Razões para usar e se apaixonar pelo Pinterest

26 de setembro de 2018 17 comentários

Razões para usar e se apaixonar pelo Pinterest

Pra começar, este post não é papo de blogueira, pois você não precisa ter um blog para usar e se apaixonar pelo Pinterest, mas se você tiver um blog ou alguma conta em alguma outra rede social, então abra os olhos, pois o Pinterest é essencial.


O que é o Pinterest afinal? Imagine que você tem uma revista feminina nas mãos e descobre uma receita que você quer guardar para fazer mais tarde, então você recorta aquela página e coloca em uma pasta de culinária. Mais pra frente na tal revista você vê um look lindo e quer montar um parecido para usar, então guarda aquela foto do look em uma pasta de looks bacanas. Assim é o Pinterest, um lugar para você guardar as fotos que mais gostou, mas é mais do que isto, pois junto com uma foto vem o link de onde ela foi tirada, então quando você guarda (no Pinterest é chamado de pin e pinar fotos e imagens) uma foto de um pudim, por exemplo, está guardando também o link onde está a receita do pudim.

O Pinterest nasceu para guardar ideias de artesanato, mas cresceu de um tanto que hoje você pode encontrar tudo por lá. Quer descobrir quais são os carros mais caros do mundo? Basta pesquisar por “automóveis de luxo” por lá e você vai encontrar todos os carros de luxo com imagens e tudo o mais que você precisa.

Inicialmente eu criei um perfil no Pinterest para guardar ideias de artesanato, e tenho uma pasta com 223 fotos por lá, mas a coisa foi crescendo e daí criei uma pasta “Faça Você Mesma”, com 687 sugestões com tutoriais. Hoje eu tenho pasta para tudo: Brigitte Bardot, Bonitões, Imprimíveis, Bonecas e um monte de coisas mais. Só para você ter uma ideia, eu tenho 158 pastas, com quase 70.000 pins (fotos com links) por lá. Imagine guardar tudo isto dentro de um notebook! Eu precisaria de um HD externo ou jogar tudo para a nuvem.



Razões para usar e se apaixonar pelo Pinterest
Dá para pinar pelo smartphone


Muita gente me pergunta como eu consigo ter ideia de posts depois de 9 anos de blog. Com 70.000 pins nunca vai me faltar ideias para postar e nem fotos para ilustrar meus posts, mas esses 70.000 pins é quase nada perto do mundo de fotos e ideias que você encontra por lá, pois você não precisa usar só as fotos e ideias que guardou, você pode usar e repinar as fotos de outras pessoas que também tem pastas por lá.

Hoje eu sou uma pinadora addicted e as pessoas me descobriram por lá. Já tenho quase 200.000 seguidores. 200.000 seguidores visualizando seus pins e repinando aquilo que você coloca nas suas pastas, levam qualquer blog para o topo! Se você tem um blog, então trate de trabalhar um bom perfil no Pinterest, pois ele traz mais visibilidade para o seu blog do que Instagram, Facebook, Twitter e qualquer outra rede social que você está usando hoje.

Hoje, o rankeamento do meu blog depende mais do Pinterest do que da busca orgânica do Google.


Razões para usar e se apaixonar pelo Pinterest
O último quadro mostra a quantidade de visitantes que o Pinterest leva para o meu blog


Agora eu vou contar o que mais interessa: Dá para ganhar dinheiro com o Pinterest.

Quando vou fechar um publipost ou qualquer outro tipo de marketing digital com uma agência, eu mando uma cópia das Análises (Pinterest Analytics) do meu perfil para mostrar que tenho uma rede social forte dando suporte ao blog. Post que eu coloco imagens e pino no Pinterest, vira e vira bem! O Google pode ranquear meu post na primeira página ou não, mas no Pinterest não tem erro, sempre dá certo, até porque o algoritmo do Pinterest é bem mais confiável e estável do que o do Google.

Já fechei parceria com loja ching ling para postar um vestido da loja por semana na minha pasta sobre Moda, e fiz isto durante um bom tempo. Recebi em dólares. Não gosto muito de trabalhar com os chineses, mas como dizem “pagando bem, que mal que tem?”.

Eu não tenho um canal no YouTube, mas dizem que jogar imagens do canal no Pinterest, linkando com o canal, dá um retorno fantástico.

E agora falando sério...

Se você não é blogueira, vai adorar o acervo do Pinterest cheio de ideias sobre culinária, moda, fitness, artesanato e tudo que você sonhar para facilitar sua vida, então corra e crie um perfil por lá. Mas já vou avisando: vicia!

Se você é blogueira e está usando as redes sociais do Zuckerberg, então abra o seu leque e crie um perfil no Pinterest, que vai destacar o seu blog com muito mais rapidez e eficiência do que qualquer outra rede social que você está usando no momento.

Posso pedir uma coisa? Me segue aí no Pinterest... Tá faltando tão pouquinho para eu fechar nos 200.000 seguidores.


Fotos: Pixabay e Paul Hanaoka via Unsplash
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

17 comentários :

  1. Oi Betty, eu não queria o Pinterest porque vicia rsrsr
    Mas acho que vou aderir, estou pensando seriamente.
    Valeu a dica.
    blogjoturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Betty. Não vivo sem pinterest, é uma fonte inesgotável de inspiração. Tenho muita gente que chega no blog através das fotos (do blog) que coloco lá. E era bem como vc fala: há anos atrás, recortava as páginas das revistas. Outro dia mesmo, joguei tudo fora, um monte de recortes que eu já nem olhava mais e tornou-se absolutamente obsoleto. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, Depois do Pinterest tb joguei fora aquela papelada que eu guardava em pastas. Não preciso mais .

      Excluir
  3. Boa tarde Betty

    Preciso ver com mais calma .Deve ser bom .Mas sempre estou correndo e não encontro nada qdo preciso .

    Obrigado da "dica"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabendo usar, vai facilitar muito a sua vida de blogueira ou não, pois é útil em todfos os sentidos.
      Beijos

      Excluir
  4. Hello, querida Betty!☕
    O Pinterest é tudo de bom, tem imagens maras e muitas utilidades!
    Amei sua postagem, me ajudou muito 👌

    Beijinhos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que não usa, acredita?Ele pode ser o diferencial para um blog.

      Excluir
  5. Eu amo o pinterest! Para mim um dos melhores.
    Beijinhos. ❤
    https://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sou apaixonada!!! Para bloggers então, é indispensável.
      Beijos

      Excluir
  6. nossa, nao fazia ideia que dava pra ganhar dinheiro com o pinterest, confesso que tenho negligenciado essa ferramenta que preciso muito conhecer melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem tem blog é uma ferramenta indispensável. E é muito gostosa de usar.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Betty
    O Pinterest ainda não me conquistou. E fico bem chateada com ele dando erro toda hora que vou subir um pin. Ontem mesmo aconteceu isso. Me desanima e acabo deixando de lado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca enfrentei este tipo de erro. Será que vc não está entrando numa hora em que estão atualizando a paltaforma.
      Pinterest é uma rede social que não dá para deixar de lado e é mais fácil de lidar do que o Instagram, além de ser mais rendável também.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Betty... eu amo o Pinterest, mas por enquanto só como visitante, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Vc não tem ideia do que está perdendo por não usar na totalidade! É muito útil e viciante.
      Beijos

      Excluir
  9. oi betty sou super fã do pintarest não vivo sem ele.
    tenho um perfil por lá que resulta em muitas visualizações no meu blog. mesmo sem postar muito. o povo visita através dos meus links do pintarest

    ResponderExcluir



SUBIR