Direitos autorais e ratos virtuais

19 de dezembro de 2017 26 comentários

Direitos autorais e ratos virtuais


Tem horas que dá vontade de jogar a toalha e parar de produzir conteúdo virtual, pois o que não faltam são ratos virtuais violando direitos autorais e roubando o trabalho de quem trabalha honestamente.

Eu trabalho muito com imagens que eu monto para passar informações de moda da melhor forma para você e não ligo que levem minhas imagens ou usem minhas imagens. É claro que gosto quando divulgam a autoria, mas nem sempre isso acontece. O que tem acontecido (e não foi a primeira ou única vez) é que a pessoa rouba a imagem cortando a autoria (www.gosto-disto.com) e divulgando como se fosse dela. Isso infringe os direitos autorais.

Antes de pensar mal da pessoa, entrei em contato explicando que a imagem era minha e que a autoria tinha sido cortada. Sabe o que a pessoa fez? Me bloqueou no instagram, onde ela divulgou a imagem como sendo dela. Eu dei um print para comprovar o que ela anda fazendo, pois não faz isto apenas comigo e denunciei no instagram, mas lá é quase impossível conseguir que tomem uma providência.

Minha vontade é tirar a poeira da minha carteira da OAB e acionar este tipo de gente para que os direitos autorais sejam respeitados nas redes sociais. Quer ter conteúdo, então produza conteúdo, ou divulgue devidamente o conteúdo de quem produz, sem furto de autoria. Assim não dá! 😠

Desculpe o desabafo... 


Foto Arnel Hasanovic - via Unsplash
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

26 comentários :

  1. Desabafar faz bem! E no Insta até meu nome já foi copiado, exatamente igual, acrescentando um S ao final...Mudei o meu nome... Acontece de tudo ! Pena! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      Agora está muito no final do ano, mas estou pensando em fazer um post sobre como denunciar abusos de direitos autorais nas diversas redes sociais. Preciso estudar uma a uma para ver como podemos nos defender dos ratos virtuais.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá Betty! Infelizmente acontece e muito! Seria muito interessante,você nos ensinar estes truques de defesa para direitos autorais nas redes sociais. Eu n entendo nada disto. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou aprendendo a duras penas! quero pegar as restrições de cada rede social e estudar a fundo, depois quero cruzar com a lei brasileira para ver até onde podemos ou não ir.
      Bjs

      Excluir
  3. Suas imagens são maravilhosas e imagino o trabalho que dá p pesquisar e fazer. Dá raiva mesmo ver uma pessoa 'surrupiar' sem dar crédito por um trabalho tão primoroso. Se vc colocar uma marca d'agua na diagonal da imagem, quero ver essazinha não dar os devidos créditos rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre evitei marcas d'água grandes, para não atrapalhar a visualização, mas está ficando difícil trabalhar na net, pois o roubo virtual é descarado.

      Excluir
  4. olha isso desanima viuuuuuuuuuu, mas sempre penso que podem até roubar nossos post, imagens e conteúdos .. porém não a nossa criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu blog é semi profissional, não vivo de blog, mas ganho $ com blog. Quando uma pessoa age desta maneira, é como se estivesse metendo a mão na minha bolsa e levando alguns trocados. Eram trocados, mas eram meus e ganhos com o meu trabalho.

      Excluir
  5. Olá, Beth. Adoro suas postagens.
    Tente bloquear suas produções.
    Veja isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=UhNAVURRPp0
    Tomara que funcione.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora estou no tablet, mas assim que meu note tiver terminado a atualização, vou lá olhar.
      Obrigada pela dica.

      Excluir
    2. Fui lá olhar, mas acho que não adianta, pois ela confessou que copiou minha imagem do Pinterest. Eu dependo muito do Pinterest para divulgar meu blog. Mesmo assim, obrigada.

      Excluir
  6. Oi Betty, que coisa mais chata, e a tal só copiou porque é de bom gosto tenho certeza, mas que dá raiva dá mesmo, pois a ratinha só ficava esperando algo bom para copiar e pensa que a pessoa vai parar? Daqui a pouco estará "surrupiando" de outra pessoa pois não sabe produzir nada.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só tem imagem kibada no instagram dela! Algumas têm os créditos porque ela não conseguiu tirar, mas qdo consegue, ela incorpora como se fosse imagem feita por ela. maior ratazana cara de pau!

      Excluir
  7. oi Betty, que raiva. Dá o maior trabalhão ficar editando fotos, deixando tudo bonitinho pra vir uma golpista e copiar tudo, e ainda assina o atestado de vigarista ao ignorar você.
    aff.
    bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a imagem que ela roubou foi trabalhada no Polyvore, depois no Corel PhotoPaint e por fim montada no Canva. Demorei mais de um dia para montar ela simplesmente cortou os créditos e divulgou come se fosse dela. É ratazana ou não é? O pior é que ela tem um monte de imagens kibadas no instagram, acho que nenhuma é dela, todas são roubadas.

      Excluir
  8. Betty, aconteceu o mesmo com a Camomila do blog Camomila Rosa e Alecrim há alguns anos atrás. As fotos do blog são sempre feitas por ela e apareceu uma numa determinada rede social com o nome de outra pessoa. Cortaram o nome do blog dela. Inclusive, na época ela fez post sobre o assunto.
    É de ficar P da vida mesmo!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a Camomila tb tinha sido vítima. Esta semana copiaram um post inteirinho da Elaine Gaspareto e como foi colocado num site e não num blog, ela não está tendo muito o que fazer.

      Excluir
  9. Olá, Betty!
    Já aconteceu comigo várias vezes, eu levei um susto quando vi a foto, até
    pensei que eu é que tinha copiado, parece brincadeira.
    Tem um site que pega todas as minhas receitas, mas dão créditos ao meu blog,
    só que é uma falta de criatividade, pois tirar fotos e elaborar pratos dá muito trabalho.
    Espero que resolva amiga!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha lido em um blog de culinária que é muito comum as culinaristas terem as fotos surrupiadas pelas tais ratazanas virtuais.Dizem que as ratazanas copiam receitas de revistas e depois saem à procura de fotos para ilustrar, daí roubam sem nenhuma cerimônia...

      Excluir
  10. Oi Betty,
    Vc pode denunciar esse perfil naquele site Denuncie.org sabe? É uma cara de pau sem tamanho.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia deste site,mas vou dar uma olhada. A ratazana acabou de tirar a minha imagem do instagram dela.

      Excluir
  11. Não custava nada entrar em contato com você, pedir autorização para postar. A parte mais legal das redes sociais é justamente essa de compartilhar links e ideias. Pelo menos poderia ter se desculpado. Quase 2018 e ainda tem gente que não aprendeu a usar a Internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pessoa divulga a autoria é de grande ajuda, eu sempre divulgo, mas não me importo que leve e use a imagem, mas cortar a autoria e tomar a imagem para si é que pega!

      Excluir
  12. Poxa, Betty! Muito chato a essa altura do campeonato a gente ainda ter que passar por situações como essa. Já aconteceu comigo também, várias vezes, e é muito pior quando copiam o texto e imagem todinho na íntegra sem colocar créditos. Mas ninguém nunca irá roubar a essência do seu trabalho. Quem te acompanha te conhece.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me aconteceu de roubarem post na íntegra, mas neste caso fica mais fácil comprovar o delito e o Google pune o infrator. O problema é que o instagram trata a vítima como se fosse culpada e faz uma série de ameaças veladas esperando que você retire a denúncia. Só não voltei atrás pq tinha provas suficientes.
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Betty como já te escrevi no facebook, te reescrevo aqui. É barra e é frustrante. Já me aconteceu ( que eu saiba) duas vezes. A primeira no Instagram, uma senhora na maior cara de pau copiou um card que foi feito especiamente para meu blog, ela se deu ao trabalho de tirar a minha url. A segunda, cerca de 20 dias atrás, foi muito decepcionante, frustrante, me senti impotente...a gente faz a cama para os outros deitarem. Uma multinacional repaginou um produto e se apoderou de meu slogan para dar um "up" e também pegou meu slogan para fazer a fan page deste mesmo produto, pode uma coisa desta? Pode, porque slogan não é registrável. O plágio é crime, mas para provar é entrar em uma arena com gladiadores e aí como vou brigar com uma multinacional? Sou forte e segui adiante, como já disse MADONA se copiam é porque somos boas. E é nesta frase que me agarro. Beijos
    www.janeisatomas.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR