Os nus artísticos da Consuelo Blocker e da Claudia Raia

Os nus artísticos da Consuelo Blocker e da Claudia Raia

Me deparei com uma foto da Consuelo Blocker nua e fiquei incomodada. Se você não sabe, a Consuelo é a filha da Costanza Pascolato, tem dois filhos jovens e um namorido chamado Roberto Leone, que foi o autor da foto.
Os comentários no instagram dela ficaram divididos entre aplausos e pessoas que, educadamente, disseram que a foto era desnecessária.


Coisa bem parecida aconteceu com a Claudia Raia, com uma foto semelhante, há algum tempo. No instagram da Claudia, quase todos os comentários eram encorajadores, mas a mesma foto da Claudia Raia foi postada no instagram de uma revista e os comentários foram bem diferentes dos feitos pelos seus fãs, pois a maioria achou a foto apelativa e desnecessária.
Não tenho nada contra nu artístico e acho que faz quem quer, mas o questionamento fica é se vale a pena se expor tanto por likes, pois ambas as fotos procuravam likes, nada além.
Se a foto da Claudia fosse de divulgação de um filme, uma peça de teatro, ou qualquer outro trabalho em que o seu corpo fosse uma forma de expressar sua arte, seria mais do que bem-vinda, mas não era, era uma foto para se autopromover.
A foto da Consuelo Blocker, segundo ela, era para manifestar uma nova consciência sobre os fatos que estão acontecendo no mundo, pelo menos foi o que eu entendi, pois na legenda não ficava claro e ela remetia para as stories (“Me despindo... literalmente? Também, mas figurativamente nos stories.”), mas as stories já tinham sumido, então ficou só uma foto dela pelada. Melhor que ela assumisse que quis tirar foto pelada e que ninguém tinha nada com isso do que criar uma história descabida de engajamento.
As duas fotos me chamaram a atenção por estarem totalmente fora de contexto, e por estarem fora de contexto se tornarem apelativas, até mesmo vulgares.
As pessoas andam se expondo demais nas redes sociais, especialmente no instagram! É certo que tanto a Claudia Raia, quanto a Consuelo Blocker, usam os seus perfis comercialmente, principalmente a Consuelo que, no vácuo da mãe, entrou na área de moda, então ela vende a imagem de uma mulher de meia idade bem resolvida, bem vestida, bem nascida, bem educada, aquela amigona que a gente convidaria para uma pizza ou um café no meio da tarde.
Consuelo Blocker vende a imagem de ser gente como a gente e de repente ela saiu da casinha e me vendeu a imagem de alguém perdida num marketing pessoal baratinho (barato é muito para aquela exposição toda).
O que leva uma pessoa do nada fazer uma foto que pode chocar aos seus amigos e aos seus familiares sem ganhar nada por isso? Vaidade? Autoafirmação como mulher?  De onde vem esta necessidade absurda de se expor sem nenhum motivo aparente?
Nenhuma das duas precisava ou estava buscando os 15 minutos de fama propagados pelo Andy Warhol, pois as duas já são famosas o suficiente.
Eu sou meio econômica com fotos pessoais no meu instagram, até porque meu instagram é aberto e é visto por quem quiser ver, e quem tem um instagram aberto sabe que é um problema se expor muito, pois em todas as redes sociais quem se expõe demais parece estar procurando alguém do sexo oposto para se relacionar, então vira um alvo fácil. Se você não é uma atleta ou alguém que cultue o corpo, como é o caso da Hortencia Marcari ou Gabriela Pugliessi, então evite fotos de biquíni, pois deixarão de ler o que você escreve, deixarão de querer saber o que você pensa e é, e vão fazer de você um alvo, digamos “suculento”.
Embora de um lado eu me incline a dar os parabéns às duas pela coragem, de outro eu fico me perguntando o porquê daquelas fotos, daquele comportamento desnecessário.
As coisas andam tão viradas no avesso no instagram, que o instagram da Maria Gretchen ficou parecendo discreto perto do instagram da Consuelo Blocker!

Tempos estranhos estes em que as mulheres para se autoafirmarem tiram a roupa por nada e nem se preocupam mais em queimar os sutiãs ou andarem de punhos erguidos. Fazem por que querem e ponto final, agora só resta descobrir “porque querem”. 

Quadro - Louise O’Murphy — François Boucher

Compartilhe

Betty Gaeta

Gosto Disto foi criado por Betty Gaeta, publicitária, advogada e blogueira, de Bauru - SP, para falar de moda, beleza, comportamento, viagens, decoração, filmes e tudo o que se refira ao universo feminino.

10 comentários:

  1. Jane Quintela de Carvalho10 de junho de 2020 09:33

    Oi Betty... não vi nenhuma dessas postagens, olha aqui está uma loucura com meu trabalho remoto e a faculdade EAD.
    Mas concordo totalmente com você, acho que nenhuma mulher precisa disso, sempre achei apelativo, exitem outras formas de protesto ou sei lá o que se pretende.
    O corpo humano é lindo, mas é um presente de Deus para cada um, e presente a gente não precisa mostrar pra todo mundo. É o que eu penso!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é por alguma razão concreta, vá lá! Mas os dois nus não tinham função nenhuma. Parecfe gente louca que sai correndo pelada na rua e não sabe porque está fazendo aqui. Nestes dois casos, talvez a razão sejam os tais likes.
      Beijos

      Excluir
  2. Acho que as pessoas estão beeeem perdidas...sendo levadas pela onda do narcisismo...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha pensado em narcisismo, mas vc está certíssima e vc tem conhecimento técnico para tanto.\
      Beijos

      Excluir
  3. Só vi a foto da Claudia Raia, da filha da Constanza não. Elas posaram para se sentirem mais femininas sabe?

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Olá Betty,eu achei a foto da Consuelo belíssima. Ela emagreceu bastante. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. No vi a foto da Claudia Raia, mas vi a da Consuelo. Também fiquei me perguntando o porquê...

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty, tudo joia? Eu vi as duas postagens e não interpretei dessa forma.
    Não sei ao certo qual a intenção das duas porque não conversei com elas sobre isso. Conheço a Consuelo pessoalmente, já estive com ela várias vezes e conversamos bastante.
    Ela é gente como a gente.
    Extremamente educada e acessível. Nem um pouco forçada. De uma classe ímpar. A Cláudia, não conheço.
    Achei o nu de ambas nada vulgares. O da Consuelo então, achei lindo e elegante.
    Bem, eu sigo a linha de levantar a imagem da mulher de 50 em todos os aspectos. E sim, como uma mulher desejável. Temos nossos desejos, nossa vida pessoal, sexual, espiritual e seguimos invisíveis na mídia de moda e beleza. O nicho da mulher de 50 é pouquíssimo explorado pelo mercado.
    Não é preciso postar foto nua, mas e se quisermos? Qual o problema? Por que uma moça tira foto nua e todos aplaudem? Uma mulher de 50 é vulgar?
    Nós estamos aqui para trilhar o caminho da evolução. Cada um com a sua.
    Mas, uma coisa que tenho feito muito ultimamente é olhar as pessoas apenas como pessoas, sem julgamentos.
    Existe uma procura enlouquecida por likes e engajamento nas redes sociais?
    Sim, existe.
    Mas, as atitudes das pessoas não são da minha conta e arcar com suas consequências cabem a elas.
    Sigo aqui acompanhando seu trabalho que admiro muito.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Quero deixar claro que não vai aí nenhuma menção à idade de ambas, e eu ficaria chocada se fosse um garota que posasse para fotos tão fora de contexto como elas posaram! As fotos seriam até bonitas se estivesse dentro de um conbtexto, mas tanto a Claudia, quanto a Consuelo, me pareceram desesperadas por likes.
      A Consuelo me passa a ideia de gente como a gente e eu a convidaria para jantar comigo, já a Claudia me parece mais distante.
      Não tenho visto nenhuma garota posar nua por nada no instagram!
      Beijos

      Excluir

Blogs que valem uma visita