10 verdades básicas que as pessoas esquecem

5 de dezembro de 2018 11 comentários

10 verdades básicas que as pessoas esquecem



Algumas verdades sobre a vida e as pessoas são tão básicas, tão obvias, que muitas vezes esquecemos delas e este esquecer pode tornar a vida mais difícil. Separei 10 verdades sobre a vida que tenho certeza que você conhece muito bem, mas sempre é bom relembrar.

1. Educação e inteligência não realizam nada sem ação


Não adianta nada você ter uma mente brilhante como a de Einstein se fica deitada na rede o dia todo e não faz nada por você. Tenho amigas que se formaram em escolas bem melhores do que as que eu pude frequentar e não fizeram absolutamente nada com os diplomas, a maioria delas culpam o casamento e os filhos, da mesma maneira que os homens culpam a falta de sorte quando se colocam na mesma situação de inatividade, mas a verdade é que para conseguir alguma coisa na vida você precisa correr atrás daquilo que deseja.

2. Felicidade e sucesso são coisas diferentes


Na maioria da vezes confundimos pessoas bem sucedidas com pessoas felizes, mas basta parar para observar e ver que não é bem assim. É certo que quando conseguimos sucesso em algum empreendimento na nossa vida, ficamos felizes, mas isto dura pouco. Felicidade é feita de pequenas coisas.

Longe de mim dizer que para ser feliz você deva ser uma fracassada na vida, mas é bom não embrulhar as duas coisas no mesmo pacote, pois sucesso e felicidade não são coisas complementares, mas sim muito distintas.

Uma das pessoas mais felizes que eu já conheci era minha madrinha, que era governanta de minha casa e ajudou minha mãe me criar. Minha madrinha abdicou de tudo para se dedicar a minha família e era uma pessoa extremamente feliz com a sua vidinha doméstica.

3. Você trabalha para si mesma


Se eu perguntar para uma professora para quem ela trabalha, ela provavelmente dirá que trabalha na Escola X, se eu perguntar para uma engenheira, ela dirá que trabalha para a empresa Y, mas as duas estão erradas, pois as duas trabalham para elas mesmas, independente da função que exerçam.

Todo mundo é sua própria empresa, seu próprio negócio. Quando estou aqui trabalhando no blog para que você leia e goste, para que uma empresa se interesse e me contrate para publicidade, na verdade estou trabalhando para mim mesma, traçando minhas próprias metas.

Quando me perguntam quem é minha faxineira, eu digo que não tenho uma faxineira, mas minha casa sim. Eu contrato uma faxineira para trabalhar na minha casa, mas não para mim, e ela é dona dela mesma, de todos os seus planos pessoais e metas que quer atingir com o seu trabalho.

Tenha em mente que você trabalha para si mesma e verá que não existe trabalho pequeno na vida, pois todo trabalho é importante para quem o realiza.

4. Ter muitas escolhas interfere nas decisões


Henry Kissinger dizia que “a falta de alternativas clarifica maravilhosamente a mente”, e é por aí mesmo! Quando você tem muitas opções, perde um tempão escolhendo aquela que julga será melhor para você. Já fizeram um estudo que demonstra que se você der muitas alternativas de produtos para um cliente, a chance dele escolher nenhum aumenta muito. O ideal é que você dê no máximo três opções, para que a pessoa não fique perdida.

Isto vale também quando você tem que tomar uma decisão importante na vida. Não abra muito o seu leque de opções, pois vai ser sentir perdida. Analise uma ou duas alternativas e parta para a luta. E se errar? Se errar não tem importância, você sempre tem chance de começar de novo.

5. Ninguém é só bem sucedida ou só fracassada


As pessoas são um todo, são multifacetadas. Quando você vê uma cantora internacional acha que a vida dela é puro glamour, que chegou ao estrelato da noite para o dia, mas não é bem assim. Quem chega ao topo caiu e levantou tantas vezes que tem os joelhos ralados de tanto tombo. Ninguém é só bem sucedida na vida ou só fracassada, portanto quando você estiver se sentindo por baixo, lembre-se que é hora de reagir e se reerguer, mas também não se esqueça de que quando estiver no topo não fique parada, pois a chance de cair aumenta muito.

6. Todo erro é um progresso


Errou? Não tem problema. Tem uma frase que circula na internet que eu não sei de quem é a autoria, mas é muito verdadeira: “Algumas vezes você ganha, algumas vezes você aprende”.
Faça de cada erro uma lição e aprenda com ele, pois no erro está a sua chance de progredir.

7. Você pode ser ótima fazendo coisas que não gosta de fazer


Quem nunca ouviu “para ter sucesso no que você faz tem que gostar do que você faz”? Vou contar uma coisa: Não é verdade! Você pode ser ótima fazendo aquilo que não gosta.

Eu era aluna nota 10 em Economia, quando estava na Faculdade de Direito, e eu odiava Economia. Estudava como uma louca, pois morria de medo de ter que fazer novamente aquela matéria chata.

Quando você encara aquilo que não gosta como um desafio, a sua chance de ser boa naquilo é muito maior!

8. O que incomoda nos outros existe na gente


Aquilo que incomoda nas pessoas com as quais você convive pode ser uma característica sua, a qual você não aceita bem. Por exemplo, você não gosta das atitudes de uma parente que vive pedindo dinheiro emprestado para todo mundo e não tem controle sobre os próprios gastos. Será que você é tão organizada economicamente assim? Será que seu medo de não ter controle sobre suas finanças não está sendo projetado na tal parente desorganizada economicamente?

Muitas vezes projetamos nos outros aquilo que está incomodando na gente, então comece a prestar atenção se você está de marcação com certos comportamentos de uma determinada pessoa, pois se eles estão incomodando, isso pode dizer muito sobre você mesma.

9. Decisões emocionais raramente são boas decisões


Decisões tomadas de cabeça quente não são as melhores. O estado emocional pode ser até positivo, mas se for muito intenso pode não ser bom conselheiro na hora de tomar uma decisão. Se for negativo, a coisa é ainda pior.

Leia sobre ...

10. Você nunca se sentirá 100% pronta quando surgir uma oportunidade


Se você deixar de aceitar um emprego no exterior por achar que não está pronta para encarar o desafio, saiba que nunca estará 100% pronta para encarar desafio nenhum.

Ninguém está 100% pronta para casar, para ter um filho, para mudar de emprego, para mudar de cidade.

Se você tem uma boa margem de certeza sobre uma decisão importante que tem que tomar, então siga em frente, pois nunca vai estar 100% pronta para nada na vida.


Esta são as 10 verdades básicas sobre a vida de que me lembrei, mas podem e com certeza existem mais. Você se lembra de mais alguma?



Foto: @kutovakika
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

11 comentários :

  1. mt bacana esse post, realmente mts vezes esquecemos dessas verdades...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Betty querida a mensagem está maravilhosa e a de nº 4 mostrou exatamente um lado meu e quando tenho centenas de modelos sob quaisquer modalidade a escolher eu me perco, me embanano. Gostei demais! Muito elucidativo. beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      Na Faculdade de comunicação Visual aprendi que qdo vamos apresentar uma proposta de trabalho para um cliente, não devemos dar mais do que 3 alternativas. Qualquer publicitário cria mais de 10, mas mostra só 3, pois assim não deica o cliente confuso e perdido.
      Isto serve para tudo na vida.
      Beijos

      Excluir
  3. Betty
    Esquecemos sempre! Amei vc fazer (me)relembrar dessas 10 coisas!! Isso de vc trabalhar para sí mesma, nuca tinha imaginado, mas está super certa hahah A número 10 , eu sempre achei isso hahaha
    Bjos, amore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sheyla,
      Nem mesmo os escraqvos trabalhavam para seus donos, eles trabalhavam para eles mesmos com a finalidade de um dia comprar a carta de alforria. Quando a gente tem isto em mente, trabalha muito melhor.
      Beijos

      Excluir
  4. Aquelas verdades que machuca quando lemos, mas que são necessárias.
    Tenho andado em conflito com a 10 pq sempre me sinto assim quando surge uma oportunidade.
    Amei o artigo
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci,
      Eu sou perfecionista, então sempre acho que não está como eu queria, mas estou aprendendo a me controlar e parar de procurar o 100%, pois este total não existe para ninguém.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Betty... real mente são verdades que muitas vezes esquecemos. Amei!!
    Beijosss

    ResponderExcluir



SUBIR