7 dicas para se livrar das distrações digitais e o seu dia render mais

3 de maio de 2017 33 comentários

7 dicas para se livrar das distrações digitais e o seu dia render mais


Você já notou o tempo que gasta on line com as distrações digitais? A gente começa lendo os e-mails do dia, daí clica num link de uma loja que veio no e-mail, ao mesmo tempo que a tal loja abre aproveita para dar uma olhada no Facebook e, quando dá conta, adeus período da manhã.

Eu trabalho on line e estou lutando para não me perder nos labirintos da internet percorrendo estes caminhos tortuosos das distrações digitais, pois já deixei de cumprir contrato com patrocinadores do blog por não manter o foco no que estava fazendo e sair borboleteando pela net por sites e redes sociais que não me dariam nada em troca, só perdendo o meu tempo.

Se você for como eu e está gastando muito tempo conectada “bestando”, então está na hora de se livrar de vez destas tentações digitais.

Aí vão 7 dicas para lidar com as distrações digitais e manter o foco no que você realmente precisa fazer on line.


 1. Coloque o celular no mudo quando estiver trabalhando


Eu estava ficando quase louca, pois enquanto estava escrevendo um post, deixava o celular do meu lado e dá-lhe campainha avisando que alguém mandou um e-mail, que tinha mensagem no whatsapp ou que o facebook tinha sido atualizado...

Minha filha mora longe, então sempre deixo um canal de comunicação aberto caso ela precise de mim. Ao mesmo tempo estou alugando um apartamento e coloquei anúncios on line, então dependo de olhar e-mails, messenger e whatsapp. Até uma hora que vi que não estava fazendo nada direito.

Estou deixando o celular no mudo enquanto estou trabalhando e verifico se tem algo urgente de hora em hora. Se não pegou fogo no Vaticano e não estão me chamando para salvar o Papa, então pode esperar.

Faça isto, cale o seu celular, acredite que o mundo pode prescindir de você por um tempinho e faça o seu trabalho em paz.

2. Programe tarefas on line com o temporizador do celular ligado


Divida o seu tempo entre as tarefas que você tem fazer on line e programe tempo para o seu lazer on line também.

Quantas horas do seu dia você gasta no facebook? Três horas ou mais? Se você está precisando de mais tempo para você e seus afazeres, programe-se para ficar no facebook, ou em outra rede social, por uma hora no máximo. Conectou, então ligue o temporizador do seu celular para que ele avise quando o seu tempo acabar. Assim que o alarme tocar, pare! Não tem essa de ficar só mais 5 minutinhos, ok?

Crie horários para ler e-mails, para verificar os grupos do whatsapp, para postar no instagram e controle estes horários com o temporizador para que você não exceda e deixe de fazer tudo que precisa ser feito durante o dia, virtualmente ou não.

3. Não abra muitas páginas ao mesmo tempo na internet


Você está lendo este post, mas tem outra página aberta na sua caixa de e-mails, tem mais uma no twitter, outra num site de notícias... Pare!!!

Abriu, leu, fechou. Se for um assunto longo, que pode interessar, favorite e guarde numa pasta própria para ele, assim você poderá ler quando tiver tempo. Eu tenho dezenas de pastas e favorito muitos links, quando vou vê-los noto que depois de alguns dias eles não eram tão interessantes assim e acabo deletando. Este processo de favoritar para ler depois, serve como uma triagem para o que realmente importa e o que é supérfluo.


7 dicas para se livrar das distrações digitais e o seu dia render mais


4. Defina limites


Tem uma pessoa muito querida que, sempre que estamos juntas, ela interrompe as conversas para atender ao celular ou para responder algo pelo whatsapp. Muito do que ela faz é por motivo profissional, mas com certeza poderia ser deixado para depois, pois esta pessoa consegue ir ao cinema e ficar duas horas sem celular, então dá para fazer o mesmo num jantar, num barzinho, numa festa, mas está tão viciada e conectada, que não se dá conta do que está fazendo.

Defina limites para o uso do celular e para estar conectada.
Saiu para jantar com alguém? Não atenda o celular. Aproveite o momento, converse, beba, ria, e depois, quando estiver sozinha, responda às mensagens, ligue para os registros de chamadas.

Também não leve o celular para a cama. Cama é para dormir, não é para postar mais uma fotinho no instagram e nem para ver o que rolou naquela festa para a qual você não foi convidada.

5. Marque o tempo que você está gastando com redes sociais


Você tem noção de quanto tempo gasta on line? Eu gasto muito tempo, mais do que deveria.

Comece a marcar quanto tempo você demora para responder os e-mails do dia, quanto tempo leva no twitter, quanto tempo no facebook, e por aí vai. Tendo consciência de quanto tempo está gastando em cada coisa, você vai se conscientizar de que está perdendo o seu tempo com bobagens e poderá fazer coisas mais úteis, on line ou não.

6. Evite fazer um monte de coisas ao mesmo tempo


Começou a olhar os e-mails do dia? Então veja até o fim antes de começar outra coisa.

A gente sempre acha que está ganhando tempo lendo os e-mails ou mesmo tempo que está ouvindo um vídeo no youtube (porque ver que é bom, pouca gente vê), mas não está pois quem faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, gasta mais tempo para fazer e faz mal feito.

Fazer uma coisa de cada vez vai economizar o seu tempo e fazer seu dia render muito mais.

7. Determine horários, para e-mails, whatsapp, facebook...


Eu leio os e-mails no período da manhã e da noite. Vejo os grupos do whatsapp à noite. Facebook duas vezes por dia e não posso ficar mais de meia hora cada vez.

Se você criar horários para os seus afazeres e diversão on line, seu dia vai render muito mais. Pare de passar o dia no Facebook e à noite se dar conta de que não fez outra coisa além de passar orações, ver vídeos bobos e ler mensagens de gente reclamando da vida.

Ainda tenho horários bagunçados, mas já estou lindando melhor com estas distrações virtuais, pois elas podem ser bem divertidas, mas são contraproducentes e não levam a nada.

Como você tem lidado com os seus horários conectada? Quanto tempo você fica on line por dia?

  

Fotos Pixabay
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

33 comentários :

  1. Gostei das dicas,Betty e temos mesmo que nos policiar... Mas sabendo administrar, tudo dá certo!( tive que rir com o possível salvamento do Papa,rs) bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      O salvamento do Papa é para enfatizar que a gente acha que tudo é importante, mas não é, dá para esperar. rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  2. Bom dia, Betty! Depois que adotei o método de usar o temporizador do celular para fazer as minhas atividades, sejam elas online ou não, tenho conseguido fazer muita coisa, no início tive dificuldades, mas com disciplina e determinação consegui, é preciso foco! Uma coisa que me distraía muito era o facebook, quando me dei conta que eu não precisava ficar sabendo da vida de ninguém (fico impressionada de como as pessoas colocam a vida no facebook, mas também não tenho nada com isso, rs) parei com o facebook, direcionei o meu perfil pessoal para o perfil do blog e só entro lá pra fazer alguma coisa relacionada ao blog e pronto, não perco mais tempo vendo o que uma pessoa comeu ou deixou de comer no café da manhã e nem pra onde foi viajar de férias e muito menos se acordou pela manhã e escovou os dentes.... Definitivamente não perco mais tempo com o facebook! Também não levo celular para a cama nem televisão tenho mais no quarto, tirei e achei ótimo, tenho mais tempo de sono e com qualidade. Excelentes dicas, Betty! As pessoas hoje em dia não se conectam mais através do olhar e sim da tela de um celular, frio isso, né?!
    Bjs, adorei a postagem! Tenha um ótimo dia! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si,
      Tenho usado o temporizador do celular para outras tarefas tb e ajuda a muito a manter o foco, não borboletear.
      Não me desliguei do FB totalmente, pois tenho milhares de amigos por lá e sei que as pessoas me add por causa do blog, então não custa desejar feliz aniversário aos aniversariantes do dia ou mandar um abraço para quem está de luto, mas me seguro para não ficar muito tempo por lá, pois senão tchau dia!
      Bjs

      Excluir
  3. Acho que vou adotar o temporizador, que atualmente só uso qdo tenho algo no forno rsrs.
    Como no comentário acima, o Face pessoal tem me desanimado a cada dia.
    Vídeos nos whatts não abro, acho tudo uma chatice a ainda desconfio da veracidade.
    Já adotei o horário da noite pra mexer no Instagram, que está sendo minha rede social preferida.
    O que consome meu tempo são os joguinhos do celular e olha que eu só jogo um deles, mas sou viciada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desapeguei dos joguinhos, mas pode ser que eu volte novamente,já voltei antes...

      Excluir
  4. Eu gosto do blog!Celular uso pouco!Mas eu gostei das das dicas!

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo era só o blog, mas a coisa cresceu de um tanto que nem sei mais em quantas redes sociais estou. Socorro!

      Excluir
  5. Dicas maravilhosas, agora que tenho muito tempo livre, tenho ficado pouco tempo na vida virtual, vai entender hahahah
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi mesmo!rsrsrs Com mais tempo, menos rede social?

      Excluir
  6. Ai Betty, lendo seu post percebo que faço tudo errado! kkk
    Você não imagina quantas janelas eu tenho abertas nesse momento, eu me acostumei a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas sei que isso nem sempre ajuda o dia a ser mais produtivo. Gostei das dicas :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Eu tenho que me segurar para não abrir um monte de janelas. Estou tentando me controlar.

      Excluir
  7. Eu queria ser organizada assim viu?
    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito bagunceira, mas não em matéria de blogagem, pois senão não sobra tempo para mais nada.

      Excluir
  8. Betty, pense uma coisa difícil. Pensou? Pronto, exatamente isso. Sair deste mundo virtual é uma loucura, principalmente para quem trabalha com ele o tempo inteiro. Eu tento, mas quando penso que não já estou burlando a alternativa rsrsrssr

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu hoje só trabalho on line e fico muito tempo por aqui, por isto comecei a prestar atenção no tempo que gasto trabalhando e no que gasto "bestando". Jogo muito tempo fora e tenho que me controlar para isto não acontecer.

      Excluir
  9. mt boas dicas! acho que tem que ter horario msm pra mecher nas redes senao nao fazemos mais nd no nosso dia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O virtual acaba tomando conta de tudo...

      Excluir
  10. Olá Betty,

    Ótimas dicas!! Mas, não sou nada organizada.. rs

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi boa tarde amei seu post vou tentar me organizar desta forma beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto tanto quando vc aparece por aqui... sinto saudade, sabia?

      Excluir
  12. Betty, a net nos deixa meio zonzos mesmo, por isso, tenho me policiado quanto ao uso da mesma. Desativei meu FB, meu celular não tem internet(é daqueles bem antiguinhos, com função exclusivamente de telefone, nem câmera tem..rs..)
    Agora, tenho mais tempo para fazer meus artesanatos, ler livros (que amo!) e é por aí. Tem pessoas escravas por aí e não quero isso para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem enrolada por aqui, mas não quero sair, só quero encontrar uma maneira de esquematizar melhor. Acho que estou conseguindo.

      Excluir
  13. Oi Betty, o meu telefone fica no mudo 24 horas por dia ~ odeio barulhinhos do celular e de notificações de redes sociais etc. Adorei as dicas! Me dei conta que visualizo DEMAIS os meus e-mails, umas mil vezes por dia, preciso definir intervalos mais precisos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E-mails foram as primeiras redes sociais. Estes são os que eu lido melhor. Tem e-mail que nem abro.

      Excluir
  14. Betty...que perfeição esse post!
    Quando eu estava naquele setor que sugava minhas energias, eu trabalhava com o whats app..não podia deixar de olhar! Falava com as coordenadoras e supervisores para resolver algo o tempo todo! Mas tinha dias que ou eu abria mão ou surtaria.

    Atualmente não trabalho com o zap para coisas do trabalho, só autônomo, mas é mais leve. Fora isso aprendi a ordenar minhas prioridades...quando tô nas atividades domésticas eu deixo ele de lado senão não consigo fazer nada. Se possível desligo o wi-fi.

    Adorei, suas dicas são ótimas e muitas já tenho até aplicado no meu cotidiano.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou usando o whatsapp para alugar um apê, então não dá para não olhar, mas está me deixando louca!

      Excluir
  15. Acho que fico conectada muito tempo, não trabalho fora, então estou sempre no celular, fico com ele no bolso da bermuda quando estou fazendo minhas atividades domésticas.
    Levo pra cama antes de dormir, vou parar com isto, não é nada bom.
    À noite, deixo o celular e vou pro meu computador de mesa, aí visito os blogs, entro em trocentos sites, ainda mais agora que vou viajar, fico procurando zilhões de informações, opinião de pessoas que já foram.
    Gostei das suas sugestões.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo eu trabalhava fora ficava menos conectada do que agora, daí eu ter que me controlar, pois tb estava com o celular no bolso Qdo me afastava no computador.

      Excluir
  16. Oi Betty... tem dias que eu até consigo me conectar com o mundo virtual, mas a maioria do tempo somente a noite mesmo (olha o horário que eu estou entrando aqui, rsrsrs), mas o que me atrapalha mesmo são as mensagens do whatsapp, são tantos grupos que eu tenho uma vontade louca de jogar o celular na parede, rsrsrs
    Ótimas dicas para otimizar o tempo!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou em 2 grupos, saí de vários. Sei que sempre é uma atitude antipática sair de grupos, ,as um deles passava mais de 700 msgs por dia e me atrapalhava muito! Foi uma libertação.

      Excluir
  17. Hello, querida Betty!
    Eu não fico conectada o tempo todo, mas as dicas são super válidas.

    Beijinhos e ótima noite ♥

    ResponderExcluir



SUBIR