10 truques de meditação para iniciantes

25 de maio de 2018 6 comentários

10 truques de meditação para iniciantes

Eu medito todos os dias. Alguns dias consigo me desligar mais facilmente e flutuar, em outros tenho mais dificuldade, mas o que importa é tentar e manter o ritmo, pois mais hora menos hora a gente acaba se acostumando. Meditar faz bem, acalma a mente, dá ânimo para enfrentar o dia a dia, relaxa.


Aprendi a meditar em um curso que frequentei durante um tempo em uma entidade assistencial aqui em Bauru, e foi ótimo. Infelizmente este curso não existe mais. Mais tarde, aprendi novas formas de meditação com o meu terapeuta e mais tarde ainda, quando tive câncer, eu tinha uma oncoterapeuta que me acompanhou durante a quimioterapia, ela me ensinou uma terceira forma de meditar aplicada ao momento que estava vivendo.

Se você está tendo dificuldade para se concentrar e meditar, aí vão 10 truques de meditação para iniciantes



1. Escolha a maneira certa para você


Eu gosto de meditar antes de dormir, ouvindo música suave, este é o melhor caminho para mim, mas pode não ser para você. Tem gente que medita melhor sentada, ou caminhando. Procure a melhor maneira para você.

2. Procure um guia, um professor


Como eu contei no início, eu não aprendi sozinha, tive três terapeutas que me ensinaram formas diferentes de meditar. Com a ajuda de quem entende do assunto fica bem mais fácil. Pergunte para seus amigos se meditam e com quem e como aprenderam. Esta ajuda pode ser valiosa.

3.  Escolha um ambiente


Seu cantinho de meditar deve ser um lugar que você goste de estar, ele deve ser limpo e confortável. Tomar um banho antes para relaxar vai ajudar no processo.

4. Alongue-se


O alongamento ajuda a preparar o corpo para relaxar. Você não precisa fazer um alongamento de academia, basta uma boa espreguiçada, daquelas que alongue todos os músculos, antes de começar.


10 truques de meditação para iniciantes


5. Coloque música


Eu já andei contado aqui no blog que tenho uma rádio favorita que toca música new age e que eu ouço quando quero meditar ou dormir. Está rádio tem uma programação toda voltada para o relaxamento, mas existem outras e se você não gosta de new age, poderá optar por canto gregoriano, sons da natureza ou outros que façam você relaxar.

6. Desligue o seu celular


Não dá para meditar com o celular avisando que chegou uma mensagem, então coloque bem longe de você para não cair na tentação de olhar. Celular e meditação são incompatíveis.

7. Experimente lavanda


Uma vela pergumada ou óleo essencial de lavanda aplicado nos pulsos e no peito, podem ajudar a acalmar. Vale até mesmo uma borrifada de uma colônia de lavanda no ambiente onde você vai meditar.

8. Vá aos poucos


Na primeira tentativa, meditar por 30 minutos ou mais é loucura! Dificilmente você vai conseguir. Estabeleça prazos menores, comece com cinco minutos e vá aumentando.

9. Não teime em deixar sua mente em branco


Aceite os seus pensamentos, eles virão. Observe o que está pensando e afaste lentamente de sua mente deixando-os voar.


10 truques de meditação para iniciantes


10. Termine com um agradecimento


Pense em algo de bom que aconteceu com você durante o dia e agradeça. Se você meditar pela manhã, então pense naquilo de positivo que aconteceu no dia anterior. Gratidão é tudo de bom.

Mais sobre meditação...











Fotos: @violette_fr@urbanoutfittershome@sezane
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

6 comentários :

  1. Amei as dicas, Betty. Afinal de contas, nada melhor do que ficar zen para enfrentar as batalhas do cotidiano, não é mesmo?
    Bjs e um ótimo final de semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, Betty, faz um tempinho que ando querendo meditar. Já procurei até uns vídeos pra me inspirar;)
    Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty... eu costumo meditar quando acordo, faço alguns exercícios de alongamento e respiração e agradeço pelo dia... desde que comecei a fazer este ritual eu me sinto muito melhor e vou trabalhar bem disposta!!!
    Beijosss♥

    ResponderExcluir
  5. Dicas super preciosas!
    Eu gosto de fazer receitas e caminhadas pelo parque!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Betty
    Preciso muito aderir a meditação, ela só traz benefícios.

    Boa semana. Beijos,
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderExcluir



SUBIR