O lado positivo de uma decepção

22 de novembro de 2017 15 comentários

O lado positivo de uma decepção


Se tem uma coisa que dói profundamente é se decepcionar com alguém ou alguma coisa, mas a decepção com uma pessoa é mesmo a pior e na maioria das vezes é inevitável. As pessoas nos surpreendem e nem sempre com o seu melhor.

Toda vez que tenho que lidar com uma decepção, me sinto na beira de um abismo. Sei que a decepção passa, que, embora não vá voltar a ser como antes, vai parar de doer, mas demorei a aprender que a decepção também pode trazer benefícios. Sim até a decepção tem seu lado positivo.

Três coisas boas que aprendi com a decepção


1. A decepção ensina a gente a ter empatia


Uma vez perdi um cargo de direção, o qual ocupava, para um colega. Ele puxou o meu tapete, discretamente, mas puxou. Eu fiquei um bocado chateada com ele e me vi transformada em sua subordinada. Ele foi muito brando comigo, até demais, por ser amigo do meu marido.

Passei anos sob o comando dele e ele nunca se mostrou um chefe problemático e sempre me dava as melhores notas nas avalições.

A magoa passou... Até que vários anos depois ele perdeu o cargo e, diferente de mim, ele não tinha um cargo base para ocupar. Foi colocado na rua, com filhos na faculdade e uma esposa que não aguentou a queda pedindo a separação.

Eu realmente senti muito a perda dele. Jamais pensei que ele merecia, jamais trouxe à tona o que ele fez para mim, só pensava que sabia o que ele estava passando, pois também tinha passado por aquilo e fui solidária com ele naquilo que eu podia, pois ele mandava dezenas de e-mails, mensagens in box e pelo whatsapp por dia, desesperado.

A vingança não é um prato que se come frio, como dizem os italianos, mas sim é um prato que deve ser jogado fora e a empatia fez com que eu aprendesse a acolher quem estava numa situação semelhante a que eu passei.

2. A decepção cria resiliência


Apesar de estar decepcionada, você sabe que vai se recuperar, assim é a resiliência, ela faz com que a gente fique mais forte.

Hoje estou cheia de histórias e vem mais uma.

Esses dias tive notícia que estou com mais um problema de saúde decorrente do tratamento do câncer. Saí do câncer, mas o tratamento deixou várias sequelas que estão se manifestando com o decorrer do tempo.

Eu balancei e chorei muito. Deixei meu marido desesperado com o meu desespero. Daí ele me disse algo que me fez acordar e mudar de foco: Nós já vencemos um câncer, não vai ser isso que vai abalar a gente, vai?

Eu me decepcionei muito com a notícia, mas a frase do meu marido me lembrou que eu tenho resiliência suficiente para passar por mais essa e outras fases que possam vir.

Já voltei ao meu ritmo de trabalho, já estou aqui no blog, já estou procurando ajuda médica. É um problema que não vou vencer, mas sei que tenho forças para lidar com ele.


O lado positivo de uma decepção


3. Você aprende gratidão


Mais uma historinha...

Eu não sou o tipo de pessoa que interfira na vida dos amigos ou dos parentes, mas se alguém me pede ajuda, me desdobro para dar o meu melhor.

Uma pessoa muito querida me pediu ajuda e eu atravessei o Estado de São Paulo para poder dar uma mão, ser solidária. Só que esta pessoa, no momento em que me viu na casa dela passou a me tratar muito mal! Gritava comigo sem razão. Despejou todos os problemas pessoais dela em cima de mim.

Eu não esperava gratidão por parte dela e nunca espero de ninguém, faço o que a pessoa precisa e para mim isto basta, mas daí até ser mal tratada, pisoteada, doeu muito.

Eu saí da casa dela e fui para a rodoviária chorando. Estava muito triste...

Quando estava no ônibus voltando para minha casa fui invadida por uma onda imensa de gratidão por ter uma casa para voltar, saber que iria dormir na minha cama naquela noite, que iria ser recebida pelo meu marido com um sorriso no rosto.

A decepção me fez grata por ser quem sou e ter o que tenho.

💙💙💙

Você também pode aprender com a decepção, pois até ela tem o seu lado positivo, portanto, da próxima vez que se decepcionar, respire fundo e saiba que vem coisa boa por aí.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

15 comentários :

  1. Betty, aprendemos com tudo, isso se tivermos a mente e olhos abertos e receptivos... E tenho certeza vais tirar de letra mais essa notícia e fase. Aqui estamos lidando e ainda aconteceu a recidiva da doença...Quase desanimamos, mas seguimos... E pior que tudo continua e outras tantas incomodações continuam lado a lado... Belo teu post! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      Espero que vençam mais esta fase. Eu vejo gente falando que se curou do câncer, não existe cura para o câncer, uma vez com câncer, sempre com câncer e precisamos estar sempre alertas e contornando os problemas.Espero que este problema seja pequenininho e solucione logo.
      Bjs

      Excluir
  2. Que bonito seu post, menina! Comoveu-me! quero lhe dizer que somos fortes, que nos abalamos, mas a vontade que nos habita internamente é férrea e assim seguiremos e sinta-se apoiada pelo meu carinho e admiração . Lembre-se: tudo passa! Deus é contigo! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tenho comigo que tudo passa. Hoje recebi uma graça de Santa Rita de Cássia e estou em estado alfa!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Betty
    Já estou aqui na torcida para que esse probleminha de saúde passe logo e você fique bem. Tenho dificuldade em lidar com a decepção. Quando uma pessoa me magoa, prefiro me afastar. Se for inevitável, como um chefe, restrinjo ao âmbito estritamente profissional, mas jamais seria amiga. É como se colocasse um escudo protetor. Se essa pessoa me decepcionou uma vez, capaz de ser o padrão dela, então, saio da mira do tiro. E não volto mais.
    Beijos carinhosos e boa sorte
    Denise
    https://50modaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes não dá para se afastar, mas eu fico prevenida... Perdoo com facilidade, mas me previno para que não me magoe mais.

      Excluir
  4. Seu post demonstra realmente como você é resiliente em qualquer situação e isso só te deixa ainda mais forte, acredite. Já passei por momentos delicados na minha vida, principalmente com relação à saúde, mas também nunca me deixei abater, acredito sempre que é uma fase pela qual tenho que passar e aprender com ela...e aprendo!Também perdoo fácil, mas perco a confiança quando me magoam de alguma forma. Minha mãe já dizia que amizade é como um cristal, uma vez riscado perde seu valor.
    Com certeza, você vencerá com a mesma resiliência de sempre.
    Deus esteja contigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi esta frase sobre o cristal, mas referente a casamento e traição, e acho be verdadeira...
      Eu demorei para aprender a perdoar e passei por terapia para saber como fazer, mas hoje perdoo, até para me livrar da carga emocional da magoa.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Betty, fiquei triste ao saber que você descobriu um problema de saúde que te abalou. Mas sei que você é uma pessoa forte, por tudo que você já passou e pelas histórias de superação que você conta aqui no blog. Te desejo muita força, muito apoio e muita sorte. Vai dar tudo certo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila. É sequela do tratamento de câncer, mas que é chato, é.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Betty... muito bom este texto, aprendemos mesmo com as decepções e a gratidão por ter superado é a melhor parte... estou aqui na torcida para que seu problema de saúde seja só mais um grão de areia na sua imensidão de fortaleza... Beijos e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Hj tive ótimas notícias da minha médica. Achei que era irreversível, as não é.
      Obrigada pela torcida.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Betty,
    Amei o post!É isso mesmo, criamos uma crosta perante as adversidades.
    super beijo!
    GOOD VIBES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem o seu lado positivo, até a pior das adversidades, né mesmo?
      Bjs

      Excluir
  8. oi Betty, infelizmente alguns fatos/atitudes tristes e decepcionantes só acontecem pra nos fazer crescer, talvez não percebemos na hora, mas em algum momento vamos tirar bom proveito daquela situação ruim.
    Torço de coração para que vc se recupere rapidamente, e que o seu probleminha de saúde seja somente mais antídoto de força pra você. bjk

    ResponderExcluir



SUBIR