19 de julho de 2019

Os últimos czares – uma série obrigatória

Os últimos czares – série da Netflix

Eu adoro a história da Rússia e já li alguns livros a respeito dos Románov e também sobre épocas anteriores, como o reinado de Catarina, a grande. Quando vi a série Os Últimos Czares na Netflix, nem me preocupei em ler resenhas ou saber de indicações, pois sabia que era uma série necessária.

Os últimos czares – série da Netflix

Resenha


Os Últimos Czares não é uma série como as demais, pois além de série, com atores e atuações, também tem entrevistas com historiadores que vão dando as interpretações dos fatos conforme a história vai se desenrolando. É um drama documental (acabei de inventar esta definição e não sei se está correta).
A série mostra a vida do Czar Nicolau II (Robert Jack), do momento em que ele assume o império russo até a sua queda.
Quem conhece um pouquinho da história dos Románov sabe que o casal real, formado por Nicolau II e Alexandra – Alix (Susanna Herbert), teve cinco filhos, sendo quatro meninas e um menino, Alekséi (Oskar Mowdy), que deveria herdar o trono. O problema é que Alekséi era hemofílico e estava condenado à morte, devido a sua doença, desde o dia em que nasceu, daí os Czares caíram nas garras de um monge inescrupuloso, Rasputin (Bem Cartwright), que acelerou a queda do império.

A série não é um drama psicológico, então passa por cima de alguns fatos que a tornariam mais intensa, mais dramática, mas ainda assim dá para ver a personalidade de Rasputin tomando conta dos atos da Czarina, e toda a fofoca que corria na Rússia sobre o envolvimento de Alix com o Monge Rasputin.

Os últimos czares – série da Netflix

Porque assistir


A história da Rússia estava muito ligada a toda a história da Europa na época, pois os membros da nobreza eram parentes próximos, daí a doença de Alekséi, e nesta história não há mocinhos ou bandidos, mas sim uma série de infortúnios que vão se desenrolando e não dá para torcer para um lado ou para o outro.

É uma história muito próxima dos nossos dias e mostra a mudança de mentalidade numa época em que os Czares, Reis e Imperadores, acreditavam-se escolhidos por Deus, mas o mundo deixa de acreditar nessa escolha divina.

Os últimos czares – série da Netflix

Preste atenção


A série mostra também várias fotos e filmagens de época dos fatos que aconteceram e levaram a derrocada do império russo.

A família Románov foi muito fotografada durante o governo do Czar Nicolau II, então os fatos parecem muito próximos aos dias atuais e acabam por envolver a história do mundo como um todo.

Os últimos czares – série da Netflix

Moda e Figurino


Os atores principais são muito parecidos com os personagens reais e as roupas são primorosas, bem próximas ás indumentárias reais da corte.

Através do figurino, que vai se simplificando à medida que a derrocada vai chegando ao final, dá para entender a decadência do império.

Os últimos czares – série da Netflix


A história russa mostra bem como um governo fraco e sem noção do que está acontecendo a sua volta pode ser danoso para os súditos, mas também para o próprio governante.
Dizem que quem desconhece a história tende a repeti-la, então é bom que cada pessoa tome conhecimento da infelicidade de ter um governo apartado da necessidade popular e um povo desgovernado que leva um país para um mar revolto sem saber aonde iria dar aquele caminho.
A série tem seis episódios e só uma temporada.




8 comentários:

  1. Adoro documentários Betty! Esta eu adoraria ver! Bom fim de semana amiga ! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,
      Este vale muito a pena, e dá para assistir junto com o João, pois é uma série histórica.
      Beijos

      Excluir
  2. nossa demais, to doida pra ver essa serie, ela já ta na minha lista do Netflix, vou tentar maratonar agora no final de semana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Bem no dia que essa série foi lançada eu tinha assistido todos os capítulos das séries que costumo assistir e precisa procurar por algo novo. Assim que entrei na minha conta netflix, ela estava como aquela indicação principal e eu com preguiça de procurar algo novo decidi assistir só por assistir. E pasmem fui fisgada nos primeiros minutos e já não podia dormir mais, assisti tudo em dois dias e acho que vou assistir de novo. Ótima indicação!
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  4. Olá Betty
    Eu já queria assistir essa série e fiquei com mais vontade ainda depois dessa resenha.
    Ótimo fds pra ti e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Puxa, fiquei bem inspirada para assistir, também adoro documentários e tudo o que envolve história, principalmente a mais recente. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty... a Netflix foi tomada de mim pela filha nesse final de semana por causa de La Casa de Papel, rsrsrs Mas nessa semana vou assistir.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero maratonar La Casa de Papel, mas estou maratonando antes Stranger Things (sou a doida das séries)
      Beijos

      Excluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN