Cartão de visitas porque você deve ter

26 de janeiro de 2018 8 comentários



Cartão de visitas é algo indispensável para todo mundo, não importa qual seja sua a profissão, mesmo que você seja uma dona de casa, um cartão de visita pode ser muito útil. Vejo muita gente fazendo pose de top blogueira, mas na hora de trocar contatos a criatura não tem um cartão de visitas para oferecer, vai logo marcando o número do seu celular no aparelho dela e depois esquece para que salvou aquele número.

Mal comecei o blog e já mandei fazer cartões de visitas, me assumindo como blogueira, afinal é isto que eu sou. Meu cartão não é bem um cartão de visitas, mas sim um call card, pois meu negócio, blog, não funciona em um espaço físico com endereço certo; onde eu estou no momento, meu negócio está comigo, então optei por um call card, onde tem o endereço virtual do blog, meus telefones de contato e meu e-mail, é tudo o que eu preciso para trabalhar e me comunicar.

7 razões porque você deve ter um cartão de visitas


1. Facilita sua vida


Sabe quando você tem contato com o encanador, eletricista, faxineira e outros profissionais e a pessoa pede o seu número do celular para telefonar depois? Basta você entregar o seu cartão de visitas, pois a pessoa não precisa anotar na hora e nem abrir os dados do celular para salvar o seu número. Ela vai ter o seu cartão para depois salvar o número ou simplesmente telefonar e tratar o serviço ou qualquer outra coisa que seja necessária.

2. Causa uma boa primeira impressão


Dizem que você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão e nisto o cartão de visitas pode ajudar muito. Se você tiver um bom cartão de visitas, com um bom designer e de boa qualidade, esteja certa que vai impressionar bem.

Só para você ter uma ideia, em um evento de blogueiros, tive oportunidade de entregar meu cartão para algumas pessoas e mais de uma entrou em contato para saber onde eu tinha mandado fazer o meu cartão. Vai me dizer que não impressionou bem?

3. Ajuda a fechar negócios


Se você entra em contato com alguém para vender seu produto ou serviço, não espere fazer isto de imediato. A pessoa vai pensar, consultar o seu preço, as possibilidades monetárias da empresa pela qual ela responde, antes de contratar você.

Não dá para você mostrar seu produto ou serviço e ao sair do escritório do provável contratante pedir para ele marcar o seu telefone num pedaço de papel e ainda assim esperar um bom retorno.

Só para você ter uma ideia, eu estava de férias em Campos do Jordão e entrei numa loja de semijoias maravilhosa. Fiquei encantada com as peças e conversando com a dona, ela me perguntou se eu trabalhava e em que eu trabalhava. Disse que era blogueira e entreguei meu cartão, para que ela desse uma olhada no blog assim que tivesse tempo.

Uma semana depois, ela e a sócia entraram em contato dizendo que tinham adorado o blog e queriam me contratar para trabalhar para elas. Elas anunciaram no blog por 6 meses. Só pararam porque a loja virtual não foi para frente por falta de quem a administrasse.

Se eu não tivesse um cartão naquela visita à loja, jamais teria fechado um negócio.

4. É barato


Cartão de visitas é muito barato. Por 1.000 unidades eu paguei menos de R$ 60,00. É um pequeno investimento que você faz em você e seu negócio, com um grande retorno.

5. É a melhor ferramenta em eventos de networking


Em congressos, cursos e outros eventos profissionais, a melhor maneira de divulgar seu trabalho e selar os contatos que fizer é com um bom cartão de visitas. A troca de cartões é importantíssima na hora do cafezinho ou no encerramento.

6. É ótimo em encontros sociais e viagens


Você vai num casamento e encontra aqueles parentes e amigos que não vê há trocentos anos, então a melhor maneira de passar seus dados para refazer aquela amizade que anda distante é entregando o seu cartão de visitas, pois não dá para parar no meio de um jantar e pedir para marcar o número do celular da sua tia ou prima no seu aparelho.

O mesmo se dá em viagens. Eu e meu marido temos amigos que fizemos em nossas viagens e que, se hoje são amigos e mantêm contato, é porque inicialmente tínhamos um cartão de visitas para entregar.

7. É fácil de ser lembrado


Quantas e quantas vezes nos deparamos com aquele papelzinho com um nome e telefone e ficamos perguntando quem era mesmo aquela pessoa? Com um cartão de visitas isto não acontece. Se você tem o cartão de um eletricista sabe que ele presta serviços de eletricidade, o mesmo se dá com o cartão de um médico, de um advogado e outros profissionais.

O cartão faz com que a pessoa que recebeu saiba porque está com o seu número de telefone e qual o seu produto ou serviço.




Eu sempre mandei fazer meus cartões de visitas numa gráfica on line muito cara, sendo que cada cartão custava quase R$ 2,00, o que me deixava meio cabreira de ficar espalhando cartões por aí sabendo que muita gente joga fora. O problema dos cartões caros ia além do preço, pois a tal gráfica não criava identidade visual para o meu negócio, dava apenas algumas opções de modelos de cartões, então deve ter por aí muita gente com cartões iguais ao que eu tinha.

Eu estava sem cartões e fui fazer o orçamento na gráfica de costume, mas me deparei com um problema: o frete estava mais caro do que os cartões. Pagar por um produto tudo bem, mas pagar um absurdo por um transporte me fez parar para pensar.

Quando eu trabalhava com publicidade, trabalhava muito com identidade visual de empresas e faz tempo que ando me prometendo criar uma identidade visual para o blog, mas não encontro tempo. Entre criação de posts, passeios por redes sociais, contatos comerciais e vida pessoal, não está sobrando espaço para sentar e solucionar a identidade visual do blog, mas resolvi dar o primeiro passo criando um cartão.

O desenho do cartão que você está vendo foi totalmente criado por mim e o resultado ficou melhor do que eu esperava.

Depois de suar camisa criando desenhos e mais desenhos, fui atrás de uma gráfica on line para mandar fazê-lo. Tem tanta gráfica oferecendo serviços baratos que me senti tentada a escolher a que cobrasse menos para fazer meu cartão de visita. Acabei optando por uma de preço médio, o que me deu oportunidade de enviar o meu próprio desenho e pedir auxílio de um designer da própria gráfica para enquadrá-lo.

Para você ter uma ideia, o preço de 1.000 cartões, com frete e tudo, ficou mais barato do que o transporte de 200 cartões na gráfica cara eu usava anteriormente.
Mandei ver e pensei: se der errado, serviu como experiência.
Quando os cartões chegaram a qualidade me surpreendeu.

Se você não tem facilidade de criar seu próprio cartão, saiba que todas as gráficas on line têm modelos lindos de cartões de visitas e um deles vai ter o seu jeito, vai servir para aquilo que você precisa divulgar, ainda que esta divulgação seja apenas de seu nome e telefone celular.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

8 comentários :

  1. Acho muito prático e bem legal. Tive enquanto trabalhava...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Betty, você acertou em cheio! Um cartão de visitas causa sim, boa impressão e é um excelente aliado para quem trabalha em qualquer área. Além de professora (quase aposentada) , também sou artesã e há muito tempo tenho meu cartão de visitas. Quando participo de algum evento, levo e sempre tem dado ótimos resultados, pois tenho retorno de quem o recebeu para encomenda do meu trabalho.
    Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Betty... eu tenho cartão do nosso trabalho como Cerimonialistas, mas do Blog não, achei
    bem interessante essa ideia!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty,
    Que ideia bacana de ter cartão para o blog, isso causa mesmo boa impressão.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Sabe que você me deu uma boa ideia? Sempre achei desnecessário tê-los, mas olhando pelo seu ponto de vista mudei o pensamento! Agora estou pronta para tê-los. Obrigada, viu? Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ah, tem que ter cartão de visitas sim Betty, facilita demais a vida! E o seu tá lindão. <3

    ResponderExcluir
  7. Fiz os meus ano passado, os seus são muito fofos Betty :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR