Dicas para se organizar se você for trabalhar em casa - Gosto Disto!

29 de janeiro de 2020

Dicas para se organizar se você for trabalhar em casa

Dicas para se organizar se você for trabalhar em casa

Durante um bom tempo de minha vida eu trabalhei fora de casa, cumprindo um horário de serviço de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, até que me vi obrigada a aposentar devido ao câncer. Se eu continuasse a trabalhar fora de casa, depois da doença, perderia o benefício de isenção de Imposto de Renda em meu salário, aposentando, sem o tal desconto, passei a ganhar 27,5% a mais, então não teve jeito, tive que trabalhar em casa.
Meu trabalho é o blog e se eu não me organizar, ele não estará on line.
Depois de quase 10 anos de blog deu para aprender algumas coisinhas e resolvi compartilhar com você algumas dicas de como se organizar para trabalhar em casa.
Quando falo em trabalhar em casa, você não precisa ser blogueira, diversas profissões trabalham em casa, como é o caso das artesãs, das tradutoras, das revisoras de textos e outras profissões mais.


1. Hora das refeições


Estabeleça horas de refeições e as cumpra. Eu almoço fora quase todos os dias. Me obrigo a parar o que estou fazendo, me arrumar e sair para almoçar. No início não foi bem assim, pois dá vontade de continuar fazendo um serviço quando ele está se desenvolvendo bem e muitas vezes me via beliscando salgadinhos e tomando refrigerantes no horário que deveria ser do almoço, só para não perder tempo. Comer porcaritos acaba com a saúde e faz com que a gente engorde, portanto não caia nesta tentação de “ganhar” tempo disfarçando a sua fome. Aja como uma profissional que trabalha num escritório, estabeleça horários e os cumpra.

2. Crie um espaço de trabalho


Quando estou trabalhando imagens, tenho vontade de trabalhar na frente da TV vendo minhas séries favoritas, mas acredite, o trabalho vai render bem mais se tiver um espaço próprio para trabalhar.

No meu caso eu tenho um escritório que divido com meu marido (não gosto muito desta divisão, mas estou levando), mas se você for uma artesã crie um cantinho para ser o seu ateliê.



3. Agende um horário para malhar


Trabalhar em casa me obriga a ficar sentada durante muito tempo. Para contornar o problema do sedentarismo, separei uma hora por dia para ir à academia.
Se você não gosta de academia, separe uma hora para fazer uma caminhada.

4. Ar fresco e vitamina D


Outro problema de trabalhar em casa é o fato de ficar muito confinada. Todo ser humano precisa de sol, pois ele é o meio que temos de obter vitamina D, necessária para a formação do cálcio.
Para evitar ficar cor de palmito, separe 20 minutos por dia para tomar sol, mas tome sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde, para evitar o câncer de pele.

5. Estabeleça horário para as redes sociais


Me colocaram em trocentos grupos de whatsapp, se eu for olhar todas as mensagens que me mandam, passo o dia fazendo isso e vendo só bobagens. Limeitei a minha olhada no whatsapp no período da noite, o que não quer dizer que não olhe durante o dia para ver se tem alguma mensagem de trabalho ou outra coisa que possa ser importante, mas evito abrir as mensagens.
Desisti do Facebook, mas não tenho como não olhar o blog e o Instagram várias vezes ao dia, pois fazem parte do meu trabalho, mas quando noto que estou me alongando demais, logo breco.
Uma boa maneira para controlar o tempo que você está gastando nas redes sociais é colocar no temporizador do telefone, por, digamos, 5 minutos. Passado este tempo, se obrigue a deixar de lado o celular.

6. Finais de semana


Eu procuro descansar nos finais de semana, mas nem sempre consigo, pois meu blog é de moda e o meu instagram fala sobre celebridades também, então muitos eventos podem acontecer nos finais de semana que me obrigam a ficar atenta.
Se você não é blogueira ou instagramer vai ter como organizar o seu final de semana melhor do que eu, mesmo que trabalhe em casa.

Você trabalha em casa? Tem alguma dica além dessa para se organizar e trabalhar melhor?


Fotos: Andrew Nell e Fabiola Peñalba via Unsplash

2 comentários:

  1. Adorei as suas dicas. Eu gosto de caminhar logo pela manhã e já me ajuda muito a ficar disposta. Tem que ter um controle sobre redes sociais e focar na produtividade.
    Pode me ajudar respondendo a PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty... eu acabo trabalhando em casa pois levo serviço pra casa quase
    todo dia, rsrsrs
    Ótimas dicas pois se não tiver organização não há produção.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN