10 dicas para comprar pela internet e não errar

3 de abril de 2017 17 comentários



Eu compro muito pela internet e pela primeira vez estou tendo que trocar, pois comprei um sapato que está pequeno, mas creio que não vá ter dor de cabeça. Depois de muito comprar on line, sei como comprar sem errar e resolvi dividir algumas dicas com você, pois vejo muita gente insegura em comprar pela internet. Acredite, é mais fácil e seguro do que você imagina... e vicia! Depois da primeira vez, você vai tomar gosto por esperar a sua compra ser entregue na sua porta. É tão bom ou melhor do que comprar numa loja física.

1. Tenha em mãos suas medidas, se for comprar roupa


Eu tenho uma fita métrica do lado do meu notebook. Não compre acreditando no P, M, G, ou mesmo nas numerações das lojas. No Brasil as medidas de roupas não são padronizadas e variam muito de marca para marca.

Se interessou por uma roupa? Então procure pelas medidas na descrição do produto para ver qual é o seu tamanho para aquela peça.

Como as lojas trabalham com mais de uma confecção, se resolver comprar mais de uma roupa, de marcas diferentes, verifique as medidas de cada uma das roupas, pois numa mesma loja uma calça jeans tamanho 40 da marca X pode servir em você, enquanto outra da marca Y pode ficar grande na mesma numeração.

2. Verifique o material da roupa


Fotos podem enganar. Você pode estar comprando pensando ser algodão e o tecido ser 100% poliéster. A maioria das lojas na internet trazem a composição do tecido.

3. Prefira lojas que tenha fotos da roupa fora do corpo da modelo


Todas as lojas têm fotos de roupas vestidas por lindas modelos, mas não são todas que têm fotos das roupas fora do corpo da modelo.

A roupa no corpo da modelo pode enganar e engana muito! Modelos são altas e magras, coisa que a maioria de nós, pobres mortais não somos. O que fica bem na Alessandra Ambrosio dificilmente vai cair bem em uma mulher de 1,60m de altura.

Outra coisa, a roupa estando vestida na modelo, não deixa ver se a peça tem pence, se tem prega, se é pespontada e outros detalhes mais. Fora do corpo da modelo é que vemos o tipo de costura e qual é o corte real da roupa.


Escolha lojas que mostre a roupa no corpo da modelo, fora do corpo da modelo e que permita dar zoom na foto para poder ver os detalhes.




4. Verifique o S.A.C. da empresa


Já andei falando sobre isto aqui quando tive problemas com o Shoptime. Ninguém espera ter problemas com a empresa e nem que ela deixe de entregar um produto ou entregue com defeito, mas é melhor prevenir do que remediar.

Verifique se a empresa tem atendimento ao cliente por telefone. Veja se deixa este telefone bem visível na primeira página.

Veja se a empresa atende por chat on line. Não custa testar este chat antes de comprar. Deixe qualquer recadinho para ver se realmente tem uma atendente do outro lado da tela, pois muitas empresas não têm, ou tem uma pobre e cansada atendente para 500.000 reclamantes.

Veja se a empresa tem um e-mail de contato bem visível na primeira página.

Se a empresa tiver apenas atendimento por e-mail, caia fora, é fria! Se você tiver problema com algum produto, dificilmente vai conseguir falar com algum atendente.

5. Verifique a confiabilidade da empresa no Reclame Aqui


Muitas empresas parecem o que não são. Coloque o nome da empresa no Reclame Aqui e verifique se a empresa é confiável. Veja se ela atende às reclamações de seus clientes. Veja o que os compradores dizem sobre a empresa em questão.

Ter o nome no Reclame Aqui não quer dizer nada, qualquer empresa pode estar lá, mas ter um nome ruim no site diz muito sobre a maneira que a empresa trata os clientes.

6. Pesquise o preço


Você amou aquele celular da marca X, mas antes de comprar dê um pulo no Buscapé e coloque a descrição do celular, com a marca por lá, pois o site vai mostrar o preço mais barato.

Esta pesquisa não serve apenas para telefones, mas também para eletrodomésticos, cosméticos, roupas, acessórios, livros e tudo que se possa comprar pela internet.

7. Veja se o produto tem Cupom de Desconto


Quando você for fechar a sua compra, vai notar que existe um campo, no final da página onde é para colocar o cupom de desconto ou vale troca.

A maioria das empresas têm cupons de descontos e muitas vezes este desconto pode chegar a 50%.

Como descobrir se o produto que você está comprando tem desconto?


Vá no Google e coloque “Cupom de Desconto da Loja X”. Vão aparecer milhares de sites que trabalham com cupons de desconto, mas nem todos eles estão ativos. Verifique os cinco primeiros sites. Caso tenha cupom de desconto ativo é só copiar o código e colar no campo próprio para ele no site da loja onde você está comprando.

8. Verifique o frete


Muitas lojas não cobram o frete quando a compra for acima de R$ 99,90.

Às vezes o produto pode estar mais barato em uma loja, mas com o frete o preço vai parar nas alturas. Já me aconteceu de pagar mais caro por um produto só para me ver livre do frete, pois embora mais caro o produto, o fato de não ter frete barateava o custo final.

O preço do frete não é fixo, varia de região para região, loja para loja, então fique de olho.

9. Primeira troca grátis


A maioria das lojas dá o benefício da primeira troca grátis. Caso você tenha comprado uma roupa que não tenha gostado, ou um produto que tenha defeito, a loja encaminha um código para que você possa colocar o produto no Correio e devolver para a loja sem nenhum custo.

Se você nunca comprou naquela loja e está insegura, então verifique se a loja tem o benefício da primeira troca grátis, pois ele facilita muito para o cliente.

10. Guarde os e-mails que a loja mandar e a Nota Fiscal


Depois de fechar a compra pela internet, a loja vai manter contato com você por e-mail dizendo que recebeu o montante referente ao produto. Vai avisar quando o produto sair da loja e todo o andamento do pedido. A maioria das lojas procede desta maneira, embora algumas não tenham este cuidado.

Guarde estes e-mails para o caso de acontecer algo ou o produto não ser entregue, pois se você tiver que reclamar no PROCON, estes e-mails servirão como prova.

Recebeu o produto e parece estar tudo bem. Guarde a Nota Fiscal, pois ela servirá de garantia caso o produto venha a apresentar defeito dentro do prazo de validade.


Se você seguir estas 10 dicas, vai comprar on line e não errar. Boas compras!



Fotos StockSnap e Pexels
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

17 comentários :

  1. Olá Betty, boa tarde! Meu marido compra tudo pela net ,mas eu não. Não suporto eu gosto de ver, provar e pronto.Otimas dicas, boa semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Betty, ótimas dicas.Já tive problemas com compras na Internet e sempre resolvi pelo Reclame
    Aqui.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas, sempre olhar se a empresa é confiavel e politica de troca garante msm uma compra mais segura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas, compro frequentemente online e nunca tive grandes problemas, mas já tive uma surpresa por não ter conferido os materiais direito. Quando experimento um site de venda pela primeira vez certifico-me sempre da tabela dos tamanhos, para ver se corresponde.

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!
    Tenho me aventurado a comprar roupas on-line e estou gostando!
    Até agora só tive que trocar uma peça e deu tudo certo.
    Tenho muita preguiça de ir a lojas físicas, não tenho paciência com as vendedoras que ficam trazendo montanhas de opções para experimentar além do que pedi...
    On line é muito mais rápido e prático.
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. BOAS DICAS, CADA VEZ MAIS PESSOAS COMPRAM PELA NET, JÁ COMPREI E NÃO TIVE PROBLEMAS, BJS BETTY

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e realmente tem que conferir muito o site onde está comprando...comentários são excelentes e é bom vê também no site Ebit...

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty, ótimas dicas! Eu compro muito pela internet, principalmente livros e maquiagem, mas confesso que ainda prefiro ir na loja ver e sentir o tecido da roupa. Quando é uma loja que eu já confio tento ficar atenta às informações do meu tamanho. Mas adoro comprar pela internet! rsrs

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  9. All you say it's true dear Betty ! Stunning post
    kisses

    ResponderExcluir
  10. Hello, Betty!
    O meu filho só compra pela internet há vários anos e nunca teve problema.
    Eu comprei uma bolsa cara e muito cara, a referência era de couro muito linda e quando
    chegou não era couro, nunca mais comprei nada.
    Gostei das dicas, vc é o máximo!

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  11. Muito boas suas dicas Betty. Roupa não costumo comprar pela internet, mais itens de maquiagem e beleza.
    É fundamental ver se tem um sac, 0800 e consultar a índole da empresa no Reclame Aqui
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas, Betty. Quem costuma comprar pela net é meu marido. Já comprei no Aliexpress, Mercado Livre, Grafitti Artes e Casa da Arte. Os produtos chegaram no prazo, deu tudo certo, mas sou desconfiada em comprar dessa forma. Roupas e calçados então, nem pensar! Prefiro ao vivo e em cores..rs... Todos os produtos que comprei on line foram materiais para artesanato e só!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Betty, ultimamente eu tenho comprado bastante pela internet, mas somente em alguns sites que
    eu confio, como é o caso da Dafiti, Netshoes e Saraiva.. ótimas dicas!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Comprei poucas vezes pela Internet e sempre deu certo. Só comprei livros e em outra época, DVDs. Tenho pesquisado bastante, quero começar a comprar mais e aproveitar melhores preços. Essas dicas são ótimas. Comentários de compradores experientes ajudam muito.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Betty. Eu compro muito pela internet, sempre comprei, tanto de lojas nacionais, como e-bay, amazon.com e aliexpress e, por incrível que pareça, às vezes, as lojas de fora são mais profissionais que as brasileiras. As medidas das roupas, por exemplo. Acho que muita loja brasileira tem uma tabela padrão que não condiz com o produto. Canso de ver.
    Ótimo post. Excelentes dicas.
    Beijos carinhosos
    Denise
    https://50modaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Excelentes dicas, Betty! Quando comecei a ler seu post lembrei do site "Reclame aqui", e logo vi que era o item 5. Eu raramente (muito raramente) compro pela internet, mas confesso que não gosto de comprar roupas ou sapatos, pois não arrisco comprar sem experimentar. Mais um post do GD para os "lovely links";)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Betty
    Nunca comprei roupas,sapatos, make, bijus pela internet, somente livros. Às vezes fico tentada a comprar roupas ou sapatos, mas na última hora desisto, tenho receio, prefiro lojas físicas.
    Beijo

    ResponderExcluir



SUBIR