Festa de natal na casa de parentes ou amigos como se comportar - Gosto Disto!

3 de dezembro de 2019

Festa de natal na casa de parentes ou amigos como se comportar

Festa de natal na casa de parentes ou amigos - comportamento

Festa de natal com parentes ou amigos era a minha alegria quando eu era criança, mas a gente vai crescendo e percebe que a coisa não é tão pacífica assim. Não vou dizer que detesto festa de natal, mas tenho lá minhas restrições. Por mais de 10 anos eu passei o Natal na casa de uma amiga de minha mãe que eu considerava como sendo da minha família, mas ela faleceu e as festas de natal acabaram. Como minha família é uma micro família, sou convidada por vários amigos para passar o natal com eles. Festa de natal com amigos ou parentes pode ser uma alegria ou uma catástrofe, mas de tanto passar o natal entre amigos e parentes, e não na minha casa, consegui aprender algumas regrinhas de comportamento que podem ajudar a sobreviver às festas natalinas.

10 regras de como se comportar na festa de natal na casa de parentes ou amigos



1. Responda ao convite


Se alguém convidar você para passar o natal com a família ou num grupo de amigos, responda o quanto antes se vai ou não. Não fique enrolando na espera de encontrar uma festa de natal melhor. Não deixe a pessoa numa indefinição para depois aparecer na festa sem ser esperada. Além de falta de educação, você pode criar uma situação constrangedora de faltar lugar na mesa para você, ou faltar lembrancinha na hora da comemoração, por exemplo.
Se aceitou, dê um jeito de ir. Tem gente que aceita o convite, faz com que contem com a presença dela e no último momento resolve não ir, pouco se importando com o sentimento dos anfitriões.

2. Convidada não convida


Se você foi convidada para ir a uma festa de natal sozinha, ou com seu companheiro, não vá cometer a indelicadeza de levar um agregado. Se o seu irmão apareceu de última hora, azar o dele, peça desculpa e vá para a festa combinada, nada de levar o irmão, que não foi convidado, junto.
Ainda que você tenha sido convidada para ir à festa com seu companheiro e seu filho, não está liberada para levar o amiguinho do filho que não tem onde passar a noite de natal.

Festa de natal na casa de parentes ou amigos - comportamento

3. Pergunte como pode ajudar


Muitas famílias ou grupos de amigos combinam de cada um levar um prato. Mesmo que sua especialidade seja miojo, se prontifique a providenciar o prato que sugerirem, ainda que este prato seja o peru para a festa de natal. Você não precisa cozinhar, basta contratar um bom restaurante que aceite encomendas para o fim de ano para preparar o prato que pediram para você levar.
Você pode ajudar também na decoração do local da festa ou na limpeza.

4. Seja pontual


No Brasil a pontualidade é meio elástica e algum atraso é um comportamento aceito, mas você não precisa ser como a maioria e atrasar não é mesmo? De 15 a 30 minutos de atraso ainda é aceitável, mais do que isto é grosseira.
Não se comporte como uma de prima donna chegando na festa com uma hora de atraso, pois vai pegar mal.

5. Presente para o anfitrião ou anfitriã



Ainda que você vá participar do amigo secreto ou vá levar uma lembrancinha para cada um dos convidados, leve um presente especial para a dona da festa ou dono.

Festa de natal na casa de parentes ou amigos - comportamento

6. Amigo secreto


Muitas famílias ou amigos optam por se presentearem por meio de amigo secreto ou amigo oculto no natal. Este item já valeria um post, pois tem gente que resolve repassar presente que ganhou e não gostou, tem gente que não obedece a tabela de valor, enfim, se for participar do amigo secreto, obedeça as regras e não queira dar uma de garota esperta achando que o presenteado não vai notar que você comprou o mimo na loja de 1,99.

7. Evite assuntos controversos


Nem todo mundo pensa igual a você e na festa de natal não é o momento de você verificar o quanto são democráticos e respeitam a sua opinião, menos ainda é a hora de você impor sua opinião aos demais. Evite assuntos controversos como:
- política
-religião
- homossexualidade (não importa que o seu anfitrião seja gay, pode ter gente na festa com conceitos bem estranhos e isso pode causar embaraço)
- legalização do aborto (nem todos tem a mesma opinião e não é hora de ser panfletária)

- feminismo (guarde a bandeira para outra hora)

Festa de natal na casa de parentes ou amigos - comportamento

8. Não beba demais


Tem sempre um ou uma que passa do ponto na bebida. Que você não seja essa “uma”. Gente bêbada é muito chata e o pior é que não se dá conta disso. O bêbado ou bêbada pode ser até se comportar de maneira engraçada em alguns momentos, mas só em alguns momentos, mas a festa de natal é feita de muitos momentos e na maioria deles o bebum vai dar vexame e acaba por ser inconveniente.
Todo bêbado ou bêbada pode ser tornar o tio o tia do pavê, aquele mesmo que pergunta: “é pavê ou pacomê”.

9. Não lave roupa suja


Festa de natal é aquela festa que você pode encontrar todo tipo de gente e de parente, então não aproveite o momento para cobrar aquela dívida de três anos atrás que o seu primo prometeu pagar e parece ter esquecido. Não é hora de lembrar que a sua amiga não convidou você para o casamento dela, e nem que seu tio esqueceu do seu aniversário.

10. Não reclame da comida


É comum nestas festas cada um levar um prato e não importa quem levou, se você comeu e não gostou, fique quieta.
Vamos dizer que você não gosta de uva passa, então não precisa comer, mas também não precisa dizer que não gosta de uva passa. Pode ter certeza que ninguém vai notar se você comeu ou não.
Eu sou vegetariana e evito dizer para as pessoas. Vou às festas e as pessoas não notam o que estou comendo, se estou comendo ou não. Eu vou às festas pelas pessoas e não pela comida, se não tem o que eu gosto, simplesmente não como, bebo, rio e me divirto.

Festa de natal na casa de parentes ou amigos - comportamento


11. Não reclame se na casa tem animais de estimação


Hoje em dia a maioria das famílias tem um ou mais animais de estimação e eles são considerados como sendo da família. Se você não gosta de cães ou gatos e viu que na casa tem cães ou gatos, fique quieta.
Imagine se alguém entrasse na sua casa e dissesse que não gosta de crianças (tem gente que não gosta, acredite) e que gostaria que você tirasse seus filhos da sala. Pois é a mesma coisa para o dono ou dona de um cachorrinho ou gatinho.
Teve uma pessoa que nunca mais eu convidei para vir na minha casa, pois ela fez com que o meu ex marido trancasse minhas cachorras em um quarto por não gostar de animais. Até hoje tenho esta pessoa engasgada.

12. Hora de ir embora


Dizem que numa festa de aniversário ou num casamento, não se deve sair antes do bolo ser servido. Já numa festa de natal, não saia antes da sobremesa ser servida. Não vale aquela passadinha para comer o peru de natal em uma casa e ir saborear a sobremesa em outra.
Se é chato sair antes da hora, também é muito chato ficar alongando na festa e não deixando os donos da casa irem descansar. Tem gente que fica até que apaguem as luzes, não se inclua nesse tipo de gente.
Depois que a sobremesa for servida, não precisa sair correndo, mas se programe para sair.

Dica extra de comportamento: Não peça para fazer uma marmitinha no final da festa. Se for na casa de sua mãe, você não precisa fazer marmitinha, pois ela mesmo vai guardar uma cota do que restou para você, se não for, nem pense! Afinal você foi para confraternizar com as pessoas e não para fazer a xepa.

Mais dicas de como se comportar na festa de natal e de final de ano que podem ajudar:


Como lidar com pessoas difíceis nas festas de fim de ano

Monstros familiares de fim de ano

10 coisas para fazer seu espírito natalino brilhar muito mais

10 maneiras de diminuir o estresse e aumentar o seu amor próprio nas festas de final de ano


Fotos: 1 e 4- Pexels; 2 e 3- Pixabay; 5- Jacob Owens via Unsplash

6 comentários:

  1. Parece mentira que ainda há quem precise dessas dicas de bom se relacionar entre familiares e amigos,não é? Muito boas e acertadas! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Betty!
    Família é bem precioso, mas tem uns parentes que são carne de pescoço, rs.
    Amei as dicas!

    Beijinhos e um dezembro cheio de bençãos pra ti e sua família ♥

    ResponderExcluir
  3. Vc sendo sempre tão acertiva. Excelentes e valiosas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Betty
    Já falei várias vezes do quanto acho incrível como você escrevive.
    Mesmo as pautas mais delicadas ou complexas, são escritas com delicadeza, sensibilidade e de maneira lúdica.
    Confesso que não sou muito entusiasta das comemorações de final de ano rsrs
    As dicas são valiosas e as regras de ouro, na minha opinião são de utilidade pública todos deveriam ler.
    Especialmente pontualidade, convidado não convida e assuntos controversos (Desde as últimas eleições fiquei com pânico de política).
    Siiiiiiim já peguei ranço de uma pessoa que deu um pití tão grande que precisei prender meus bebês catiorineos no quarto.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty... ótimas dicas, muitas pessoas deveriam lê-las e interiorizá-las pois o comportamento, em qualquer festa, é deplorável. Falta elegância de caráter!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN