Um sorriso pode mudar seu humor para melhor

18 de abril de 2018 11 comentários

Um sorriso pode mudar seu humor para melhor



Eu li em alguns lugares que quando você não estiver bem, sorria, pois o sorriso, mesmo forçado, é interpretado pelo cérebro como um gesto de bom humor, de alegria, e isto faz com que seu astral mude, você passa a encarar as coisas de uma maneira mais positiva.

É a tal da história: o passarinho canta por que é feliz ou é feliz por que canta? Não importa a ordem das coisas: você sorri por que está feliz ou está feliz por que sorri?

Li uma reportagem da  Revista Superinteressante que diz que forçar o sorriso pode piorar o seu humor. Embora a reportagem trate de um caso específico entre desafetos, ainda assim me dou o direito de duvidar, não apenas por que existe mais gente falando o contrário, mas também porque tive a oportunidade de comprovar que o sorriso pode mudar o humor para melhor.

Meu marido ficou internado por onze dias entre janeiro e fevereiro, teve três hemorragias, passou por três cirurgias de emergência e enfrentou dois dias de UTI. Eu chorei muito, mas muito mesmo, por não saber se ele iria sobreviver, por ver ele sofrendo, por estar sem resposta do que viria a seguir. Foram dias desesperantes, mas como entrar no quarto de um doente com o rosto banhado em lágrimas? Eu não queria que ele percebesse o meu desespero, daí eu me lembrei da técnica do sorriso e começava a sorrir sozinha pelos corredores do hospital, antes de entrar no quarto. Quando eu chegava perto dele, o meu sorriso já tinha me convencido que tudo iria ficar bem. O sorriso afastava a desesperança e o medo do meu coração.


Um sorriso pode mudar seu humor para melhor


O sorriso é tão poderoso que já fizeram uma experiência com operadores de telemarketing e notaram que os operadores que faziam as ligações com um sorriso no rosto obtinham uma resposta melhor de quem estava do outro lado da linha, do que aqueles que faziam o serviço carrancudos. Mesmo sem ver, as pessoas do outro lado da linha sentiam o sorriso.

Então fica a dica: sorria, sorria sozinha, sorria mesmo sem ter vontade e sorria não apenas nos bons momentos, mas principalmente nos momentos difíceis, pois seu sorriso pode fazer seu dia, e daqueles que estão a sua volta, melhor.



Fotos: Courtney Prather e Vinicius Amano, ambas via Unsplash
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

11 comentários :

  1. Te entendo bem...A cada novo exame, nova consulta ou constatação em se tratando dos exames de nossos queridos, temos que tirar um sorriso ,que chegue desde o dedão do pá...Eles precisam nos ver assim. Ajuda. E essa é a única chance que dou aos sorrisos forçados, pois me fazem mal.... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      Só quem viveu uma fase desta sabe o quanto é difícil, porém necessário, sorrir.
      Beijos

      Excluir
  2. Concordo plenamente contigo, Betty. Sorrir é o melhor remédio!
    Bjs e um dia lindo para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada substitui um sorriso, por pior que seja a situação.
      Beijos

      Excluir
  3. Uau!!! Que lindo post!!!
    É a pura verdade, a neurociência já comprovou, sorrir envia uma informação para o cérebro para produzir endorfinas e serotonina e reduzir a adrenalina.
    Eu também já testei e funciona!
    Adorei seu relato. Puxa, que mulher de fibra!
    Feliz por saber que o marido saiu do hospital.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Não só saiu como esta se recuperando super bem!
      Bjs

      Excluir
  4. Boa noite Betty
    Fiquei emocionada com esta post! Enfim o sorriso é para qdo estamos felizes e qdo fingimos estar felizes .
    Abbraccio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fingimento vira verdade nesse caso.
      Beijos

      Excluir
  5. A parte mais difícil é sorrir nos momentos dificeis.
    big beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Betty! Tens razão! Um sorriso muda tudo. Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Betty... são raras as vezes em que eu não estou sorrindo... até para tirar
    fotos dos outros eu sorrio, rsrsrs
    Beijosss♥

    ResponderExcluir



SUBIR