A Livraria – um filme despretensioso e lindo - Gosto Disto!

23 de agosto de 2019

A Livraria – um filme despretensioso e lindo

A Livraria – um filme despretensioso e lindo

A Livraria é uma destas pérolas que a gente encontra na Netflix por acaso, pois não vi nenhuma crítica ou resenha antes de assistir e o filme é muito bom. Para falar a verdade, só depois de ter assistido é que li a crítica do “Adoro Cinema”, e, se tivesse lido antes, talvez não tivesse dado uma chance para um filme tão perfeito, pois a crítica de Bruno Carmelo sobre A Livraria acaba com o filme! As críticas dos leitores, no mesmo site, ao contrário, colocam o filme no devido lugar e acabam com a crítica destrutiva de Bruno Carmelo. Por essa e por outras, nem sempre é bom ler críticas antes de assistir a um filme, mas pode ajudar se você estiver em dúvida. Em todo caso, sempre procure mais de uma informação, não confie em um único crítico, pois ele pode não estar num bom dia e jogar toda a sua acidez num filme que na verdade é ótimo.



A Livraria – um filme despretensioso e lindo

Resenha


Eu uma pequena cidade portuária da Inglaterra, uma viúva, Florence Green (Emily Mortimer), resolve dar um novo rumo a sua vida abrindo uma livraria, num lugar onde as pessoas não têm o costume de ler, e para tanto compra uma casa que está praticamente abandonada no centro da cidade.
Antes mesmo de concretizar o seu empreendimento a feira das vaidades começa a pulular na cidadezinha, pois a Sra. Violet Gamart (Patricia Clarkson), que é a patrona da cidade e acostumada a ser o alvo das atenções, se sente enciumada ao ver que os holofotes estão se voltando para Florence.

Violet não mede esforços para acabar com a livraria de Florence, principalmente quando ela começa a funcionar e ser bem frequentada pelos moradores do local.

A Livraria – um filme despretensioso e lindo

Porque assistir


O filme é muito simples e mostra a luta entre o bem e mal, mas também implicitamente mostra que as pessoas não liam porque não tinham um local onde buscar por livros interessantes.


Outro ponto muito interessante é mostrar a dinâmica da fofoca em uma cidade pequena, ou em qualquer ambiente mais restrito, pois vi muita fofoca em condomínios quando morei em São Paulo, o microcosmo de uma cidade de interior tende a se formar nos prédios de apartamento também. 

A Livraria – um filme despretensioso e lindo

Preste atenção


Preste atenção na atuação de Emily Mortimer como Florence, pois ela demonstra muita timidez, muita contenção em seus atos. Ela não enfrenta o mal, parece baixar a cabeça e aceitá-lo.
Outra interpretação fantástica e a de Patricia Clarkson como Violet, pois toda a sua presunção e soberba transbordam em um simples olhar.
Também vale muito a pena atentar para Honor Kneafsey, a atriz mirim que faz o papel de Christine, a atendente contratada por Violet para auxiliar na livraria, pois muito de suas atitudes mostram como a cidadezinha pensa e age.
Saboreie os cenários, que são lindos, com muitos tons verdes, cinzas e azulados, em cenas externas que parecem de casinhas de contos de fadas.

Mesmo o cenário da livraria é muito gostoso e, para quem como eu gosta de livros e livrarias, dá vontade de morar dentro dele.

A Livraria – um filme despretensioso e lindo

Moda e Figurino



O figurino é dos anos 50 e está perfeito. As roupas de Florence são muito contidas, como ela, e a única vez que ousa um pouco mais é ao usar um vestido vermelho, logo no início do filme, e este faz com que sua timidez e inadequação fiquem ainda mais evidentes diante do vestido de festa dourado e suntuoso de Violet.

A Livraria – um filme despretensioso e lindo


A principal mensagem que o filme passa é que, se você conseguir mudar a mentalidade de uma pessoa, então pode conseguir mudar a mentalidade de muitas, desde que a pessoa tocada pela mudança seja a pessoa certa.





8 comentários:

  1. esse filme é uma graça, sou suspeita pq adoro a temática de livraria ainda mais quando são filmes de época, super boa indicação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Louca para assistir! Quis ir quando estreou no cinema, mas não deu. Agora que você comentou, lembrei e vou tentar ver.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que coincidência! Tinha escolhido esse filme para ver no final de semana!
    Estou super curiosa...
    Depois te conto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece ótimo e já coloquei aqui na minha lista para assitir. Obrigada pela dica.

    Te convido a conhecer meu instagram onde falo de livros www.instagram.com/estantedamicha

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  5. Que legal Betty, esse filme já vai para a lista desse final de semana, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. É exatamente do que eu gosto, Betty! Como consigo achá-lo na Netflix? Fiquei amando isso? beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maria Luiza,
      Está na Netflix, mas não é dos mais revantes (os mais relevantes nem sempre são os melhores). É só procurar por A Livraria, que logo vc vai encontrar.
      Beijos

      Excluir
  7. Ainda não tinha ouvido falar, mas pela temática de livraria,, ja me interessei. A fotografia parece belíssima e o figurino tbm, sem falar nos atores ou seja, irei assistir com certeza! Obrigada pela indicação Betty!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN