Que m**** está acontecendo com o Facebook?

25 de julho de 2018 25 comentários




Teve um tempo que gastei boas horas do meu dia no Facebook, postando, repostando, conversando com os amigos e fazendo novas amizades por lá, mas de repente, ou nem tão de repente assim, o Facebook virou uma coisa feia, sem graça e minha motivação para ir lá decresce do mesmo tanto que a fortuna do Mark Zuckerberg aumenta.

Eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o Facebook, pois a rede eliminou meu perfil e minha página, como você sabe, então pode parecer despeito, mas pessoas com zilhões de seguidores estão com a mesma sensação que eu tenho, ou seja, tem algo muito errado com o Facebook. Já li artigos em sites gringos que detonam o Facebook, dizendo que é uma rede para velhinhos (tá, eu sou velhinha), uma rede onde você só perde seu tempo sem encontrar nada que preste e que ainda por cima é cafona.

Eu ainda vou ao Facebook para dar um alô para as amigas que insistem em ficar por lá e para cumprimentar aos aniversariantes do dia. Não posto mais nada exclusivo por lá, só aproveito as sobras do instagram para mandar para lá (é fácil, é rápido, por que não?).

O Facebook está feio, cheio de memes de gatinhos, de gifs cafonas, de frases clichês e orações.
Hoje, ao olhar a página inicial do Facebook, me lembrei do centrão de São Paulo, onde as lojas são baratas, mas atulhadas, as calçadas são sujas e não deixam a gente transitar direito, as placas de publicidade se amontoam nos prédios sem que você saiba o que é de quem. Assim como o centrão de São Paulo, o Facebook ainda tem muita gente por lá, mas não é gente para se fazer amizade, é gente que a gente esbarra numa calçada lotada e segue em frente sem querer saber quem é.

Toda rede social chega ao fim. Você se lembra do Orkut? E do ICQ? Pois é, tem gente que é tão nova que nem sabe que outras redes sociais existiram e foram um sucesso! Eu acompanhei de perto o fim do Orkut, que era um lugar bacana para se estar no começo, daí começou a cafonice, os memes de mau gosto, os gifs desgraçados! Mesmo as comunidades, que sempre funcionaram maravilhosamente bem, e que por mais que o Zuckerberg tentasse, não conseguiu chegar nem perto dos pés delas com seus Grupos insossos, até elas foram atingidas pelo mar de lama da breguice orkutiana.

No finalzinho do Orkut, cheguei a ver o enterro de um gato fotografado por uma família!

O Orkut acabou por causa da cafonice, a cafonice espantou as pessoas de lá.

O mesmo mal que derrubou o Orkut está derrubando o Facebook. O Facebook não vai acabar por causa das fake news, nem por invadir a privacidade dos usuários, mas sim porque ficou cafona, feio e sem graça.

Todo mundo do Facebook está correndo para o Instagram (eu inclusive), mas conversando com algumas amigas no inbox, percebi que todo mundo tem medo do ganancioso dedo podre do Zuckerberg, pois assim como ele acabou com o Facebook com a sua ganância, também vai acabar com o Instagram.

Um mal prenúncio de que as coisas podem e vão dar errado por lá são as Stories, aqueles vídeos, gifs ou imagens que a gente posta por lá, por não terem qualidade suficiente para serem mostrados no aberto. Confesso: eu mesma faço isso.

As Stories são uma porta aberta para que o Instagram se torne o novo Facebook, com todos os defeitos e qualidades que o Facebook tem. Mas, quais são as qualidades do Facebook mesmo?


Foto: Pixabay
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

25 comentários :

  1. Olá Betty, não posso me pronunciar pois nunca na vida tive facebook. Quanto ao IG, confesso que os stories me cansam demais e já são raras as vezes em que os abro. Aliás qualquer rede social acaba saturando. No IG sigo pouquíssimos perfis e mesmo assim tem dias que não aguento nem olhar, é muita coisa sem interesse e que nos faz perder um tempo que poderia ser produtivo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os stories estão me cansando também e quase nunca assito ou posto nada por lá. Deveria postar por causa do blog, mas esqueço.

      Excluir
  2. Tive um namorado que dizia: "maldita inclusão digital" rsrs.
    É um negócio preconceituoso mas não deixa de ser verdade.
    Não tem leveza no Facebook. Só chatice: Bolsonaro, Lula e Feministas sendo insuportvelmente grossas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tropecei nessa gente também! Fala a verdade, não é como estar numa calçada abarrotada de gente, mas gente da qual você desvia, sem manter contato?

      Excluir
  3. Betty, eu também estou cansando do FB. Para falar a verdade, aos poucos estou me despedindo dele. Atualmente tenho apenas 198 amigos, já tive mais de mil. Pois é, o FB vai acabar como estas outras redes sociais que você citou. Eu não fiz parte delas, mas pelo seu comentário, o FB está com os dias contados.
    Bjs e meu desejo de uma excelente recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive qse 5.000, estou com uns 600, e estou selecionando. Hoje já não deixo mais o meu perfil no aberto, só para os amigos, pois já tive problemas por lá.
      Estou me recuperando super bem. Só não vou sair na rua para não tomar sol e a cicatriz manchar.

      Excluir
  4. Betty, eu precisava ler algo assim. Até que enfim alguém pensa como eu! Há um ano não entro no meu facebook porque me cansei daquilo tudo, inclusive de cobranças tipo: você não curtiu o que postei, você comentou o post de fulano e não comentou o meu entre tantas outras cobranças absurdas... Oi? Eu trabalho amor e tenho tanto pra fazer e produzir que cuidar do que os outros fazem seria viver algo que não me pertence.
    Cansei daquilo tudo, pra dizer a verdade, me enoja. Prefiro ler meus livros, fazer meu crochê, tricô ou sair para tomar café e bater papo com amigas, além de visitar blogs amigos.
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de cobrança eu ainda não tive, mas aconteceu algo muito estranho. Quando perdi meu perfil no FB e fiz um novo, uma pessoa me tratou super mal, pois ela entendeu que eu a tinha bloqueado do perfil anterior! Me expliquei publicamente, disse que eu não tinha deixado de seguir ninguém e nem bloqueado alguém, que tudo era por conta do FB, mas ela não pediu desculpas.

      Excluir
  5. Pois, o Facebook já teve melhores dias. Mas tem o Instagram, o Pinterest. Eu gosto mesmo é de visitar Blogs, apreciar o texto e/ou a escrita. Nada como isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tarada pelo Pinterest, embora não consiga interagir muito por lá. Quando vou mandar respostas ou perguntar algo, sempre dá erro.

      Excluir
  6. Eu entrei no Orkut, no tempo em que só entrava quem era convidado por quem já estava lá.Acho que esse era o diferencial, pois se vc fizesse besteira, ficava mal p quem te convidou. Até hj lembro dessa época com saudade, conheci tanta gente boa, participei de tantas comunidades saudáveis! Depois o orkut abriu p todo mundo e se encheu de fakes, que eram usados p difundir "coisas de gente sem noção". Eu já tinha perfil no face, que era todo em inglês, mas não entrava. Quando o orkut virou aquela bagunça toda de uma vez,o Face já estava em português e migramos de rede social. Agora observo a mesma coisa: estamos deixando o Face e indo p Instagran. Como vc bem disse, vamos ver até quando continua bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb entrei no Orkut como convidada e durante a Doença de alzheimer de minha mãe e o meu CA de Mama, foi de uma ajuda incrível. As comunidades eram sérias e realmente funcionavam. Acho que o erro foi abrir para todo mundo, pois virou uma bagunça. Sabe que eu tinha esquecido que o FB era em inglês? Tb tinha perfil por lá, mas não ia, só passei a ir pq não dava mais para ficar no Orkut.

      Excluir
  7. Oi Betty... o FB está me irritando também nos últimos tempos, vamos ver
    o que vai dar no Instagram também... Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o Zucka vai contaminar o Instagram tb. Por enquanto ainda dá para ficar por lá, mas até quando?

      Excluir
  8. Oi Betty, espero que você esteja bem e sem dores depois da cirurgia.
    Também estou fugindo do Facebook. Só posto os avisos dos posts do blog.
    Estou no Instagram, mas não posto nada no stories, aquilo me cansa, só no feed mesmo. E também só para uso profissional.
    Vamos ver o quanto vai durar...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Estou ótima. O médico me avisou que poderia doer, então me preveni e comprei um remédio para dor, mas não precisei usar, não doeu nada!
      Vou ver se acho você no instagram, eu estou por lá também.
      Beijos

      Excluir
  9. Verdade, Betty...mas vejo que o maior problema das redes sociais são as pessoas. Como utilizamos essas redes é o que as torna boas ou não para uso. Interessantes ou não.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes vai além das pessoas. O Facebook, na fúria de ganhar dinheiro, prioriza quem paga para divulgar, enquanto os bons conteúdos ficam quase que na prateleira.Desta maneira os blogts e redes de notícias sérios foram abandonando o FB. A Folha de São Paulo saiu e deixou claro que não tinha mais interesse em publicar lá devido a falta de divulgação do FB. Fora do Brasil virou uma debandada! Vou pelas amigas, mas já não espero mais nada de lá.

      Excluir
  10. Oiiiii Betty, quanto tempo que não entro aqui, achei até que estava em casa errada rsrsrs Só soube da sua cirurgia agora, espero que já tenha se recuperado e que a biopsia seja favorável e há de ser se Deus quiser. Estou odiando o facebook, as vezes entro pra desabafar sobre as haters que continuam no meu pé, mas não posto quase nada lá, nem na fanpage do blog ando postando, nem sei qual a última vez que entrei lá, o que aparece no meu face vem do Instagram, que acho que não vai muito longe tbm, não posto no stories e nem vejo stories de ninguém. Meu namorado tem pavor de redes sociais, só tem Linkedim por motivos profissionais e página profissional da empresa, mas quem cuida é o sócio, nem a senha ele tem e diz que acha perda de tempo usar as redes, que tem coisa mais importante na vida real pra fazer, como ler por exemplo, ele é um leitor assíduo, quando vi a biblioteca dele me deu até medo rsrs e sabe que ando dando razão à ele. Eu usava muito quando estava sozinha, era quase uma companhia, mas agora namorando e dessa vez o negócio parece sério, prefiro ficar no whats conversando com ele quando não posso estar junto, embora moramos em bairros vizinhos, muito próximos, então estamos mais juntos que longe, embora a temporada de viagens dele à trabalho voltou e eu já estou sentindo uma baita falta do danado. Só volta no final de Agosto e mesmo assim vai ficar poucos dias aqui e viaja de novo. Só não o acompanho por enquanto por causa da minha cachorra que não vive sem mim e nem eu sem ela e ela está velhinha e dodói, mas quando ela se for passarei a acompanhá-lo quando possível, pois não sei ainda ficar muito tempo sem ver meu filho, embora ele passe mais tempo na casa da namorada que comigo, esse meu namorado caiu do céu, pois senão eu estaria sozinha, já que minha última irmã que morava comigo partiu ano passado. Tenho por mim que não viverei muitos anos, então estou aproveitando o máximo que posso (não descobri nenhuma doença não, é cisma minha, talvez por conta do risco de câncer por hereditariedade). Bom, entrei pra falar da sua cirurgia e acabei num desabafo. Vamos nos falando pelo insta, pois é mais lá que estou. Bjo querida e tudo de melhor pra vc. Bjo no coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ver vc por aqui! Estou vendo que você está feliz pelas fotos que coloca no instagram e você merece esta felicidade. Meu marido tb foi uma benção na minha vida, pois sou filha única e teria que enfrentar me CA e a a Doença de Alzheimer de minha mâe sozinha, se não fosse por ele, que assumiu a minha doença como se fosse dele e adotou minha mãe como se fosse a mãe dele. As pessoas certas chegam na hora certa da vida da gente e eu tenho certeza que seu namorado é a pessoa certa de sua vida.
      Beijos

      Excluir
  11. Eu Betty
    Ainda entro algumas vezes no Facebook, publicações raramente faço, mas gosto de cumprimentar os aniversariantes, ver fotos dos meus amigos.
    Já o Instagram eu gosto muito, ainda curto alguns stories, bem escolhidos, obviamente.
    Vamos aguardar o que o futuro reserva a estas redes sociais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Eu Betty
    Ainda entro algumas vezes no Facebook, publicações raramente faço, mas gosto de cumprimentar os aniversariantes, ver fotos dos meus amigos.
    Já o Instagram eu gosto muito, ainda curto alguns stories, bem escolhidos, obviamente.
    Vamos aguardar o que o futuro reserva a estas redes sociais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não estou dando sorte com os stories, pois só tropeço em porcarias!
      Em um blog internacional, li que o instagram parecem vários jardins, cada instagramer tem o seu, é cercado e bem cuidado. As tosqueiras ainda estão longe de lá, mas eu acho que não vai demorar muito tempo para entrarem.

      Excluir
  13. Eu Betty
    Ainda entro algumas vezes no Facebook, publicações raramente faço, mas gosto de cumprimentar os aniversariantes, ver fotos dos meus amigos.
    Já o Instagram eu gosto muito, ainda curto alguns stories, bem escolhidos, obviamente.
    Vamos aguardar o que o futuro reserva a estas redes sociais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Betty este será meu terceiro comentário neste post. Não sei o que aconteceu mas nenhum dos foi. Bem, eu escrevi na resposta de celina e disse que o que o Facebook me trouxe de bom foi justamente conhecer vocês duas e que se morássemos perto seríamos 3 bestfriends. Beijo grande !
    www.janeisatomas.com

    ResponderExcluir



SUBIR