Jogo da Beleza ou Jogo do Bonito

26 de abril de 2017 34 comentários



Algumas coisas estressantes e deprimentes aconteceram na semana que passou e eu me deixei abater por elas. Fui dormir chorando e acordei chorando. Quando fui contar para o meu marido o que tinha acontecido, quase não consegui, pois o choro subiu na garganta e explodiu nos olhos, isto no meio de uma rodoviária cheia de gente.

Na pior fase, rezei para Santa Rita de Cássia, de quem sou devota e me coloquei no colo dela, foi quando comecei a me acalmar e procurar uma saída para o que estava me deprimindo.

Eu tenho uma capacidade incrível de mudar de foco. Vamos dizer que o sapato esteja apertando o meu pé, como todo mundo o meu foco se volta todo para o pé dolorido, mas se não posso tirar o sapato e me livrar da dor, então mudo o foco e me obrigo a pensar no Imposto de Renda, por exemplo.

Quando estava na fase mais negra e doida para chorar com pena de mim, inventei um jogo, o Jogo da Beleza ou Jogo do Bonito.

Eu sou muito observadora, mas olho mais os defeitos do que as qualidades das coisas e das pessoas. Sou capaz de não saber a marca de um carro, mas sei que tinha um leve arranhão no para-choque esquerdo. Posso não saber a altura de uma pessoa, mas noto que esta pessoa tem uma espinha no queixo.

Dizem que o diabo está nos detalhes, mas Deus também está nos detalhes, então resolvi focar na beleza e me obrigar a ver beleza em tudo. Se um mendigo passava por mim, em vez de ver que sua roupa estava suja, eu procurava algo de bonito nele, e descobria, de repente, que ele tinha olhos verdes.

Comecei a jogar o Jogo da Beleza assim como jogava o Jogo do Contente da Pollyana quando eu era criança, e ver a beleza das coisas e das pessoas enxugou as lágrimas do meu rosto, então passei a ver a beleza dos gestos, como o de uma mãe abraçando uma criança, um cachorro feliz abanando o rabo no portão...

Um pouco antes de ser atingida pelo mal, andando por uma rua, me deparei com uma árvore na qual nasceram orquídeas brancas e amarelas, talvez tenham sido colocadas ali por mãos humanas, mas as flores gostaram do novo lar e estavam dando um show de beleza. Num momento de inspiração tirei a foto que você está vendo na abertura deste post e mesmo que tudo tenha dado errado, mesmo que eu tenha ficado muito triste, ao olhar esta foto no celular entendi que ela era o meu coringa no Jogo da Beleza e com ela eu poderia ganhar qualquer partida, por pior que fossem as cartas que eu tivesse nas mãos.


Experimente jogar este Jogo da Beleza, se obrigue a ver beleza em tudo e em todos a sua volta e você se dará conta de que o mundo é muito mais bonito do que você imagina.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

34 comentários :

  1. Adorei te ler, temos mesmo que achar um jeito de não dar "lugar pra nossa dos sentar"... Ela deve saber que não oferecemos cadeiras...

    Gostei do jogo e adorei a foto! E há dias e dias, SEMPRE! O bom é que sabemos ir avante! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia desta frase de não dar lugar para nossa dor sentar. Vou adotar, esteja certa disto.

      Excluir
  2. Oi Betty, querida!
    Espero que essa fase triste tenha passado!
    Sou mestre nesse jogo! rsrsrs
    Não que eu viva no mundo de Pollyana, mas a aceitação é o melhor caminho!
    Então, o jeito é colorir, enfeitar, fazer o que dá!
    Beijo carinhoso, feliz quarta feira!
    A foto é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou comprando ingresso para o trem que leva a este mundo e vou chegar lá.

      Excluir
  3. Eu sou um esteta,mas não sou tão otimista!

    bjs,Betty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não andei pessimista, andei down, mas down para valer, como poucas vezes na vida, mas eu saio desta, eu mudo o foco.

      Excluir
  4. Oi Betty, nossa que post mais lindo...
    Não sei o que aconteceu, mas tenha certeza de que você irá superar.
    Eu também faço esse jogo, sabia? Em momentos de muita tristeza tento procurar beleza nas pequenas coisas, isso é muito terapêutico! Você tem uma sabedoria instintiva, que te move para a vida, lembre-se disso.
    Essa foto das orquídeas realmente aquece nosso coração.
    Estou na torcida por dias melhores.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles vão melhorar, pois já tive câncer, tendo minha mãe com Doença de Alzheimer para cuidar, então nada pior que isto pode acontecer e tudo que vier é brando perto do que já passei.

      Excluir
  5. que texto lindo, tomara que vc esteja passando bem por isso e superando as suas dificuldades, tds passamos por momentos delicados..

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou reagindo bem, vou sair fortalecida de mais uma pancada...

      Excluir
  6. Olá Betty! Outro dia, fiz um post a falar que eu sou a "Poliana ".Além de fazer o jogo do contente, vejo beleza em tudo.Descobri que vivendo assim, a vida fica mas leve.Aonde passamos deixamos nossa luz,nossa marca.E tu és linda e tão elegante. Nunca deixe alguém tirar a tia paz e beleza.Grande beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem deixar... tem gente que rouba a nossa paz e qdo vê já foi. rsrsrs... mas eu estou bem e não vai sr a maldade e instabilidade de uma pessoa que vai fazer com que eu veja tudo ruim.

      Excluir
  7. Oh...Betty!
    Eu não tenho ideia pelo que você está passando, mas eu sei que cada pessoa tem um forma diferente de sentir. Já tive muitos motivos para desistir de tudo e me vi sozinha várias vezes. Parei, pensei e chorei bastante... Depois me refiz e comecei tudo outra vez. Espero que fique bem logo, pessoas como você fazem muito falta nesse mundo sabia? Um forte abraço de coração minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará,
      Vc não tem ideia do quanto eu fico contente de ver vc aqui, logo vc ... tão discreta, tão na sua. Obrigada.

      Excluir
  8. Olá querida betty
    Eu também jogo o jogo de poliana
    Não é negação, acho que e uma maneira de não deixar a tristeza tomar de conta da gente em um momento difícil.
    Queria espero que a tempestade passe logo, e possa voltar o sol no seu céu.
    E você possa voltar a ser linda loira e feliz rs
    Bacione Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou bem melhor, afinal este jogo é meu e eu posso jogar sempre que eu quiser ou precisar.

      Excluir
  9. Betty, espero que tudo volte à calma em tua vida. Você é uma mulher forte, tendo em vista tudo o que já passou, portanto, sairá dessa numa boa e logo. Torcendo muito por você, viu?
    Sobre o Jogo da Beleza, amei a dica! Vou adotar, com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adote... é de muita ajuda e não precisa estar triste para jogar, pois ele pode ser jogado nos dias bons também.

      Excluir
  10. Concordo plenamente com vc em jogar o jogo da beleza, Betty! Faço isso há muito tempo e tem gente que fala que não bato bem em encontrar beleza na tempestade e em muitas outras coisas! Por causa desse meu jeito acabei ganhando de presente de um amigo muito querido o livro da Pollyanna, pois ele sempre me dizia que enxergava ela em mim. Só temos a ganhar em ser assim e vc, com certeza, vai dar a volta por cima como faz sempre! Deus te abençoe!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou espantada, achei que o jogo era só meu, mas tem mais gente fazendo!!!rsrsrs Queria ter aprendido antes.

      Excluir
  11. Oi Betty, eu precisava ler esta postagem sua.
    Graças a Deus não tenho mais problemas seríssimos, mas de vez em quando acontecem coisas bem chatas.
    Vou pedir licença para divulgar seu link e também começar esse jogo!
    Obrigada, muito obrigada mesmo.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    Já conhece meu novo blog Austrália com Cappuccino? Venha dar uma olhadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô,
      O post é todo seu! Vou ficar feliz se divulgar.
      Assim que sobrar um tempinho, vou passar lá.

      Excluir
  12. Oi, Betty
    Não sei pelo que você está passando ou passou, mas é temporário. Não há mal que sempre dure. Gostei do jogo do Bonito. Ouvi uma frase outro dia que me deu conforto. Não sei se você vai gostar:
    "Nada na vida é por acaso. Cada pessoa que você conhece, tem um propósito: uns testarão você, outros te usarão e alguns te ensinarão. E ainda existirão aqueles que despertarão o que há de melhor em você. Confie, espere e acredite. Tudo está nos planos de Deus"
    Coragem e sabedoria - acho que você tem ambos - para enfrentar mais esse obstáculo do dia a dia.
    beijos carinhosos,
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem uma pessoa 3 em 1 na minha vida, pois me testa, me usa e, consequentemente, me ensina. Só que me ensina pela negatividade, pois eu gostaria de abraçar, de acolher, de me tornar uma pessoa melhor com o mal que me faz, mas tudo que faço é me afastar. Não sei brigar e me impor, como a maioria das pessoas faz. Minha defesa e me afastar e silenciar.

      Excluir
  13. Oi Betty... eu jogo este jogo sempre, mesmo sem estar pra baixo, todos os dias eu me vejo observando as pessoas, sua fala, seu jeito, as coisas ao meu redor e procuro beleza, bondade, carinho, honestidade... e também adoro ver alguém na rua e ficar imaginando sua vida, o que faz o que a aflige, às vezes quando nos damos conta que todos sabem a "dor e a delícia de ser o que é" paramos de pensar que nosso problema é o único do mundo... eu faço isso sempre!!!
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido é que é assim. ele vê uma pessoa e começa a pensar: Onde será que ela mora? Nasceu em que cidade? E ele vai fazendo conjecturas. Acho isto fantástico!

      Excluir
  14. Adorei a sua dica Betty e super me identifiquei com você. Ando passando por dificuldades e é difícil enxergar a beleza nas coisas quando passamos por problemas.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou no mês que antecede o aniversário e, segundo um amigo, é o mês do inferno astral, mas até o inferno astral tem um lado bom.

      Excluir
  15. É exatamente o que estou precisando fazer. Foi uma semana difícil, mas mudar o foco me faz enxergar coisas que às vezes esqueço de valorizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não bastasse a tempestade emocional, está semana foi semana de colocar IPTU em ordem e IR. precisa mais para se aborrecer? rsrsrs

      Excluir
  16. Não existe nada mais gratificante no mundo do que saber encontrar beleza nos pequenos detalhes do dia a dia. Post lindo Betty! <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Betty
    Preciso aprender com você a jogar este jogo, não sou boa nisto, não, se estou pra baixo, se algo não vai bem, é difícil enxergar a beleza ao redor.
    Fique bem, logo.
    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mudo de foco com facilidade,mas mudo para o sarcasmo, estou aprendendo a mudar para a beleza.

      Excluir
  18. Gostei do jogo, vou tentar jogar.
    Não fica triste não, olha eu já chorei tanto que envelheci rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir



SUBIR