7 Blogs femininos antigos que deixaram saudade - Gosto Disto!

25 de setembro de 2019

7 Blogs femininos antigos que deixaram saudade

Blogs femininos antigos que deixaram saudade

Quando eu comecei a blogar, ou até mesmo antes de ser blogueira, eu seguia alguns blogs femininos que eram tidos como tops. Resolvi visita-los e matar a saudade deles. Os blogs antigos não eram tão elaborados quanto são hoje, mas eram blogs femininos de qualidade, tinham ótimos conteúdos e chegaram numa hora que pararam. Vou falar de cada um deles, vamos ver se você chegou a conhecer algum ou alguns destes blogs que se foram e deixaram saudade.


Vende na Farmácia?


Se eu não me engano o blog Vende Na Farmácia? era feito por duas irmãs, e as garotas eram ótimas, pois resenhavam e apresentavam alternativas de maquiagens, hidratantes e outros cosméticos que são vendidos nas farmácias e com preços bem mais em conta do que os cosméticos importados.
Eu ainda não tinha um blog quando comecei a seguir o Vende Na Farmácia?, mas levei um susto quando as blogueiras começaram a surtar. Era uma época que tinha virado moda uma blogueira mandar para outra “selinhos” e “memes”, embora os selinhos e os memes fossem uma forma de homenagear a blogueira que os recebia, eles também serviam para divulgar o blog de quem os mandava. Virou um inferno, pois quando comecei a blogar, eu comecei a receber de três a quatro selinhos e/ou memes por semana, ou bem eu blogava, ou bem eu ficava respondendo aos memes e colando os selinhos na lateral do blog, sujando o visual da interface.
Muitas blogueiras faziam de conta que não tinham recebido os tais selinhos. Outras criavam páginas especiais no blog para divulgar estes selinhos ou memes e desta forma deixar o blog limpo. Eu optei por não receber e colocar uma explicação na lateral do blog da razão de não poder receber.
As blogueiras do Vende Na Farmácia? resolveram dar uma corrida nas meninas que mandavam os tais selinhos e memes. Quando você ia comentar no blog, encontrava um recado pra lá de grosseiro avisando que não receberiam os tais selinhos. Me lembro que quando vi, eu estava indo comentar sobre um produto e brequei, fiquei com medo e evitei comentar.
Depois elas resolveram mudar a interface do blog e o webdesigner configurou o blog no navegador Firefox, quando todo mundo na época usava o Internet Explorer e o Chrome começava a crescer. Quem ia comentar no blog e não estava no navegador Firefox, tinha dificuldade em mandar qualquer mensagem. Quando as comentaristas reclamaram da configuração do blog, as blogueiras, em lugar de verem quais eram os erros para corrigi-los, começaram a atacar às pedradas as comentaristas, argumentando que era só usar o Firefox que o blog funcionava bem, ou seja, a culpa era das comentarista e não da má configuração do blog.
Não deu outra, as comentaristas sumiram, as visitantes foram minguando e o blog parou.
Tentaram recomeçar com uma página no Facebook, mas não foram para frente, o mesmo aconteceu no Instagram.

M.A.C.maniaca


O M.A.C.maniaca era o blog feminino antigo da Karen Lommez, que entendia muito de maquiagem! Eu cheguei a fazer um post sobre as maquiagensde carnaval da Karen aqui no blog. O problema é que a Karen cresceu muito como maquiadora e seu tempo para blogar foi ficando cada vez mais curto, até que ela teve que parar.
Sabe aquela blogueira que você tem vontade de pedir para ficar só mais um pouquinho? A Karen era assim, perfeita e deixou uma saudade imensa.
  

Superziper


Se você gosta de artesanato então deve conhecer o Superziper. O blog tinha de tudo, mas focava bastante nas iniciantes. Se você não sabia como pregar um botão, então era só procurar por lá que iria achar. Queria aprender tricô? Bingo, tinha por lá.
O blog era feito por duas amigas, Andrea e Claudia, que transbordavam simpatia. Era entrar lá para se sentir em casa.
Às vezes elas promoviam encontrinhos em parques da cidade de São Paulo, e eu babava de vontade de ir, mas nunca podia... Elas também participavam de bazares e vendiam produtos de artesanato.
Superziper era e é um dos blogs antigos de artesanato mais fofos da internet. As meninas faziam o maior sucesso! Chegaram a sair em revistas de artesanato impressas. Mas daí foram parando, parando, até que pararam de vez.

Hoje o Superziper tem um perfil no instagram, mas não posta muito, digamos que é um perfil cansado do sucesso que fez como blog.

Blogs femininos antigos que deixaram saudade


La Reina Madre


La Reina Madre era um blog que era uma lojinha de bolsas artesanais feitas pela designer Denize Barros. O endereço do blog antigo que coloquei aqui é do princípio do mesmo, depois ele virou um blog profissional, bem mais funcional e com fotos mega artísticas, mas que hoje não existe mais.
A Denize fazia bolsas fantásticas, com modelos exclusivos e tinha tecidos maravilhosos que ela garimpava por todos os cantos aonde ia. Eu mesma tenho quatro bolsas La Reina Madre, e minha filha virou uma colecionadora de bolsas da Denize. Ela não estava sozinha como colecionadora, pois várias seguidoras da Denize disputavam as bolsas assim que ela postava a foto de uma nova criação.
As bolsas não eram baratas, mas tinham um acabamento que beirava alta costura e vinham embaladas de um jeito que dava pena de tirar do pacote. Fora que tinham um cheirinho que não sei onde a Denize conseguia.
A Denize não parava de crescer até um dia que ela teve um problema com uma costureira da qual ela parecia depender muito e puff! De uma hora para outra as bolsas pararam de serem feitas. Por um tempo ainda ficamos esperando que a produção reiniciasse, mas isto nunca aconteceu.
Daí um dia, sei lá como, senti meu coração bater mais forte, pois a Denize esqueceu as bolsas e começou a fazer corações! Você pode ver os corações de La Reina Madre no seu perfil no instagram e se deliciar com toda a criatividade da Denize Barros.

Petiscos


Petiscos era o blog indispensável da Julia Petit. Se você queria saber de maquiagem, tratamento de pele, tendências de beleza, penteados, lançamentos de produtos, era com ela mesma. Sua penteadeira vintage ficou famosa na net e todas nós sonhamos com uma penteadeira como aquela.
Seus vídeos eram descolados e nós seguidoras ficávamos esperando pelas novis todas as semanas, até mesmo novis diárias aconteciam! Então era preciso estar de olho para não perder nada.
Embora a Julia Petit não fosse uma blogueira de looks do dia, sempre que postava uma fotinho de suas roupas, era um suspiro geral na internet.
O que aconteceu com a Julia Petit eu não sei... Ela foi sumindo, apagando como uma vela. Tentou reagir usando da fama pouco confiável de uma blogueira podre (que já sumiu da internet e é melhor nem falar para não trazer seu zumbi de volta).
Seu blog que era um blog de beleza, com pinceladas de estilo de vida, virou um site de variedades, com notícias de interesse duvidoso, e já não é atualizado há um bom tempo, embora seja bem ranqueado pelo Google.
Ela tem um perfil no instagram que bomba de seguidores, mas não tem muitas postagens, e as postagens que todas nós esperávamos, não existem mais. Não dá para ficar esperando nada de bom e nem de ruim por lá, apenas está lá no instagram e pronto, seu nome sustenta o ranqueamento, afinal não faltam seguidoras saudosistas.
Fui olhar o seu canal no Youtube, mas também está parado e cansado como a própria Julia.
Sinto saudade dos bons tempos, de suas dicas na penteadeira dos sonhos. Descanse um pouco, Julia Petit, venda seus produtinhos, mas por favor, volte a ser Petiscos.

Mont Tricot


O blog tinha o nome de uma revista antiga de tricô e crochê que fez muito sucesso nas bancas nos anos 90, mas tinha mais coisas do que tricô e crochê. A blogueira não era nada organizada, mas postava coisas interessantes e fáceis de fazer. Era daqueles blogs meio bagunçados que a gente se sente em casa.
Na época, os blogs atrelados a fóruns de discussões eram bem comuns e a blogueira, Solange, criou um fórum sobre trabalhos manuais. Ela falhava muito nas postagens do blog, mas o fórum começou a crescer e funcionar por conta própria. Se você precisasse de alguma ajuda em um artesanato, era só colocar uma pergunta no fórum que logo aparecia alguém para ajudar. Um dia, sem mais nem porque, a blogueira cismou que o fórum estava com vírus. Não estava, eu frequentava lá e nunca notei nada de estranho. Deletou o fórum com a desculpa do vírus. Todo mundo ficou com a sensação de que ela estava com ciúmes do próprio fórum que tinha criado, pois o fórum funcionava bem sem ela, não dependia mais dela para andar.
Deletando o fórum e postando pouco, o blog foi morrendo.

One Pretty Thing


Este é o único blog gringo da lista. O blog postava tutoriais de artesanato de outros blogs, diariamente. Nas datas festivas, o OnePretty Thing focava em artesanatos para Natal, Ano Novo, Dia dos Pais e outros.
Eu usava muito o One Pretty Thing para descobrir imprimíveis interessantes, como cartões de Natal, de Páscoa, de Dia das Mães. Muitas das coisas que fiz para casa eu pesquei por lá.
O blog não é atualizado desde o final de 2016, mas se você gosta de artesanato, é um endereço para se guardar com carinho, pois tem muita coisa boa por lá.


💙💙💙

Eu me lembro de alguns outros blogs antigos que deixaram saudade, mas eles foram apagados totalmente da internet e não tem mais um endereço que eu possa colocar aqui para você visitar.

Você sente saudade de algum blog feminino antigo que parou? Qual?



Fotos: Arnel Hasanovic e Brook Lark, ambas do Unsplash

20 comentários:

  1. Que bela ideia revisitar blogues antigos. Lembro perfeitamente do One Pretty Thing. Penso que deixou de bombar com a chegada do Pinterest, mas até aí era um bom recurso. Também lembro do Superziper!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha,
      Eu não tinha pensado nisto, mas vc está certa, o Pinterest substituiu os blogs que listavam outros blos e provavelmente o One Pretty Thing foi morto por ele.
      Beijos

      Excluir
  2. Uma pena que blogs de qualidade tenham desaparecido. Muitos estão no Instagram, mas não é a mesma coisa. Lembro do "Saídos da Concha", da Constança Cabral, que agora está no Instagram. Gostei deste passeio, querida Betty. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o Saídos da Conha, mas pelo que pude ver, era um ótimo blog. Só consegui acessar o blog mais antigo, pois o novo está travando por falta de segurança. Uma pena.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu lembro dos tais selinhos e memes, o primeiro que recebi eu postei, pois era de uma blogueira querida e eu não tive coragem de negar. Mas depois virou um inferno. Quem não era blogueira e acessava o blog para ler as postagens, se deparava com aquela "conversa entre amigas blogueiras"... Acabei fazendo a egípcia e não respondendo mais nenhum.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu poste um e virou uma briga danada, pois tinha que mandar para 10 outros blogueiros, é lógico que ficou gente de fora e quem ficou, reclamou! Depois coloquei uma explicação na lateral do blog, pedindo desculpas, mas que não poderia mais aceitar. Aquilo era praga!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Betty
    Gostei desse passeio por blogs que fizeram história e infelizmente não existem mais :/
    Não deixa de ser curioso como tudo termina (ou se reinventa) em algum momento.
    A Julia Petit lançou uma marca de skincare, a Sallve, mas não experimentei ainda.
    Achei engraçado a história do fórum da Mont Tricot 😄😄 a autora ficou com ciúme da criação!
    Desses só acompanhei o Superzíper pelo qual sou apaixonada até hoje ❤❤
    Vou favoritar aqui o One Pretty Thing😉😉
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi que a Julia Petit lançou uma marca de cosméticos, mas parou praticamente com tudo! Também amava o Superziper, mas está parada há um bom tempo.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu fico triste como as blogueiras param de produzir um conteúdo achando que ninguém mais ler sendo que o Google segue ai priorizando a produção de textos. Fora que redes sociais acabam mas o blog é seu e ele fica pra sempre. Eu tenho saudades de tantos ): Da sua lista o Petiscos é um deles!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive vontade de tirar um ano sabático do blog, mas toda vez que penso em fazer, acontece alguma coisa que me obriga a ficar, tipo um crescimentosignificativo, o fechamento de novos contratos e outros motivos mais.
      Beijos

      Excluir
  6. É uma pena né amiga quando os blogs param de serem atualizados, ainda mais com conteúdos que gostamos. Poxa tomara que voltem. Eu tenho alguns que amava e pararam . Agora como o instagram está em alta maioria das blogueiras só atualizam o insta.

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O insta está levando a maioria dos blos para lá, mas o conteúdo do insta é tão efêmero, o que escrevemos hoje, deixa de ter relevância amanhã. O blog é para sempre.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, querida Betty!
    Uma pena que muitos blogs de bons conteúdos não estão mais atualizados.
    Muita gente preocupa com a quantidade de visitas e seguidores.
    Espero que esses e outros voltem!

    Beijinhos ♥🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um app que dá para medir o ranqueamento dos blogs, e a maioria destes blogs que citei continuam bem ranqueados pelo Google, não foi por causa de números que pararam... vai saber a razão!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Betty... desses que vc citou só cheguei a conhecer o Petiscos, gostava muito mas depois deixei de ver. Hoje em dia só visito o das amigas blogueiras!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane,
      Eu vou além dos blogs amigos. No meu blogroll existem blogs de pessoas que eu não conheço, mas gosto e visito sempre que são atualizados, além de visitar o UEBA e o Geralinks, que são agregadores de links, para ver o que outros blogs estão fazendo, que caminhos estão tomando. A maioria dos blogs maiores está tão cheia de anuncios que está ficando difícil de ler.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu sinto muita saudade de tres blogs que eu seguia são eles:ACHADOS DE DECORAÇAO, VI DECORANDO e um de uma fotógrafa de Brasília que sumiu faz tanto tempo que esqueci como se chamava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva,
      Eu adorava o Achados! Foi uma pena ter sumido.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Betty, destes eu só acompanhava o Petiscos. Nós duas somos muito vitoriosas, permanecemos com persistência blogando onde a maioria abandonou seus blogs.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN