Viagem: Paris, Cidade de Moda
Algumas cidades do mundo moram em meu coração, mas se eu tivesse que escolher uma única cidade, com certeza escolheria Paris. Quem nunca se imaginou passeando pelas margens do Sena, com a torre Eiffel como fundo e a música, sempre com acordeon, ou então a maravilhosa voz de Edith Piaff...? Venha comigo, pois hoje eu vou levar você para Paris!!!
Paris é a terra de moda. Por isso, não vou falar do que tantos outros já falaram como Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Catedral de Notredame. Existem trocentos artigos sobre essas grandes referências da cidade. Vou dar umas dicas interessantes de moda em Paris.
A Avenue Montaigne é a primeira referência que ocorre quando a gente pensa em Paris chic. Naquela elegante via, bem no centro da cidade, estão reunidas as lojas que fazem o paraíso: Valentino, Chanel 51, Ralph Lauren, Gucci, Christian Dior... para referir apenas uma pequena parte. Ainda que estas lojas não caibam no seu bolso, ande por lá, respire o ar local, sonhe um pouco. As vitrines das lojas de griffe são lindíssimas!
Depois, vem a Rue du Faubourg Saint-Honoré. Tendo os famosos Campos Elísios como referência, encontra-se numa posição oposta à da Avenue Montaigne, mas não numa posição inferior no cenário da moda mundial. É nesta rua que se localiza o hotel Bristol, um dos mais elegantes da cidade e cenário importante do filme de Woody Allen, Meia Noite Em Paris (já andei falando dele aqui no blog, dê uma olhadinha aqui). É aí também que se encontram muitas residências de embaixadores e, mais importante ainda, a Vogue francesa, os perfumes Caron, a sede da Fabergé, as boutiques principais de Lanvin e de Hermès e lojas Pierre Cardin e Colette.
Agora venha comigo até ao Boulevard Haussman, que ganhou seu nome do famoso ministro de Napoleão que concebeu a Paris como hoje é conhecida, criando o tipo de edifício residencial que se encontra por todo o centro da cidade. Aqui o clima todo é da Belle Époque, e você vai poder encontrar as Galeries Lafayette e Au Printemps. Neste local viveu o escritor Marcel Proust, e foi nesta rua que a Marks & Spencer abriu em 1975 a sua primeira loja fora da Grã-Bretanha.
Talvez o bairro menos conhecido para fazer compras seja o Marais, mas está ganhando muito nome, pois muitas lojas de moda estão se deslocando para lá. Marais significa “pântano”; aquele canto de Paris era pantanoso antes da urbanização. Na place de Vosges você encontrará boas lojas para uma moda mais descolada e verdadeiros achados no que toca a joalheria na Rue des Francs-Bourgeois. Se você gosta de conhecer novos designers, então não pode perder a Rue des Rosiers.
O Musée Galliera representa muito bem a moda em Paris. Na verdade foi o primeiro museu dedicado ao assunto, com as suas origens remontando ao início do século XX e tendo também o mais significativo nome Musée de la Mode de la Ville de Paris. Tem como rival o Musée de la Mode et du Textile, instalado no Louvre, que apresenta uma coleção com peças que cobrem toda a história do vestuário desde o século VII até a atualidade. Além da exposição permanente, sempre têm mostras especiais. Recentemente foi exposta a coleção de carros clássicos de Ralph Lauren e foram organizadas mostras de Jean-Paul Goude e de Hussein Chalayan.
Outros espaços de exibição com interesse para quem vai a Paris usufruir do ambiente da moda são a Fondation Pierre Bergé–Yves Saint Laurent e o Musée Pierre Cardin, estes últimos com uma área mais reduzida e uma temática mais restrita.
Qual é a melhor época do ano para visitar Paris? Evite o inverno devido ao frio, chuvas, podendo até nevar. Chove sempre muito, o que pode atrapalhar um bocado. Você não vai querer ficar andando nas ruas e vendo vitrines de baixo de chuva, não é mesmo? Abril é o mês menos chuvoso e as temperaturas são bem agradáveis. Se você puder optar, então escolha abril.
Como chegar lá? Talvez o melhor seja escolher os melhores voos para Paris no Rumbo, um buscador de viagens em português. Para escolher acomodação tudo vai depender do seu budget. Como é evidente há escolhas para todos os níveis.
Espero que você
tenha gostado deste passeio pela Paris da moda.
Fotos: 3- Avenue Montaigne, 6- Services et infos pratiques Paris. Todas as demais fotos são do Cruzamundos.
Bom dia Betty!
ResponderExcluirAdorei o passeio, o relato e as fotos, obrigada por mais essa bela e rica postagem!
Bjs, feliz semana e sucessos sempre! ♥
Thanks for the tour, and the memories.
ResponderExcluirI love Paris.
xo
Oi Betty!!
ResponderExcluirAcabamos de voltar e eu já era apaixonada antes de ir. Imagine agora. Tirei uma foto parecida com esta sua da fonte Medici. Linda demais. Só não gostei do excesso de gente e de fumantes.
Fui em uma loja de bijuterias muito legal, a Chez Nana. Tinham lojas maravilhosas na ilha de Saint Louis também.
Abraços
Oi Simone,
ExcluirInfelizmente a foto não é minha, mas sim do blog Cruzamundos, que me deu autorização para usar as fotos.
Ah, assim eu comecei bem o meu dia! Obrigada por me levar a Paris, Betty <3
ResponderExcluirBeijos,
Luciana
Hummmmmmmmm... atiçou minha saudade de Paris. Delícia este post na segunda-feira. Embala nossa vontade de trabalhar bastante, ganhar dinheiro e voltar (ou ir pela primeira vez) à cidade-luz.
ResponderExcluirBeijo Betty, você é demais.
Vera
Adoro Partis e estive lá duas vezes. Era para ter ido este ano, em maio, no meu aniversário, mas o maridex não estava em bom estado de conservação. Agora ele já está melhor e estamos programando.
ExcluirBjs
Oi Betty, é isso mesmo, Paris é um sonho possível, tudo de bom. Fui com minha filha em outubro passado, apenas nós duas e fizemos programas e passeios incríveis. Fomos ao Museu da Moda que não conhecíamos, o do Picasso em Marais, além de repetir o D'Orsay e o Louvre. Falaste na Avenida Montaigne e não tem como não citar o chiquérrimo Hotel Plaza Athéneé....vale à pena gastar um pouquinho e reservar para um brunch aos domingos. Foi o que fizemos e depois me dei ao luxo de comprar um perfume na exclusivíssima loja da Caron, que não se encontra em lugar nenhum. Passear em Marais aos domingos é o programa mais cool da cidade porque fica tudo aberto e começar o dia na Place Des Voges, lagartear ao sol e ver o movimento das pessoas e depois conhecer todas as lojinhas e galerias de arte que o bairro oferece, não tem preço e então comer o melhor falafel da cidade (que são aquelas bolinhas fritas com grão de bico). Eu ficaria horas e horas escrevendo sobre Paris. Cidade dos sonhos, cidade pra voltar sempre, não se tem como ficar indiferente a ela.
ResponderExcluirBeijos
O código correto é: www.brasildobem.net
Eu estou desejando uma terceira estada por lá. Se não for este ano, vou no próximo.
ExcluirOi, Betty.
ResponderExcluirFaz um tempão que não vou à Paris para passear. Vou sempre, mas so até a estaçao de trem e ja pego o rer pra ir pra faculdade, quando saio é rer de novo e trem pra voltar pra minha cidade. So vejo tunel e faculdade!
Uma outra dica boa, é viajar na época de "soldes" da pra comprar coisa pela metade do preço( às vezes até -70%): http://www.service-public.fr/professionnels-entreprises/actualites/006823.html .
beijo
Betty,
ResponderExcluirAdorei o post e passei demais pelo Marais , muito encantador.
Tive prazer de conhecer essa cidade maravilhosa, mas vou te contar.. não é isso tudo não kkkk Arrepia ver a Torre Eiffel e passear pelo Sena, mas é bem menos do que falam kkkk
Bjos e uma linda semana,
http://www.dmulheres.com.br/
Este seu comentário e um post da Elza (Casa, Cantinho e Coisinhas), me valeram um post para a próxima semana.
ExcluirBjs
Oi Betty
ResponderExcluirBravíssimo, adorei cada palavra e imagem sobre esta cidade que sou apaixonada e que tive o prazer de visitar ano passado.
Post bacanérrimo, me deu muita saudade de Paris e uma vontade imensa de voltar.
Valeu mesmo.
Um beijo.
Betty, minha queridona, olá! Paris... sempre ela, não?! E quem nunca quis, como voce bem destacou na crônica linda e empolgante, passear por suas ruas e apaixonar-se pela Cidade Luz?
ResponderExcluirTe confesso que minha queda é por Roma (amo, amo e am<3<3<3), mas Paris é sempre... Paris.
beijos mais.
Gosto de Roma, mas não colocaria entre as minhas cidades favoritas da Itália. Na Itália, prefiro Florença.
ExcluirAdorei suas dicas e já anotei tudinho, pois estou planejando conhecer Paris este ano :)
ResponderExcluirBoa semana!
Paris é mesmo uma cidade inesquecível e tão, mas tão linda! Sou apaixonada por ela!!!
ResponderExcluirAh morro de vontade de conhecer Paris <<3
ResponderExcluirBeijo
Dicas para Todas
Oi Betty, ah...que saudades de Paris!
ResponderExcluirMeu apê ficava a duas quadras da torre Eiffel!
Espero poder voltar em breve...
Ótima semana!
Bjs
P.S. Em breve vou mudar a fotinho do meu perfil e você vai poder matar a curiosidade....
Não sabia que vc tinha morado em paris! Deve ser uma experiência fantástica!
ExcluirBjs
Obrigada por esse maravilhoso tour! Um sonho amiga, que espero realizar um dia.
ResponderExcluirFeliz semana Betty, bjus!
So lovely! I enjoyed this post a lot.You have amazing blog!
ResponderExcluirWould you like to follow each other? I'd be so happy! :)
http://vkusnosbety.blogspot.com/
Oi Betty!
ResponderExcluirAmeei o post!
Sinceramente, eu já amo Paris sem conhecer, e adorei as dicas!
Quando eu for a Paris você vai ser minha referência!
:*
Oi Betty :)
ResponderExcluirAmeeeei o post.. Amo Paris, é sem dúvida um dos meus lugares favoritos no mundo. lado a lado com Dublin.. rs.. Beijoooo querida!
Oi minha quelida eu conheci alguns paises , mas o que mais amei foi França e Grécia.
ResponderExcluirEu voltaria muitas vezes à França.
Lindo seu post
Ótima semana para vc!
Obrigada pela visita
Beijos Coloridos!!!♥♥♥
* Não me dou bem com os lançamentos das Ludurana acho fake!
oi Betty, adorei esta Paris. Estive lá por uma noite e um dia. Fizemos uma loucura de conhecer os principais pontos turísticos num único dia, era novembro e estava muiiito frio. Eu sempre falo que vou voltar a Paris para conhecê-la com calma.
ResponderExcluirbjk
Oi Karine,
ExcluirEu estou me programando para ficar uma semana em Paris.
Oi Betty, meu sonho é conhecer Paris, meu marido já foi duas vezes e eu estou esperando as crianças crescerem mais um pouco para nos presentear com uma viagem para esta cidade maravilhosa... boas dicas sempre!!! Beijosss
ResponderExcluirOi Jane,
ExcluirA Simone (terceiro comentário) foi com o marido e dois filhos, menores que os seus, e adorou. Dá para ir com as crianças.
Bjs
Oi Betty!
ResponderExcluirSuper oportuna a tua postagem...estou indo com a família para lá daqui a alguns dias e já tirei umas dicas super interessantes para passar para as norinhas...amo Paris! bjs
Que legal ter ajudado! Aproveite muito!
ExcluirOi Betty,
ResponderExcluirEspero algum dia conhecer Paris e aproveitar essas dicas que você deu no seu post.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Oi Betty, adorei passear com você por tantos lugares interessantes em Paris! Não conheço Paris, mas certamente está do lado de Veneza e Toscana ( duas cidades que sonho em conhecer na Itália).
ResponderExcluirBeijo,
Aminah Luiza