O que mudou nos blogs em 10 anos e feliz aniversário para o Gosto Disto - Gosto Disto!

5 de março de 2020

O que mudou nos blogs em 10 anos e feliz aniversário para o Gosto Disto

O que mudou nos blogs em 10 anos e feliz aniversário para o Gosto Disto

Hoje o blog está completando dez anos de existência e este não é o primeiro post que escrevo, o primeiro foi para a lixeira. Certas datas me emocionam, e o aniversário do blog é uma delas. Para não cair num mimimi, não vou falar como o blog começou, mas sim o que mudou na blogosfera nestes 10 anos e o que eu aprendi com o blog.

1. Os blogs perderam a força devido ao instagram?



Não é verdade. O instagram é a rede social do momento e é uma rede que não acrescenta muito ao blog. Eu tenho um perfil do blog no instagram @gosto_disto_moda porque gosto da rede social, mas o forte continua sendo o blog.
Os blogs mudaram de formato e estrutura, mas continuam crescendo e sendo importantes na internet. Todas as revistas virtuais, como a Veja, a Vogue, a Glamour, são blogs, sabia?
Toda empresa que quer ter um site forte na internet, precisa ter um blog agregado para ajudá-la a crescer junto ao Google.

2. Muitas blogueiras estão deixando de blogar


É verdade, mas isto parece ser mais um fenômeno brasileiro, pois as grandes blogueiras internacionais continuam blogando. Os blogs internacionais como This Is Glamorous, A Cup Of Jo, Glitter Guide e tantos outros, continuam crescendo.
Os blogs que mais foram afetados pelo instagram e outras redes sociais foram os blogs de look do dia, mas a verdade é que posar com o look do dia está meio que caindo de moda. Existem instagramers e blogueiras que ainda mantem este formato, mas dá para sentir que está perdendo a força e que as instagramer de look do dia, que estão mantendo a visibilidade alta, estão se transformando em instagramers de lifestyle, como é o caso da Camila Coutinho, da Consuelo Blocker, da Cris Guerra e muitas outras.
Outro tipo de blog que também está um bocado comprometido é o blog de artesanato, pois a maioria das artesãs foi para o youtube.

3. As pessoas deixaram de comentar nos blogs


É verdade. Como os blogs ficaram mais comerciais e mais impessoais, dificilmente uma pessoa comenta, quando comenta é de blogueira para blogueira. As não blogueiras, quando comentam, muitas vezes escrevem que sabem que não vou responder, mas eu respondo sim, não na mesma hora, mas respondo.

4. Os blogs ficaram mais complexos – métricas, palavras-chaves, engajamento


Hoje em dia ser blogueira é um profissão e uma profissão que exige que você tenha conhecimento técnico do que está fazendo. Antes você escrevia um texto, colocava umas fotos e era só comentar nos blogs das amigas que elas viriam no seu blog comentar também. Conheço alguns blogs que ainda mantem este formato, mas isto não torna mais uma blogueira conhecida ou leva um blog a se destacar.
Para seu blog ser conhecido e lido, você precisa saber um bocado de SEO (Search Engine Optimization) e lidar com palavras chaves para que o Google possa visualizar o seu blog e divulgar seu post na primeira página.

As redes sociais ajudam a tornar o seu blog conhecido, e é bom que você o divulgue em mais de uma para ter visibilidade. As redes sociais mais difíceis de trazerem visibilidade para um blog são o Facebook e o Instagram, pois ambas são fechadas em si mesmas e fazem de tudo para que os usuários continuem dentro delas, não saindo para ver posts em blogs. A melhor rede social no momento para divulgar um post é o Pinterest, pois esta rede se alimenta de blogs e posts novos. 

O que mudou nos blogs em 10 anos e feliz aniversário para o Gosto Disto


5. Sumiço do blogroll


Eu ainda mantenho um blogroll no meu blog, ou seja, uma lista de blogs que gosto e leio regularmente, mas a grande maioria dos blogs sumiu com o blogroll. Os blogs ligados à Fashion Hits, continuam usando o sistema de blogroll, só que a indicação dos blogs se encontra no rodapé dos blogs. Dê uma olhada no blog da Lala Noleto e outros da plataforma Fashion Hits.

Eu mantenho o blogroll por três motivos:

  • a)      Ajuda a tornar conhecidos os blogs que leio e gosto, não custa nada alavancar outros blogs e se você pode fazer isso, por que não fazer?
  • b)      Me obriga a inteirar do andamento dos bons blogs da internet, a ler algo além do meu blog e do meu mundinho, e isto faz com que amplie o meu horizonte.
  • c)       Sou saudosista e me lembro que seguia alguns blogs porque gostava do blogroll que eles tinham. Às vezes o blog nem era tão bom, mas tinha uma lista de blogs tão fantástica que valia a pena seguir.


6. Fim dos encontrinhos


Era muito comum as blogueiras marcarem encontrinhos e os encontrinhos eram uma forma de interação entre as blogueiras. Como moro no interior, nunca fui em nenhum, mas até mesmo o blog Dia de Beauté, que já era grande na época e catapultou a Vic Ceridono como Editora de Maquiagem da Vogue, fazia encontrinhos com outras blogueiras e leitoras do seu blog.
As empresas de alimentos patrocinavam encontrinhos entre as blogueiras de culinária.
Muitos encontrinhos eram feitos por blogueiras que estavam no mesmo nicho, como os encontrinhos entre artesãs que era feito pelo Superziper.
Mesmo não indo aos encontrinhos, eu (e muitas outras blogueiras) acompanhava os encontrinhos pelos posts nos blogs da colegas que tinham participado.
Hoje os encontrinhos já não existem mais. É uma pena, pois era uma maneira de conhecermos quem está atrás da tela escrevendo o blog. Nós nos tornávamos gente e conhecíamos pessoas.

7. Solidariedade entre blogs


Os blogs funcionavam como verdadeiras redes sociais entre blogueiras. Me lembro bem que uma blogueira passou por um perrengue de saúde e se meteu em dívidas, daí um dos blogs encabeçou uma vaquinha para levantar fundos para essa blogueira. No final a blogueira agradeceu muito, e a arrecadação foi tão boa que sobrou dinheiro e ela pode acertar outras contas que estavam atrasadas.
Hoje este tipo de solidariedade seria impossível através dos blogs, mas ainda existe solidariedade entre blogueiras e várias vezes que tive problemas técnicos com o blog lancei mão desta solidariedade. Mesmo blogueiras grandes costumam responder caso você tenha alguma dúvida sobre interface do blog ou como inserir alguma rede social em seu blog. Blogueiras grandes, não aquelas enormes que pagam para uma empresa escrever e colocar o blog no ar.


8. Continuidade


Os blogs mudaram, mas continuam aí. A internet é como a vida e vai mudando conforme o tempo passa, mas por aqui as mudanças são mais rápidas, então, nós blogueiras vamos nos adaptando a elas ou temos que cair fora.
Assim como hoje não existe mais o Orkut e o Myspace hoje é uma rede social mais voltada para música, outras redes sociais vão surgir, outras vão sumir, mas a continuidade dos blogs está garantida, só que já não é mais o mesmo esquema de dez anos atrás.

💻💻💻 

Depois de 10 anos de blog ainda vale a pena estar aqui. O blog me trouxe novas amizades, me abriu as portas para um mundo que eu apenas imaginava, mas não sabia como era, me trouxe paz, companhia e alegria nos momentos em que eu mais precisava.
Gosto que comentem no blog, mas mesmo não comentando, eu sei que você está aí, do outro lado da tela, ou até mesmo do outro lado do mundo, me vendo e me acolhendo com os seus olhos que aceitam o que eu coloco aqui.
Assim é este mundão da blogosfera que faz que uma mulher perdida no meio do Estado de são Paulo possa conversar com alguém que se encontra na África ou na nova Zelândia. Assim é este mundão da blogosfera que nos une por pontos comuns, seja por uma doença, por um gosto por moda, por um post especial sobre lifestyle ou uma crônica sobre hobbies ou pessoas que nos magoam e nem sentem.
Assim é este mundão que eu mergulho quando sento aqui para agradecer aos 10 anos nesta estrada virtual que me fez amar cada uma das comentarista, das blogueiras e das amigas que por aqui passam e passaram.
O Gosto Disto não é meu, ele é seu, é nosso, ele é o momento e, mesmo dizendo algo sobre o meu passado, ele é o futuro.
Hoje, amanhã e sempre espero me encontrar com você aqui, mesmo que você seja caladinha e não escreva nada, ainda assim, eu existo para você e por você.
Obrigada a todas que me deram a oportunidade de ficar por aqui todo este tempo. #amomuitotudoisso


Fotos: Milkoví e Christin Hume - ambas via Unsplash

22 comentários:

  1. Os blogs mudaram, sumiram as blogueiras, tanta coisa mudou... Mas nós continuamos aqui! Tomara possamos muitos outros anos festejar! Parabéns pelos 10 anos desse lindo blog! Vamos que vamos em frente, enquanto der, não é? beijos floridos! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela nossa resistência. Eu digo que sou blogueira por teimosia.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Betty
    Criei o bloguito na época em que cursava o último ano do ensino médio e estudava para o vestibular e concurso público.
    Ler obras que não fossem didáticas me dava uma sensação de bem-estar que eu amava forte rsrs
    Enquanto só estudava lia 10 livros por mês, depois que comecei a trabalhar levava 10 dias pra ler um livro.
    Daqui a pouco leio 10 livros em um ano :/
    Massss espero de coração depois da defesa da tese voltar a postar com mais frequência (só fiz um post esse ano!)

    Parabéns Betty pelos 10 anos do Gosto Disto!
    Parabéns pela qualidade, pelo entretenimento, cultura, multipluralidade e sua generosidade em compartilhar.
    E que venham muitos mais anos 🎂🎈🎂🎈🎂🎈🎂
    Sucesso e felicidades sempre.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luli. Estamos na luta. Tenho lido bem menos por causa do blog. O ano passado li 16 livros, quero ver se aumento este ano.
      Beijos

      Excluir
  3. → Eu adoro manter o blog, ainda que a atualização não seja tão constante como antigamente, penso que ele é a NOSSA única rede social, só se eu decidir excluir em definitivo ele deixará de existir, as demais redes são frágeis ao longo do tempo, veja-se orkut e google+.
    → Ainda mantenho o "look do dia" nas redes e blog porque é meu diário, já me imagino com 80 anos revendo minhas fotos neste lugar tão especial para mim, tiramos muitas fotos e elas se perdem nos dispositivos de armazenamento diante da preguiça de abrí-los, lá no blog só clicar próxima página.
    → Gosto do blogroll também, facilita reencontrar as amigas blogueiras que adoro!
    → Parabéns pelos 10 anos♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila,
      O único canto que realmente nos pertence é o blog, as demais redes sociais são espaços emprestados. Eu tive uma péssima experiência com o facebook e perdi uma fan page com mais de 23.000 seguidores e um perfil que estava beirando 5.000 amigos. Até hoje não sei ao certo o que fiz, pois o Facebook se nega a dizer. Hoje tenho um perfil no face, mas trago o freio de mão puxado, não quero crescer por lá, não quero que a fan page cresça. Estou lá só por estar, mas perdi a confiança.
      o blog é o meu canto, o nosswo cantinho.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu nunca coloquei um blogroll no meu blog, quando comecei a blogar ele já não era mais tão usado
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blogroll tem uma certa importância, pois ajuda ao blog que o tem e também aos blogs que são elencados nele. Não é indispensável, mas serve de alavanca.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá betty, antes de mais parabéns pelos 10 anos de blog. Uma década com posts tão eclécticos, não é fácil e não é para qualquer um(a). Entendo seu desânimo com os blogs, muita coisa mudou e a interação ficou mais difícil. Mas na minha opinião, enquanto houver conteúdo interessante (e vc tem) vale a pena continuar por aqui! Beijos e que venham mais 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val,
      Obrigada...
      Já tive e ainda tenho umas crises de criatividade. Tem vezes que tenho trocentos assuntos para falar, tem vezes que some tudo!
      Espero ter assunto e fôlego para mais 10 anos.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu amo blogger , nossa estou nessa da resistência KKK amooo ,amei a postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quanto tempo vc está blogando? Fiquei curiosa...
      Beijos

      Excluir
  7. Sinto saudades dos blogs. Que bom que tem alguns que permanecem firmes e fortes e que é tão bom visitá-los. Torcendo para que o "Gosto-disto" perdure para sempre em atividade. Parabéns por essa primeira, de muitas décadas que virão. bjs Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laura! Espero sobreviver a todas essas mudanças na internet, mas acredito que é só irmos nos adaptando que chegaremos longte.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, querida Betty!
    O meu blog, fará em Abril 11 anos, mesmo que eu não posto com frequência não vou deixar de blogar.
    Uma pena que muitas blogueiras deixaram seus blogs para trás, tem umas que nem no insta vão mais.
    Gostei de tudo que você escreveu.

    Parabéns pelo 10 anos de blog, durante esse tempo, aprendi e aprendo contigo!
    Agradeço pelos linkes compartilhados, por você ser sempre prestativa e generosa com todas nós!
    O que posso lhe dizer; é um muito obrigada, vida longa para você e ao seu blog!
    Feliz tudo sempre e continue nos enriquecendo com suas belas postagens!

    Grande abraço
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa,
      Obrigada! Não sabia que o seu blog era mais antigo do que o meu, sempre tive a sensação que começamos juntas. Estou sentindo que algumas blogueiras estão abandonando o insta, para onde está indo essa gente?
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Betty, os blogs mudaram muito mesmo, mas para mim continua sendo a rede preferida. Adoro. Algumas vezes eu até penso em parar e coisa e tal. Mas não consigo. Também acho que vale muito a pena.
    Continuo o meu blog como antes, não gostos dessa preocupação em buscas, resultados, etc. que o profissionalismo traz.
    Sinto falta dos encontrinhos, e como sinto.
    Parabéns pelos 10 anos do seu blog. O meu fez 11 anos.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris,
      Não sabia que vc estava blogando há tanto tempo. O que me anima é que todos os dias têm muitos blogueiros novos surgindo, o que indica que o fim está longe.
      Beijos

      Excluir
  10. Parabéns pelo blog!!!
    Realmente as coisas mudaram muito.
    Dos blogs que eu seguia apenas 3 continuam firmes como o seu.
    As redes sociais estão absorvendo todos literalmente....as pessoas vivem com a cara grudada na telinha...
    Bjs e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cris,
      As pessoas estão deixando de ler... mas não sei se este é um fenômeno mundial ou brasileiro, pois os blogs gringos estão continuando firmes!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Betty... parabéns pelos 10 anos do Blog, sempre gosto de vir aqui pois as postagens são sempre interessantes e você escreve super bem.
    É verdade que muita coisa mudou nesse tempo, uma delas é que no começo eu olhava muitos blogs, até comentava em alguns famosos, mas agora sigo uns poucos, aqueles que me interessam, que têm conteúdo legal.
    Em relação ao meu Blog Misturinhas, continua igual, só posto o que eu gosto e agora quando tenho tempo.
    Beijinhosss!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Betty, adoro vir aqui e acho que já te disse antes, é o único de moda que sigo! Vida loga ao gosto disto!!
    Já o meu continua igualzinho, rs...
    Bjo

    ResponderExcluir

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN