Traição de amiga dói mais do que de um amor - Gosto Disto!

28 de agosto de 2019

Traição de amiga dói mais do que de um amor

Novela Por Amor

Na semana que passou foi exibido o episódio na Novela Por Amor, que está sendo reprisada em “Vale A Pena Ver De Novo”, na Rede Globo, em que Atílio (Antônio Fagundes) vai para um hotel com Flávia (Maria Zilda), a melhor amiga de sua ex-mulher, Helena (Regina Duarte), pouco depois de terminar o casamento. Dias depois, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), filha de Helena, fica sabendo da traição e dá uma surra em Flávia.
Os episódios causaram comoção aqui e em Portugal, onde também foram exibidos. A novela tem mais de 20 anos e os sentimentos de revolta são os mesmos ainda hoje.
Eu me revoltei com Atílio, mesmo ele estando separado da Helena, não por ele ter um novo relacionamento, mas sim por ter um relacionamento com a melhor amiga de sua ex-mulher, mas mais do que me revoltar com ele, me revoltei com a Flávia, pois ela era amiga, destas amigas pra toda vida que a gente tem, amiga confidente, amiga sócia.
Pelo jeito eu não estava sozinha em minha revolta, pois o instagram bombou com as tais cenas. Estou sendo machista ao repudiar mais a atitude da Flávia do que a do Atílio? Creio que não, pois traição dói, mas traição de amiga dói muito mais.



Quando um companheiro, marido, namorado, amor, trai, têm aí envolvidos a paixão, os hormônios, uma série de fatores que uma amizade não tem. Amor de amante é diferente de amor de amiga ou amigo. Amor de amiga é mais puro, pois não envolve fidelidade e nem monogamia, mas envolve lealdade. Aos amores somos fieis, aos amigos somos leais e Flávia quebrou esta lealdade que é esperada das amigas.

Novela Por Amor

No dicionário lealdade e fidelidade são tidos como sinônimos, mas acho que existe uma diferença entre os termos. Lealdade não exige uma convenção social ou um contrato, como a fidelidade exige. Espera-se que exista fidelidade entre um casal, é uma convenção social, e um casal pode ser fiel e leal, pois além da fidelidade pode se formar um vínculo que transcenda as obrigações sociais ou contratuais.
Amigos e amigas não precisam ser fieis, mas precisam ser leais. Não existe uma obrigação contratual, como num casamento, para ser amiga de alguém, escolhe-se ser amiga. Ninguém é obrigado a ser seu amigo ou amiga.
Em menor proporção, aquilo que aconteceu com a traição da Flavia, que era amiga da Helena, aconteceu comigo. Digo em menor proporção porque o que meu ex-marido fez, já não me doía nem um pouco, ele já tinha feito todas, sido infiel e eu já tinha me libertado dele e estava seguindo minha vida. Quando ele viu que eu estava voando para longe, começou a fazer de tudo para me trazer de volta, e o tudo dele incluía atitudes bem questionáveis.

Eu já estava separada e morando na casa de minha mãe com a minha filha, mas tinha muitas coisas ainda na casa do meu ex-marido e muitas coisas pendentes para resolver. Estava naquele limbo em que você não tem mais um casamento, mas ainda não é solteira.
Eu tinha uma amiga muito querida que trabalhava com minha mãe e estudava comigo na faculdade de direito. Com a separação os laços se intensificaram, pois além de colega de faculdade, nós viramos confidentes. Saíamos juntas e nos finais de semana ela dormia na casa da minha mãe. Aos domingos ficávamos na piscina e minha filha a amava.
A amizade se estendeu de tal forma que eu passei a ser amiga das irmãs dela e me sentia fazendo parte da família dela, como acreditava que ela sentia com a minha.
Num final de semana, estávamos de férias na faculdade e ela não dormiu em casa. Meu ex-marido pediu que eu fosse até nossa antiga casa para resolver algumas pendências, e marcamos para o período noturno, pois dali eu pretendia sair e ir ao aniversário de uma outra amiga.
Ao entrar na minha antiga casa, vi que estava acontecendo um churrasco e daí veio o meu espanto. Adivinhe quem estava lá com ares de mais do que convidada? Minha amiga, com duas das suas irmãs! Assumindo a cozinha e outros cômodos da casa como se fosse dona do pedaço!
Tenho certeza que meu ex-marido fez de propósito, para me mostrar que ele poderia me tomar tudo, até as amigas, mas ela não sabia que ele tinha montado aquele esquema para me magoar e foi lá na esperança de conquistá-lo, uma vez que ele sabia ser muito sedutor quando queria.
O casamento já estava acabado mesmo, então não me abalou nem um pouco, mas a amizade acabou ali. Eu não disse nada, mas ela nunca mais me ligou e eu também me ausentei da vida dela. O relacionamento que ela apostou com o meu ex, nunca aconteceu, terminou naquele churrasco, ela foi apenas usada e descartada, mas eu achava que valia mais para ela do que como me senti naquela noite fatídica.

Novela Por Amor


Doeu muito saber que a pessoa com quem eu dividia meus segredos, minhas esperanças, minhas alegrias e magoas, não dava valor para os laços de amizade que eu julgava ter. Ela abriu mão de nossa amizade, do carinho que minha família tinha com ela, do amor que minha filha pequena tinha por ela, para tentar a sorte com o meu ex-marido e nem foi inteligente o bastante para ver que estava sendo usada por ele.
Mas daí você pode pensar que eu estou sendo injusta, pois se eu estivesse na situação dela, talvez agisse como ela, mas não! Eu já me vi em situação semelhante.
Quando eu estava separada saia muito com uma amiga psicóloga que era um doce de pessoa. Ela tinha 15 anos mais do eu e era alta, um mulherão. Eu sou mirradinha, sempre fui pequena, e se eu passar por você, se você não me conhecer, provavelmente não me note (não sou uma mulher notável rsrsrs).
Essa amiga se apaixonou perdidamente por um cara que ela vivia falando até o dia em que ela me apresentou o gajo. Ele tinha a minha idade e era menor do que ela. No momento em que ele me apertou a mão eu já sabia que poderia dar errado, tinha uma química forte rolando ali. Não sei como ele conseguiu meu telefone, mas ele passou a me ligar todos os dias, até que acabei sendo grossa e falando com todas as letras que ela era minha amiga e que eu não queria nada com ele. Ele tentou explicar que não tinha nada com ela, que sabia que ela estava interessada nele, mas que ele não estava interessando nela.
Para mim não teve conversa! Ele poderia ser o Príncipe Harry, ela era a minha amiga e ponto final!
Talvez por ser filha única eu dê muito valor às amizade s e priorize a lealdade.
Posso ser tudo na vida, mas nunca serei infiel e menos ainda desleal.
Hoje se fala em sororidade, que é a união entre mulheres, na época não se falava, mas existia, pois lealdade, amizade e respeito à dignidade alheia sempre existiram e não vão sair de moda.


Fotos da novela Por Amor

7 comentários:

  1. ah eu amava essa novela haha e com certeza traição de amizade é uma coisa que dói demais!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá Betty
    Siiiiiiiiiim concordo plenamente com vc.
    Lealdade é imprescindível e amizade verdadeira é amizade sincera.
    Não sei se sua amiga foi exatamente usada, acho que ela foi fura olho e falsiane isso sim.
    No mínimo ela deveria ter falado pra vc que estava interessada no seu ex.
    Outra coisa que acho inadmissível, com tanto homem no mundo vai se interessar pelo ex (ou atual) de amiga?
    Na minha opinião ela foi muito má isso sim.
    Mais que isso, foi mau-caráter mesmo, já que magoou não só vc como sua filhinha também.
    E se ela fosse razoavelmente educada teria procurado vc para pedir perdão. Isso não alteraria o rumo das coisas, afinal confiança é como cristal, uma vez quebrado, nunca mais volta a ser como era, masssss pelo menos ela teria demonstrado estar arrependida.
    Em nenhum momento vc foi injusta. Muito pelo contrário, foi delicada, sensível e de uma lucidez admirável (eu daria uma voadora).
    Talvez seja exatamente isso: sua luz própria deve ter incomodado a falsiane.
    Quem saiu perdendo foi ela, perdeu uma amizade verdadeira.
    Desculpa aaaeee o textão.
    Me empolgo com seus posts.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli,
      É verdade, ela foi falsiane, mas uma falsiane usada por ele, pois meu ex quando queria envolver uma pessoa, sabia muito bem como fazer e ele me chamou lá para ver que ela estava lá, ciscando naquele terreiro.
      Na época a ausência dela fez falta, pois eu gostava muito dela, mas o que mais doeu foi a falta de consideração, eu me senti como se não valesse nada para ela.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Betty... realmente não é algo fácil, dói demais ver uma fazer isso... eu não passei por nada parecido, mas pessoas próximas a mim sim. Hoje em dia vejo muito isso com minhas alunas, vejo que se fala tanto em sororidade mas não é o que acontece na realidade. O namorado da amiga terminou, está na "rede" como elas dizem. É triste!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Quanto mais se fala em sororidade, menos se respeita! Eu aind vejo isto entre conhecidas, não amigas... ainda bem que nenhuma amiga próxima está vivendo isto no momento, mas conhecidas sim...
      Beijos

      Excluir
  4. Noooossa! Que situação ruim você viveu com essa "melhor amiga"...Que decepção...
    Concordo com você. Lealdade é o que sustenta uma amizade. Se isso não existe, a amizade não existe.
    Mas acho que não tem que aliviar para o lado do homem, viu? Mau caratismo está além de gênero, hormônios e etc...
    Honra, honestidade, lealdade, são valores universais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente
    Eu estuo acompanhando a novela (mais uma vez hahauhauhuaha) e sempre fico triste quando chega nessa parte

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN