7 atitudes que demonstram falta de profissionalismo e que podem acabar com a sua carreira

29 de novembro de 2017 8 comentários

7 atitudes que demonstram antiprofissionalismo


Eu sei que todo mundo quer ser e se julga uma ótima profissional, mas muitas vezes as pessoas têm determinadas atitudes que demonstram falta de profissionalismo e estas atitudes podem derrubar uma funcionária por mais preparada que ela esteja para o cargo.

Eu já tive empresa, já fui diretora de repartição pública, já fui empregada e empregadora e também já trabalhei junto a um setor de colocação de mão de obra, embora não atuasse no RH, mas sim no jurídico e sei bem o que é lidar com falta profissionalismo entre os colegas de trabalho ou funcionários pelos quais a gente tem que responder.

Não adianta você ser competente, educada, simpática para manter a sua carreira em alta, é preciso ser profissional, então veja se você não está tomando atitudes antiprofissionais que estão levando o seu emprego para o buraco.

7 atitudes que demonstram falta de profissionalismo e que você deve evitar


1. Excesso de telefonemas pessoais 


Inclua aí nesse excesso de telefonemas as mensagens de whatsapp e de outras redes sociais. É claro que você tem uma vida pessoal e que alguns telefonemas são necessários, para marcar hora no dentista ou saber se a faxineira encontrou o pagamento dela dentro da gaveta, por exemplo, mas não deixei os seus telefonemas passarem de 3 minutos, é tempo suficiente para dar o recado e desligar sem se comprometer.

Nem pense em acessar redes sociais no serviço, pois você não está sendo paga para isto!

Whatsapp é muito bom e talvez você tenha que responder uma pergunta urgente da escola do seu filho, mas será que precisa mesmo? Se precisasse, não iriam passar por whatsapp!

Coloque seu celular dentro da bolsa e trate de esquecê-lo. Se precisarem muito falar com você, vão ligar para o seu serviço.

 2. Conversas particulares com colegas de trabalho


Ser simpática e se dar bem com os seus colegas de trabalho conta pontos na sua carreira, mas deixe o social para a hora do almoço ou, quando muito, na hora do cafezinho. Não se solte ao ponto de parar o que está fazendo para contar como foi o seu encontro com o date, na hora do trabalho.

Quem nunca entrou numa loja e se deparou com duas ou mais vendedoras conversando sobre assuntos pessoais, ao ponto de se sentir ignorada. Sabe aquela situação que você fica constrangida de interromper o papo para perguntar se tem aquilo que está precisando?

Este tipo de comportamento é de uma falta de profissionalismo que chega a ser irritante, e não irrita apenas ao dono da empresa, mas também a quem está precisando do serviço daquela profissional que está em altos papos de cabeleireiro, mas bem longe do salão, e sim num escritório ou numa loja.


7 atitudes que demonstram antiprofissionalismo


3. Mesa bagunçada


Confesso que sou um bocado bagunceira quando estou trabalhando, mas quando paro e desligo o notebook, coloco tudo no lugar e fecho as gavetas.

Tive um chefe (em repartição pública, é claro), que espalhava trocentos papeis e canetas em cima de sua mesa, pois acreditava que estava enganando todo mundo de que estava trabalhando. Ele aparecia na repartição umas duas vezes no mês, quando muito, e aquela bagunça se sustentou durante todo o seu mandato. O que ele não conseguia era manter a bagunça sem poeira, então não dava para acreditar que aquele era um ambiente em que se trabalhava, pois bastava afastar uma agenda para ver que o pó estava acumulado por falta de presença humana.

Ainda que você seja chefe, mantenha sua mesa e seu canto bem arrumado, pois bagunça não é sinal de serviço, mas sim de desleixo e ninguém, respeita uma profissional desleixada.

Outra coisa, não dê uma de Penelope Garcia (da série Criminal Minds) e saia por aí espalhando bonequinhos fofos pelo seu escritório e nem fotos de cachorrinhos e gatinhos.

Você pode colocar fotos de família e dar um toque pessoal no seu canto com uma plantinha, mas contenha-se! Ninguém precisa saber que você é fã do Wesley Safadão e colocar um post do gajo na parede do escritório.
Menos, menos...

4. Vestir-se em desacordo com o seu cargo


Quando eu falo em se vestir em desacordo com o cargo, também me vem a imagem da Penelope Garcia, da Criminal Minds, com suas maria-chiquinhas, flores no cabelo, saltos de plataforma.

Você vai me dizer que a Penelope Garcia é um personagem e não existe na vida real, mas eu já tropecei em algumas Penelopes por aí. Me lembro de uma atendente num banco que sempre me causava espanto com suas meias pretas rendadas e scarpins com saltos vertiginosos, usados no período da manhã. Ela ficou no tal banco por muitos anos, as nunca passou de atendente. Não sei se ela tinha competência para mais, mas mesmo que tivesse, ninguém iria coloca-la em uma chefia com aqueles looks desastrosos.

Na dúvida sobre o que usar para trabalhar chique aqui

5. Atrasos


Chegar atrasada é de uma falta de profissionalismo imensa!

Acontecer de atrasar um dia, vá lá, mas se você constantemente está atrasada, então é hora de tomar uma atitude e mudar.

Programe o seu relógio para despertar mais cedo e coloque em algum lugar que obrigue você a levantar para fazê-lo parar de tocar.


7 atitudes que demonstram antiprofissionalismo

6. E-mails pouco profissionais


Um e-mail profissional exige linguagem concisa e clara. Você deve dizer o que precisa e ser educada.

Existem alguns erros que você jamais deve fazer ao mandar um e-mail profissional:

a. Emojis

Por mais que o cliente, seu chefe, sua funcionária, seu contato, seja um amigo pessoal fora do escritório, em um e-mail profissional você não deve se despedir com um emoji mandando um beijinho. Aliás, esqueça os emojis, eles não foram feitos para e-mails profissionais.

b. Abreviaturas

As abreviaturas são muito usadas nas redes sociais, mas não devem aparecer nos e-mails corporativos. Estão corte de seus e-mails os vc, qdo, qto, qqer e outras abreviaturas que você está acostumada a usar no dia a dia.

c. Erros de português

Se você anda falhando na ortografia, escreva o texto do seu e-mail no word e coloque na revisão de ortografia e gramática. Melhor ter um pouquinho de trabalho do que comprometer seu cargo com um “menas” brilhando no meio de uma comunicação de trabalho.

d. Demora

Reserve um período do seu dia para verificar os e-mails de trabalho e responda o quanto antes. Não deixe para responder com dias ou até semana de atraso.

7. Desculpas constantes


Um dia você atrasa o relatório porque teve dor de cabeça e pede desculpa. Outro dia você chega atrasa numa reunião porque o pneu do seu carro furou, e pede desculpa. Daí morre sua tia e você não pode comparecer a um workshop da firma, e pede desculpa.

Você tem desculpa para tudo, mas até que ponto vão continuar desculpando você? Mais hora, menos hora, isso vai pesar!

Trate de se se programar e fazer o relatório com antecedência para que tenha folga o suficiente e não falhar na hora de apresenta-lo. Saia de casa mais cedo no dia que tiver uma reunião importante e se um pneu furar, dependendo da reunião, é melhor deixar o carro onde está, tomar um taxi ou uber, e voltar depois para solucionar o problema.

⏳⌚📞💼

Para todas estas atitudes antiprofissionais existem soluções fáceis para evita-las e se você não quiser ficar conhecida como a problemática do escritório, trate de mudar o quanto antes, você estará fazendo um favor não apenas para a empresa em que trabalha, mas para você mesma.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

8 comentários :

  1. Bah! Muito bem abordadas essas falhas e algumas delas IMPERDOÁVEIS... Gostei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia quelida, belas dicas para estes jovens de hoje meio sem noção.
    Adorei o post.
    Desejo a você um ótimo dia, com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Betty... a mesa bagunçada é meu pior defeito, rsrsrs Aqui na minha escola dividimos uma mesa e meu cantinho está sempre uma bagunça, coisas de Professores, rsrsrs
    Essas dicas são ótimas para muitos jovens sem noção que estão começando e que a gente encontra por aí... Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty,
    Disse tudo. Mesa bagunçada dá aquela sensação de desleixo e irresponsabilidade.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  5. bem bacana esse post! realmente sao coisas mt mal vistas no ambiente de trabalho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Interesting post!

    https://dinamighty.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa Betty um show de etiqueta profissional, atingiu na veia de cada tópico. Amei!
    Bjs❤

    ResponderExcluir
  8. Realmente, devemos procurar melhorar cada um dos nossos defeitos na vida pessoal pois isso irá concerteza impactar na vida profissional.

    ResponderExcluir



SUBIR