Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar

23 de fevereiro de 2018 12 comentários

Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar



Eu li o livro de Flaubert, Madame Bovary, já faz um bom tempo, então quando encontrei o filme de 2014 na Netflix, fiquei entusiasmada para assistir. Não vi os filmes anteriores baseados no mesmo romance, então não conseguiria apontar qual é o melhor filme sobre livro Madame Bovary, mas gostei e gosto muito da atuação de Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas), a quem considero como ótima atriz. O tipo físico dela ajuda bastante em papeis de época e só vejo uma possível substituta para ela no papel de Emma Bovary, e essa seria Carey Mullingan (O Grande Gastby, Suffragette).


Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar


Resenha


A estória se passa no século XIX, numa pequena cidadezinha francesa. Emma Bovary era casada com o médico, Charles Bovary (Henry Lloyd Hughes), um sujeito querido por todos, mas sem brilho próprio e, como as mulheres de sua época, estava condenada a um casamento enfadonho e sem brilho, vez que o seu casamento iria refletir o marido que ela tinha.

Para fugir de seu casamento entediante, Emma se envolve com homens errados e gasta além do que pode, tentando dar um novo colorido à sua vida.

Tanto o livro, quanto o filme, são romances psicológicos, mas sem dúvida o livro é melhor e não foi transcrito na íntegra para a tela do cinema. Por exemplo, no livro, Emma tem uma filha chamada Bertha, e esta filha não aparece no filme.

O final do filme é incompleto, pois o livro envolve a tragédia de toda uma família, enquanto o filme mostra apenas a tragédia de Emma.


Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar

  

Preste atenção


Fique atenta para os atores secundários, pois eles dão mais vida a trama do que os protagonistas.
Rhys Ifans, está muito bem no papel de Monsieur Lhereux, o dono de uma loja de tecidos e decoração que leva Emma à falência. Talvez você se lembre dele como Spike, o melhor amigo de William Thacker (Hugh Grant), em Um Lugar Chamado Notting Hill.

Outro rosto muito familiar é o da criada Henriette, vivida por Laura Carmichael, que fez o papel de Lady Edith Crawley, em Downton Abbey, pena que em Madame Bovary tenha tido uma atuação pequena.


Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar


Porque assistir


Embora não seja um filmão, pois pecou um pouco por falta de emoção, e emoção tem e muita na obra de Gustav Flaubert, transmite bem a ideia de tédio e solidão na qual Emma está imersa.
Os cenários são lindos e refletem a vida rural francesa no século XIX com perfeição.
Se você não for muito exigente, vai gostar do filme, pois é um filme honesto, embora não seja feito de atuações marcantes.


Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar


Moda e figurino


O figurino é fiel às vestimentas do século XIX e em uma cena em que Emma é vestida pela criada para o seu casamento, dá para ver bem a complexidade das roupas de baixo usadas naquela época.
Note também os penteados de Emma Bovary, pois naquele tempo mulheres casadas não andavam com os cabelos soltos e os coques deixavam as mulheres com uma aparência muito séria, transformando em senhoras mesmo as mais novas.


Madame Bovary filme de 2014 – razões para assistir e gostar


Reserve 2 horas de eu final de semana para conhecer Emma Bovary, seu tempo e os costumes do século XIX. Ainda que o filme não seja entusiasmante, é um filme muito bonito.






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

12 comentários :

  1. Obrigada pela indicação do filme. O livro já está na minha lista. Bjs e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Ôba, bela indicação! Gosto muito de filmes assim! Lia Flaubert muito mocinha e já nem me lembro mais dos conteúdos lidos! Gostei imenso de sua indicação e resenha! Um lindo fim de semana! Espero melhoras boas e constantes do seu maridex!

    ResponderExcluir
  3. eu ja vi e gostei bastante, o livro é ainda mais interessante pra quem gosta de um bom romance historico

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty, vou assistir sim. Eu também li o livro há tempos e nunca vi uma adaptação para o cinema. Adorei a indicação :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty!

    Eu estou com esse filme aqui há algum tempo e ainda não tive coragem de assistir! Mas admito que sua postagem me deixou ainda menos entusiasmada para ver....acho que vou preferir baixar o livro...não tenho paciência pra filmes que não passam emoção.

    :**

    ResponderExcluir
  6. oi Betty, adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro e ver o filme. É do tipo de filme que eu gosto de assistir.
    bom final de semana
    bjk

    ResponderExcluir
  7. Eu coloquei o filme na minha lista e tá lá esperando a vez dele. Eu já comecei ler Madame Bovary, mas larguei a leitura até o momento. É um livro bem lento e não tô no clima de livro lento. Não sei se vejo o filme pra ver se me anima a ler o livro ou se insisto no livro pra depois ver o filme.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Madame Bovary é um clássico da literatura francesa e eu como formada em Letras e adoradora de livros o li assim como você há muitos anos. Esta semana me desapeguei de 130 livros, mas este clássico mantenho na minha estante por ser um livro maravilhoso e que vale a pena ser conservado porque quero relê-lo. O filme, como você mesma diz deve pecar por falta de emoção sim, porque sempre é baseado na obra e dificilmente consegue ser totlmente fiel. De qualquer forma, vou ver sim. Valeu pela dica. Beijos!
    www.janeisatomas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Li o livro, bem complexo e bem escrito, passa emoção.
    O filme, concordo com você, não é fiel ao livro e achei meio enfadonho.
    Boa semana para você.
    blogjoturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Betty... li o livro há muito tempo, mas estes dias assisti o filme, é lindo e triste!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Betty, ele já estava na minha lista, vou assitir com certeza.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho umas lerdezas! Vi o filme na Netflix, mas nem me toquei que era novo... Assisti a uma versão anterior e, claro, li o livro. Obrigada por este post. Vou me atualizar, rs

    ResponderExcluir



SUBIR