12 dicas de como sentir menos calor - Gosto Disto!

16 de outubro de 2019

12 dicas de como sentir menos calor

12 dicas de como sentir menos calor

O verão este ano começou na primavera e promete ser um dos verões mais quentes que já enfrentamos, então o melhor é procurar maneiras de sentir menos calor. Não vou dar dicas do óbvio, como ventilador, ar condicionado e piscina, pois não tem como ficar o dia todo no ar condicionado, com ventilador ligado e menos ainda na piscina, pois todo mundo tem que sair na rua, ir a bancos, fazer compras e não dá para evitar o calor, mas dá para sentir menos calor com algumas dicas relativamente simples.


12 dicas que vão ajudar você a sentir menos calor



1. Roupas de algodão e outros tecidos naturais


Evite roupas de tecido sintético, pois esse tipo de tecido na verdade é um plástico e não permite a troca de ar com o ambiente. Uma roupa de tecido sintético vira uma verdadeira estufa, conservando o calor dentro dela.
Use roupas de fibras naturais, como o algodão, a seda e o linho.

2. Roupas mais largas
 


Veja uma ninhada de cachorrinhos, quando eles estão com frio, eles colam uns aos outros para aproveitar o calor dos corpos do irmãozinhos, o mesmo acontece quando e você usa roupa muito justa, ela não permite que o ar circule e consequentemente aquece o seu corpo. Se você quiser sentir menos calor, use roupas largas, permita que o ar circule entre o tecido e o seu corpo.

12 dicas de como sentir menos calor

3. Tomar muita água


Esta dica é óbvia, mas muita gente esquece, tome muita água, pois no calor o seu corpo desidrata com maior facilidade.

4. Colocar roupas de baixo na geladeira


No filme O Pecado Mora Ao Lado, Marilyn Monroe falava para o seu vizinho que para sentir menos calor ela colocava a sua roupa de baixo na geladeira antes de vestir, ela estava certa. Coloque sua calcinha, seu sutiã ou sua camisola, dentro de um saquinho plástico e coloque na geladeira ou freezer por uns 15 minutos antes de vestir. A sensação de frescor é muito gostosa.

5. Molhar a ponta das orelhas


Este truque foi minha mãe que me ensinou e funciona. Quando você estiver com muito calor, molhe os dedos na água fria ou gelada e molhe a ponta das orelhas. Se você estiver numa corrente de vento ou na frente de um ventilador, o frescor é imediato e o melhor é que não tem contra indicação alguma e você pode fazer várias vezes ao dia.

6. Umidificar o ambiente


Todos os médicos concordam que nos dias secos se deve umidificar o ambiente, mas por quanto tempo e de que forma é que parece não haver um consenso. Uns falam que basta uma bacia com água, outros falam em colocar uma toalha molhada na janela, outros em usar um umidificador de ambiente.
Já ouvi que que um umidificador não perfeitamente higienizado causa mais mal do que bem, mas a verdade é que quando chove, não higienizamos nossos telhados e nem as copas das árvores empoeiradas e ninguém diz que chuva não higienizada faz mais mal do que bem.
Também já ouvi que não se deve dormir com o umidificador ligado, que não se deve usar mais de 4 horas por dia.
O fato é que quando a umidade do ar está abaixo de 30 % nosso corpo sofre, e o melhor é um umidificador de ambiente, se não tiver, então a tal bacia ou toalha molhada pode ajudar. Eu uso o umidificador durante à noite quando durmo e meu sono fica mais tranquilo.

Quando usar seu umidificador? Mais do que os médicos, o seu corpo vai dizer.

12 dicas de como sentir menos calor

7. Mais saladas, menos comidas quentes


Quem tem cães ou gatos em casa deve ter notado que eles comem bem menos nos dias quentes, pois parecem precisar de menos calorias para gerar energia. Nós, seres humanos, estamos tão estragados por maus hábitos culturais que somos capazes de comer um prato de feijoada quando faz 40º graus à sombra.
É lógico que se você ingerir comida quente e em grande quantidade, vai suar como uma tampa de marmita!
Obedeça seu corpo, no verão você não precisa de comidas quentes, gordurosas, cheias de pimenta, coma mais saladas, comidas mais leves e coma até saciar a sua fome e não a sua gula.

8. Roupas de cores claras


As cores claras refletem a luz e refrescam, por isso os beduínos no deserto usam túnicas brancas, é uma forma de proteção contra a luz solar e o excesso de calor.

9. Toalha molhada no pescoço


Na Segunda Guerra os alemães fizeram experiências muito cruéis com os prisioneiros de guerra e descobriram que se um homem fosse mergulhado em água fria, teria mais chance de sobreviver e mater alta a temperatura corporal se tivesse o seu pescoço aquecido, daí nasceram as boias com proteção para o pescoço.
Assim como o pescoço aquecido aquece o corpo, se você refrescar o pescoço, ou a nuca, você refresca o corpo todo.
Se você estiver sentindo muito calor, umedeça um toalha com água fria e coloque no pescoço, ajuda a refrescar.

10. Água termal



Tenha sempre dentro da bolsa um frasco de água termal para borrifar no rosto durante o dia. O borrifador da água termal dispersa bem as partículas de água e não vai tirar a  maquiagem, mas vai dar uma sensação de frescor muito gostosa.

12 dicas de como sentir menos calor


11. Cabelos presos


Deixe o seu pescoço e nuca livres para sentir menos calor. Esqueça aquele cabelão lindo e solto, pois no verão não funciona. Verão é a época de cabelos ao alto.

12. Gelo na boca


Se você está com muito calor e quer cortar a sensação térmica alta de imediato, então a dica é colocar um pedra de gelo na boca. Não precisa mastigar o gelo e sequer ficar com ele na boca por muito tempo. Deixe o tempo necessário para se refrescar, em geral alguns minutos bastam.

Você conhece mais alguma dica para sentir menos calor? Qual?


Fotos: Haley Phelps, Daniel Brunsteiner, Nadine Primeau, William Rouse - via Unsplash

6 comentários:

  1. Muito boas e práticas,mas desconhecia e gostei dessa de molhar a ponta das orelhas...beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Betty
    Se a Primavera já está sucursal do inferno tenho até medo de pensar no verão :/
    Não vivo sem água termal desde que descobri que ajuda e muito minha pele que é sensível e mesmo com protetor solar alto se bobear parece um tomate!
    Se pudesse passava os dias com salada e sucos 😍😍
    Não imaginava e já vou adotar a prática de: molhar as pontas das orelhas, toalha molhada no pescoço e colocar lingerie na geladeira.
    Amei forte.
    Esse post é mara, todos deveriam ler é de utilidade pública.
    Gratidão.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acabo de molhar a ponta das orelhas e funciona mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Betty, não sei o que vou fazer quando o verão chegar...já está insuportável e com os calores da menopausa, nossa!
    Adorei a dica de colocar a roupa no freezer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. nossa eu sinto MUITO calor e sofro bastante nos meses quentes, tento seguir tds essas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty... ótimas dicas, por aqui está um calor absurdo também!
    Neste momento chove e tomara que o sábado seja menos quente!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN