1934/35)


Estilo Chanel



3. Conjunto para noite


Em sintonia com a moda da década de 1930, Chanel passou por o que tem sido chamado de seu período "romântico", tipificado por rendas e vestidos de tule com saia com babados ou tecidos leves e transparentes. Embora as roupas sejam aparentemente antigas em sua estética, Chanel afirmou sua modernidade revelando e enfatizando técnicas de sua elaboração. (modelo criado em 1936)




Estilo Chanel


4. Casaco Estilo Art Deco



A convergência da linha Art Deco, o impulso modernista para facilitar a forma pura, e o potencial do japonismo de oferecer um vocabulário de formas de envoltura não satisfeitas foi mais do que fortuito. Chanel usa um tecido com estampa ombré francês inspirado num quimono quimono japonês, mas traz para ele o estilo do minimalismo casto. (modelo criado em 1927)


Estilo Chanel


5. Vestido para noite


Além de suas revolucionárias inovações em roupas de malha, o vestuário de noite Chanel dos anos 20 deu a ilusão de metal metamorfoseado em malhas flexíveis com o uso de renda metálica, bordados luxuosos e miçangas. A obra requintada foi executada pela própria oficina de bordados da Chanel. Este exemplo apresenta rendas metálicas e lantejoulas aplicadas em linhas sobrepostas. (modelo criado em 1926/27)



Estilo Chanel


6. Tailleur



Como boa parte da sensibilidade da Sra. Diana Vreeland, que era um ícone de moda internacional, colunista e editora das duas maiores revistas de moda da época, a referência Watteau deste tailleur Chanel foi uma parte convincente de seu glamour. A arte era importante para a Sra. Vreeland, tanto como editora quanto como empresária de exposições.
Gosto de muitos modelos da Chanel, mas esse aqui é demais, muito chique! (modelo criado em 1938)


Estilo Chanel



7. Conjunto preto


Este conjunto representa o "little black dress", uma das contribuições mais populares e duradouras de Chanel para a moda feminina. Em todos os seus detalhes, um material simples, jersey de lã, torna-se elegante através da técnica de alfaiataria superior. É o chamado "pobreza de luxo" (modelo criado
em 1927)

8. Conjunto com técnica de alfaiataria



Chanel se destacou na alfaiataria: este conjunto de casaco e vestido combina técnicas de costureira com os acabamentos definitivos do alfaiate. A bainha do vestido e appliqués do chiffon no revestimento foram cortadas com cuidado para seguir o padrão floral do tecido. (modelo criado em 1929)



Tailleurs elaborados por chanel



Estilo Chanel


Estilo Chanel


 O legado continua


Após a morte de Chanel em 1971, vários de seus assistentes projetaram as linhas de alta costura e de prêt-à-porter até que Karl Lagerfeld (nascido em 1938) assumiu como designer em 1983 na alta costura e no prêt-à-porter em 1984. Lagerfeld, como Chanel no momento de seu retorno, olhou para projetos anteriores para descobrir o segredo do seu sucesso. Seus desenhos incorporaram detalhes exclusivos da Chanel, tecidos de tweed, cores, correntes douradas, couro costurado na couture e o logotipo "CC".


Estilo Chanel


9. Conjunto para noite


Embora o original tenha sido feito em crepe de chine preto, Karl Lagerfeld fez  este little black dress de Outono/Inverno 1987-88 em um vinil preto fetichista e uma combinação preta de jersey de poliéster.

10. Conjunto em preto e branco



Este conjunto de noite desenhado por Karl Lagerfeld para a Casa de Chanel ilustra o seu sucesso em manter e reinterpretar os elementos de estilo criado por Gabrielle Chanel. Este exemplo apresenta várias referências explícitas aos designs inovadores da Chanel de décadas anteriores. (Criado na Primavera/Verão 1992) 


Mais do que vestuários, Gabrielle Chanel investiu em bijuterias, sapatos, bolsas...como a mais famosa: o modelo 2.55

Projetada por Gabrielle Chanel em fevereiro de 1955, a 2,55 concentrou todos os detalhes de sua vida íntima, se tornando a bolsa mais icônica da Rue Cambon.


Após anos nas sombras, a 2.55 foi encontrado dobrada em arquivos e revivida em 1988 por Karl Lagerfeld com o bolsa "Timeless clássico" (flap bag clássico): o fecho retangular é substituído por um fecho arredondado com o logotipo da marca (duplas letras C entrelaçadas). Em 2005, para marcar o quinquagésimo aniversário da criação desta bolsa, Karl Lagerfeld decidiu relançar o modelo icônico de 1955 (chamado de 2.55 reeditado ) e de 1988 (nomeado 2.88 ) que fazem parte da iconografia da marca. Desde então, a House of Chanel interpreta esses modelos, ano após ano, com novas cores, materiais, formas ou tamanhos.


Estilo Chanel


Estilo Chanel


Outro produto icônico é o seu perfume mais famoso: o Chanel nº 5.
Existem muitas lendas no mundo da moda, mas dizem que o nome foi dado pelo fato da data em que foi concebido: 1955. Ou talvez, Chanel tivesse uma "simpatia" por esse número.

Mas ele entrou para a história com essa frase provocante de Marilyn Monroe, em resposta a um jornalista que quis saber o que ela usava para dormir. “Apenas duas gotinhas de Chanel nº5.” 


Principal fonte de pesquisa: The Metropolitan Museum of Art




Foto de entrada: @miss.lendel. Fotos das roupas: The Met. Foto montagem da bolsa com o perfume, bem como da Marilyn Monroe - anúncios da griffe.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

14 comentários :

  1. E não é que ficou legal,heim!

    Bjs,Betty!

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiii, ela realmente criou classicos que perduram nos guarda roupas femininos até hj

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post!

    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderExcluir
  4. Que legal...eu entao eu tenho estilo Chanel, rsrs amo camiseta com caça jeans!

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. Show! Simples assim =o***
    Beijos mais

    ResponderExcluir
  6. Admiro demais o estilo chanel e jamais esqueço a frase de Coco: "Uma mulher precisa apenas de duas coisas: Um vestido preto e um homem que a ame."
    Big Beijos
    Lulu on the Sky | You Tube

    ResponderExcluir
  7. Adorei, parabéns Paulo!
    Gosto muito de combinações P&B e desta bolsa Chanel, em especial. Linda!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post! Gostei das informações:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Informações preciosas, Betty. Amei!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Ela revolucionou mesmo a moda Paulo. Adorei o post, completíssimo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo e Betty... muito bacana esta postagem, Chanel é uma das mulheres mais icônicas da era moderna pois pessoas do mundo todo usam roupas baseadas em suas criações... eu sou fã!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. Hello, Paulo e Betty!
    Gostei de saber um pouco mais da Chanel, bela postagem!

    "Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher."
    Coco Chanel

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  13. Mas que texto brilhante!! Admirada, agora por uma pessoa e não somente pela marca!
    Adorei.
    Abraços.

    Boa noite Betty querida!

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo
    Sou fã da Chanel, além dos vestidos e dos tailleurs maravilhosos, sou doidinha com o perfume Chanel nº 5.
    Beijos.

    ResponderExcluir



SUBIR