Como ser uma boa pessoa

31 de outubro de 2018 22 comentários

Como ser uma boa pessoa


 O que é ser uma boa pessoa? É bem difícil responder esta pergunta, mas a verdade é que você sabe que está diante de uma pessoa do bem quando encontra uma pela frente, mas nem sempre o que é uma boa pessoa para mim é uma boa pessoa para você.

Este post nasceu porque alguém andou consultando no blog como ser uma boa pessoa, e eu nunca tinha escrito nada a respeito de boas pessoas, mas depois que vi que alguém pesquisou sobre isto, fiquei pensando a respeito.

Separei 12 itens que, para mim, são indispensáveis em um boa pessoa, mas podem existir mais. Outra coisa, uma boa pessoa não é necessariamente uma santa, ou uma pessoa que nunca erre, pois todos nós temos nossos maus momentos e erramos, mas estas qualidades que listei são aquelas que prevalecem nas pessoas de bem, o que não quer dizer que um dia lá, uma boa pessoa, não seja pessimista diante de uma situação, por exemplo.

12 características de uma boa pessoa


1. Amizade


Uma boa pessoa é uma pessoa amiga, daquelas que você pode contar para dar boas risadas, mas também para chorar no ombro nos dias ruins. Amizade é um laço que exige cuidados e conservação, de nada adianta se fazer presente no happy hour e sumir quando sua amiga ou amigo precisar de você diante de uma perda espiritual ou material.


Como ser uma boa pessoa


2. Solidariedade


Uma boa pessoa se apresenta para enrolar brigadeiro para a festinha do filho de uma amiga, bem como prepara um prato quentinho para o pedinte que bateu na sua porta. Boas pessoas são solidárias tanto na riqueza, quanto na pobreza.

Uma boa pessoa sabe a hora que precisa estender a mão, não apenas para ajudar a um amigo ou a um parente, mas até mesmo a um desconhecido ou a um animal abandonado.

3. Honestidade


Não adianta ser uma ótima pessoa e não ser honesta e neste caso estou falando em honestidade monetária. Uma boa pessoa quando pede dinheiro emprestado, paga; quando empresta um livro de um amigo, devolve. Uma boa pessoa sabe o limite do que é seu e do que é do outro, e respeita este limite.

4. Sinceridade sem agressividade


Uma boa pessoa é sincera e fala a verdade, mas cuidado, falar a verdade não é agredir ou maltratar o outro.

Já andei falando sobre sincericídio aqui no blog, e existem maneiras e maneiras de falar a verdade, quando a verdade se faz necessária.


Como ser uma boa pessoa


5. Otimismo


Tem gente que parece ter uma nuvem negra sobre a cabeça. Cuidado! Uma boa dose de otimismo pode fazer de você uma boa pessoa e pode ajudar muito às pessoas com quem você convive.

O pessimista não ajuda a ninguém, a não ser ele mesmo, pois é sempre alguém que está se prevenindo para o pior e quando o pior vem, se dá por satisfeito dizendo “eu sabia”.

Uma boa pessoa costuma ver o melhor lado das coisas e das pessoas a sua volta e isto se chama otimismo.

6. Empatia


Empatia é se colocar no lugar do outro. Se você sabe ser feliz com o sucesso da sua amiga, então você é uma pessoa empática, mas também é preciso se colocar no lugar do outro quando o outro não estive numa fase boa.

O grande problema dos sociopatas é que eles não têm empatia. Eles não conseguem se colocar no lugar dos outros, não conseguem saber que o seu semelhante está sofrendo e faz o mal sem se preocupar em poder magoar ou machucar o outro.

7. Controlar a raiva


Tem gente que explode por qualquer coisa e derrama sua raiva em cima de quem estiver por perto.

Uma boa pessoa sabe controlar a sua raiva.

Coisas ruins acontecem na nossa vida, mas de nada adianta você xingar, gritar e agredir verbal ou fisicamente alguém, pois isto não vai melhorar em nada a sua vida e nem das pessoas que são obrigadas a lidar com você.

Se você não tem controle sobre a sua raiva e está se tornando conhecida como aquela pessoa problemática do escritório ou da família, então é melhor pedir ajuda de um psicólogo ou mesmo de um psiquiatra, pois pessoas irritadas são irritantes e só afastam as pessoas que as amam.


Como ser uma boa pessoa


8. Assumir suas responsabilidades


Jogar a culpa nos outros pelo que acontece na sua vida ou com você, não é uma boa prática para se tornar uma boa pessoa. Uma boa pessoa assume a responsabilidade pelos seus atos e trata de mudar aquilo que não está dando certo.

Se quiser saber um pouco mais sobre como assumir a responsabilidade pelos seus atos, leia ...


9. Boa ouvinte


Boas pessoas ouvem mais do que falam e ouvem com atenção. Uma boa pessoa não sai por aí falando mais do que o homem da cobra e nem se vangloriando de tudo que faz. Uma boa pessoa é uma boa ouvinte e presta atenção em seu interlocutor.

10. Não julgar


Este é o item que eu acho mais difícil, pois mais hora, menos hora, a gente sempre julga alguém, mas isto é errado, sabia?

Quando vemos que uma pessoa está demorando para pagar no caixa do supermercado, logo pensamos que está encaroçando, mas não paramos para pensar que a pessoa pode ter dificuldade com dinheiro ou pode estar tentando ajudar disponibilizando moedas para facilitar o troco.

Se você parar para reparar, nós costumamos julgar ao nosso semelhante como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Se você quer ser uma boa pessoa, então evite julgar, mantenha-se isenta de julgamentos.


Como ser uma boa pessoa


11. Respeito


Uma boa pessoa respeita ao seu semelhante, seja cedendo espaço para que o carro que está atrás do seu tenha chance de ultrapassar, seja entendendo que uma criança está chorando, não por birra, mas sim por desconforto ou qualquer outro motivo que não sabemos qual é.

Uma boa pessoa não passa na frente de quem está esperando por sua vez para ser atendido em uma fila, pois sabe respeitar a ordem das coisas. Uma boa pessoa respeita a limpeza urbana e não joga papel de bala na calçada, uma boa pessoa recolhe as fezes do seu cachorro na hora do passeio.

Respeito ao seu semelhante e as regras de convivência fazem de você uma pessoa melhor.

12. Não reclamar


Todo mundo tem o seu dia de rabugice, mas ser reclamenta o tempo todo é de arrepiar os cabelos.

Tem gente que já começa a conversar reclamando do tempo e daí começa o rosário de reclamações.

Uma boa pessoa não reclama o tempo todo e nem faz o ouvido do seu interlocutor de pinico. Contenha o seu mau humor se quiser ser uma boa pessoa.

💙💙💙

Esta lista foi feita por mim e diz muito do que é ser uma boa pessoa para mim, mas pode não ser a mesma lista para você.

Você acrescentaria mais alguma característica de uma boa pessoa nesta lista? Qual?


Fotos Unsplash das seguintes autorias: Hian Oliveira, Priscilla Du Preez, Rémi Walle.
Fotos sem autoria: Rawpixel e StockSnap

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

22 comentários :

  1. Gostei muito e realmente são pontos que fazem bem a diferença! Respeito, solidariedade, tantos outros! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      Devem existri ourtros além destes, e já levantaram o ponto do perdão.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Betty... realmente são características de uma pessoa boa, às vezes não conseguimos ser tudo isso junto, mas só de se esforçar já vale a pena.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Acho difícil juntar tudo e mesmo me policiando, eu falho, pois acabou julgando as pessoas sem ter esse direito.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Betty. Ótima lista, gostei de ler. Só acrescentaria que uma boa pessoa perdoa com facilidade. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva,
      Sim, o perdão é um item importante e ficou faltando.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Betty,eu também colocaria o perdão,eu acho que o perdão também é uma forma de caridade.A honestidade vc só colocou a monetária, mas os outros tipos acho mais importante. O não Julgar eu acho o mais difícil,porque as vezes é automático,nem pensamos e fazemos um julgamento.BJSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Licia,
      para mim o "não julgar" é o mais difícil também, como vc disse, é automático.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Betty, que post tão oportuno!
    Lembrar dos valores humanos é fundamental. Se a base for o amor, com certeza as ações serão boas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e o assunto me surgiu de um brainstorming provocado por uma pesquisa feita no blog.
      Bjs

      Excluir
  6. Boa noite, eu acrescentaria reciprocidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em qual sentido você colocaria a reciprocidade? Dá para estender um pouquinho mais? quem sabe não nasça um novo post daí.

      Excluir
  7. mt bacana seu post, acho que sempre devemos tentar ser o melhor que pudermos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Betty, estou de volta:)
    Dicas preciosas, vou guardá-las pra ler de vez em quando e repassá-las.
    O item 11 é fundamental, sempre!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito bom o post...
    Me fez perceber alguns pontos que eu mesmo preciso melhorar, obrigado :)

    Abraço, plugadoo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Betty! Adorei o post. Eu concordo com você. Respeitar as diferenças. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Betty excelente artigo, tocou em todos os pontos que norteiam (ou deviam nortear) a vida para ler, reler e reflectir. Há um ponto que sempre me deixa triste e pensativa é aquela pessoa que é um amor com os amigos e com os conhecidos é considerado o nº 1 do podium , mas depois em casa junto com sua mulher/marido torna-se num individuo irrascível sempre discutindo por tudo e por nada, o que pensa desta forma de estar?
    Gostava que me autoriza-se a colocar este assunto numa nota do face para que outros/as possam reflectir.
    Beijinhos minha querida e encontramo-nos por aqui e por ali
    Júlia (Lisboa/Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulia,
      Que bom ver vc por aqui! Fique a vontade para divulgar, é até um favor que vc faz.
      Fiquei feliz que vc tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  12. Nem sempre podemos reunir todas estas 12 qualidades em nós mesmas, mas as tentativas para sermos uma boa pessoa faz parte do exercício diário que temos que fazer para se chegar a tal.
    Beijos!
    www.janeisatomas.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR