13 de março de 2019

Cuidados que se deve tomar ao tingir o cabelo em casa

Cuidados que se deve tomar ao pintar o cabelo em casa

Dá para tingir o cabelo em casa, mas é necessário tomar alguns cuidados para não transformar o seu cabelo numa tragédia.
Andei pesquisando os cuidados que você deve tomar antes de pintar o seu cabelo e os 6 itens a seguir são muito importantes e devem ser observados.

1. A cor do cabelo que está na caixinha pode enganar


Cada cabelo é um cabelo diferente, com diferente textura, cor e porosidade, então, a mesma cor de tintura quando usada em duas pessoas diferentes pode dar em resultados finais diferentes.
Eu estou com um problema de cabelo quebradiço e o meu tricologista (tricologista não é um profissional que faz tricô, mas sim um profissional que trata de problemas capilares) pediu para que eu trocasse a minha tintura por uma tintura sem amônia. Como eu tinha algumas caixinhas de tintura no tom 8,1 (loiro claro acinzentado), dei para minha faxineira.  A tintura 8,1 deixa meu cabelo bem claro e tendendo para o platinum, mas na faxineira de minha casa ele ficou levemente dourado, com leves nuances avermelhadas.
Se você tem o cabelo escuro como o da Juliana Paes, então não vai dar para tingir de loiro como a Ana Hickmann usando apenas a tinta da caixinha.

2. Tintura profissional é diferente de tintura de supermercado


Se você está acostumada a pintar o cabelo em casa e resolver mudar a cor em um salão, avise ao cabeleireiro qual tintura está usando, pois muitas tinturas de supermercado reagem mal ao entrarem em contato com as tinturas profissionais e podem causar um reação inesperada.
Ainda que você tenha acesso à tintura profissional, evite usá-la em casa.

3. Aplicando a tintura de cabelo de forma errada


A maioria das pessoas que tinge em casa, passa a tintura na raiz e depois puxa para as pontas, afinal a própria caixa do produto diz que é para fazer isto. Se for a primeira vez que você está tingindo, tudo bem, este é o procedimento correto, mas se não for a primeira aplicação, coloque o produto apenas na raiz, sem puxar para as pontas, pois a tintura vai acumulando deixando o cabelo opaco e bem pouco natural.

Tinja apenas a raiz, pois a raiz é cabelo novo e a chance de quebrar é bem menor.

Cuidados que se deve tomar ao pintar o cabelo em casa


4. Deixar a tintura muito tempo ou pouco tempo


Se você deixar a tintura no cabelo por pouco tempo, pode ser que não cubra com o tom que você deseja e o cabelo pode ficar manchando, mas a verdade é que as pessoas acabam deixando a tintura por mais tempo que o necessário e algumas tinturas são progressivas, então podem deixar o cabelo muito escuro ou muito avermelhado, além de provocar ressecamento.
Respeite o tempo indicado na embalagem do produto.



5. Descolorir o cabelo em casa


Se tem uma coisa que pode dar errado e dá errado é descolorir o cabelo em casa. Descoloração é para profissionais e bons profissionais, pois um profissional inexperiente pode errar na mão e danificar o seu cabelo.
Um descoloração mal feita pode quebrar o cabelo ou deixá-lo com uma cor alaranjada de assustar criancinhas.
Não tente descolorir o cabelo em casa. Se você quer ser loira, saiba que é um processo caro e que demanda cuidados especiais durante a descoloração e depois dela. Você vai precisar de hidratação e evitar sol para que seu cabelo não vire uma tragédia.

6. Escurecer um cabelo que foi descolorido anteriormente


Cabelo descolorido é mais poroso do que um cabelo normal e ao tentar tingir com uma cor mais escura, ele pode absorver a coloração de maneira diversificada, ficando com as pontas mais escuras do que próximo à raiz.
Mesmo que o cabelo não tenha sido descolorido, mas apenas clareado com tintura, ao colocar um tom muito mais escuro em cima de um cabelo claro, ele tende a desbotar já na primeira lavada e o cabelo nunca volta ao tom claro que estava anteriormente, mas sim num tom indefinido e bastante comprometedor.
Escurecer depende de trabalho profissional, é melhor evitar fazer em casa.

💙💙💙

Não estou dizendo para você não tingir o cabelo em casa, mas evite fazer grandes mudanças de forma amadora.
Eu retoco a raiz do meu cabelo em casa de 15 em 15 dias. Uso sempre a mesma tintura e cor, então não dá problema, mas para luzes ou algo mais elaborado, eu uso os serviços de um bom profissional.
Eu sei que é tentador mudar a cor do cabelo por sua conta e risco, além do mais a tintura de supermercado é muito barata, mas se der errado você vai gastar uma fortuna para colocar o seu cabelo em ordem.


Fotos Alexey Sokolov

8 comentários:

  1. Ótimas tuas dicas,bem lembradas! Eu sou obrigada a tingir em casa, pois de 12/12 dias devo repetir. Meus cabelos crescem como grama... Se fosse ao salão, imagina a grana!!! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço o retoque em casa, mas vai além da grana, pois já tentei fazer em cabeleireiro e eles não ficam só naraiz por mais que eu implore, sempre tingem além do necessário.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Betty! Gostei muito de suas dicas, mas deixo que o cabeleireiro trate do meu cabelo. Com pele alérgica sou obrigada a redobrados cuidados. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou usando uma tintura sem amônia, que é mais light para quem tem alergia, e estou gostando muito, mas ainda faço uma parte da tintura em casa, ao menos o retoque faço por aqui.
      Beijos

      Excluir
  3. Hello, querida Betty!
    Eu retoco a raiz em casa, mas uma vez por outra vou ao salão para dar uma geral
    no meu cabelo.
    Suas dicas são preciosas, temos que ficar sempre atentas, um cabelo manchado é horrível.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço luzes de 4 a 6 meses, mas a raiz eu retoco em casa também.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Betty! Ai eu demoro de vir aqui e então encontro esse glamour dourado! Amei!
    Os cuidados para cabelos tingidos são essenciais mesmo. Vivi muito tempo fazendo coloração por conta própria e não sabia (nem tinha tempo para) cuidar dos cbelos. Eles viviam fracos e sem vida.

    Adorei!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty... eu já tentei tingir o cabelo em casa e foi um desastre, a cada 30 dias retoco a raiz e sempre com a mesma cor, meu pretinho básico, rsrsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN