Uma Lolita em minha vida – moda e estilo de vida

14 de junho de 2017 12 comentários

Uma Lolita em minha vida – moda e estilo de vida



A primeira vez que li sobre Lolita foi no blog da Luana, e logo pensei numa ninfeta sensual, nos moldes da Lolita do Nabokov, e perguntei para ela o que era realmente. Foi aí que aprendi que Lolita é uma moda japonesa em que as usuárias se vestem com roupas de bonecas, numa evocação a um tempo que já passou, mas do qual sentem saudade. A moda Lolita é bem over e as roupas são sobrepostas umas às outras criando um efeito volumoso e até mesmo rococó. Mas não basta se vestir de Lolita, é preciso viver Lolita, pois Lolita é mais do que uma moda, é um estilo de vida.

Antes de qualquer coisa vou apresentar a Luana Lima de Sousa, também conhecida como Madrepérola, autora do blog Doce Madrepérola e escritora, autora do livro “As Donzelas e As Sombras”.

1. Como você começou a seguir a cultura Lolita?


Eu tive um primeiro contato com a moda Lolita pela internet no ano de 2006 e gostei muito do estilo, então comecei a pesquisar mais e mais a respeito e decidi arriscar os primeiros outfits (looks) no estilo. Eu também procurei ter contato com outras pessoas que também gostavam e que pudessem me ajudar nesses primeiros passos dentro do estilo.

2. O que significa para você ser uma Lolita?


Para mim Lolita significa poder viver as fantasias de quando éramos crianças, dar vida aos contos de fada. Eu sempre adorei histórias fantásticas e sempre fui muito sonhadora, quando eu descobri o estilo Lolita eu senti que eu poderia me vestir de uma forma que refletisse meus sonhos e minhas fantasias.

3. Com que frequência você se veste de Lolita?


Normalmente, minhas amigas e eu marcamos encontros uma ou duas vezes por mês para usarmos um outfit Lolita completo. Às vezes acontecem eventos de anime na cidade e sempre há um espaço para as Lolitas, então é mais uma oportunidade para usar as roupas que amamos.


Uma Lolita em minha vida – moda e estilo de vida


4. Você usa roupas de Lolita no seu dia a dia ou só em eventos especiais?


Infelizmente Lolita não é um estilo muito prático para usarmos no dia a dia, a produção é demorada e é complicado andar pela cidade com uma anágua volumosa, mas sempre que eu posso eu adiciono ao menos um elemento do estilo, como uma bolsa ou um acessório de cabelo, por exemplo, e isso me anima bastante.

5. Quando você não está vestida de Lolita, que tipo de roupa você costuma usar?


Eu adoro vestidos e saias, principalmente os que são leves e rodados, e também adoro blusinhas que tenham um estilo romântico. Como moro em Mato Grosso e aqui faz muito calor, eu não gosto de usar calças porque são desconfortáveis. Não sou muito adepta de salto alto no dia a dia, prefiro usá-los somente em ocasiões especiais, costumo usar sapatilhas e sapatos Oxford que são mais confortáveis.

6. Onde você compra roupas de Lolita? Custam caro?


Eu tenho algumas peças que foram importadas do Japão e tenho algumas peças de lojas brasileiras, porque existem lojas virtuais que produzem roupas, sapatos e acessórios aqui no Brasil, voltados para esse público. Lolitas quase sempre compram por meio da internet. Eu também tenho roupas feitas por costureiras aqui da minha cidade e tenho algumas peças que eu mesma fiz ou customizei. Lolita não é um hobbie barato, se você for comprar todas as peças de grifes japonesas pode ser bem caro, um vestido pode custar R$ 800 ou mais, mas há opções mais baratas em sites como o TaoBao ou mesmo as lojas nacionais, e claro que sempre há a opção de fazer seu próprio vestido ou customizar uma bolsa que encontrou em uma loja de departamento.

7. Como seu namorado vê esta moda Lolita?


Eu já o conhecia há alguns anos antes de ele se tornar meu namorado, ele tinha me visto vestida assim muito antes de termos um relacionamento. Ele gosta bastante, acha bonitinho e sempre me motiva a usar o estilo que eu gosto porque ele sabe o quanto isso me faz feliz.

8. Como as pessoas reagem na rua quando encontram você vestida de Lolita?


Algumas gostam e se encantam, normalmente idosos e crianças costumam gostar mais. Acho que os idosos porque as roupas remetem a um tempo antigo que eles viveram e que têm saudades e as crianças costumam achar que somos bonecas vivas ou alguma princesa da Disney. Há também pessoas que lançam olhares de desprezo ou fazem cochichos umas com as outras, e fica claro que são comentários maldosos, infelizmente na sociedade há muitas pessoas que julgam pela aparência e não gostam de nada que seja diferente do padrão, mas eu não foco a minha energia nessas pessoas, eu prefiro dar atenção àquelas que gostam e que fazem comentários agradáveis. E sempre há pessoas que se aproximam e fazem perguntas, pedem para tirar fotos... Não me incomodo com isso, desde que as pessoas sejam educadas.


Uma Lolita em minha vida – moda e estilo de vida


9. Quais filmes uma Lolita assiste?


Um filme que é muito popular entre as Lolitas é Kamikaze Girls (uma adaptação do romance do escritor Novala Takemoto) em que há uma Lolita como protagonista, outros filmes que costumam agradar e inspirar Lolitas são os clássicos da Disney e adaptações de histórias infantis do século XIX ou de clássicos literários românticos como Orgulho e Preconceito. Há também Lolitas que gostam muito de filmes da cultura pop como Harry Potter ou os super-heróis da Marvel, mas isso varia bastante de Lolita para Lolita.

50 filmes que toda Lolita deveria assistir

10. E quais são os livros que uma Lolita deve ler?


Num geral, os livros que mais inspiram as Lolitas são clássicos dos contos de fada, como os contos dos Irmãos Grimm e histórias infantis do século XIX ou início do século XX como Alice no País das Maravilhas, O Jardim Secreto e O Mágico de Oz. Há também as que admiram os clássicos da literatura como os romances da Jane Austen ou mesmo Drácula de Bram Stoker, mas não uma regra do que uma Lolita deve ler.


11. Com quantas amigas Lolita você convive regularmente? E quantas você tem contato virtual?


Eu conheci muitas garotas por conta do estilo Lolita e algumas se tornaram amigas verdadeiras com quem eu posso contar para diversas ocasiões e há outras com quem a única ligação que existe é o mesmo gosto para roupas. Eu moro numa cidade pequena, por aqui há duas amigas minhas com quem eu convivo e eu encontro regularmente e esse ano outra menina entrou para o grupo. No mundo virtual há um grupo bem maior, é difícil quantificar ao certo, mas são algumas dezenas com certeza, muitas me conhecem pelo blog ou por grupos que eu participo e acabamos criando um contato.


Uma Lolita em minha vida – moda e estilo de vida


12 – Como é o estilo de vida de uma Lolita?


Entre as adeptas do estilo Lolita no Ocidente há uma discordância sobre o estilo vida Lolita, no Japão, onde a moda surgiu, normalmente as Lolitas usam as roupas e também procuram modificar algumas coisas no seu estilo de vida como ter hobbies antiquados e adquirir alguns hábitos de etiqueta da Era Vitoriana. Aqui no Ocidente algumas meninas usam as roupas, mas abominam a ideia de mudar o seu modo de vida por conta do que você veste, outras apreciam a ideia de adicionar algum encanto ao seu estilo de vida. Eu defendo a ideia de que isso não é essencial para ser uma Lolita, é como um item opcional, mas eu, particularmente, gosto muito da ideia do estilo de vida Lolita e incorporo alguns desses hábitos à minha rotina.

13 – Como funcionam os encontros Lolita?


Os chás e os piqueniques são os mais comuns. Às vezes fazemos os chás na casa de alguma Lolita ou vamos a uma confeitaria que tenha uma decoração bonita. Há outras atividades que também podemos fazer como ir ao cinema vestidas assim quando estreia algum novo filme da Disney, ir a um restaurante japonês ou nos reunirmos para uma tarde de trabalhos manuais.

14. O que você recomendaria para uma leiga iniciante como eu para começar na cultura Lolita?


É importante ler bastante e pesquisa sobre a moda Lolita, porque há algumas regras do estilo como o uso de anáguas ou o comprimento da saia, por exemplo. Há dois grupos no Facebook que eu gosto muito e recomendo que são: Moda Lolita Brasil e Let’s talk about Lolita nos quais é possível encontrar muita informação e muita dica. Se você conhece uma Lolita que admira ou com quem tem afinidade pode pedir que ela te ajude a montar o seu primeiro outfit.

💗💗💗

Há muitos anos eu frequento o blog da Madrepérola e é abrir a página dela para me sentir cercada de fadas e rendas. Ela é uma pessoa de personalidade firme e corajosa, pois a maioria das pessoas não tem coragem de mergulhar tão fundo numa paixão, da maneira que a Madrepérola mergulha.
Acho que a Luana Madrepérola é perfeita para estar aqui, pois ela é única, talentosa e apaixonada, aquele tipo de pessoa que todo mundo quer ter por perto.
Obrigada, Madrepérola, por dividir um pouquinho da sua vida Lolita com a gente.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

12 comentários :

  1. Eu realmente não tenho uma visão mais ampla deste estilo.Quando eu era adolescente, li o livro, mas não me lembro da estória.

    Bjs,Betty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      A moda não tem conexão com o livro, a moda é mais voltada para bonecas antigas, bem rococó.
      Bjs

      Excluir
  2. gosto mt de conhecer mais de estilos alternativos como esse, o pouco que sei de moda lolita conheci pela Mari Santarem, gostei mt da entrevista e saber mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Que legal, ela parece uma boneca viva rs...

    bjokas=)

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha, eu amei!

    http://www.preservesuasraizes.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha lido a reportagem pelo celular um pouco antes de ir à academia, mas não pude comentar, agora reli melhor e posso dizer que amei! Obrigada por divulgar meu blog e esse estilo que tanto amo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luana,
      Eu agradeço muito a sua participação, adoro gente apaixonada pelo que faz e vc é uma delas.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Betty
    Respeitar é a palavra-chave neste caso da Lolita, não precisa aplaudir, principalmente se não estiver sendo sincera. Cada um faz da sua vida o que bem quiser,adota o estilo que melhor lhe convier, desde que não agrida e nem ofenda ninguém.
    É isto que eu penso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog. É dinâmico, "descolado" e tem foco! Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty... eu tenho uma aluna na minha escola que é apaixonada por este estilo e ela sempre conversa comigo sobre as roupas e a cultura japonesa... acho bem diferente!!!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  9. Hello, Betty!
    Que Lolita mais fofa!
    Cada pessoa tem o seu estilo se ela gosta de ser assim, está certíssima!
    Parabéns pela postagem, pra mim é um grande incentivo.

    Beijinhos, ótimo feriado ♥

    ResponderExcluir



SUBIR