Dieta low carb funciona? Vantagens e desvantagens

11 de julho de 2018 13 comentários

Dieta low carb funciona? Vantagens e desvantagens



Quem me segue no instagram já sabe que fui procurar ajuda de uma clínica de emagrecimento para me livrar de uns quilinhos extras que andam me incomodando. O programa de perda de peso da clínica inclui a dieta low carb, além de procedimentos estéticos e atividade física.

Como já faço exercícios 5 vezes por semana, dispensei o programa de exercícios da clínica e fiquei só com os procedimentos estéticos e a dieta low carb.

Eu tinha ido em outra clínica antes dessa pela qual optei, mas achei bem pouco profissional. O que me fez escolher a segunda clínica foi o fato de deixarem claro que eu não preciso perder peso, pois estou com o meu peso normal e minha gordura corporal também está dentro da normalidade, mas que posso perder peso. Na primeira clínica, da qual fugi, a atendente, no desespero de que eu firmasse contrato com a clínica, propôs que eu perdesse 10 quilos, o que é muito para mim!

Quero perder 6 quilos, pois eu usava calça 38, passei para 40 e agora me dei conta que estou indo para o manequim 42! Ou eu perco peso, ou troco todo o meu guarda-roupa.

A nutricionista da clínica na qual estou fazendo o tratamento elaborou uma dieta low carb para mim, vez que eu sou vegetariana e vários alimentos tiveram que ser trocados. Eu sabia que a dieta low carb é a uma dieta de baixo consumo de carboidratos, mas nada além disso.

A dieta é bem estranha, pois permite que eu tome coca zero, coisa que todas as nutricionistas anteriores tinham cortado, e colocou uma série de gorduras que já fazia algum tempo que eu não consumia, como a manteiga e o abacate.

Na primeira semana de dieta low carb já deu para ver algumas vantagens e desvantagens, então vamos a elas...

Vantagens e Desvantagens da dieta low carb


Vantagens:


1. Em uma semana eu perdi 1,500 quilos. Eu confesso que não fiz a dieta ao pé da letra, pois na sexta-feira comi um pedaço de pizza e no final de semana me dei de presente uma bola de sorvete.

2. O que mais me incomodava era minha barriga e é o que eu estou perdendo mais rápido. Sei que não vou ter minha barriga de tanquinho dos meus 20 anos, mas ela já deu uma boa murchada.

3. Como é uma dieta restritiva, não adianta ter surto de gula fora de casa que a gente não encontra o que comer, então acaba fechando a boca por falta de opções.

Desvantagens


1. Estou com dor no corpo.

Uma médica, que é minha colega de academia, tinha me falado que eu não ia conseguir manter o meu ritmo de exercícios com a dieta low carb, pois carboidratos dão muita energia e a low carb rouba esta fonte de energia, mas eu não achei que fosse tão rápido.

No final de semana notei que meu corpo todo doía como se tivesse me exercitado além da conta, coisa que não fiz, daí fui ler o prospecto da clínica de emagrecimento e lá alertava que isto poderia acontecer.

Minha nutricionista tinha me receitado uma fórmula com potássio e magnésio para evitar câimbras, mas eu não estava levando muito a sério. Na verdade esta fórmula serve para mais coisas e é o que vai me ajudar com estas dores musculares.

2. Eu não gosto de cozinhar, mas estou sendo obrigada a encarar um fogão, pois não existe em minha cidade um delivery especializado em dieta low carb.


A nutricionista pretende ir mudando minha dieta aos poucos e introduzindo carboidratos. Só a primeira semana é que é a mais difícil, mas por enquanto o sacrifício está valendo, pois se eu continuar neste ritmo, em um mês já devo estar no peso que quero.

Se você está pensando em fazer a dieta low carb procure uma nutricionista que tenha aparelhos para medir a sua gordura corporal, como a bioimpedância, e que acompanhe semanalmente o seu emagrecimento. Não siga dietas on line sem acompanhamento profissional.


Foto de domínio público, via Pixabay
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

13 comentários :

  1. Fazer dieta não é fácil, ganhamos de um lado e perdemos de outro. Aqui estou brigando com minha dieta, acho até que minha nutricionista radicalizou, pois cortou carboidratos e meu corpo tem sentido bastante. Também tenho sabotado minha dieta de vez em quando. Não é fácil perder alguns quilinhos, né? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Betty, meu marido fez a dieta low carb somada aos exercícios físicos (musculação e corrida) e deu super certo. Está até com barriga de tanquinho...rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty, voltei para te dizer que a Margaret tem um canal no You Tube, com vídeos de artesanato (D.I.Y.), culinária e outras cositas mais.
      Bye!

      Excluir
  3. Oi Betty,
    Continue o acompanhamento pelo menos seis meses depois que atingir o peso desejado e vá adaptando uma dieta menos restritiva para que possa ser mantida por longo prazo, senão os quilinhos voltam...
    Se você fizer a manutenção depois, vai valer à pena!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A low carb funciona sim, e vai contando pra gente todos os seus avanços! É estimulante!

    Betty, não faço ideia de como uma calça 42 pode servir em voce! Estou aqui besta tendendo a acreditar que você está exagerando... Suas fotos me dizem que você usa 36!

    Enfim! Se acha que deve perder esses seis quilos, te apoio! Só nós sabemos o que precisamos e que nos faz feliz.
    .
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Fui a uma nutricionista, paguei bem caro, fiz o exame de bioimpedância, segui a orientação dela mas não emagreci. Fiquei frustrada. Mas assim que puder voltar aos exercícios físicos, tentarei outra profissional. Quero perder 3kg. Estou oscilando entre o 40 e o 42, mas quero me manter firme no 40 que é meu ideal.
    Bjs
    http://50modaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não me imagino fazer uma dieta low carb tão rígida. Estou terminando uma de zero açúcar feita durante um mês. A nutri vai me pesar na sexta-feira. Vamos ver como me saí.
    Dou a você a maior força.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu sei, por experiência, que eu não funciono pra dietas restritivas. A minha saída pra não virar um baiacu (maior do que já estou) é maneirar e diminuir porções. O meu maior problema é atacar a geladeira a noite. Eu sei que não é bacana comer muito durante a noite, mas já viu pizzaria abrindo cedo? Infelizmente ainda não conheço nenhuma.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty... conheço várias pessoas que perderam peso com essa dieta, o mais
    difícil nessa e em outras dietas é a manutenção depois, essa parte é a mais
    importante!!! Que você tenha sucesso!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Queria ter essa determinação toda para fazer a dieta. E adorei que você trouxe o lado 'negativo', porque tudo que li só fala bem, que melhora isso, melhora aquilo... eu tentei durante um dia diminuir meu carbo e fiquei com uma dor de cabeça terrível. estou no processo de diminuir aos poucos, pra tentar a dieta de vez ♥ foco e fé :)

    ResponderExcluir
  10. Betty
    Eu peso 52kg a minha altura é 1,63 meu manequim é 36, pra mim está perfeito.
    Não faço dieta, porém não tomo nenhum tipo de refrigerante, sucos de caixinhas, adoço o meu café com stévia só duas gotinhas. Arroz raramente eu como, massas só uma vez por mês, pão branco só de vez em quando e pão integral de vez em quando tbm.
    Amo frutas,verduras, legumes, pão de queijo, cuscuz, tapioca e sucos naturais, as fibras ajudam a emagrecer. Faço atividades físicas todos os dias e faço exames de sangue de 6 em 6 meses. A minha saúde está em dias graças a Deus.

    Foça, logo você chegará no seu objetivo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi andrea,
      Eu andava pegando pesado em gordices no final de semana, mas descobri que minha tireóide está desbalanceada novamente. Dia 18 vou à endocrino e corrigindo a dose de hormônios a tendência é que eu emagreça.
      Queria sr tão regrada quanto vc!
      Bjs

      Excluir



SUBIR