Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você

23 de janeiro de 2018 6 comentários

Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


Você passa anos construindo uma imagem profissional limpa, bem sucedida, de mulher independente e numa briga com o marido ou namorado, só por vingança, você resolve jogar todos os podres nas redes sociais. Cuidado! Sua vida pessoal está extremamente ligada a sua vida profissional e você pode bichar uma imagem profissional por um ímpeto momentâneo idiota.

Não sei se você sabe, mas hoje em dia, se você está pleiteando um cargo, além de um bom currículo, uma boa imagem pessoal, você precisa ter uma boa imagem virtual, pois o seu futuro empregador, antes de contratá-la, vai procurar pelo seu nome nas redes sociais.

E se eu apagar tudo das redes sociais? Saiba que a ausência nas redes sociais é tão danosa quanto uma imagem pessoal ruim divulgada on line, pois só pessoas mal intencionadas evitam ter perfis nas redes sociais, então, mesmo que você não curta ficar compartilhando memes bobinhos, tenha um perfil numa rede social e o atualize de vez em quando.

O que você deve evitar fazer para ter uma boa imagem pessoal e profissional nas redes sociais


Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


1. Não divulgue suas brigas familiares ou com amigos on line
 

Rede social não é vila para você bater boca na janela com a sua vizinha do lado. Não coloque fotos do lixo que o vizinho deixou esparramado na calçada, pensando que assim você vai puni-lo, na verdade quem vai sujar a imagem pessoal e profissional é você.

Gente que briga na vida real e traz a briga para a vida virtual, imagine o que pode fazer dentro de uma empresa!

2. Evite postar sobre religião ou política


Convicção religiosa e política, cada um tem a sua e deve ser respeitada, então, por mais que você ame a Deus sobre todas as coisas, não transforme as suas redes virtuais em templo de oração.

Eu mesma coloco umas orações nas minhas redes sociais, pois sou devota de Santa Rita de Cássia e devo tanto a santinha que às vezes deixo escapar um meme, mas é só às vezes.
Tem gente que todo dia e toda hora posta orações nas redes sociais. Note que, nem mesmo o Padre Fábio de Melo, cuja profissão é doutrinar e rezar, posta oração o dia todo. Se você não é missionária, doutrinadora, catequista, pastora ou freira, então pegue leve nas suas postagens sobre religião e, de maneira nenhuma use as redes sociais para criticar as religiões que você não segue.

Mesmo que você seja ateia, respeite as crenças alheias, pois até para ser ateia é preciso acreditar em alguma coisa: no ateísmo.

O mesmo se dá com política. Ainda que você seja candidata a um cargo político, evite fazer campanha on line impondo as suas convicções às pessoas que seguem você.

Se você for política profissional, tudo bem que você assuma posicionamentos nas redes sociais, mas se você é professora, engenheira, médica, dona de casa ou tenha qualquer outra profissão, guarde essas convicções políticas no mesmo lugar que deve guardar suas convicções religiosas e pare de discutir on line.


Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


3. Doenças e pitis


Se você ou alguém de sua família está doente, então é bom que você avise on line que estará mais ausente por um certo período para que os amigos não sintam sua falta, mas não se solte ao ponto de colocar foto de perna fraturada, mãe hospitalizada com sonda no nariz, cachorro tomando soro.

Imagine o seu futuro empregador consultando as redes sociais para saber um pouco sobre você e encontrar aquele vídeo extraindo um cravo de 10 anos das costas do seu marido! Eu não contrataria você, nem mesmo como esteticista para fazer limpeza de pele.

4. Baladas e mais baladas


Baladeiras não são boas profissionais, a não ser que você queira ser contratada como promoter de uma casa noturna.

Sabe aquela foto com cara de bêbada? Delete, nem que ela seja foto da sua melhor amiga e não sua. Amiga bêbada não é legal ter ao seu lado na hora de criar uma boa imagem pessoal.

5. Aborrecimentos do dia a dia



Você pode até contar que bateu o carro, ou falar brevemente que não foi bem tratada em uma loja, mas daí até colocar 30 fotos da batida do seu carro tem uma grande diferença.

Teve problema com uma loja, você pode relatar para alertar seus amigos. Pense o seguinte: se aquilo for ajudar alguém, então poste. Se não for, guarde para você.

Eu já relatei alguns problemas on line e meus amigos virtuais me ajudaram a resolver indicado os links aos quais eu deveria acessar para devolver produtos ou conseguir serviços.

Também relatei problemas que tive com algumas pessoas on line, para evitar ser mal interpretada, o problema se alastrar e atingir outras pessoas.

Mas tome cuidado para não transformar suas redes sociais num mi mi mi constante.

O que você deve postar para criar uma boa imagem pessoal e profissional nas redes sociais


Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


1. Cursos e eventos


Mostrar os cursos que você fez ou está fazendo pode ajudar profissionalmente. Só não exagere no número de fotos, sejam fotos de cursos ou do que quer que seja. Over dose de fotos sobre uma mesmo assunto ou tema não mostram você como uma pessoa legal e nem como uma profissional competente, mas sim como uma chata, a chata insistente.

2. Fotos de amigos e familiares


Fotos de momentos bons são sempre bem vindas, inclua aí suas fotos de férias e passeios.

3. Divulgue seus passatempos


Uma pessoa que tem outros interesses além do trabalho é sempre uma pessoa interessante, descolada.


Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


4. Momentos fitness


Pessoas de bem com a vida cuidam da saúde e uma foto daquela aula de ioga cria uma boa imagem.


5. Looks do dia


Você se olhou no espelho e achou que acertou no look, então pode e deve fotografá-lo. Se você é blogueira de look do dia pode postar todos dia, se não é, pegue mais leve.

Se você está criando uma imagem virtual visando uma carreira profissional, então evite looks muito sensuais ou com uma pegada tribal, seja de que tribo for. Não é hora de você parecer dark ou roqueira, se você está pretendendo trabalhar num escritório de advocacia.


Imagem pessoal e profissional nas redes sociais – use a seu favor e não contra você


6. Pets


Seus pets são bem vindos, mas evite postar imagens de animais maltratados achando que com isto está fazendo algum bem para o animal, pois não está e isso pode causar uma má impressão sobre você.

⌛👗👠👜📞

Tente criar uma imagem limpa e clara do que é e do que pretende ser na vida. Lembre-se que as redes sociais são uma janela aberta para a sua vida. Quanto mais você mostrar o melhor de si, melhor será a imagem pessoal e profissional que você irá construir virtualmente.

Não estou dizendo para você ser falsa e mentir sobre o que ou quem você é, mas sim mostrar o seu melhor ângulo, deixe que o seu dark side seja descoberto aos poucos, na medida em que as pessoas forem convivendo com você e aprendendo a amá-la como você realmente é.





Fotos Unsplash, dos seguintes autores: Andrew Neel, Nathan McBride, Boram Kim, Rawpixel, Sawyer Bengtson e Andy Omvik
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

6 comentários :

  1. Betty, muito interessante este post!
    Bjs e um ótimo dia para você.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Betty!

    Dicas excelentes... Sempre bom relembrá-las!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. Eu sou tão arisca com relação a redes sociais. Pego mto no pé das minhas funcionárias que adoram tirar foto em horário de expediente e postar no face. Pra quê? Pra acharem que não trabalhamos e nosso dia é uma festa? Mesmo que seja um café a tarde qdo já terminamos nosso trabalho.
    E se em rede social, qdo geralmente colocamos nossa vida passada a limpo, a pessoa já chuta o balde, imagina trabalhar e conviver com uma pessoa assim.
    Que mtas pessoas sigam e ponham em prática esse seu post de utilidade pública, nos dias atuais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Betty
    Algumas coisas eu faço, outras não. Você me deu boas dicas. Vou colocar em prática em breve!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty... eu acredito que sou equilibrada neste quesito, rsrsrs Vivo falando para os meus
    alunos tomarem cuidado com as fotos/imagens/recados que postam, realmente podem prejudicar a pessoa!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty. Parabéns pelo post. Tem muitas dicas legais a respeito do assunto. Abraço

    ResponderExcluir



SUBIR