Como ser feliz

23 de agosto de 2017 23 comentários

Como ser feliz



Sempre que leio dicas e conselhos para ser feliz, vejo que estas são sempre voltadas para a própria pessoa. Vivemos numa sociedade individualista e nos preocupamos mais com nós mesmos do que com outros, então as listas para ser feliz vêm logo dizendo: ame-se; faça uma coisa boa para você todos os dias; medite... Tá, eu acredito que todas estas coisas podem trazer bem estar, mas será que traz felicidade?

Entre os clichês de como ser feliz que circulam por aí: “Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”. Pode até ser verdade, mas que caminho é este? Não pode ser todo e qualquer caminho, pois alguns levam para o inferno (inferno pessoal).

Acho que felicidade varia muito de pessoa para pessoa e o que faz uma pessoa feliz, pode fazer outra muito infeliz ou não ter significado nenhum para ela. Por exemplo, eu tenho uma amiga que adora pescar e a felicidade para ela se resume num dia num lago com uma vara de pesca nas mãos. Para mim, que sou vegetariana, pescaria é sofrimento e morte! Não gosto nem de pensar. Então o que traz felicidade para ela, traz infelicidade para mim.

O que eu tenho notado é que as pessoas mais felizes são aquelas que fazem algo de bom para o seu semelhante ou mesmo para os animais.

Vejo mais felicidade naquela mão que serve um prato de sopa para um desabrigado, do que no milionário que está tomando o melhor vinho acompanhado da top model da vez.

Fica aqui uma explicação, não vejo nada errado com o dinheiro, por sinal eu gosto muito, mas tem um banner bobo que circula pelas redes sociais que define bem o papel do dinheiro: “Dinheiro não traz felicidade, mas acalma os nervos”.


Como ser feliz


Para mim, felicidade está em fazer pelos outros, em ser solidária. Pode não ser para você, mas vejo muita mais gente feliz se dedicando ao próximo, ainda que o próximo seja um cachorro, do que comprando uma roupa de griffe (mais uma vez, nada contra, pois quem lê este blog vai notar que gosto um bocado de roupas).

Acho que a felicidade está ligada à solidariedade, mas também pode estar ligada à superação pessoal, seja sua ou de outra pessoa.

Eu imagino a felicidade de um atleta ao atingir um recorde mundial, até porque isto não acontece da noite para o dia e depende de um trabalho contínuo.

Eu fiquei exultante de felicidade quando minha filha foi aprovada, com ótimas notas, nas melhores faculdades do Brasil. Que mãe não ficaria?

Eu fico feliz quando traço uma meta e vejo que estou conseguindo cumprir.
Metas e felicidade podem andar ligadas, só não caia na besteira de traçar metas para outras pessoas ou fazer com que suas metas dependam de outras pessoas. Uma amiga muito querida me disse esta semana que vai estar casada até agosto do ano que vem, só está faltando o noivo. What? Ela pode até estar casada, mas vai ser feliz? Vai estar com a pessoa certa? A chance de fracassar é muito grande, pois esta meta não depende apenas dela.

Se eu tivesse que apontar algumas pessoas que me parecem realmente felizes, eu apontaria Barack Obama e sua esposa Michelle, pois ambos são vencedores e formam uma dupla imbatível. Apontaria São Francisco de Assis como um exemplo de felicidade, pois ele era a pessoa mais solidária que passou por este mundo. Mandela também me parecia ser uma pessoa feliz, pois uniu uma nação e se comportou de tal forma durante a vida, que até mesmo o pior dos racistas aprendia a amá-lo!

Acho que cada um deve procurar o seu caminho para a felicidade, mas está na hora das pessoas deixarem de ser tão individualistas, pois este tipo de felicidade de redoma de vidro é muito efêmera e basta alguém ou alguma coisa levantar a redoma para que tudo desmorone.




 Fotos Pexels
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

23 comentários :

  1. Gostei muito da desconstrução que a Betty fez dos clichés egocentristas da felicidade e concordo que somos mais felizes quando nos sentimos realizados com a procura da felicidade do outro, quando ajudamos, quando um pequeno gesto nosso ou o simples ato de escutar conseguimos que o outro seja mais feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célia
      Escutar pode ser um gesto de solidariedade poderoso. Quem escuta com carinho, compreensão, sem julgar, na verdade acolhe o seu semelhante.
      😙

      Excluir
  2. Oi Betty, eu acredito que o caminho para a felicidade é Jesus Cristo, o maior exemplo de amor, caridade e solidariedade do mundo todo! Quando abrimos o coração para essa verdade, os vícios consequentes dos nossos pecados como o egoísmo, a ganância, a arrogância... diminuem e as virtudes como o amor, a caridade, a mansidão... afloram de uma forma que o coração transborda felicidade! A felicidade é o retrato de quem tem Deus no coração!
    Grande beijo cheio de felicidade pra vc! ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si,
      A maioria das religiões prega a solidariedade que para mim é um caminho para a felicidade.
      😙

      Excluir
  3. O caminho para a felicidade está dentro de nós e no modo que olhamos para a vida e coisas...Acredito em pequenos momentos dos nossos dias e vidas e juntos, nos tornam felizes! SIMPLICIDADE sobretudo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      Hoje já acredito mais nesta felicidade introspectiva.Acredito mais em dar sem esperar receber, dar e se dar para quem não pode é nem vai retribuir.
      😙

      Excluir
  4. Olá Betty! Eu não acredito em felicidade plena.A felicidade chega para mim, em pequenas gotas diárias. Hoje por exemplo tenho sol,um dia lindo,sinto uma alegria que tenho vontade de explodir.Mas é quando consigo ser útil ao outro,ou lhe levar uma palavra,um doce ou estender minha mão ,como hoje no trem para um cego,sinto uma alegria enorme.A minha maior felicidade eu encontro na amizade e carinho do meu filho.Mas com certeza,é quando fazemos alguém feliz que sentimos a maior felicidade. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,
      Também não acredito em felicidade plena e acho mais fácil encontrá-la em pequenos gestos e pequenas coisas.
      😙

      Excluir
  5. Concordo com você...fazer o bem nos faz bem e consequentemente nos deixa feliz...e fazer o bem pra qualquer ser, melhor ainda.


    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    >>Instagram<<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era criança, me lembro de uma música que era cantada na igreja e que dizia: fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas. Acho que a felicidade está mais em doar do que receber.
      😙

      Excluir
  6. Oi, Betty!

    Que reflexão bonita!
    É um tema que dá espaço pra muitas perguntas e respostas...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Dá sim,pois felicidade não é uma coisa única. A minha maneira de ser feliz, pode não ser a sua.
      Bjs

      Excluir
  7. oi Betty, bom dia. Também acredito que a felicidade e a realização pessoal não está somente em satisfazer as vontades próprias, mas sim em poder atender as necessidades alheias, ser útil para outra pessoa. Eu ainda não me encontrei, sinto um vazio a ser preenchido e acredito que isso virá com a minha doação para um trabalho voluntário.
    bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine,
      Este vazio existe sempre, pelo menos para mim, mas o fato de preenchê-lo ou tentar preenchê-lo já pode ser o caminho para ser feliz.
      Bjs

      Excluir
  8. Que texto lindo! Realmente acho que a felicidade consiste em também ficarmos felizes pelo outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser feliz pelo outro pode não ser a única maneira dafelicidade se apresentar, mas é uma das maneiras mais poderosas.
      Bjs

      Excluir
  9. Não carregou meu comentário :/
    Vamos lá de novo kkk Eu disse que adorei sua reflexão sobre o próximo diante de um mundo tão individualista. Eu adoro solidariedade, acho um dos sentimentos mais lindos e mais difíceis de explicar com palavras. Arrasou no texto!
    Beijinhosss, Marina!
    Passa no meu blog também quando puder ;)
    Estilo, Estilo Meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, marina. Não sei o que pode ter acontecido com ose comentário anterior, vou ficar de olho.
      Bjs

      Excluir
  10. Hello, querida Betty!
    O caminho da felicidade é buscar Deus, fazer bem ao próximo e cuidar de nossas vidas,
    principalmente no espírito.
    Parabéns pelo lindo texto, você tem ótimas escolhas e escreve muito bem!

    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      Para mim, fazer bem ao próximo já é estar, de certa forma, perto de Deus.
      Bjs

      Excluir
  11. Sempre estive atenta aos pequenos detalhes, as miudezas da vida e sempre acreditei que eu ficava contente! Esse contente com o tempo virou apenas felicidade! Sim, estar em paz, observar tudo com silêncio e respeito é viver feliz. Eu sou feliz! Becitos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty... acredito que ser feliz o tempo todo é impossível, mesmo quando você está ajudando ao próximo, como eu já fiz e ainda faço, nos dá uma angústia de saber que muitas pessoas não se ajudam também... eu sou feliz quando faço uma gentileza para alguém, quando vejo meus filhos dormindo e quando eles sorriem, quando deito na minha cama e peso o meu dia e vejo que foi bom... mas tem muitas pequeninas coisas que me fazem feliz também e acho que na verdade é isso que importa... Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Tb não acredito em ser feliz tempo todo e , ao ajudar os outros, não espere muito ou nada de quem é ajudado, pois senão pode se decepcionar e muito.
      😙

      Excluir



SUBIR